“May December” em exibição esta sexta-feira em Elvas

“May December” é o nome do filme que está em exibição esta sexta-feira, 22 de dezembro, pelas 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Sinopse: “Apesar de a sua relação ter começado como um caso amoroso chocante, Gracie, então com 36 anos, e Joe com 13, levam agora, 20 anos depois, uma vida suburbana aparentemente perfeita. A sua felicidade doméstica é perturbada quando Elizabeth, uma atriz famosa, chega à coesa comunidade onde vivem para fazer a pesquisa para o seu próximo papel como Gracie. À medida que Elizabeth se insinua na vida quotidiana de Gracie e Joe, os factos incómodos sobre o escândalo vão-se revelando, fazendo ressurgir emoções há muito adormecidas. Em “May December: Segredos de um Escândalo”, o realizador Todd Haynes explora um dos grandes talentos do ser humano: a forma extraordinária como recusamos olhar para nós próprios”.

Os bilhetes estão À venda meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus, ou em Ticketline.pt.

Magia do Natal chega à APPACDM de Elvas

A APPACDM de Elvas promoveu, na tarde desta quinta-feira, 21 de dezembro, uma festa de Natal com utentes, familiares e funcionários, com várias atuações e um lanche convívio.

“Este é, por excelência, um dos momentos altos da associação. O Natal é sempre celebrado aqui desta forma”, afirma Luís Mendes, presidente da instituição.

Estiveram presentes nesta festa “cerca de 60 utentes, sendo que metade dorme no lar da associação e a outra metade passa os seus dias no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI)”, acrescenta o presidente. No âmbito das atividades, “as Roncas d’Elvas juntaram-se à festa e a professora Cláudia Brotas fez uma demonstração com um dos seus grupos de dança”, remata.

O objetivo desta festa, segundo revela Ermelinda Borrego, a diretora técnica do CACI, é “mostrar a todos os presentes uma parte do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano”. “Neste momento reunimos sempre as famílias dos utentes e os amigos da instituição”, acrescenta a diretora.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que ouviu os utentes da APPACDM cantarem-lhes os parabéns, no decorrer da festa, lembra o trabalho desenvolvido por esta instituição, que considera “muito especial”, com o apoio da autarquia, desde os seus primórdios. “Lembro-me bem do primeiro subsídio que a Câmara de Elvas deu, quando eu cheguei, em 1994. Foi precisamente à APPACDM de Elvas: dez contos”, recorda o autaca, que dá ainda os parabéns a todos quantos trabalham em prol da instituição.

CCDR: Comunicação Social do Alentejo apoiada em mais de 205 mil euros

A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivos do Estado à Comunicação Social da Comissão de Coordenação da Região do Alentejo deu o parecer favorável aos projetos apresentados pelos órgãos de Comunicação Social alentejanos, e cujo montante total ascendeu aos 205.690,76euros.

O Alentejo, tal como vem acontecendo desde 2015, ano em que as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCRR) passaram a executar as medidas respeitantes à aplicação dos regimes de incentivos do Estado à Comunicação Social, nas respetivas áreas geográficas de atuação, foi a segunda região em termos de apoio, ficando somente atrás do Norte de Portugal.

Estiveram presentes na reunião da Comissão de Acompanhamento, para além do presidente da CCDRA Alentejo, Ceia da Silvam e responsáveis do GICS, Benedita Peixe e Maria Reina Martin, os representantes do Ministério das Finanças, Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Gabinete de Estratégia Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Associação Portuguesa de Radiodifusão, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Imprensa Cristã, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e a presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram aprovados os 27 projetos que os órgãos de Comunicação Social do Alentejo apresentaram nas tipologias de modernização tecnológica, desenvolvimento digital, acessibilidade à comunicação social, desenvolvimento de parcerias estratégicas, literacia e educação para a comunicação social.

De referir ainda que os apoios prestados através do GICS são apenas uma parte dos apoios do Estado e da CCDR Alentejo, existem outros nomeadamente feitos através da publicidade institucional que estão fora da área de ação do GICS.

Iberocio de regresso à IFEBA para dias de muita animação para os mais pequenos

De 26 a 30 de dezembro, Badajoz celebra a 33ª edição da Iberocio, a Feira da Infância e Juventude da Extremadura.

O evento, a decorrer nos pavilhões da IFEBA, tem como principal objetivo promover cinco dias de muita animação e diversão para os mais novos, durante as suas férias.

As novidades que estão a ser preparadas para a edição deste ano do evento foram apresentadas na manhã desta quinta-feira, 21 de dezembro, pela concejala delegada da IFEBA, Sol Giralt Ballesteros.

Nos cinco dias, a feira decorre das 10 às 14 e das 17 às 21 horas (hora espanhola), sendo que as entradas têm um custo de dois euros. Crianças com menos de um ano não pagam entrada.

Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba em Concerto de Natal este sábado

A Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba apresenta, no próximo sábado, dia 23 dezembro, pelas 15 horas, um Concerto de Natal, na Igreja de São Bartolomeu, em Borba.

“Este concerto será uma oferta da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba a toda a população do concelho de Borba, como forma de agradecimento por todo o carinho e incentivo que nos têm dado, e tem o apoio do Município de Borba e da Paroquia de Borba”, revela a banda, em nota de imprensa.

Este espetáculo, desta feita, conta com a participação especial do Grupo de Cante Tradicional “Os Garridos”, da freguesia de Rio de Moinhos.

Rondão Almeida festeja aniversário nos Paços do Concelho de Elvas

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, completa hoje 81 anos de vida.

Nos Paços do Concelho, com funcionários e colaboradores, membros do executivo e das juntas de freguesia do concelho, cantaram-se os parabéns ao autarca.

O momento foi animado pelo grupo Roncas d’Elvas, que cantou alguns temas do Natal de Elvas. No final foi distribuído bolo de aniversário a todos os presentes.

Ponte de Sor: seis pontões e cobertura do cineteatro ainda por reparar

No concelho de Ponte de Sor, os prejuízos causados pela intempérie de 13 de dezembro do ano passado, rondaram 1,4 milhões mil euros, com o município a receber 826 mil euros do Estado.

Entretanto, segundo revela o presidente da Câmara, Hugo Hilário, foram já executados cerca de 50%, ou seja 750 mil euros, entre outros, no acesso provisório à aldeia de Foros do Mocho (300 mil euros) e na reparação de vários caminhos e equipamentos na zona ribeirinha (250 mil euros).

Ainda assim, lembra Hugo Hilário, a par destes 1,4 milhões, cuja responsabilidade de reparação é do município, Ponte de Sor teve ainda cerca de 1,3 milhões de prejuízos “por outros danos causados”.

Neste momento, “falta a reparação de seis pontões e a cobertura do cineteatro municipal, o que perfaz cerca de 750 mil euros”.

O financiamento de todas as obras, explica ainda o autarca, têm que estar contempladas nas grandes opções do plano do município, somando-se parte destas verbas ao orçamento de 2023 e outra parte ao de 2024.

O concelho de Ponte de Sor foi o terceiro mais afetado pela intempérie no distrito, ao nível de equipamentos e infraestruturas municipais.

Direção-Geral do Consumidor lança campanha sobre compra de brinquedos em segurança

Até outubro deste ano já foram divulgados aproximadamente 340 alertas sobre brinquedos perigosos que foram retirados do mercado, por apresentarem diversos riscos para os seus utilizadores.

Neste sentido, e tendo em conta a época festiva em que nos encontramos, a Direção-Geral do Consumidor lançou uma campanha onde são apresentados alguns dos riscos e cuidados a ter na compra dos brinquedos.

Tudo para saber sobre este tema no programa “Espaço Europa”, desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Elvas: Câmara aprova candidatura do projeto “A Festa da Arte em Rede da Região do Alentejo”

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, a candidatura do projeto “A Festa da Arte em Rede da Região do Alentejo” (FARRA) à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), que irá contar com diversas atividades ao longo de dois meses, na reunião do executivo realizada esta quarta-feira, dia 20.

A iniciativa, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Elvas, decorrerá de 21 de junho a 18 de agosto, e conta com 30 projetos expositivos de coleções privadas portuguesas, entidades sem fins lucrativos e artistas convidados.

Aprovada a proposta de Apoio Económico, e a proposta de parceria no âmbito Teach for Portugal – Promover a Igualdade de Oportunidades para todas as crianças.

Aprovada a ratificação da declaração de apoio ao Projeto “Há Cinema!” e da declaração de apoio ao Projeto “Splinterest Flashes” e “Mar Falante”.

Foi aprovada a suspensão de um processo disciplinar, por motivos de aposentação.

Os eleitos aprovaram o apoio no âmbito da candidatura C4 Cultura / RE-CO4-i01 – Redes Culturais e Transição Digital, para aquisição de equipamentos para o Cine-Teatro Municipal de Elvas e Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Aprovada a proposta de tolerância de ponto para os dias 24 e 31 de dezembro, nos equipamentos culturais, mantendo-se apenas aberto o Posto de Turismo.

Aprovado o pedido de alteração à Tabela de Preços do Município de Elvas, no que respeita a entradas nos equipamentos culturais do Município. Nos Museus o bilhete para visita livre terá um custo de 5 euros; no Forte da Graça o bilhete para visita livre é de 5 euros, de visita guiada 8 euros e visita guiada especial 15 euros; no Forte de Santa Luzia o bilhete para visita livre é de 3 euros, de visita guiada 5 euros e visita guiada especial 10 euros; no Castelo de Elvas o bilhete para visita livre é de 3 euros e visita guiada especial 10 euros. O bilhete para visita que inclua todos os museus e monumentos tem o custo de 15 euros.

Os residentes no concelho, antigos combatentes, guias-intérpretes, crianças até aos 12 anos, associados do ICOMOS, ICOM e APOM, jornalistas e outros têm isenção na entrada.

Aprovada a proposta de protocolo entre o Município de Elvas e a Direção-Geral da Administração da Justiça, e a proposta para estágio de formação em contexto de trabalho, na área do turismo.

O executivo aprovou a proposta de contrato de consórcio externo para a constituição da Parceria EEC PROVERE 2030 Alto Alentejo.

Aprovado o contrato de comodato com a Associação Motard LE MC Guardião 3 Elvas.

Aprovado por maioria, com uma abstenção não aprovar a minuta de protocolo de colaboração na área de infraestruturas, com a Comarca de Portalegre – Núcleo de Elvas.

Ratificado o despacho referente aos feriados de 01 e 08 de dezembro, nos serviços de higiene e limpeza.

Os eleitos ratificaram e aprovaram as cedências seguintes:

– do Auditório São Mateus ao “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos para realização de conferência desportiva,

– do Cineteatro Municipal de Elvas à ARKUS – Associação Juvenil para realização de espetáculo solidário,

– do CNT ao Agrupamento 158 de Elvas – Corpo Nacional de Escutas,

– do Cineteatro Municipal à Academia de Música de Elvas,

– do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação de Desporto Gímnicos- ISEKAIS de 15 a 18 de dezembro,

– de transporte para “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos,

– de transporte para o Rugby de Elvas,

– de transporte para ISEKAIS.

Atribuídos apoios à Associação Motard MC Guardião, Associação Desportiva IALBAX, Liga dos Amigos do Hospital de Elvas, Associação Caçadores de Santa Eulália – Maria Ribeira e Outras,Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro, Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas, ARKUS, Confraria do Sr. Jesus da Piedade, Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim e Arpi-Belhó Raposeira.

Os pontos da proposta de Tarifário para os Serviços de Resíduos Urbanos – Ano 2024, e Proposta de Tarifário Aquaelvas 2024, foram retirados da ordem de trabalhos para contestação da proposta apresentada pela ERSAR, no que diz respeito ao aumento proposto.

Município de Fronteira aguarda desde setembro concurso para construção de nova ponte

No concelho de Fronteira, os prejuízos causados pela intempérie de 13 de dezembro do ano passado foram superiores a 1,4 milhões de euros, com os maiores problemas a estarem relacionados, segundo o presidente da Câmara, Rogério Silva, com estradas nacionais.

A aguardar ainda o concurso para a construção da nova ponte da Ribeira Grande, na Estrada Nacional 245, em alternativa à que ficou danificada, quando, por esta altura, a travessia é feita através de um pontão provisório, o autarca lembra que o problema da Estrada Nacional 243, entre Fronteira e Monforte, está resolvido.

“Aguardava-se que o concurso de conceção e construção da nova ponte, que rondará os seis milhões de euros, se iniciasse até final de setembro, mas isso não aconteceu e estamos a aguardar que o concurso avance”, explica Rogério Silva. Já no que toca à “ponte velhinha”, que ficará disponível, futuramente, para circulação pedonal, o Município de Fronteira já “acertou com a Infraestruturas de Portugal ficar com a propriedade da mesma e realizar as intervenções necessárias para a sua reabilitação e conservação”.

Por outro lado, a circulação em estradas municipais “nunca esteve em causa”, até porque o município “realizou logo as intervenções provisórias necessárias. Entretanto, está já terminada uma intervenção num pontão junto á freguesia de São Saturnino, estando ainda a decorrer outra na Estrada Nacional 369, que liga Cabeço de Vide a Vaiamonte. “Só agora chegamos a esta fase, porque os valores dos apoios do Estado só foram aprovados entre setembro e outubro, e nós, só nesta fase, é que recebemos os 60% e temos que, ainda assim, arcar com 40% da intervenção”, explica.

Para 2024, a Câmara de Fronteira tem outras intervenções programadas, em vários equipamentos municipais, como é o caso das piscinas descobertas, a zona ribeirinha,  parques infantis e caminhos pedestres.

A Câmara de Fronteira já recebeu do Governo mais de 190 mil euros, sendo que, no próximo ano, espera receber mais de 664 mil.

Vila Viçosa: expositores promovem os seus produtos no Mercadinho de Natal

O Mercadinho de Natal decorre até sábado, 23 de dezembro, na tenda instalada no Largo D. João IV, em Vila Viçosa.

Neste local são alguns os expositores, que nesta época festiva, promovem os seus produtos. António Manuel, produtor de mel, revela que tipo de produtos tem disponíveis para venda, lamentando que a apicultura, no nosso país, seja um setor que beneficia de poucos apoios. “Temos para venda vários produtos derivados do mel, sendo que este ano tivemos uma quebra de 80%, em Portugal, mas precisámos de ajuda, porque a apicultura é a única indústria que não tem apoios de qualidade”, explica António Manuel.

Já Vanessa Oliveira promove o seu recente projeto “Maria Gulosa”, dedicado à venda de vários tipos de bolos, como “mais simples e caseiros, até aos mais elaborados, bolachas e bolinhos secos, e os brigadeiros”, adiantando que este mercadinho é “uma ótima aposta”.

Hoje, em Vila Viçosa, neste mercadinho de Natal, a Sociedade Filarmónica União Calipolense, realiza uma arruada, pelas 18 horas.

Monforte: concelho de Portalegre mais afetado pela intempérie ainda em obras

Monforte, Fronteira e Ponte de Sor foram três dos concelhos do distrito de Portalegre que mais sofreram com a intempérie de 13 de dezembro do ano passado. Por esta altura, estes municípios continuam a procurar recuperar equipamentos e infraestruturas. Apesar da ajuda financeira do Estado, veem-se obrigados a adaptar orçamentos para fazer face aos prejuízos.

No que diz respeito a Monforte, este concelho teve prejuízos que ultrapassam os 2,7 milhões de euros, tendo o município recebido 1,6 milhões do Governo.

Monforte, recorda o presidente da Câmara, Gonçalo Lagem, foi o concelho do Alto Alentejo “com maiores prejuízos”. “O Governo apoia-nos com 60% para fazer face a esses prejuízos, mas temos de arranjar os outros 40% e, a esta altura, a juntar à conjuntura dificílima, àquilo que se passa no país, na Europa e no mundo, ao aumento abrupto do custo de vida e com esta instabilidade toda a que o mundo atravessa, arranjar um milhão de euros, de forma totalmente imprevisível, cria-nos um enorme transtorno”, confessa o autarca.

Para fazer face aos prejuízos, e perante as “parcas receitas”, explica Gonçalo Lagem, muitos investimentos e prioridades tiveram de ser “reorientados e redefinidos”. “A juntar a estas dificuldades, está um encerramento de um Portugal 2020, que faz a diferença nestes territórios despovoados, porque é com os fundos comunitários que estes municípios conseguem fazer obra e fazer a diferença na vida das pessoas, e sem um Portugal 2030, que está muito atrasado, e com toda esta instabilidade, temos de redefinir propriedades”, diz ainda.

De recordar que, em Monforte, foram levadas a cabo obras em três troços da Estrada Municipal 243, na Estrada Municipal 506, no caminho municipal 199 e no acesso ao Monte dos Freixos, num investimento total de 900 mil euros. Falta ainda recuperar, entre outros, a Estrada Municipal 515 e o acesso à estrada onde se encontram as ruínas de Torre de Palma.

Rondão Almeida celebra 81 anos de vida

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, comemora hoje, dia 21 de dezembro, 81 anos de vida.

Nascido em 1942, Rondão Almeida lidera o atual executivo do Município de Elvas, pelo Movimento Cívico por Elvas, desde as últimas eleições autárquicas, depois de ter desempenhado as mesmas funções entre 1993 e 2013.

Nas autárquicas de 2013, pela lei de limitação de mandatos, não se pôde recandidar ao cargo, mantendo-se, ainda assim, no elenco camarário de Elvas, enquanto vereador do PS.

De recordar que, no decorrer das comemorações oficiais do Dia de Portugal de 2013, a 10 de junho, realizadas em Elvas, Rondão Almeida foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Exposição dedicada a Urbano Tavares Rodrigues para visitar em Campo Maior até dia 29

A Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, acolhe, até ao próximo dia 29 de dezembro, a exposição de fotografia “Imagens de um Suave Adeus”.

Trata-se, segundo explica a vereadora São Silveirinha, de uma mostra da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), evocativa de Urbano Tavares Rodrigues, formada por fotografias realizadas pelo fotojornalista Alfredo Cunha, “cerca de duas semanas antes do falecimento do escritor”.

Esta exposição encontra-se em Campo Maior numa altura em que se celebra o centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues, estando também está inserida na programação comemorativa do 30.º Aniversário da Biblioteca Municipal João Dubraz.

A mostra pode ser visitada, no horário de funcionamento da biblioteca, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.

Raide Hípico de Santa Eulália já tem data marcada: 27 de janeiro de 2024

Foto arquivo

A 25ª edição do Raide Hípico de Santa Eulália “Luís Tello Barradas” já tem data marcada: 27 de janeiro de 2024.

A prova, que reúne cavaleiros de vários pontos do país e do mundo decorre junto aos silos da Cersul e resulta de uma organização conjunta da Associação Humanitária local e da Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva.

O Raide terá início às 7 horas com a inspeção veterinária e a partida em grupo começa às 8 horas. Pelas 18 horas haverá uma missa e às 19 horas o jantar de confraternização e entrega de prémios.

Alunos de Portalegre desfrutam da Pista de Gelo em Elvas

A Pista de gelo, este ano, instalada na Praça da República de Elvas, tem levado muitos amantes e até mesmo principiantes a desfrutar desta atração.

De Portalegre vieram até Elvas mais de 60 crianças do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas José Régio. Solange Oleiro, professora neste agrupamento, explica que, no âmbito da ocupação das Oficinas de Natal, decidiram vir até Elvas “para viverem uma experiência diferente, nos vários atrativos disponíveis”, adiantando que estão todos “bastante satisfeitos”.

Falámos também com alguns dos alunos para perceber como classificam esta experiência na Pista de Gelo. Maria Parrano garante foi a primeira vez que patinou no gelo e que gostou muito, pelo que é “uma experiência a repetir”, adiantando que “não é muito fácil, patinar no gelo”. Já Margarida Mendes diz que “é divertido” e que gostou muito de visitar Elvas que considera que “está muito bonita e tem muitas luzes”.

Pista de Gelo, na Praça da República de Elvas que se assume como um dos principais atrativos no âmbito do “Evento Elvas Cidade Natal”.

Homem ferido em despiste entre Elvas e São Vicente

Foto: Os Monhacas

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, seguido de capotamento, na Estrada Nacional 246, entre Elvas e São Vicente provocou, na noite de ontem, quarta-feira, 20 de dezembro, um ferido leve.

A vítima, um homem de 65 anos sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada para o Hospital de Santa Luzia de Elvas, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

Para o local, segundo a mesma fonte, foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e a GNR, num total de sete elementos, apoiados por três viaturas.