Carnaval de Badajoz: mais três comparsas num total de 54

O Carnaval de Badajoz vai contar este ano com a participação de mais três comparsas (grupos organizados que desfilam). Em 2024, vão apresentar-se a concurso 54 grupos de toda a província de Badajoz.

A fasquia está cada vez mais alta, no maior e mais participado Carnaval da região. O Ayuntamiento de Badajoz divulgou a lista das 54 comparsas, que está disponível no seu site.

Tradição de cantar aos Reis volta a cumprir-se em São Vicente

A tradição de cantar aos Reis volta a cumprir-se, na noite desta sexta-feira, 5 de janeiro, na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas.

Um grupo de homens, alguns jovens e crianças percorrem várias ruas da aldeia, indo de porta em porta e entoando vários cânticos, de forma a desejar um feliz novo ano a todos aqueles com quem se cruzam. A noite começou, como já tem vindo a ser hábito, no lar de idosos, para que também os mais velhos pudessem fazer parte da iniciativa e recordar outros tempos.

Desta forma, o grupo procura manter viva esta tradição, em véspera de Dia de Reis, com os vários elementos devidamente trajados com o capote alentejano. A noite termina no restaurante “Bar Novo”, onde é servida a açorda a todos os participantes.

Centro Comunitário de Campo Maior assinala Dia de Reis com lanche convívio

O Centro Comunitário de Campo Maior assinalou ontem, sexta-feira, 5 de janeiro, o Dia de Reis, com o tradicional lanche convívio.

Os utentes que diariamente frequentam e convivem neste espaço juntaram-se para comerem o Bolo-Rei e festejarem este dia. Na ocasião estiveram presentes o vice-presidente do Município, Paulo Pinheiro, e a vereadora São Silveirinha.

Centenas de crianças recebem com entusiasmo e alegria os Reis Magos em Badajoz

Os três reis magos Baltasar, Belchior e Gaspar chegaram esta sexta-feira, 5 de janeiro, perto das 16 horas, à Estação de Comboios de Badajoz, vindos do Oriente, para serem recebidos pelas centenas de crianças que os aguardavam no exterior, com grande entusiasmo, em mais uma edição da Cavalgada dos Reis Magos.

Baltasar, Belchior e Gaspar expressaram os seus desejos para este novo ano e para todas as crianças, destacando que é sempre uma emoção muito grande este encontro com as crianças. “Desejamos muita saúde, paz e carinho e, para nós é uma emoção muito grande ver estas crianças todas, a quem pedimos que sejam bondosas”.

Para o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, este “é um dos dias mais bonitos do ano, é um dia mágico, não só pela alegria que os Reis Magos transmitem, mas também pela felicidade de todas estas crianças”.

Esta Cavalgada foi organizada com “muito carinho”, garante o alcaide de Badajoz, esperando que “todos pudessem desfrutar desta iniciativa”.

Cavalgata dos Reis Magos que voltou a cumpriu-se em Badajoz, com a chegada dos três reis magos à Estação de comboios, seguindo-se o desfile de carros alegóricos, com cerca de 400 crianças, que atiraram às centenas de pessoas presentes os tradicionais rebuçados.

Caminhada de Reis na Serra d’Ossa este sábado

Este sábado, 6 de janeiro, há Caminhada de Reis na Serra d’Ossa.

Organizada pela Terras d’Ossa – Associação de Desenvolvimento Local da Serra d’Ossa, a caminhada pelo “Vale d’Infante” tem início marcado para as 14 horas.

“O ponto de encontro é o mesmo da Caminhada do Cogumelo e do Medronho, junto ao miradouro da ER 381”, revela a organização, que aconselha “o uso de roupa e calçado confortáveis e adequados à temperatura”.

Não é necessária qualquer inscrição, pelo que basta aparecer no local, à hora do início da atividade, para participar.

Crianças do Semi-Internato celebram Dia de Reis na Câmara de Elvas

As crianças do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação estiveram na manhã desta sexta-feira, dia 5 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas, para comemorar o Dia de Reis.

Os pequenos, munidos das suas coroas, conversaram com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, que lhe deu as boas-vindas, e depois cantaram a música dos “Três Reis”.

O executivo agradeceu e retribuiu os votos, desejando a todos um excelente ano.

Fonte: Município de Elvas

Elvas: “Os Dançarilhos” voltam a apresentar “A Boneca B” na Praça da República

“A Boneca B” é o nome do espetáculo, promovido pelo Estúdio de Dança “Os Dançarilhos”, que volta a ser apresentado esta sexta-feira, 5 de janeiro, na Feira de Natal, na Praça da República de Elvas.

De acordo com a professora de dança, Catarina Rodrigues, foram as bailarinas mais pequenas do grupo que escolheram o tema, depois de, já no ano passado, terem estado a participar no evento, mas com coreografias de Natal.

O espetáculo está marcado para as 18 horas e insere-se na iniciativa “Elvas Cidade Natal”.

Hospital de Elvas sem casos clínicos relacionados com Legionella

Ainda que tenha sido detetada Legionella no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, até ao dia de hoje, 5 de janeiro, não há registo de qualquer caso clínico relacionado com esta bactéria.

A garantia é dada à Rádio ELVAS pelo delegado de saúde pública, André Gomes, que adianta que foram já implementadas as devidas “medidas corretivas”, “nomeadamente a realização de choque químico, com a injeção de cloro na água, para erradicar a bactéria”. Agora, adianta o responsável, aguardam-se “os resultados da contra-análise, para se perceber se a intervenção correu com sucesso”.

O delegado de saúde explica ainda que a bactéria foi identificada nas regulares análises de vigilância que são realizadas aos sistemas de água: “existe um programa de vigilância, que está previsto na lei e que é obrigatório, para as infraestruturas de acesso ao público, que implica a realização de análises de três em três meses e foi nesta vigilância que a bactéria foi detetada”.

De recordar que um dos casos mais críticos de Legionella, registado em Portugal, remonta a 2014, quando 12 pessoas morreram no Hospital de Vila Franca de Xira, depois de cerca de 400 terem sido infetadas.

A chamada Doença dos Legionários, provocada por esta bactéria, é uma pneumonia que causa infecções, sobretudo, em ambientes fechados com ares condicionados que não são devidamente limpos.

Candidaturas ao Programa DISRUPTION da Delta Cafés encerram a 12 de janeiro

O programa de inovação aberta DISRUPTION, desenvolvido pela Delta Ventures, a unidade do Grupo Nabeiro – Delta Cafés que estabelece a ligação com o ecossistema das startups lançou o repto para o desenvolvimento de novas ideias de negócio em três áreas estratégicas: Sustentabilidade, Transformação Digital, novos produtos e serviços. Iniciadas em novembro 2023, as candidaturas encerram a 12 de janeiro e podem ser realizadas no site www.disruption.pt.

Recorde-se que o DISRUPTION foi criado em 2022/23, dirige-se a startups nacionais e internacionais, e é o programa de aceleração, desenvolvido em colaboração com a I-match, para impulsionar soluções verdadeiramente disruptivas e visa gerar parcerias com uma visão de futuro.

As startups cujas soluções já estão validadas tecnicamente em condições reais de mercado, que melhor se adaptam à cadeia de valor do Grupo Nabeiro e com potencial de escalabilidade a nível nacional e internacional, após a implementação do projeto piloto em Portugal, vão ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com o Grupo e fazer a diferença no futuro.

Depois da fase de candidatura e avaliação, dez startups vão participar num bootcamp, durante um mês, entre fevereiro e março, para desenvolverem os seus projetos, trabalharem com mentores do Grupo e especialistas do ecossistema de inovação e empreendedorismo português, com vista a aumentar a proposta de valor de negócio conjunta e acelerando o desenvolvimento de novas soluções ajustadas à realidade do Grupo.

À fase de Aceleração, segue-se o pitch final que decorre a 25 de março, onde serão selecionadas três a cinco soluções junto do ecossistema empreendedor, que irão receber financiamento para os seus projetos.

Na última fase, são desenvolvidas as soluções vencedoras em conjunto com os empreendedores e as startups que irão colaborar com a unidade Delta Ventures, capacitando os empreendedores, dando-lhes acesso ao Grupo e aos seus parceiros, e criando soluções para os crescentes desafios da sociedade.

ULSAA apela ao uso de máscara na ida às urgências ou centros de saúde

“Atendendo ao pico de infeções respiratórias registado no país e na região”, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA) apela a todos os utentes para que usem máscara, em caso de necessidade de deslocação às urgências dos hospitais de Elvas e Portalegre ou aos Centros de Saúde.

A ULSAA apela ainda para que se contacte a linha Saúde 24, através do 808 24 24 24, antes de uma ida às unidades de saúde.

GNR realizou 315 transportes de órgãos em 2023

Ao longo de 2023, a GNR efetuou o transporte de 315 órgãos, “empenhando 628 militares e tendo percorrido cerca de 67 771 quilómetros”, informa aquela força de segurança, esta sexta-feira, 5 de janeiro, em nota de imprensa.

Desde 1994 que a GNR desempenha a missão de transportar estes elementos biológicos entre vários centros hospitalares do país.

Prestando, desta forma, “um valioso contributo para salvar vidas”, nesta missão, por regra, “a GNR é contactada pela Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado e de imediato mobiliza uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições clínicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante, no mais curto espaço de tempo possível”.

Entre os distritos do país com mais transportes realizados, ao longo do ano passado, a GNR destaca quatro: Lisboa (55), Coimbra (48), Setúbal (33) e Santarém (28). Em 2022, a GNR transportou 261 órgãos, empenhou 523 militares e percorreu 56.281 quilómetros.

Segundo a GNR, “a qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida”.

Tarifa social de eletricidade: a quem se destina e como obter

A tarifa social de energia é um desconto sobre a potência contratada e que se destina às famílias mais carenciadas. Este apoio também abrange o gás natural.

O desconto é aplicado automaticamente e apenas para os clientes com uma potência contratada até 6,9 kVA, no caso da eletricidade, e no gás natural até 500 m3, titulares de um contrato em habitação própria permanente, e que recebam, complemento solidário de idosos, complemento da prestação social para a inclusão, abono de família, subsídio social de desemprego, pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, rendimento social de inserção e/ou pensão social de velhice.

A atribuição da tarifa é automática, mas caso tenha direito e não a tenha pode: requerer junto da Segurança Social e/ou da Autoridade Tributária e Aduaneira um comprovativo e apresentá-lo junto do seu fornecedor de energia.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Alunos da Universidade Sénior de Elvas cantam aos Reis na Feira de Natal

Cerca de 60 alunos que frequentam os vários pólos da Universidade Sénior do concelho de Elvas animaram, ao final da manhã desta sexta-feira, 5 de janeiro, a Praça da República, com o tradicional cantar aos Reis.

Numa iniciativa do Município de Elvas, inserida no evento “Elvas Cidade Natal”, lembra o professor de música, Mário Gonçalves, esta atividade, inicialmente prevista para a passada quarta-feira, foi adiada devido à chuva. Hoje, e com o estado do tempo a colaborar, o objetivo foi, acima de tudo, “divulgar o cante alentejano, divulgar o que é nosso e tradicional”.

Com vista também a apoiar e animar o comércio local, o grupo quis ainda percorrer as ruas com maior número de estabelecimentos do centro histórico da cidade. “Acho que são boas iniciativas para mostrar aquilo que é nosso e também divulgar o comércio local”, diz ainda Mário Gonçalves.

 

Alunos da Escola de Santa Luzia entregam donativo de 1516 euros aos Bombeiros de Elvas

Cerca de 60 crianças do 3º ano da Escola Básica de Santa Luzia procederam esta manhã de sexta-feira, 5 de janeiro, à entrega de um donativo, no valor de 1516,17 euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Este donativo resulta da Festa de Natal solidária, realizada no Agrupamento de Escolas nº2, em que tal como explica a diretora Brígida Gonçalves, os alunos escolheram os Bombeiros da cidade para fazer esta doação, de entra as várias instituições propostas”.

Amadeu Martins, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas, demonstra-se “bastante grato e feliz” com este donativo, garantindo que “são iniciativas destas motivam os operacionais a trabalhar melhor e ajudar a quem nos ajuda”. O facto de a iniciativa ter partido das crianças “tem um gosto especial”, para os ensinar, desde cedo “ a ser benévolos”.

Com o valor doado, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas adquiriu já dois monitores de sinais vitais portáteis e dois imobilizadores para carros elétricos de emergência.

Cerca de 30 trabalhadores de empresas de mármore com salários em atraso há vários meses

Foto ilustrativa

Cerca de 30 trabalhadores das empresas Marmetal, Margrimar SA e Ala Almeida, que se dedicam à extração e transformação de mármore, estão com salários em atraso desde o mês de setembro.

Estas empresas, localizadas nos concelhos de Borba e Vila Viçosa, fazem parte do Grupo Marble Project Participações SGPS.

Nelson Curvo, representante dos trabalhadores, revela que, “estas pessoas estão já a passar por muitas dificuldades financeiras”, uma vez que continuam com salários em atraso e, inclusive “o subsídio de Natal também não foi pago”. Nelson acrescenta que “por parte da empresa não temos comunicação nem feedback absolutamente nenhum”.

Tudo começou, esclarece este trabalhador, “em agosto quando vimos a pedreira a parar com falta de gasóleo, a fábrica a parar com falta de matéria-prima, até que chegou a um ponto que tudo parou”.

Os contratos destes trabalhadores estão suspensos desde o final de novembro, altura em que deixaram de trabalhar e pediram auxílio à Autoridade para as Condições de Trabalho, bem como à Segurança Social, estando a receber 60% do seu vencimento, algo que Nelson Curvo assume “não é nada fácil”.

Nelson Curvo garante ainda que, e apesar de não verem “uma luz ao fundo do túnel”, esta semana os trabalhadores vão solicitar apoio jurídico para tentar resolver a situação.

Três empresas de extração e transformação de mármore, sendo uma no concelho de Vila Viçosa e duas no de Borba, que estão paradas desde novembro, altura em que os cerca de 30 trabalhadores com salários em atraso deixaram de exercer as suas funções.

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre entrega bolo-rei na Rádio ELVAS

Dois alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre visitaram esta sexta-feira, 5 de janeiro, os estúdios da Rádio ELVAS, para entregar um bolo-rei confeccionado naquele estabelecimento de ensino.

A oferta à Rádio ELVAS foi feita, durante esta manhã, no decorrer do programa “Discos Pedidos”, conduzido por Carlos Lascas.

Para além desta estação emissora, os alunos do Curso de Produção de Cozinha e Pastelaria distribuem os bolos-reis produzidos na escola por outras várias instituições da região.

De recordar que a reportagem da Rádio ELVAS esteve ontem, dia 4, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a acompanhar a preparação desta iguaria com tanta história e tradição, pelo chef Cristiano Louro (ver aqui).

Em São Vicente é tradição cantar aos Reis há 17 anos

Em São Vicente, no concelho de Elvas, um grupo formado por homens, crianças e jovens irá, na noite desta sexta-feira, 5 de janeiro, e à semelhança daquilo que já se faz naquela freguesia há 17 anos, cantar aos Reis.

Será por volta das 20 horas que o grupo, explica Manuel Anastácio, responsável pela iniciativa, irá passar pelo lar de idosos, seguindo-se um percurso pelas ruas da aldeia.

“Todos os anos tentamos alterar o percurso, de forma a chegar a todos os habitantes, o que é difícil, porque é muita gente. Depois terminamos, como também é já tradição, no restaurante ‘Bar Novo’, onde vamos comer a açordinha, para aliviar o estômago”, adianta.

No decorrer da iniciativa, o grupo canta às portas das pessoas, que só lhe abrem a porta no fim, sendo que, terminados os cânticos, ou recebe “algum género” ou é mesmo convidado a entrar.

Uma das “prioridades”, diz ainda Manuel Anastácio, é conseguir-se passar esta tradição aos mais novos, pelo que, todos os anos, crianças e jovens se têm associado à iniciativa. “Já demonstraram ser colaborantes e querem aprender como se faz o evento e, este ano, naturalmente, vamos contar com mais jovens, também porque no dia a seguir é sábado e não têm escola”, remata.

Orfeão de Portalegre em Concerto de Ano Novo em Ouguela este sábado

A Igreja Matriz de Ouguela, aldeia do concelho de Campo Maior, recebe, este sábado à tarde, 6 de janeiro, o Orfeão de Portalegre para um Concerto de Ano Novo.

Este, de acordo com Júlia Ferreira, uma das responsáveis do orfeão, será também um Concerto de Reis, ou não se realizasse precisamente em Dia de Reis, ainda imbuído no espírito de Natal. “Vamos cantar temas de Natal, porque vivemos nesta época ainda. Vamos ter umas peças bonitas de época natalícia”, adianta.

Já no ano passado o Orfeão de Portalegre atuou em Campo Maior, por esta altura. Habituado a atuar em igrejas, o grupo, lembra Júlia Ferreira, realizou, como já vem sendo habitual, o seu concerto de natal na Sé Catedral de Portalegre.

“Vai ser um prazer cantar em Ouguela, uma aldeia muito bonita. Esperemos que as pessoas gostem daquilo que nós vamos cantar”, diz ainda a responsável.

O início deste concerto de Ano Novo, em Ouguela, está marcado, amanhã, para as 16 horas.

Barbacena: a noite é de cantar aos Reis de porta em porta

Hoje, 5 de janeiro, a noite é de cantar aos Reis: uma tradição que continua viva no concelho de Elvas, em freguesias como as de Barbacena e São Vicente e Ventosa.

Em véspera do Dia de Reis, grupos de homens, sobretudo, vestem os seus capotes, colocam as suas boinas e cantam de porta em porta, invocando a celebração da visita de Baltazar, Belchior e Gaspar.

Em Barbacena, como explica Hugo Tiago, do grupo dos Santos Reses, a tradição volta-se a cumprir, a partir 21h30, com a participação de cerca de vinte elementos. “É mais um ano em que vamos cumprir a tradição, que está enraizada”, começa por dizer, dando conta que o grupo se reúne na Praça do Pelourinho.  “Depois começamos a bater às portas, canta-se e andamos aqui por Barbacena, nessa noite”, adianta.

“Depois, algumas pessoas metem a mesa, com aquilo que cada um pode, para que possamos comer e beber qualquer coisa. Cantamos mais um bocadinho e depois vamos para outra casa”, explica Hugo Tiago, que dá conta que a noite só termina a altas horas, com o grupo sentado à mesa a comer açorda.

Já amanhã, sábado, o grupo atua, a partir das 9h30, na Casa das Barcas, em Elvas, no encerramento da iniciativa “Mercado de Natal”, promovida pela Câmara Municipal. “Vamos cantar também junto ao presépio, na Sé, e depois vamos andar pelo centro histórico”, revela ainda Hugo Tiago. Durante a tarde, a música dos Santos Reses chega aos lares de idosos de Barbacena e de Vila Fernando.

Alunos da Secundária de Elvas voltam a apresentar coreografia de Natal na Praça da República

Alunos das turmas de desporto e elementos do grupo de Dança da Escola Secundária D. Sancho II, do Agrupamento N° 3 de Elvas, animaram, na tarde desta quinta-feira, 4 de janeiro, a Feira de Natal, na Praça da República.

Os alunos apresentaram algumas coreografias baseadas em temas de Natal, sendo que aqueles que estiveram a assistir ao espetáculo, acabaram por ser incluídos na dança.

Esta foi mais uma iniciativa inserida no evento “Elvas Cidade Natal”, que chega ao fim este domingo, 7 de janeiro.