Candidaturas para jovens embaixadores do MACE abertas até dia 15

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas está à procura de jovens embaixadores.

O programa Jovens Embaixadores do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola procura jovens que se destaquem na comunidade pela atitude positiva, capacidade de liderança, espírito empreendedor e elevada exposição positiva nas redes sociais.

Os jovens, entre os 14 e os 30 anos de idade, naturais ou residentes em Elvas, podem candidatar-se a esta iniciativa, até segunda-feira, dia 15 de janeiro, através do Balcão Virtual.

“Campo Seguro 2023”: GNR aprendeu 960 quilos de azeitona no distrito de Portlegre

A GNR deteve, entre 26 de junho e 31 de dezembro de 2023, no decorrer da operação “Campo Seguro”, 122 pessoas e identificou outras 299, “maioritariamente, por crimes de furto nas explorações agrícolas”. Só no distrito de Portalegre, foram apreendidos e recuperados 962 quilos de azeitona.

No decorrer desta operação, a GNR “intensificou o patrulhamento, fiscalização e sensibilização nas explorações agrícolas e florestais, em todo o território nacional, no intuito de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos”.

Foram realizadas “3.108 ações de informação e sensibilização dirigida a 13.892 pessoas, junto das comunidades rurais, em particular junto dos agricultores, sobre medidas de prevenção de ilícitos criminais, nomeadamente sobre furto de produtos agrícolas, furto de cobre e outros metais não preciosos, situações de exploração em contexto laboral relacionadas com o Tráfico de Seres Humanos e ainda, para a utilização segura de veículos agrícolas e florestais”.

“No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança,a GNR continuará a desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal ao longo de todo ano de 2024”.

Distritos Número de apreensões (em kg)
Castanha Azeitona Cortiça Alfarroba Abacate Pinha mansa
Beja 39 719 710
Bragança 797
Castelo Branco 35
Évora 3398
Faro 107 1350 134
Lisboa 234
Portalegre 962
Santarém 15
Setúbal 102

Portalegre: PSP em vigília por melhores salários e condições de trabalho

À semelhança do que acontece um pouco por todo o país, os profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) juntam-se esta noite de terça-feira, 9 de janeiro, em vigília, na Praça da República de Portalegre, em frente ao Comando Distrital.

Esta vigília, esclarece João Oliveira, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, não é organizada por nenhuma associação sindical. “Somos nós, elementos da PSP, que vamos fazer esta vigília, cada um por si, mas a lutar por todos”, adianta. O objetivo, refere João Oliveira, passa por reivindicar “melhores salários e condições de trabalho”.

“Há esquadras velhas, falta de veículos, por acaso no caso do Comando de Portalegre até está muito bom, mas em cidades grandes as condições estão muito aquém do desejado e do que necessitamos para trabalhar como deve ser”, acrescenta.

Questionado sobre se a falta de atribuição de um subsídio de risco à PSP é outra das reivindicações, João Oliveira diz: “será uma das reivindicações, mas pessoalmente o que nos faz falta é uma melhor remuneração, porque estamos parados no tempo, nesse sentido, os salários continuam baixos para as funções que desempenhamos e, muitas vezes, temos que fazer serviço extra para ganhar mais algum dinheiro”.

João Oliveira refere ainda que não tem sido fácil chegar a um acordo com o Governo, acerca destes assuntos. Por isso, esta vigília “é uma forma de luta por uma Polícia melhor, para que também a população possa ser melhor servida”, remata.

Hoje, pelas 21 horas, os profissionais da PSP do distrito juntam-se numa vigília, na Praça da República de Portalegre, reivindicando um aumento de salário e melhores condições de trabalho.

Barros Correia, diretor nacional da PSP desde setembro do ano passado não criticou o protesto que começou no domingo à noite, adiantando que “as forma de luta” estão ainda em avaliação. Em relação a Lisboa, Barros Correia referiu ainda que também “está a ser feito um levantamento relativo às necessidades das viaturas”.

Um dos motivos apontados pelos agentes para avançar com este protesto é o diploma promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República,  no final do ano passado, que prevê um aumento do subsídio de risco para a Polícia Judiciária (PJ) e, sobre esta questão, Barros Correia admitiu que o aumento deveria estender-se a outras forças de segurança: “Fico muito satisfeito com aquilo que a PJ conseguiu e que isso tenha acontecido. E todos nós na PSP gostaríamos que isso acontecesse.”

Biblioteca Municipal de Monforte comemora 29 anos

A Biblioteca Municipal de Monforte comemora amanhã, quarta-feira, 10 de janeiro, os seus 29 anos.

Para assinalar a data, amanhã é apresentada a peça de teatro “O Monstro das Emoções”. Uma atividade dirigida, em exlusivo, à comunidade escolar.

Banda 14 de Janeiro sopra 69 velas no próximo domingo

A Banda 14 de Janeiro celebra no próximo domingo, no dia em que se celebram também os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, os 69 anos desde a sua fundação.

Como já vem sendo tradição, e em dia de festa, a banda volta a abrir as portas da sua sede, a partir das 19 horas, à população, a quem será servida a famosa feijoada.

Antes, como revela presidente da direção, Vicente Grenho, e de acordo com aquilo que tem vindo a ser realizado nos últimos anos, os músicos irão, pelas 9h30, tocar no momento em que são içadas as bandeiras na Câmara Municipal de Elvas. “Costumamos tocar também o nosso hino, no Grémio, que eles celebram o seu aniversário no mesmo dia que nós e depois fazemos ali uma pequena arruada, até içarmos a nossa bandeira”, adianta o presidente. Segue-se, às 10 horas, na Igreja de São Pedro, uma missa por alma dos sócios e dirigentes falecidos. “Há uns anos para cá, os músicos almoçam todos juntos na coletividade”, revela ainda.

Vicente Grenho diz ainda ser “um orgulho” que os elvenses façam sempre questão de ouvir a banda, por esta ocasião, lembrando ainda que esta é a única filarmónica que existe na cidade.

Adiantando que, para o próximo ano, provavelmente, as celebrações do aniversário da banda contarão com um concerto comemorativo, por se tratar dos seus 70 anos, o maestro Jorge Grenho revela que este dia até é daqueles em que, “estranhamente”, os músicos “nem tocam muito”.  “Fazemos uma pequena arruada, de cerca de uma hora e, nesse momento, apresentamos sempre três a quatro temas, para além do Hino Nacional e o hino da banda”, explica, dando conta ainda de que o primeiro ensaio para esta ocasião aconteceu no passado dia 5 de janeiro. “Estamos praticamente prontos e na sexta-feira vamos ter o último ensaio”, remata.

O aniversário da banda foi um dos assuntos de conversa, no decorrer de uma entrevista, esta terça-feira, 9 de janeiro, na Rádio ELVAS, em que também se falou da Escola de Música, o passado e o futuro da filarmónica elvense.

A entrevista na íntegra para ouvir no podcast abaixo:

Projeto de Regeneração Turística da Serra d’Ossa: Município de Borba celebra contratos de comodato

A celebração de contratos de comodato, no âmbito do Projeto de Regeneração Turística da Serra d’Ossa, assim como a definição de critérios e orientações para candidatura ao PAAC 2024 são dois dos pontos que constam da ordem de trabalhos da próxima reunião ordinária da Câmara Municipal de Borba.

A sessão está marcada para esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, pelas 9h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Conheça toda a ordem de trabalhos:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia:

Ponto 1.1 – Assuntos Gerais de Interesse para a Autarquia

Ponto 1.2 – Expediente

Ponto 1.3 – Atividades da Câmara

Ponto 2. Ordem do Dia

Ponto 2.1 – Aprovação da Ata n.° 27/2023

Ponto 2.2 – Ratificação do ato praticado pelo Presidente da Câmara de não exercer o direito de preferência em imóvel localizado em zona de proteção

Ponto 2.3 – Definição de critérios e orientações para candidatura PAAC 2024

Ponto 2.4 – Celebração de contratos de comodato no âmbito do Projeto de Regeneração Turística da Serra d’Ossa

Estremoz: Expo Clássicos e Feira de Coleccionismo a 3 e 4 de fevereiro

O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz volta, a 3 e 4 de fevereiro, a ser palco da Expo Clássicos e de mais uma Feira de Coleccionismo, eventos organizados e dinamizados pela Associação de Veículos Clássicos de Estremoz.

Com cerca de cem viaturas em exposição, entre carros clássicos e motas, e coleccionadores oriundos de norte a sul do país, bem como de Espanha, estes dois eventos, que decorrem em simultâneo, revela o presidente da associação, Joaquim Mira, receberam, no ano passado, cerca de oito mil visitantes. “Este ano, esperamos que se mantenham esses números ou, se possível, aumentar o número de visitantes”, assegura.

Nesta, que será a sexta edição da Expo Clássicos, é possível encontrar “uma grande diversidade de marcas e modelos” de veículos clássicos, dos anos 50 aos 80. Também “tudo que o seja colecionável poderá estar nesta feira, bem como peças e acessórios para os referidos clássicos”.

As entradas na 6ª Expo Clássicos e 4ª Feira de Coleccionismo de Estremoz são gratuitas. No sábado (3 de fevereiro), vão estar abertas das 9h30 às 20 horas e, no domingo (dia 4), entre as 10 e as 18 horas.

Capital Europeia da Cultura: Associação Évora 2027 já está criada

Carlos Pinto de Sá

Foi recentemente criada a Associação Évora 2027, após publicação em Diário da República e promulgação por parte do Presidente da República. Caberá a esta associação, da qual fazem parte oito entidades, lideradas pela Câmara Municipal de Évora, gerir a Capital Europeia da Cultura.

Segundo explica o presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, a criação desta associação era “uma exigência” que já estava “prevista no dossiê de candidatura” de Évora a Capital Europeia da Cultura.

“Esta associação fará, sobretudo, a gestão das ações imateriais da Capital Europeia da Cultura, já que as ações materiais, isto é, aquelas que têm a ver com os investimentos na área física, como é o caso do pavilhão multiusos ou do espaço para a centro de Dança Nacional Contemporânea, esses investimentos serão feitos à parte, com projetos próprios”, revela o presidente. Um desses projetos, “a arrancar em breve”, adianta o autarca, diz respeito ao estádio desportivo, “que resultou de um concurso que a Câmara lançou e que foi ganho pelo Juventude Sport Clube”. A esperança é que a  construção do estádio possa começar já este ano.

Com uma “particular atenção” a ser dada às escolas, para que a comunidade escolar comece a ser mobilizada em torno do evento,  Carlos Pinto de Sá explica ainda que se pretende que a construção dos projetos da Capital Europeia da Cultura seja “aberta”, podendo contar com “a participação de todos”.

A Comissão Executiva Évora2027 é liderada pela Câmara Municipal de Évora e integra ainda a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Recorde-se que esta será a quarta vez que Portugal acolhe a iniciativa Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães em 2012.

Cultura e desporto nas comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas

Entre esta semana e o próximo dia 27, os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas vão ser celebrados através de um conjunto de atividades culturais e desportivas.

Toda a programação alusiva ao feriado municipal de Elvas, segundo explica o vereador Cláudio Monteiro, é quase que como “uma antevisão” daquilo que o Município de Elvas quer vir a desenvolver ao longo de todo o ano. Assegurando ser importante apostar na formação e na cultura, Cláudio Monteiro diz ainda que a intenção é criar “pontos de ligação” entre os vários eventos realizados, em diversas áreas, na cidade.

Ao longo desta semana, os serviços educativos e a associação juvenil Arkus promovem, nas escolas do 1º Ciclo do concelho, a peça de teatro “A História da Batalha das Linhas de Elvas”, sendo que as iniciativas para o público em geral têm início na sexta-feira, dia 12, com a abertura da exposição “Compasso Sináptico”, de Luís Bastos, na Casa da Cultura.

Já no sábado, dia 13, o Auditório São Mateus acolhe um colóquio sobre Associativismo e Desporto, organizado pelo “O Elvas”; enquanto na Biblioteca Municipal de Elvas, Higino Maroto lança o livro “Poemas Breves”. Durante a noite de sábado, realiza-se o Festival Solidário, sob o mote “Vamos Ajudar a Sónia”, organizado pelo coletivo Músicos d’Elvas.

No domingo, dia 14, e depois de todas as tradicionais cerimónias militares e do Té Deum de Ação de Graças, na Sé de Elvas, o programa comemorativo do dia mais importante de celebrações, termina com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cineteatro Municipal, pelas 21h30. Os bilhetes são gratuitos, mas carecem de bilhetes, que pode ser reservados no Posto de Turismo da Praça da República.

O programa prossegue no dia 20 (sábado), com o espetáculo de comédia “Tour Mundial”, com o consagrado artista nacional Eduardo Madeira, a partir das 21h30, no Cineteatro Municipal, sendo que os bilhetes se encontram à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt.

No domingo, dia 21, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 18ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 9 horas. Uma hora depois tem início a 30.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.

O programa termina no dia 27 de janeiro (sábado), pelas 21h30, com o espetáculo musical “Amor a Portugal”, com a participação de Luís Trigacheiro, Silvie Ornelas e Ensemble Ibérico, no Cineteatro Municipal de Elvas. Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt.

Junta de Freguesia da Expectação abre inscrições para o Carnaval

Foto arquivo

Estão abertas as inscrições, na Junta de Freguesia da Expectação, para a edição deste ano do desfile de Carnaval em Campo Maior.

Hugo Milton, presidente da Junta, revela que “as três juntas de freguesia do concelho decidiram este ano juntar-se, à semelhança do ano passado, para definirem um tema em conjunto e, ao mesmo tempo, para que mais população possa aderir ao grupo”.

As inscrições devem ser feitas até domingo, 14 de janeiro, na junta de freguesia. Hugo Milton adianta que os inscritos recebem, posteriormente, “todas as informações necessárias”. As inscrições estão abertas até este dia, porque segundo afirma “as inscrições do município terminam no dia seguinte e como a autarquia vai apoiar na compra dos fatos, temos de ter tempo para perceber o número de elementos que temos e comunicarmos à autarquia”.

Hugo Milton apela à adesão dos campomaiorenses para a edição deste ano do desfile de Carnaval, garantindo que será “um momento de convívio e diversão para todos”.

Rondão Almeida e o 14 de Janeiro: “tudo preparado” para a celebração do feriado municipal

Ainda que o ponto alto das celebrações esteja marcado para o próximo domingo, dia 14 de janeiro, as comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo este mês, através de um conjunto de atividades que, para além das tradicionais cerimónias militares, envolvem o desporto, a música, a comédia e a literatura.

No final da semana passada, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, tal como revela, e para que tudo, no domingo, possa “acontecer ao minuto”, esteve reunido com “todas as entidades que vão estar presentes”, entre outros momentos, nas cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República.

“A Direção-Geral da Cultural Militar, o próprio Museu Militar, o Regimento de Cavalaria 3, os Bombeiros Voluntários de Elvas, GNR, PSP, os dois presidentes das juntas, a Cruz Vermelha: estiveram todas essas entidades aqui (nos Paços do Concelho) para fazer o briefing sobre como tudo é que terá de acontecer. Esse foi o nosso trabalho e penso que está tudo devidamente preparado”, diz o autarca.

“Esperemos que o 14 de Jjneiro nos brinde com uma manhã de nevoeiro e, depois, possa surgir o sol”, diz ainda Rondão Almeida, que não deixa de lembrar a importância da data para os elvenses: “é extremamente importante, porque (os elvenses) foram uma peça fundamental no decorrer de toda a disputa entre Portugal e Espanha e com a expulsão dos espanhóis”.

No domingo, o programa das comemorações do feriado municipal de Elvas tem início às 9h30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.

Às 10 horas, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10h30, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início às 11h30, seguindo-se, ao meio-dia, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

A partir das 18 horas, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Ação de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa comemorativo, deste dia, com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cineteatro Municipal, pelas 21h30.