Barbacena: a noite é de cantar aos Reis de porta em porta

Hoje, 5 de janeiro, a noite é de cantar aos Reis: uma tradição que continua viva no concelho de Elvas, em freguesias como as de Barbacena e São Vicente e Ventosa.

Em véspera do Dia de Reis, grupos de homens, sobretudo, vestem os seus capotes, colocam as suas boinas e cantam de porta em porta, invocando a celebração da visita de Baltazar, Belchior e Gaspar.

Em Barbacena, como explica Hugo Tiago, do grupo dos Santos Reses, a tradição volta-se a cumprir, a partir 21h30, com a participação de cerca de vinte elementos. “É mais um ano em que vamos cumprir a tradição, que está enraizada”, começa por dizer, dando conta que o grupo se reúne na Praça do Pelourinho.  “Depois começamos a bater às portas, canta-se e andamos aqui por Barbacena, nessa noite”, adianta.

“Depois, algumas pessoas metem a mesa, com aquilo que cada um pode, para que possamos comer e beber qualquer coisa. Cantamos mais um bocadinho e depois vamos para outra casa”, explica Hugo Tiago, que dá conta que a noite só termina a altas horas, com o grupo sentado à mesa a comer açorda.

Já amanhã, sábado, o grupo atua, a partir das 9h30, na Casa das Barcas, em Elvas, no encerramento da iniciativa “Mercado de Natal”, promovida pela Câmara Municipal. “Vamos cantar também junto ao presépio, na Sé, e depois vamos andar pelo centro histórico”, revela ainda Hugo Tiago. Durante a tarde, a música dos Santos Reses chega aos lares de idosos de Barbacena e de Vila Fernando.