IP2 cortado em Portalegre após colisão com dois mortos e um ferido grave

Foto arquivo

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou o corte do IP2 à saída de Portalegre, em frente ao IMT, no sentido de Estremoz. Do acidente resultaram dois mortos, um homem de 82 anos e uma mulher de 28 anos, e um ferido grave, uma senhora de 75 anos, já transportada ao Hospital de Portalegre.

No local estiveram 19 operacionais do Bombeiros de Portalegre, GNR e VMER.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta foi dado às 20.32 horas desta sexta-feira.

PSP de Portalegre alerta para o aumento da prática da burla “Olá Pai, Olá Mãe”

O número de burlas, conhecidas como “Olá Pai, Olá Mãe”, praticadas no país, têm vindo a aumentar: até ao mês passado, a PSP já tinha registado, desde o início do ano, quase 11 mil burlas, identificado 390 suspeitos e detido 31 pessoas.

Esta burla consiste em “alguém receber uma mensagem no telemóvel, que faz-se passar por um amigo do filho(a), dizendo que houve um problema com o telemóvel do filho(a) e que necessita que seja transferida uma determinada quantia monetária para poder comprar outro telemóvel ou para poder desbloquear uma situação que aconteceu recentemente”, começa por explicar o chefe José Moreira, do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas da PSP de Portalegre.

A maioria das pessoas “cai” nesta burla porque, segundo explica José Moreira, “são confrontadas com esta mensagem e ficam preocupadas”. “Muitas vezes, sem pensar em mais nada, acedem a este pedido e fazem a transferência para aquela conta que lhe é dada através da mensagem do Whatsapp. Posteriormente, ao entrar em contacto com os seus filhos, percebem que foram burladas, pois aquela pessoa que se fez passar por amigo do filho, na verdade não é, nem faz parte do seu círculo de amizades e ninguém o conhece, portanto aqui entramos logo no campo da burla”, adianta.

Quem receber uma mensagem deste género, explica o chefe José Moreira, não deve entrar em conversações, nem fazer a transferência de dinheiro solicitada. “Deve-se tentar, acima de tudo, contactar logo os filhos, perceber se de facto a situação é real ou não, e caso não seja, como é quase sempre a situação, entrar de imediato em contacto com as autoridades, para que possamos agir e chegar aos autores desta prática de burla”, aconselha.

À semelhança do que acontece a nível nacional, também no distrito de Portalegre o número deste tipo de burlas tem vindo a aumentar.  “Em 2020, tivemos 31 denúncias de burlas informáticas, sendo que, nesta altura, não houve nenhum “Olá Pai, Olá Mãe”. Em 2021, registámos 59 crimes de burlas informáticas e, em 2022, houve aqui um aumento para 99 denúncias, em que oito foram desta burla específica “Olá Pai, Olá Mãe”. Em 2023, temos 51 denúncias de burlas informáticas, sendo que destas 33 são do crime “Olá Pai, Olá Mãe”, o que nos dá uma preocupação, porque temos de estado no terreno, com campanhas de sensibilização, para que as pessoas estejam atentas a este tipo de crime, mas o que vemos é que continua a aumentar e este ano de uma forma exponencial, aqui no nosso distrito”, revela José Moreira.

A PSP de Portalegre, ao longo destes últimos três anos, tem procurado alertado as pessoas, de diferentes formas: “quando se começou a detetar este tipo de burla, começámos a fazer divulgações nas nossas redes sociais, através de comunicados de imprensa, através de entrevistas, para alertar as pessoas para este tipo de crime e qual o modus operandi, que é sempre idêntico”.

Com o intuito de reduzir o risco de vitimização, José Moreira aconselha o seguinte: “temos de utilizar estratagemas, entrar logo em contacto com o filho, com aqueles que supostamente ficaram sem telemóvel ou que têm um problema urgente e precisam de dinheiro para resolver esse problema. Temos de estar todos despertos para esta situação, porque não é uma situação que acontece só aos outros”.

Arronches: renovado Convento é “das pessoas e para as pessoas”

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, reabriu esta sexta-feira, 15 de dezembro, ao público, depois de ter sofrido obras de recuperação e requalificação. A cerimónia de inauguração contou com um momento musical a cargo de elementos da Academia de Música de Elvas.

Este espaço, recorda o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, depois da “extinção da ordem religiosa em Arronches teve vários tipos de utilização, desde habitação, armazém espaço comercial”.

Em 2004 o imóvel foi adquirido pelo município e, em 2019, deu-se início ao projeto de reabilitação e beneficiação do convento, sendo que as obras iniciaram em 2021. “Esta intervenção, que decorreu em três fases, permitiu chegar ao dia de hoje com um espaço renovado e disponível para servir população e quem nos visita”, revela o presidente.

A obra resulta de um investimento total de um milhão e 712 mil euros, financiado a 85% por fundos comunitários. João Crespo garante que esta obra vem “no seguimento do trabalho de regeneração do centro histórico da vila, para o tornar mais apetecível para residir e mais bonito para quem o visita”.

O Convento de Nossa Senhora da Luz conta agora com o Posto de Turismo e uma galeria municipal. O presidente da Câmara de Arronches revela que se pretende que este espaço “tenha vida e seja um pólo de atração para a população e visitantes”.

“Este local é das pessoas e para as pessoas, e de tudo faremos para que seja um espaço de referência cultural no concelho e na região”, remata João Crespo.

Na cerimónia de inauguração marcaram presença a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva, entre outras entidades.

Portalegre celebra Natal, Ano Novo e Reis com muitas atividades

O Natal, a entrada no Ano Novo e os Reis vão ser festejados, em Portalegre, com um conjunto de iniciativas e eventos para todos os gostos.

No sábado, dia 16 de dezembro, no Mercado Municipal decorrerá o popular Mercado de Natal, das 8 às 18 horas, onde poderá aproveitar para fazer as suas compras para a época natalícia, de artesanato e produtos regionais.

Nos dias 16 e 17, no Jardim da Avenida da Liberdade, decorre mais uma atividade com mostra de artesanato para o seu “sapatinho”, no Mercadinho do Plátano, das 11 às 17 horas.

A sempre popular Pista de Patinagem regressa ao Jardim da Avenida da Liberdade, junto ao Lago, para fazer as delícias de miúdos e graúdos, de dia 18 a dia 31 de dezembro, das 14 às 19 horas.

Além da Pista de Patinagem, serão ainda promovidas atividades desportivas para crianças e jovens, dinamizadas pela Associação de Jovens dos Fortios (Forvijovem) e pela Associação Juventude Carreirense.

A Passagem de Ano será o momento alto da época festiva, com um cartaz eclético e para todas as gerações, para festejar em grande o término de 2023 e o início de um novo ano próspero: no dia 31 de dezembro, a partir das 22 horas, no Largo do Mercado Municipal, aproveite para dar um “pezinho de dança” no concerto do popular Zé Pedro Sousa.

Às 24 horas, assista ao Fogo-de-artifício, a partir da Igreja do Calvário e da Avenida Manuel Jesus Silva Mendes, na Urbanização de Santana.

Comece da melhor forma o Ano Novo e entre a dançar em 2024, a partir da uma da manhã, ainda no Largo do Mercado Municipal, com os Dj’s Shannon e João Pereira.

A música e os eventos de qualidade continuarão em 2024, com um programa de luxo no Centro de Artes do Espectáculo, um espaço de referência cultural, a nível nacional.

Assim, logo no dia 4, a partir das 21h30, assista ao concerto gratuito do Trio Contrasti, que nas notas hábeis do violino, harpa e contrabaixo interpretará as valsas mais famosas, de compositores como Strauss, Tchaikovsky, Gounod, Léhar, abrilhantando a chegada do novo ano.

No dia 6 de janeiro, às 16h30, assista ao ansiado Concerto de Reis d’ O Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre e dos seus convidados especiais, a Brigada Vítor Jara.

Outro momento alto do novo ano será o popular e intemporal bailado d’ “O Lago dos Cisnes”, no dia 11 de janeiro, às 21h30, adaptado por Petipa da famosa obra de Piotr Tchaikovsky, uma sumptuosa produção que capta toda a beleza e drama do autêntico ballet romântico, um clássico de todos os tempos que apela a todas as gerações.

Finalmente, no dia 13 de janeiro, às 21h30, que melhor forma de iniciar o ano novo, do que com o fabuloso espetáculo, já um clássico no CAE Portalegre, do Strauss Festival Orchestra e Ballet Ensemble, no seu Grande Concerto de Ano Novo, inspirado no tradicional encontro musical que cada ano se celebra em Viena, uma atrativa seleção das melhores valsas, polcas e marchas do imortal Johann Strauss.

Crianças de Santo Aleixo recebem trotinetes oferecidas pela Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, ofereceu ontem, quinta-feira, 14 de dezembro, prendas de natal às 24 crianças que frequentam o jardim de infância e a escola de primeiro ciclo daquela localidade.

Desta vez, como explica o presidente da junta, António José Raposo, e a par das prendas que serão distribuídas pelos utentes do lar da freguesia e de um lanche convívio, foram oferecidas trotinetes aos mais novos, porque segundo diz, “há crianças com dificuldades financeiras, e se não fossemos nós a oferecer, possivelmente nunca as iriam ter”.

António José Raposo, que confessa que foi difícil escolher a prenda a oferecer às crianças, assegura que o executivo da junta foi “pelo impacto” que se pensa que a mesma prenda possa ter junto dos mais novos.

A todos os reformados de Santo Aleixo, a junta de freguesia oferece ainda “um bolo-rei, sendo que para o lar há oferta de peru, bem como lembranças para os funcionários e utentes”.

Junta de Freguesia de Santo Aleixo, no concelho que Monforte, que já distribui prendas de natal pelas crianças e idosos.

“Feriado Sangrento” em exibição esta sexta-feira em Elvas

“Feriado Sangrento” é o nome do filme que está em exibição esta sexta-feira, 15 de dezembro, pelas 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Sinopse: “escolhendo os seus alvos um a um, o que começa como uma vingança aleatória, logo se revela como parte de um plano maior e mais sinistro. Será que a cidade descobrirá o assassino e sobreviverá ao feriado… ou tornar-se-á convidada na sua macabra mesa de jantar?”.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou em Ticketline.pt.

Festas do Povo são património da UNESCO há dois anos

Faz precisamente hoje, dia 15 de dezembro, dois anos, que as Festas do Povo de Campo Maior foram classificadas como Património Cultural Imaterial, pela UNESCO.

As Festas do Povo identificam a alma do povo campomaiorense, bem como a sua arte de trabalhar o papel e realizam-se quando este assim o entende. Durante vários meses os campomaiorenses trabalham de forma voluntária para embelezar, com criatividade, dezenas de ruas na vila, uma tradição que passa de geração em geração.

A última edição das Festas do Povo realizou-se em 2015, a realização do evento, em 2024 é ainda uma incógnita.

Arronches: Convento de Nossa Senhora da Luz inaugurado esta sexta-feira

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, é inaugurado esta sexta-feira, 15 de dezembro, depois de ter sofrido obras de recuperação e requalificação.

A cerimónia de inauguração está marcada para as 16.30 horas e conta com as intervenções do presidente da Câmara de Arronches, João Crespo; da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; da diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; e do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva.

Na ocasião será descerrada a placa evocativa da inauguração do espaço, seguida de uma visita guiada. Pelas 18 horas o Convento abre ao público em geral.

Na ocasião será ainda inaugurada a exposição de fotografia “A Luz da Forte Arronches”, da autoria de Luís Miguel Machado, precisamente no Convento de Nossa Senhora da Luz, onde estará patente até dia 15 de janeiro.

Prescrição de dívidas em destaque na rubrica da DECO

A prescrição de dívidas suscita muitas dúvidas.

Se a cobrança não for exercida em determinado período, entende-se que não há interesse em cobrar a respetiva dívida. Ultrapassado esse prazo, o devedor pode invocar a subscrição e recusar-se a pagar, uma vez que esta deixa de ser exigível judicialmente.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Elvas: momento único no Coliseu com perto de 2 mil crianças a tocar Ronca e Cantar ao Menino

O Coliseu de Elvas foi palco, na manhã desta sexta-feira, 15 de dezembro, de um momento único: perto de duas mil crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho tocaram a ronca e cantaram ao menino, em uníssono.

A iniciativa foi levada a cabo pela Associação Juvenil ARKUS e o Grupo Roncas D’ Elvas, nomeadamente através de Vitória e Carlos Mendes, que durante os últimos meses estiveram nas escolas do concelho a ensinar os mais novos esta tradição ancestral.

O professor Carlos Beirão, presidente da associação juvenil, afirma que “valeu a pena todo o trabalho” desenvolvido, que assume não ter sido fácil, demonstrando-se “muito feliz pelo resultado final”.

Esta iniciativa é, para Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, uma forma de “continuar a manter viva” uma tradição que é muito característica da cidade. “Agradeço ao professor Carlos Beirão, por ter desenvolvido este projeto, que sensibiliza todas as faixas etárias, e para mim é das formas mais interessantes para revitalizar aquilo que é o Natal de Elvas”.

O objetivo principal desta atividade passa por inscrever a iniciativa no Livro de Recordes do Guinness. Ver crianças agarradas a este instrumento, diz o presidente, “é uma verdadeira responsabilidade, para recordar as tradições, usos e costumes dos nossos antepassados, para não deixarmos morrer o que de bom eles nos deixaram”.

No próximo ano, garante ainda o presidente, já se pensa em “multiplicar o número de crianças a tocar roncas”, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para que esta iniciativa pudesse acontecer.

 

CIMAC presente no lançamento do projeto TRANSCOM EUROACE

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) marcou presença na reunião de lançamento do projeto TRANSCOM EUROACE – Rede transfronteiriça de Comunidades Energéticas na zona EUROACE, que se realizou no passado dia 28 de novembro no Parque Científico y Tecnológico da Extremadura, em Badajoz.

O objetivo deste projeto, explica a CIMAC, através de um comunicado, é “criar um serviço transfronteiriço de assessoria comunitária (STAC) em toda a região EUROACE que forneça apoio aos interessados e impulsione a criação e desenvolvimento de comunidades de energia”.

O projeto tem também “uma linha de atuação relacionada com a mobilidade sustentável onde está prevista a realização de ações conjuntas para a dinamização da rede de postos de carregamento de veículos elétricos existente”, adianta.

A Junta da Estremadura é a principal entidade beneficiária deste projeto, que tem como parceiros a CIMAC, a AREANATejo, a Diputación Provincial de Badajoz, a Diputación Provincial de Cáceres, a Universidad de Extremadura, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, a Federación de Municipios Y Provincias de Extremadura (FEMPEX), e como sócia a Dirección General de Industria, Energía y Minas da Junta da Extremadura.

O projeto TRANSCOM-EUROACE é financiado em 75% através do programa INTERREG-POCTEP 2021-2027, tem um orçamento global de 2 324 515,99€ e vai terminar no final do ano de 2026.

João Grilo: próximos dois anos são de obras no Município de Alandroal

A menos de dois anos do fim do seu atual mandato, enquanto presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, em entrevista na Rádio ELVAS, faz um balanço do trabalho desenvolvido, em prol daquele concelho, desde que foi reeleito.

Encontrado “o caminho certo” para o trabalho a desenvolver, que, segundo diz, “não se faz de um dia para o outro”, o autarca lembra que, e apesar dos executivos municipais serem eleitos para quatro anos, o “projeto de transformação do concelho” foi iniciado em 2017.

Se no seu primeiro mandato, a preocupação foi a de planear as obras e projetos a realizar, através, sobretudo, de financiamentos comunitários, nestes dois últimos anos, passou-se à sua execução. Os próximos dois anos de mandato serão, igualmente, dedicados à realização de várias obras importantes no concelho.

Durante esta entrevista, João Grilo, para além do balanço deste mandato, aborda vários temas como as obras na Fortaleza de Juromenha e da Estrada Regional 373, que liga Elvas a Alandroal. A entrevista, na íntegra, para ouvir no podcast abaixo:

Carta Educativa para 2023-2033 aprovada pela Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas aprovou ontem, quinta-feira, 14 de dezembro, em sessão extraordinária do executivo, a Carta Educativa para 2023 – 2033.

O documento, que faz o diagnóstico do setor da educação no concelho e aponta algumas medidas para o futuro, foi aprovado por unanimidade de todos os presentes.

O documento segue agora para aprovação na Assembleia Municipal.

Assembleia Municipal de Elvas reúne esta sexta-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne na sexta-feira, dia 15 de dezembro, pelas 15 horas, em sessão ordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

– Período de Antes da Ordem do Dia,

– Período da Ordem do Dia,

1 – Relatório de Atividades,

2 – Aprovação da Ata de 28/09/2023,

3 – IMI / IMI Familiar – 2023,

4 – Relatório Semestral de Auditoria,

5 – Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS),

6 – Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP),

7 – Derrama – Ano Económico 2023,

8 – Participação do Município nos Impostos do Estado – IRS – 2024,

9 – Revisão Orçamental n.º 4,

10 – Alteração da Organização, Estrutura e Funcionamento dos Serviços da Câmara Municipal de Elvas,

11 – Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o Ano Económico 2024.

Casa do Benfica de Campo Maior solidária com “Os Cucos” este Natal

A Casa do Benfica em Campo Maior promove amanhã, sábado, dia 16 de dezembro, mais edição do convívio “Natal Solidário”, em que o principal objetivo é apoiar uma instituição de solidariedade social da região.

Desta vez, como explica o presidente da coletividade, Miguel Minas (na imagem), a escolha recaiu sobre o Centro de Acolhimento “Os Cucos”, em Elvas, para o qual revertem todas as verbas angariadas com a iniciativa.

“Vamos despertar um bocadinho a nossa solidariedade, em nome do Benfica e da Casa do Benfica de Campo Maior, e ajudar quem mais precisa, porque é esse o espírito natalício”, começa por dizer o responsável. “Decidimos fazer um convívio com um preço simbólico para os participantes e, depois, o dinheiro que conseguirmos reunir com essa inscrição dos sócios vai reverter para ‘Os Cucos’”, adianta Miguel Minas.

Lembrando a realidade em que vivem as crianças daquela instituição, o responsável explica que a Casa do Benfica vai procurar oferecer-lhes, entre outras coisas, um computador e um tablet. “São coisas que os nossos filhos todos têm, mas de que estes miúdos estão privados e isso toca-nos”, garante, procurando-se com isto “colmatar as grandes perdas que eles têm e as vicissitudes das suas vidas”.

A par das prendas a oferecer às crianças, a Casa do Benfica, através dos donativos de qualquer pessoa que se queria associar à causa, quer fazer chegar algum mobiliário à instituição, como sofás de dois e três lugares, roupeiros, camas e colchões individuais, cómodas e sapateiras. “Temos algumas pessoas, que nem do Benfica são, que se aperceberam desta nossa causa e que se juntaram a nós”, comenta Miguel Minas, que garante que “todos os donativos são bem-vindos”.

Com o dinheiro angariado com as inscrições no convívio, a Casa do Benfica vai criar um voucher monetário, para entregar à instituição, para que depois esta possa comprar o que considerar mais necessário. Quanto ao mobiliário recolhido, a coletividade fará a ponte para o fazer chegar aos “Cucos”.

Miguel Minas explica ainda que, no decorrer deste convívio, a Casa do Benfica oferece a refeição aos sócios. Qualquer donativo pode ser feito por Mbway ou em numerário a qualquer membro da direção: Miguel Minas (969 138 558); José Mexia (965 778 657); e Nuno Corado (965 865 395).

Este convívio, aberto aos sócios, tem início amanhã pelas 13 horas e decorre nas instalações da Casa do Benfica de Campo Maior.

Festa de Natal do Colégio Luso-Britânico animou o Cineteatro de Elvas

O Cineteatro Municipal de Elvas acolheu na noite desta quinta-feira, 14 de dezembro, a festa de Natal do Colégio Luso-Britânico.

A música coral esteve em destaque na iniciativa, na qual participaram os alunos e professores dos diversos anos lecionados naquele estabelecimento de ensino.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal nesta comemoração natalícia do Colégio Luso-Britânico, integrada na programação do evento Elvas Cidade Natal.

Elvas: comunidade ajuda a concretizar sonhos de Natal dos utentes do Lar Júlio Alcântara Botelho

À semelhança do que já tinha feito no ano passado, o Lar Júlio Alcântara Botelho, em Elvas, tem procurado, com a ajuda de todos aqueles que se queiram associar à causa, concretizar um sonho de Natal dos utentes, com a oferta de prendas.

Através das redes sociais, cada um dos utentes deu a conhecer o presente que gostaria de receber, sendo que, de acordo com o diretor técnico do lar, Paulo Pires, as prendas estão praticamente todas asseguradas. O grande objetivo da iniciativa, diz ainda, é “envolver os utentes na comunidade”.

A verdade é que grande maioria dos utentes acaba por passar o Natal na instituição. “Alguns, com falta de suporte familiar, mantêm-se aqui – que são a maioria – e outros vão passar o Natal a casa com a família e depois regressam à instituição”, adianta Paulo Pires.

Já esta sexta-feira, 15 de dezembro, a instituição promove a sua habitual festa de Natal, nas instalações da Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), a partir das 16h30, até porque o lar ainda se encontra ainda em obras. A expectativa é que esta intervenção, que vai permitir ao lar acolher um total de 81 utentes, esteja concluída já no início de janeiro.

A Rádio ELVAS esteve ainda à conversa com alguns dos utentes do lar sobre esta época de natal e sobre os presentes que gostariam de receber. Manuel Vilas, por exemplo, revela que gosta de receber livros, tendo, só este ano, lido mais de 40. Para Eliseu Cruz, que já nem se lembrava do presente que pediu, o natal é sinónimo de “família em harmonia”.

Joaquim Rodrigues, que confessa ser guloso, conta que pediu, desta vez, chocolates, enquanto Florival Belém, de Vila Viçosa, ainda antes de falar sobre esta época de Natal, quis presentear os ouvintes da Rádio ELVAS com uma das suas muitas quadras, que é possível ouvir na reportagem que apresentamos no podcast abaixo.