Despiste de ligeiro devido ao nevoeiro faz um ferido

Um veículo ligeiro despistou-se, ao princípio desta noite desta terça-feira, 26 de dezembro, na Estrada Nacional 372, entre Elvas e Vila Fernando, numa das curvas após a Calçadinha, em zona de forte nevoeiro, provocando um ferido que não foi transportado ao hospital.

O alerta foi dado às 19.14 horas, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo. No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas, com dois veículos, e a GNR, com uma viatura, num total de sete operacionais.

Iberocio: cinco dias de muita animação para crianças e jovens em Badajoz

Já abriu portas, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, a 33ª edição da Iberocio, a Feira Ibérica da Infância e Juventude da Extremadura.

Até sábado, 30 de dezembro, crianças e jovens terão ao seu dispor mais de uma centena de atividades, em que se destacam um torneio de Pokemon, um Escape Room, uma exposição de David Mata, uma pista de patinagem, um insuflável e jogos tradicionais e populares.

Da programação do evento, inaugurado esta terça-feira, 26 de dezembro, pelo alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, pela conselheira de Educação, Ciência e Formação Profissional da Junta da Extremadura, Mercedes Vaquera, e a vereadora delegada da IFEBA, Sol Giralt, destaque ainda para a II Rota de Caminhada Intergeracional, marcada para sexta-feira, dia 29, às 10h30, em que avós e netos são convidados a participar num passeio de cerca de cinco quilómetros, pelas margens do Rio Guadiana.

No decorrer do evento, a organização procura ainda promover a reciclagem, através de atividades relacionadas com a preservação do meio ambiente.

Numa vertente mais solidária, na Iberocio, será feita uma recolha de leite e alimentos para a Fundação Banco de Alimentos de Badajoz, bem como uma recolha de brinquedos para oferecer às crianças internadas no Hospital Materno Infantil de Badajoz, sendo que será ainda vendida uma pulseira solidária a favor do Centro Nuestra Sra. de la Luz.

A Iberocio, cujas entradas têm um custo de dois euros, está aberta até sábado, das 10 às 14 horas e entre as 17 e as 21 horas.

Última brigada de 2023 da ADBSP com 30 dadores em Monforte

O fim do ano está a chegar e a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) já encerrou as colheitas para 2023. Esta despedida contou com o apoio do Grupo de Dadores Benévoles de Sangue de Monforte e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

No quartel dos bombeiros de Monforte foram registadas 30 presenças. Em comunicado, a ADBSP revela que “foi muito incentivador verificar-se que 16 dos voluntários eram do sexo feminino. Ainda para mais, eram mulheres as duas pessoas que se estrearam a doar sangue”.

Foram angariadas 28 unidades de sangue, o que permitiu a associação “fechar agradavelmente 2023”.  Ainda se efetivou uma inscrição no Registo Português de Dadores de Medula Óssea, sendo certo que a maioria dos presentes já dele constam.

A Câmara Municipal de Monforte apoiou a realização do habitual almoço convívio.

Município de Vila Viçosa adquire mini-escavadora

O Município de Vila Viçosa adquiriu, recentemente, uma nova mini-escavadora.

O equipamento adquirido, revela o Município de Vila Viçosa nas redes sociais, “visa substituir material obsoleto e melhorar as condições de segurança e de trabalho dos funcionários da autarquia”.

Estremoz: “Luzitana” em concerto de Natal na Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco, em Estremoz, foi palco, no passado sábado, 23 de dezembro, em véspera da Noite de Natal, de um Concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Luzitana.

Para desejar a todos os estremocenses umas Boas Festas, a “Luzitana” preparou, com o apoio do Município de Estremoz, um espetáculo com repertório alusivo à quadra natalícia.

Arronches: “Educ’arte” promove atividades culturais pelo concelho

Em funcionamento desde o início do corrente ano letivo, em Arronches, o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, denominado ‘Educ’arte’ veio, durante as férias do período escolar, substituir o que até então eram as Atividades de Tempos Livres que a autarquia promovia no Centro Lúdico.

Este projeto visa oferecer um apoio complementar ao estudo, sendo que, durante as férias das crianças, são promovidas atividades de caráter mais recreativo. Assim, no decorrer da primeira semana da pausa natalícia, os jovens munícipes, devidamente acompanhados pelas técnicas do Município, começaram por aparecer no edifício dos Paços do Concelho onde, com bonitos cânticos natalícios, desejaram festas felizes ao executivo autárquico e aos colaboradores da Câmara Municipal.

Já noutra ação de cultura, as crianças que se encontram integradas no projeto, deslocaram-se ao recentemente inaugurado Convento de Nossa Senhora da Luz, para uma breve visita ao requalificado espaço, que terminou numa “caça ao tesouro”, nos claustros daquele templo.

Fronteira: preservação do Terreiro da Batalha de Atoleiros permite ao público conhecer a história local

Um protocolo de cooperação para a preservação e divulgação do Terreiro da Batalha de Atoleiros foi assinado, recentemente, entre o município de Fronteira, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fundação Batalha de Aljubarrota.

O presidente da Câmara, Rogério Silva, considera “muito importante existirem equipamentos que valorizam e dão a conhecer a história”, pelo que a preservação do Terreiro da Batalha de Atoleiros, permite que o público, “através de um percurso visitável, com conteúdos explicativos conheça a histórica do local”.

Esta oferta irá “complementar o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, que muito valoriza este equipamento e a história do concelho de Fronteira”. A batalha de Atoleiros marca o feriado municipal, da vila, pela sua importância, que fica agora mais vincada, pelo que aproveitamos este acontecimento histórico para promover o nosso território, o nosso património e história, transformando isso em economia”, remata o presidente.

Preservação e divulgação do Terreiro da Batalha de Atoleiros, em Fronteira, que vai avançar, depois de assinado o protocolo de cooperação, entre várias entidades.

Vítima mortal em colisão rodoviária em Ferreira do Alentejo

Um homem morreu na manhã desta terça-feira, 26 de dezembro, após a colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias, na A2, no concelho de Ferreira do Alentejo.

A vítima mortal, de 37 anos, seguia no veículo ligeiro de passageiros.

O alerta para o acidente foi dado às 7h05. Para o local, foram mobilizados 13 operacionais, apoiados por seis veículos, entre bombeiros, GNR, Brisa, e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Biblioteca Municipal de Borba procura manter atualizado o seu espólio com regularidade

Na prossecução da sua missão e da preservação do lugar da biblioteca pública na sociedade atual, a Biblioteca Municipal de Borba, com base no Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas, nomeadamente no seu papel de fomentador da leitura, da cultura e da sua relação intrínseca com a comunidade envolvente, germinando conhecimento e favorecendo a cidadania, procura levar através dos livros e dos recursos digitais, a disseminação da informação e do conhecimento junto da sua comunidade.

Neste sentido, a Biblioteca Municipal de Borba procura manter atualizado todo o seu espólio com regularidade, através da sua estratégia de aquisição de obras literárias de forma abrangente, satisfazendo as necessidades de leitura dos seus atuais e potenciais leitores.

Mais uma vez, a Biblioteca de Borba disponibiliza um conjunto de obras, que poderão ser requisitadas para leitura domiciliaria ou para leitura no próprio espaço.

“Realismo a Lápis”: obras de Cláudia Matos em exposição em Alandroal

A exposição “Realismo a Lápis”, com trabalhos de Cláudia Matos, está disponível para visita, no Fórum Transfronteiriço de Alandroal, até dia 13 de janeiro.

“O meu trabalho são retratos a lápis, a preto e branco: retrato animais e rostos humanos”, começa por explica a artista, natural de Terena, no concelho de Alandroal.

“O objetivo desta exposição é dar a conhecer os meus trabalhos. Não há muita gente que saiba aquilo que eu faço. Recebi um convite para fazer aqui uma exposição e, como sou de Terena, decidi aceitar para começar aqui por perto”, diz ainda.

O convite para a artista realizar a exposição foi feito há cerca de um ano, revela o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo: “as exposições são agendadas consoante a disponibilidade, não podem ser feitas muitas exposições por ano, pois as exposições ficam patentes normalmente no período de um mês, para que as peças possam ser apreciadas. Normalmente há um tempo de espera, no caso da artista, o convite foi feito há cerca de um ano”.

Fronteira: pista de gelo em Cabeço de Vide tem sido “um sucesso”

A grande aposta do município de Fronteira para esta quadra festiva é uma pista de gelo instalada na Avenida da Libertação, em Cabeço de Vide.

Esta atração, adianta o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, tem tido “uma grande adesão e tem sido um sucesso” e, por isso, será “para repetir nos próximos anos, em completamento a outras atividades, como é o caso do mercadinho de Natal, os presépios”.

Rogério Silva garante que o objetivo é expandir “as atividades a outras freguesias, nesta época, que é muito importante e pretende atrais mais pessoas até ao território”.

Pista de Gelo, em Cabeço de Vide que decorre até dia 7 de janeiro, funcionando de segunda a sexta-feira, entre as 18 e as 20 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas. No dia 1 de janeiro a pista de gelo funciona das 15 às 17.30 horas.

Compras no comércio local de Campo Maior podem valer prémios até 500 euros

No decorrer da segunda edição da campanha “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!”, que decorre até dia 5 de janeiro, a Câmara de Campo Maior distribui um total de 15 mil euros em prémios.

Com esta iniciativa, o município visa fomentar a revitalização da economia do concelho, gerando o hábito de consumo local, principalmente durante esta quadra festiva.

Apelando para que todos os campomaiorenses se associem a esta campanha, que conta com um valor em prémios superior ao do ano passado, para que apoiem, desta forma, o comércio local, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, lembra que a primeira edição foi “um sucesso”.

Esta, garante o autarca, é uma campanha de promoção “única e exclusiva do comércio local”. A somar a um maior valor de prémios, o município decidiu também, desta feita, aumentar o número de prémios e de sorteios a realizar.

A campanha decorre até dia 5 de janeiro, sendo que, ao fazer compras nos estabelecimentos aderentes, os consumidores recebem um cupão por cada dez, 20 ou 30 euros gastos, que servem para participar nos sorteios a realizar.

Os prémios sorteados serão atribuídos em vales de compras, com valores entre os 100 e os 500 euros, que poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha até dia 29 de fevereiro de 2024. Os dois últimos sorteios realizam-se na próxima sexta-feira, 29 de dezembro, e a 5 de janeiro.

Tudo para saber sobre a campanha e quais os estabelecimentos aderentes aqui.

Expositores divulgam os seus negócios na Feira de Natal de Elvas

A Feira de Natal, instalada no tabuleiro da Praça da República, tem alguns expositores do concelho e não só, que ali promovem e divulgam os seus produtos.

“C’ Arte” é o nome do recente negócio de Carina Conceição. Nesta Feira de Natal pretende divulgar as peças de gesso perfumado que faz à mão, que servem para decorar a casa, a árvores de Natal, o carro, entre outros. Carina adianta que esta iniciativa foi “uma boa aposta, porque as pessoas têm muita curiosidade e na Praça há muitas atividades, o que é bom para o negócio”.

Já Manuel Frias, da “Meldelvas”, considera que esta Feira de Natal, onde promove vários derivados de mel, como nógados, broas de mel, azevias, pólen, licor e aguardente de mel. “é excelente e tem atraído muitas pessoas”.

A Feira de Natal, na Praça da República, insere-se no evento “Elvas cidade Natal”.

GNR regista dois mortos e 23 feridos graves na operação de Natal

No período entre as 00h00 do dia 22 de dezembro, e até às 23h59 do dia de ontem, dia 25, no âmbito da Operação “Natal e Ano Novo 2023/2024”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 786 acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 23 feridos graves e 220 feridos leves.

Foram, no mesmo período, fiscalizados 30 583 condutores, dos quais, 303 conduziam com excesso de álcool e, destes, 159 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;

Das 5.268 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se: 2 038 por excesso de velocidade; 171 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 119 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 452 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 146 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

No que concerne ao acidentes com vítimas mortais, importa referir que os mesmos dizem respeito a: atropelamento de peão, género feminino, ocorrido em 24 de dezembro, pelas 19h51min, na rua Casal de Baixo, em Turquel, Benedita, tendo sido envolvido um veículo ligeiro; e despiste, ocorrido em 25 de dezembro, pelas 16h31, na Estrada Nacional (EN) 102, em Louredo, Vieira do Minho, Braga, tendo sido envolvido um veículo ligeiro e resultado uma vítima mortal do género masculino.

Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.