Elvas: Eduardo Madeira em espetáculo no dia 20 no Cineteatro Municipal

O artista Eduardo Madeira vai trazer a Elvas a sua “Tour Mundial”, um novo espectáculo de comédia, a 20 de janeiro, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Municipal.

Um solo de comédia alucinante, um marco geodésico no humor nacional. Os anos 80 e 90, em contraponto com os dias de hoje, as viagens e episódios inusitados vividos pelo comediante, um punhado de novas canções estapafúrdias e despropositadas, o público como parte do espectáculo é o que se pode esperar.

Os bilhetes estão à venda em Ticketline.pt ou uma hora antes do espetáculo na bilheteira do Cineteatro Municipal.

Este espetáculo insere-se no programa comemorativo dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

“O Elvas” venceu 3-0 na Vidigueira (c/fotos)

“O Elvas” conquistou uma importante vitória fora, no campo do Vasco da Gama da Vidigueira por 3-0.

Desmond (marcou dois golos) e César Medina fizeram os tentos que valeram os 3 pontos da equipa de Pedro Hipólito.

Os azul e ouro alcançaram assim a nona posição na tabela classificativa, o primeiro lugar acima das posições de despromoção.

 

I Feira de Doçaria Conventual de Vila Viçosa no último fim de semana de janeiro

O Claustro do Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa, será palco, no último fim de semana de janeiro, da primeira Feira de Doçaria Conventual.

Entre os dias 26 e 28 deste mês, para além de uma variedade grande de doces conventuais, o público vai poder desfrutar do mais diverso tipo de atividades.

O programa, que pode ser consultado no cartaz abaixo, inclui, entre outros, um concurso de doces conventuais, uma oficina de bolachas e biscoitos, espetáculos musicais, animação e várias atividades para crianças.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa e o Programa Qualifica.

Estremoz: Jorge Palma em concerto no Teatro Bernardim Ribeiro a 27 de janeiro

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, o Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, será palco de um concerto de Jorge Palma, no dia 27 de janeiro, pelas 21h30.

Compositor e intérprete admirado pelos colegas, Jorge Palma é “amado pelo público, demasiado célebre para o papel de génio obscuro, demasiado genuíno e rebelde para ser um músico previsível e formatado”.

Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião) são os dois músicos que o acompanham no seu formato acústico. Vicente Palma surge na guitarra, no piano ou na voz, acompanhando Jorge Palma em alguns dos temas que juntos já tocam há mais de uma década. Gabriel Gomes oferece a sonoridade do seu acordeão para criar ambientes íntimos e especiais.

Os bilhetes têm o valor de dez euros e podem ser adquiridos na BOL (https://cmestremoz.bol.pt/), Posto de Turismo de Estremoz e no Teatro Bernardim Ribeiro.

Elvas: exposição “Compasso Sináptico” de Luís Bastos inaugurada dia 12

“Compasso Sináptico” é o mote para a exposição que vai ser inaugurada dia 12 deste mês, na Casa da Cultura de Elvas, onde estará patente até 17 de fevereiro.

Com obras de Luís Bastos, natural de Elvas, a mostra conta com a sua abordagem artística na vertente de pinturas.

Esta exposição insere-se no programa comemorativo dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Tiago Salgueiro lança nova edição da obra “Do Japão para o Alentejo”

O livro “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tensho em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584”, de Tiago Salgueiro, vai ter uma nova edição, a ser lançada muito em breve

Com o apoio do Município de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança, em 2012, o autor calipolense lançou a primeira edição da obra. Nessa altura, segundo explica, procurou-se investigar os motivo e os objetivos da visita, em pleno século XVI, da embaixada, “que pertencia a uma família nobre do Japão”, à Corte dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa.

“Foram efetuadas duas edições, nesse período, e foi feita uma tradução para japonês, em 2014. O livro deu origem também a uma peça de teatro e, no ano passado, foi-me lançado o desafio, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, para que a obra fosse novamente editada, uma vez que as edições anteriores tinham esgotado”, adianta o autor.

Nesta nova edição, a obra conta com “algumas atualizações ao projeto original”, com novas imagens, dando-lhe “uma nova dinâmica” adianta Tiago Salgueiro, tendo também como objetivo promover a vertente turística, quer de Vila Viçosa, quer de Évora.

“Tanto Évora como Vila Viçosa têm vindo a ser motivo de visita para os turistas japoneses e, tendo em conta que 2023 também foi um ano bastante intenso, do ponto de vista turístico, com o crescente número de turistas, vindos também do continente asiático. A nossa ideia aqui é contribuir para essa valorização e dinamização, através desta história, que é interessante do ponto de vista histórico, mas que também apela a novas dinâmicas do ponto de vista turístico”, explica ainda Tiago Salgueiro.

Esta nova edição da obra, editada pela Colibri, conta com prefácio do professor Vítor Serrão.

Concurso de Ideias do Montado de Sobro e Cortiça com candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para a 7.ª Edição do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça, promovido pelo Município de Coruche e por um conjunto de parceiros.

O Concurso de Ideias e Criatividade propõe-se contribuir para o estímulo da criatividade e do empreendedorismo no território da EEC PROVERE, fomentando simultaneamente a integração e a capitalização dos seus recursos endógenos no tecido económico existente ou potencial. A forma de fazê-lo passa pelo reconhecimento de projetos inovadores que demonstrem ter potencial para produzir um efeito impulsionador na dinamização do Montado de Sobro e Cortiça – projetos que sensibilizem para a importância e para a singularidade do Montado de Sobro e que se assumam como ideias empresariais capazes de estimular e qualificar a economia do território PROVERE, demonstrando ser viáveis autonomamente ou em rede com projetos empresariais existentes.

Do concurso constitui-se uma bolsa de ideias de negócio focadas na promoção e na valorização do Montado de Sobro e da Cortiça, nomeadamente dos seus recursos endógenos únicos e dos setores económicos estratégicos.

Tal como no ano passado, são duas as categorias a concurso (“Design e Novos Produtos da Cortiça” e “Moda”, que se subdivide nas subcategorias de “Coordenados” e “Calçado”), mas cada proposta apenas se pode candidatar a uma categoria. A 7.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade procura, portanto, ideias que promovam e valorizem o Montado de Sobro e Cortiça (território, recursos endógenos e setores estratégicos), apresentando simultaneamente vantagens competitivas, suscetíveis de originar novos produtos ou serviços. As propostas a concurso devem cumprir critérios de originalidade, criatividade, inovação e viabilidade, incidindo sobre o território de intervenção da EEC PROVERE e utilizando os recursos endógenos existentes.

O concurso desenvolve-se em três fases, sendo que o período de candidaturas decorre até 1 de março. Os candidatos selecionados terão a possibilidade de participar em sessões de mentoring para apresentação dos projetos, decorrendo esta segunda fase até 3 de abril, altura em que serão contactados para passar à fase final.

A apresentação dos projetos de design irá acontecer em data a anunciar. Quanto aos projetos de moda, serão selecionados até 27 de março e, posteriormente, apresentados no âmbito do Coruche Fashion Cork, na FICOR – Feira Internacional da Cortiça, em data a anunciar no final da segunda fase.

O calendário detalhado, as normas de participação e a ficha de inscrição do concurso estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Coruche, bem como no site do Montado do Sobro e Cortiça. Para esclarecimento de dúvidas ou pedidos de informação sobre o presente concurso deve remeter-se e-mail para observatorio@cm-coruche.pt.

Rádio ELVAS acompanha deslocação de “O Elvas” à Vidigueira este domingo

Imagem: “O Elvas” (Facebook)

“O Elvas” desloca-se este domingo, 7 de janeiro, ao campo do Vasco da Gama da Vidigueira, para o jogo da 14ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal, que conta com relato na Rádio ELVAS.

Pela frente, os “azuis e ouro” vão ter a equipa que, neste momento, se encontra um lugar acima na tabela classificativa da competição, com apenas mais um ponto que os alentejanos. O Vasco da Gama é, atualmente, o 10º classificado, com 14 pontos, e “O Elvas” o 11º com 13 pontos.

À mesma hora, jogam-se, nesta Série D, para além do Vasco da Gama – “O Elvas”, as seguintes partidas: Lusitano de Évora – Sintrense; Imortal – Barreirense; Serpa – Juventude de Évora; Real – Fabril do Barreiro; Moncarapachnse – Oriental; e Louletano – Vitória de Setúbal.

A Rádio ELVAS acompanha, hoje, na sua emissão desportiva, a partir das 14 horas, o jogo entre o Clube Alentejano de Desportos e o Vasco da Gama.

“O Industrial”: nove anos de um restaurante “mais direcionado para os camionistas”

Depois de o “Pára Y Come” ter celebrado o seu décimo aniversário na passada quinta-feira, 4 de janeiro, este domingo, dia 7, é o restaurante “O Industrial” que festeja os seus nove anos de abertura ao público em Elvas.

Embora ambos os estabelecimentos sejam propriedade de José Reis e Augusta Coutinho, têm diferentes públicos-alvo. “O Industrial”, recorda o empresário, é um estabelecimento “mais direcionado para os camionistas”, pelo que conta até com duche e casa de banho própria, para que estes profissionais possam fazer a sua higiene pessoal. “Em tempos de pandemia ajudei-os bastante, contaram sempre comigo. Cheguei a ir, bastantes vezes, ao Caia levar-lhes comida”, recorda.

“Quando abri ‘O Industrial’ toda a gente me dizia que eram duas casas uma ao pé da outra, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra”, diz ainda José Reis.

Já Augusta Coutinho, que revela que em termos de refeições o que difere entre “O Industrial” e o “Pára Y Come” são os pratos do dia, assegura que, nos dois estabelecimentos, “tudo funciona da mesma forma”.

“O Industrial” situa-se na Rua de Portugal, na Zona Industrial de Elvas, enquanto o “Pára Y Come” está localizado na Boa-Fé.

Banda 1º de Dezembro celebra chegada de 2024 com Concerto de Reis

A Banda 1º de Dezembro apresentou, na tarde de ontem, sábado, 6 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior, o seu tradicional Concerto de Reis.

De forma a assinalar a chegada de 2024, o grupo de músicos apresentou o seu reportório, mostrando todo o trabalho desenvolvido pela filarmónica campomaiorense.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e Fátima Vitorino estiveram presentes no evento.

Fonte: Município de Campo Maior

Applausos leva o ballet clássico à Praça da República de Elvas

A associação “Applausos” apresentou ontem, sábado, 6 de janeiro, ao início da noite, na Praça da República de Elvas, no âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”, o espetáculo “Dançando o Natal”.

Durante cerca de meia hora, e sob a direção da professora Maria Telo de Abreu, as jovens bailarinas apresentaram várias peças de ballet clássico, entre eles “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovski.

A edição da Feira de Natal do evento “Elvas Cidade Natal” termina este domingo, dia 7, com uma atuaçõão do grupo das Roncas d’Elvas, pelas 18 horas, na Praça da República.

Fonte: Município de Elvas

Igreja Matriz de Ouguela acolhe concerto de Ano Novo

A Igreja de Ouguela recebeu este sábado, no dia 6 de janeiro, o Orfeão de Portalegre para um Concerto de Ano Novo, promovido pela Junta de Freguesia de São João Baptista, em colaboração com o Município de Campo Maior.

Com um programa dedicado totalmente à quadra festiva, o concerto “marcou todos os presentes pela qualidade musical apresentada”, diz o Município de Campo Maior, nas redes sociais.

Luís Rosinha, presidente do Município de Campo Maior, “no final do concerto usou da palavra para agradecer ao Orfeão e a todo o público presente neste evento, que foi mais uma forma de valorizar a aldeia histórica de Ouguela e de proporcionar aos seus habitantes momentos diferentes, que contribuem para o sentimento de comunidade e que promovem a cultura”.

Para além de Luís Rosinha, marcaram presença neste concerto os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista, Vanda Portela.

Fonte: Município de Campo Maior

Decoração dos Reis no último workshop do evento “Elvas Cidade Natal”

O sexto e último workshop integrado na programação do evento “Elvas Cidade Natal” teve lugar, na manhã deste sábado, 6 de janeiro, na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Sob a orientação do monitor Filipe Belchior, os participantes neste workshop elaboraram um arranjo decorativo alusivo à festividade dos Reis e confeccionaram um pequeno bolo-rei.

De recordar que esta iniciativa foi da responsabilidade da associação juvenil Arkus, numa organização conjunta com o Município de Elvas.

Fonte: Município de Elvas

Campo Maior: Bombeiros recebem 520 euros dos Trail Runners

Em Dia de Reis, o grupo Campo Maior Trail Runners, fez chegar ontem, 6 de janeiro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, um cheque de 520 euros.

Este valor, como explica Carlos Pepê, um dos responsáveis pelo grupo, é parte dos lucros obtidos com a realização do primeiro Trail Vila de Campo Maior, levado a cabo em outubro, depois de “apurado o resultado final” do evento desportivo.

“Na altura, definimos um valor em percentagem, relativamente ao valor final. Mas obviamente que estas coisas demoram um bocadinho de tempo, porque temos de fazer o acerto final de contas e ver o que é que faltava pagar a fornecedores. Apurado o resultado final, informámos, em dezembro, os bombeiros que lhe iríamos fazer chegar este cheque de 520 euros”, explica Carlos Pepê.

O dinheiro, adianta o responsável, servirá para a Associação Humanitária adquirir os bens que considerar mais necessários. “O nosso objetivo aqui, quando trabalhamos com os bombeiros, foi fazer com que a nossa corporação sentisse que o desporto e as associações locais estão todos envolvidos com eles”, assegura.

“Sentimos as dificuldades que eles sentem, mas felizmente, sabemos que os Bombeiros têm um apoio muito forte do Município de Campo Maior e de diversas empresas e entidades da vila, mas achamos que estes pequenos contributos fazem toda a diferença”, remata.

Campo Maior Trail Runners a mostrarem, uma vez mais, a sua vertente solidária, depois de já no final da semana passada terem feito chegar roupas e brinquedos ao Centro de Acolhimento “Os Cucos” e à APPACDM de Elvas (ver aqui).

APPACDM de Elvas recebe donativo da CGD de quatro mil euros

A APPACDM de Elvas foi uma das 28 instituições, a nível nacional a receber um donativo por parte da Caixa Geral de Depósitos, no âmbito da campanha de Natal 2023.

Para Luís Mendes, presidente da instituição, este donativo assume-se como “muito positivo e essencial para a gestão diária da vida da instituição, para fazer face ao cumprimento dos compromissos financeiros, sem nunca esquecer os nossos objetivos que é continuar a proporcionar bem-estar e qualidade de vida dos nossos utentes, com vista à sua inclusão na sociedade”.

APPACDM de Elvas que recebe um donativo de quatro mil euros, por parte da Caixa Geral de Depósitos, num total de 28 instituições contempladas, a nível nacional.