Município de Sousel assinada acordo com MAI para construção de novo posto da GNR

O Ministério da Administração Interna (MAI) homologou ontem, 7 de dezembro, acordos com os Municípios de Sousel, Silves e Vila Real de Santo António, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

Através do Contrato Interadministrativo assinado com o Município de Sousel, o Estado irá financiar a construção do novo Posto Territorial da GNR, com 1,2 milhões de euros (acrescidos de IVA).

“Hoje é sem dúvida um dia muito feliz para Sousel. Passados vários anos de uma visita da então Secretária de Estado, Isabel Oneto, a Sousel, quis o destino que o contrato fosse assinado pela senhora. As atuais instalações têm muitos anos e vai ser feito um investimento significativo. Estas são sinergias que funcionam bem para os munícipes e para o país”, disse o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério. De recordar que, para a construção do Posto Territorial da GNR de Sousel, a autarquia cedeu terreno.

“A execução do nosso programa de investimentos tem decorrido a bom ritmo. Esperemos que assim continue no futuro, porque estes programas são essenciais para que as forças de segurança tenham condições de trabalho e de operacionalidade para garantir a segurança dos cidadãos. Concretizamos hoje estes passos porque o poder local é um parceiro essencial nas políticas de segurança e de administração interna. E gostaria de salientar que os territórios menos densamente povoados, ou com povoamento mais disperso, merecem o mesmo respeito da parte do Governo que os territórios urbanos. Todos carecem da mesma proteção e do mesmo investimento”, afirmou, por sua vez, Isabel Oneto.

O protocolo formalizado com o Município de Silves cede ao MAI um terreno para a construção de um novo Posto Territorial da GNR em São Bartolomeu de Messines, enquanto o protocolo formalizado com o Município de Vila Real de Santo António cede ao MAI um terreno para a construção de um novo Posto Territorial da GNR naquele concelho.

A Secretaria-Geral do MAI tem em curso a elaboração dos projetos de execução para os Postos Territoriais da GNR em Alijó, em Freamunde (Paços de Ferreira), em Matosinhos e a breve prazo ficará disponível o contrato interadministrativo para a Esquadra da PSP na Cruz de Pau (Seixal).