CRP da Boa-Fé celebra 65 anos num dia de muita atividade na coletividade

O Centro de Recreio Popular do Bairro da Boa-Fé (CRP) comemorou hoje, sexta-feira, 8 de dezembro, os seus 65 anos.

As comemorações, que contemplaram várias atividades, tiveram início às 9 horas, com o hastear da bandeira, na sede da coletividade, seguida de uma missa por alma dos sócios falecidos, um torneio de matraquilhos, um jogo convívio de futsal, um beberete com bolo de aniversário e baile a cargo de João Tocha.

Ao final da tarde, foi oferecido um lanche a todos os presentes, durante o qual discursaram o presidente da direção do CRP da Boa-Fé, João Rondão Almeida, a tesoureira da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, Sandra Parreiras, e o presidente da Câmara Município de Elvas, José Rondão Almeida.

Num dia importante, com casa cheia, João Rondão Almeida, garante que a coletividade tem as portas sempre abertas para todos os que queiram visitá-la e recorda as modalidades desportivas promovidas diariamente: “esta casa continua com outras modalidades que foram aqui inventadas e descobertas, que é o caso do futebol de salão. A coletividade continua com vida e o mesmo espírito de sempre, como vemos hoje, que temos a casa cheia”.

“A atual direção apresenta-se com um certo dinamismo. Este prédio precisava de um lugar para as crianças, para os jovens, para os menos jovens e para os idosos, e é isso que está a acontecer: têm sido criadas novas secções, umas nas áreas da cultura, outras na área recreativa, outras na área do desporto, e desta forma somos capazes de reavivar as grandes tradições que esta sociedade sempre serviu aos bairristas do bairro da Boa-Fé”, diz, por sua vez, o presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida.

As casas de banho da CRP são de difícil acesso, sendo necessário descer cerca de 20 degraus para lá chegar. Foi anunciado no discurso de aniversário da coletividade que haverá, brevemente, novas instalações sanitárias. “As instalações de casa de banho que existem são quase numa cave, obrigando a descer todos os degraus para poder ir à casa de banho. A Câmara Municipal de Elvas já tem o projeto feito e o material comprado, portanto daqui a alguns meses este edifício já vai ter uma casa de banho para senhoras, outra para senhores e uma para deficientes”, revela ainda o autarca.

“O Natal: Sagrada Família” em exposição em Elvas até 6 de janeiro

“O Natal: Sagrada Família” de João Carpinteiro é o nome da exposição que está aberta ao público a partir de hoje, sexta-feira, 8 de dezembro, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

A exposição, organizada por Isabel Carpinteiro, conta com peças do colecionador e fundador do Museu João Carpinteiro, apresenta também presépios e figuras que colecionou ao longo da vida, em diversos materiais, nomeadamente em barro, cerâmica ou vidro.

A mostra está patente até 6 de janeiro e pode ser visitada todos os dias, exceto à segunda-feira, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 16.30 horas.

Esta iniciativa está inserida no “Elvas Cidade Natal”.

Presépio ao vivo dá início às comemorações de natal em Campo Maior

Foi ao som da música das Roncas d’Elvas que se realizou, ao início da noite desta sexta-feira, 8 de dezembro, um desfile de um presépio ao vivo, entre o Centro Comunitário e o Jardim Municipal de Campo Maior, numa iniciativa que serviu para dar o arranque nas comemorações natalícias na vila.

Por outro lado, na nova Praça Multimodal, há largas dezenas de expositores que, numa feirinha de natal, já dão a conhecer ao público o mais diverso tipo de artigos que produzem e comercializam.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este desfile do presépio procura sempre “replicar o que possa ter acontecido naquela noite mágica” de natal. “Temos um jardim muito decorado, com muitas luzes, e do outro lado, na Praça Multimodal, temos um maravilhoso stand, com largas dezenas de artesãos campomaiorenses que se quiseram vir mostrar nesta feirinha de natal que o município organiza”, assegura.

Tudo isto só é possível, diz ainda Luís Rosinha, graças ao trabalho dos colaboradores da Câmara de Campo Maior, “debaixo da batuta dos vereadores São Silveirinha e Paulo Pinheiro”.

Não tendo dúvidas que esta edição do evento “Onde Tudo se Faz Natal” vai ser “um grande sucesso”, a vereadora São Silveirinha lembra que este desfile das figuras do presépio, agora retomado, não aconteceu nos últimos dois anos. O objetivo é “levar a que as pessoas se divirtam” e possam desfrutar daquilo que o município preparou para estes dias, diz o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, que garante que já se vive o espírito de natal na vila.

As Roncas d’Elvas participam neste desfile do presépio há já vários anos, recorda Carlos Beirão, um dos responsáveis do grupo, que não tem dúvidas de que relações entre Elvas e Campo Maior se estreitam também nestes momentos.

II Rota de Natal: caminhada solidária dá a conhecer iluminação das ruas de Elvas

A II Rota de Natal, inserida na programação da iniciativa “Elvas Cidade Natal” teve lugar hoje, dia 8 de dezembro, numa organização do CUBO.

A caminhada, de cinco quilómetros, passou por todo o Centro Histórico, com partida do Posto de Turismo da Praça da República, na tarde desta sexta-feira.

O objetivo desta caminhada é, segundo Helena Charrua, fundadora do CUBO, “dinamizar a cidade e apresentar as luzes de natal de Elvas às pessoas que acompanham a associação diariamente e aos alunos”.

Foram vendidos 60 gorros de natal, segundo adianta Helena Charrua: “Temos 35 inscritos, e vendemos 60 gorros, dos quais, metade desse valor reverte a favor dos bombeiros para a compra de equipamento”.

A caminhada percorreu 5 km, pelas ruas da cidade que se encontram iluminadas, acrescenta Helena Charrua: “A caminhada são 5 quilómetros, a intenção é, assim que as luzes ligarem começarmos a caminhar, para passarmos por todas as ruas da cidade que estão iluminadas”.

Mercadinho de Natal dá outra vida ao Mercado Municipal de Arronches

Até domingo, 10 de dezembro, o Mercado Municipal de Arronches é, na verdade, um Mercadinho de Natal, onde várias dezenas de artesãos do concelho, sobretudo, procuram dar a conhecer e vender os trabalhos que produzem.

Mas nem só de artesanato se faz esta iniciativa, até porque não faltam atrações para os mais pequenos, bem como vários espetáculos musicais.

Na tarde desta sexta-feira, dia 8, e perante uma casa cheia, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, dizia-se “muito satisfeito” com esta iniciativa, que vai já na sua terceira edição. “É uma aposta que me parece que resultou muito bem. Tentamos, de ano para ano, ir melhorando e inovando, mas a verdade é que sem os comerciantes da terra e aqui do mercado, não era possível”, assegura.

O autarca destaca também o aumento da oferta de divertimentos para crianças, com um insuflável e um carrossel, num evento que, desta feita, em vez de dois dias, dura três. “Tentámos criar aqui um espírito de natal que seja do agrado todos”, diz ainda João Crespo. Considerando que esta é uma aposta ganha, o autarca garante ainda que a iniciativa irá continuar a realizar-se nos próximos anos.

 

 

 

 

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas abriu portas esta sexta-feira (c/fotos)

Está a decorrer na vila de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, a XXII Mostra de Doçaria, que termina no domingo, dia 10 de dezembro.

A Mostra de Doçaria de Alcáçovas é promovida pelo Município de Viana do Alentejo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.

Avisos para Sistema de Incentivo para Inovação e Desenvolvimento já abertos

Estão abertos os avisos para a apresentação de candidaturas aos concursos SIID – I&D Empresarial: Operações Individuais para Territórios de Baixa Densidade, com aplicação nos territórios de baixa densidade das regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), definidos pela CIC Portugal 2020; Operações Individuais para Outros Territórios, com aplicação fora dos territórios de baixa densidade das regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), definidos pela CIC Portugal 2020; Operações em Copromoção para Territórios de Baixa Densidade, com aplicação nas regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), fora dos territórios de baixa densidade definidos pela CIC Portugal 2020; e Operações em Copromoção para Outros Territórios, com aplicação nas regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), fora dos territórios de baixa densidade definidos pela CIC Portugal 2020.

Nos avisos SIID – I&D Empresarial – Operações Individuais – Baixa Densidade e Outros Territórios são apoiadas operações de Investigação e Desenvolvimento (I&D), na modalidade individual, realizadas por uma empresa, alinhadas com os domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3), as quais compreendem investimentos em atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, estimulando a sua valorização económica e a promoção de inovação.

Podem candidatar-se micro, pequenas e médias empresas (PME) e as empresas de pequena-média capitalização (SmallMidCap), de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que cumpram os requisitos de elegibilidade previstos no artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 20-A/2023, de 22 de março, que define o regime geral de aplicação do Portugal 2030 e respetivos Fundos, e no artigo 46.º do Regulamento Específico Inovação e Transição Digital (REITD).

A dotação fundo indicativa disponível destes avisos para o Alentejo é de 1.000.000€ e 500.000€, respetivamente, com uma taxa máxima de cofinanciamento FEDER de 80%.

Nos avisos SIID – I&D Empresarial – Operações em Copromoção – Baixa Densidade e Outros territóriossão apoiadas operações de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na modalidade em copromoção, realizadas entre empresas e/ou com entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII), alinhadas com os domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3), as quais compreendem investimentos em atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, estimulando a sua valorização económica e a promoção de inovação.

Podem candidatar-se micro, pequenas e médias empresas (PME) e as empresas de pequena-média capitalização (SmallMidCap), de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que cumpram os requisitos de elegibilidade previstos no artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 20-A/2023, de 22 de março, que define o regime geral de aplicação do Portugal 2030 e respetivos Fundos, e no artigo 46.º do Regulamento Específico Inovação e Transição Digital (REITD).

São ainda beneficiárias, na qualidade de copromotoras, as Entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (ENESII), incluindo as das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, no caso das operações financiadas pelo Programa Inovação e Transição Digital.

A dotação fundo indicativa disponível destes avisos para o Alentejo é de 800.000€ e 200.000€, respetivamente, com uma taxa máxima de cofinanciamento FEDER de 80%.

Para mais informação consulte o site www.alentejo.portugal2030.pt

Jantar anual do CEN decorre esta sexta-feira

O Clube Elvense de Natação promove, esta sexta-feira, dia 8 de dezembro, o “Jantar do Clube”.

No início de cada época desportiva, coincidindo com a época natalícia, o clube pretende, como é habitual, homenagear os atletas e colaboradores das diversas Secções.

“Jantar do Clube “, promovido pelo Clube Elvense de Natação, que decorre esta sexta-feira, pelas 20 horas, no Restaurante Solar dos Chorões.

Município de Campo Maior promove workshops sobre compostagem

No âmbito do projeto de recolha seletiva de biorresíduos recentemente apresentado pelo Município de Campo Maior, foram realizados ontem, dia 7 de dezembro, três workshops sobre compostagem.

Os workshops decorreram na Junta de Freguesia de Degolados, na Escola Secundária de Campo Maior, para os alunos dos Cursos Profissionais de Turismo Ambiental e Ação Educativa, e no Centro Cultural. As sessões foram dirigidas por Joana Costa, da empresa BioRumo, que no âmbito do programa “RecolhaBio” prestou apoio na implementação deste projeto de Compostagem Doméstica e Comunitária.

Esta ação deve como principais objetivos alertar os presentes para a importância da compostagem na redução do lixo indiferenciado, aproveitando o resíduo como recurso, explicar como funciona o processo em si, incluindo aspetos físico-químicos e também sensibilizar aqueles que participaram para aderirem ao processo de Compostagem.

A vereadora São Silveirinha e a técnica do Ambiente, Paula Caldeira, marcaram presença nesta iniciativa.

De relembrar que este projeto tem o intuito de dar cumprimento às obrigações legais nacionais e europeias para a gestão de resíduos e cumprir com as metas estipuladas pela Agência Portuguesa do Ambiente em matéria de resíduos, nomeadamente o PERSU – Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030.

Os interessados em aderir à Compostagem Doméstica, que residam nas Freguesias de Nossa Senhora da Expectação e de São João Baptista, podem fazer a sua inscrição e ficar a conhecer as regras de adesão e utilização através do link: https://bit.ly/3QRSwi3

Fonte: Município de Campo Maior

Aniversário da AASHE com muita animação esta sexta-feira

A Associação de Ação Social Humanitária de Elvas (AASHE) está a comemorar hoje, sexta-feira, 8 de dezembro, 13 anos desde a sua fundação.

O aniversário teve início pelas 11.30 horas, com uma missa pelas almas dos sócios falecidos, e deu continuidade pelas 13 horas com um almoço convívio. “Como nós não temos muitos sócios, o objetivo do almoço de hoje é que a associação tenha um dia com todos juntos, normalmente vêm poucos sócios, por volta de 5/6, mas hoje temos a casa cheia, com mais de 50 pessoas presentes”, revela Marcelino Vinagre, presidente da associação.

Embora a associação tenha 13 anos de atividade, a evolução foi muito pouca, acrescenta Marcelino Vinagre: “nós não temos muita evolução, porque a casa que nós temos é muito pequena, por isso não dá para avançarmos, limitamo-nos a receber os cabazes de natal oferecidos pela Casa Nabeiro, que são oferecidos todos os anos durante o natal. Se fecharmos a porta só para os sócios é muito pouco, mas se abrirmos para todos é muito para nós”.

Mesmo a casa sendo pequena, a associação dá apoio aqueles que mais necessitam, afirma o presidente da associação: “nós vamos dando apoio aos que mais necessitam, é essa a nossa missão”.

Campo Maior: já são conhecidos vencedores do primeiro sorteio da campanha de natal

O primeiro sorteio da segunda edição da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, realizou-se ontem, 7 de dezembro, no Centro Comunitário.

Estiveram presentes, neste sorteio, o presidente do Município, Luís Rosinha, bem como um comerciante (Luís Cordeiro) e um muncípe (Eugénio Candeiras) convidados.

A lista de premiados pode ser consultada na tabela abaixo:

Os premiados serão contactados a partir de segunda-feira, dia 11 de dezembro, para receberem informações sobre como poderão levantar os seus prémios. Os vales, agora sorteados, poderão ser utilizados até 29 de fevereiro de 2024 nos estabelecimentos aderentes à iniciativa (ver aqui).

II Rota de Natal solidária esta sexta-feira em Elvas

II Rota de Natal, inserida na programação da iniciativa “Elvas Cidade Natal” tem lugar hoje, dia 8 de dezembro, numa organização do CUBO.

A caminhada, de cinco quilómetros, vai percorrer o Centro Histórico, pelas 17.15 horas, com partida do Posto de Turismo da Praça da República.

A iniciativa tem um custo de 7,5€, dos quais 2,5€ revertem para os Bombeiros Voluntários de Elvas. A inscrição pode ser feita no Rossio do Meio ou AQUI.

Município de Sousel assinada acordo com MAI para construção de novo posto da GNR

O Ministério da Administração Interna (MAI) homologou ontem, 7 de dezembro, acordos com os Municípios de Sousel, Silves e Vila Real de Santo António, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

Através do Contrato Interadministrativo assinado com o Município de Sousel, o Estado irá financiar a construção do novo Posto Territorial da GNR, com 1,2 milhões de euros (acrescidos de IVA).

“Hoje é sem dúvida um dia muito feliz para Sousel. Passados vários anos de uma visita da então Secretária de Estado, Isabel Oneto, a Sousel, quis o destino que o contrato fosse assinado pela senhora. As atuais instalações têm muitos anos e vai ser feito um investimento significativo. Estas são sinergias que funcionam bem para os munícipes e para o país”, disse o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério. De recordar que, para a construção do Posto Territorial da GNR de Sousel, a autarquia cedeu terreno.

“A execução do nosso programa de investimentos tem decorrido a bom ritmo. Esperemos que assim continue no futuro, porque estes programas são essenciais para que as forças de segurança tenham condições de trabalho e de operacionalidade para garantir a segurança dos cidadãos. Concretizamos hoje estes passos porque o poder local é um parceiro essencial nas políticas de segurança e de administração interna. E gostaria de salientar que os territórios menos densamente povoados, ou com povoamento mais disperso, merecem o mesmo respeito da parte do Governo que os territórios urbanos. Todos carecem da mesma proteção e do mesmo investimento”, afirmou, por sua vez, Isabel Oneto.

O protocolo formalizado com o Município de Silves cede ao MAI um terreno para a construção de um novo Posto Territorial da GNR em São Bartolomeu de Messines, enquanto o protocolo formalizado com o Município de Vila Real de Santo António cede ao MAI um terreno para a construção de um novo Posto Territorial da GNR naquele concelho.

A Secretaria-Geral do MAI tem em curso a elaboração dos projetos de execução para os Postos Territoriais da GNR em Alijó, em Freamunde (Paços de Ferreira), em Matosinhos e a breve prazo ficará disponível o contrato interadministrativo para a Esquadra da PSP na Cruz de Pau (Seixal).

Elvas: 143 anos de SIR celebrados com promessa de obras na sede da coletividade

A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR) de Elvas comemora hoje, 8 de dezembro, os 143 anos desde a sua fundação, com a habitual festa de aniversário, na sede da coletividade, com beberete e bolo para os sócios.

Ainda que este seja um dia de festa, os desejos da direção da SIR, como explica Sandra Perico, é que a coletividade possa entrar, em breve, em obras, dado que o pátio, onde habitualmente decorrem, entre outras coisas, os ensaios de Carnaval, está em risco de ruir. “Este ano está complicado, porque a obra ainda não foi feita. Temos problemas de estrutura e não podemos fazer os ensaios lá em baixo”, garante.

“Mas hoje é dia de esquecer tudo isso e de celebrarmos mais um aniversário, com os sócios que podem cá estar”, diz ainda Sandra Perico, dando conta que, à semelhança de outros anos, a festa inclui o habitual içar da bandeira, para além do beberete.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, lembra que os dois muros de suporte do edifício estão “em risco de vir a criar um problema público”. Por outro lado, e assegurando que esta tem sido uma das sedes que mais o têm preocupado, o autarca garante que a direção vai poder avançar com obras, num investimento em torno dos 20 mil euros, para recuperar a cobertura do edifício e resolver outros problemas existentes no seu interior.

Não querendo que aconteça na SIR um “fenómeno” semelhante àquele que aconteceu na sede da “Azevia”, Rondão Almeida explica que terá de ser a própria associação, através de fundos comunitários, a avançar com as obras dos dois muros de suporte, para evitar a queda do pátio. “Vamos tentar ver se há, no quadro comunitário, algum programa a que a associação se possa candidatar para fazer esses dois muros de suporte, pagando depois a Câmara Municipal aquela componente que pertence à própria associação”, remata.

Mostra de Doçaria arranca esta sexta-feira em Alcáçovas (Viana do Alentejo)

A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, vai ser palco da 22ª Mostra de Doçaria, entre hoje e domingo, de 8 e 10 de dezembro.

“Divulgar e preservar a doçaria conventual e palaciana” é o principal objetivo, segundo Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Este ano o certame conta com três dias em vez dos habituais dois dias.

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas é  promovida pelo município de Viana do Alentejo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.

Borba: espírito de natal já invadiu Pavilhão de Eventos da cidade

Até domingo, 10 de dezembro, o Pavilhão de Eventos de Borba é palco de um vasto leque de atividades de natal para toda família.

Com insufláveis, carrosséis e a apresentação de contos de natal, entre outros atrativos, como explica a vereadora Sofia Dias, iniciaram-se ontem, quinta-feira, dia 7, este conjunto de atividades, num dia dedicado, sobretudo, às crianças das escolas do concelho. “São dias de atividades para crianças, mas também para os adultos, que se têm divertido muito”, assegura.

“Tivemos casa cheia, com as atividades que temos aqui pensadas para eles. Agora vamos continuar pelo fim de semana fora”, diz ainda, destacando, da programação desta sexta-feira, dia 8, a apresentação do espetáculo “Rapunzel”, pelas 16 horas. Até domingo, o evento, que conta com entradas gratuitas, abre portas às 10 horas.

Terminada a iniciativa, no domingo, no Pavilhão de Eventos, até janeiro, Borba conta ainda com a tradicional iluminação de natal, bem como o já famoso presépio de rua, com grande parte das figuras situadas na Praça da República e junto à Fonte das Bicas.

Saiba como renegociar um crédito na rubrica da DECO

Renegociar um crédito significa alterar as condições do contrato celebrado entre o banco e o consumidor.

Para que se verifique esta alteração das condições, é necessário que  as partes estejam de acordo.

A renegociação consiste em alterar o regime da taxa de juro, alargar o prazo do empréstimo ou a renegociação de um período de carência.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Capela de Nossa Senhora da Conceição aberta ao público esta sexta-feira

O Dia de Nossa Senhora da Conceição comemora-se esta hoje, sexta-feira, 8 de dezembro,  feriado nacional.

Para celebrar esta data, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas, está aberta ao público até às 19 horas. Os fiéis dirigem-se ao longo do dia de hoje até à capela para rezar e fazer oferendas a Nossa Senhora da Conceição.

Além dos fiéis, a capela também recebe também muitos turistas, visto que hoje é o único dia em que está aberta ao público.

Durante muito tempo, o “Dia da Mãe” foi comemorado no dia 8 de dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

Lions Clube Elvas Baluarte recolhe alimentos para famílias carenciadas esta sexta-feira e sábado

O Lions Clube Elvas Baluarte procede hoje e amanhã, dias 8 e 9 de dezembro, à recolha de bens alimentares em duas superfícies comerciais de Elvas.

O objetivo, explica a presidente da associação, Maria Manuel Marques, passa por “elaborar cabazes de alimentos, para dar um Natal mais confortável às famílias carenciadas”.

As quatro famílias, de Elvas, que irão receber estes cabazes já estão sinalizadas, pelo Lions Clube Elvas Baluarte.

Paralelamente a esta ação, adianta Maria Manuel Marques, a associação também está a aceitar roupa de adulto e criança, que pode ser entregue na Rua de Olivença, na Mariju, para ajudar “pessoas efetivamente carenciadas”.

Lions Clube Elvas Baluarte que procede, hoje e amanhã, à recolha de bens alimentares, para proporcionar um Natal mais confortável, a quem mais precisa.

SIR comemora esta sexta-feira os seus 143 anos

A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), em Elvas, assinala hoje, sexta-feira, 8 de dezembro, os seus 143 anos de existência.

A data é celebrada com um beberete, marcado para o meio-dia na sede da coletividade.

 

Desfile de presépio ao vivo no arranque das comemorações de natal em Campo Maior

Sob o mote “Onde Tudo se Faz Natal”, Campo Maior começa esta sexta-feira, 8 de dezembro, a celebrar esta quadra festiva.

Entre o Jardim Municipal e a Praça Multimodal, o evento vai contemplar, ao longo deste fim de semana prolongado, bem como do próximo, muita animação, através de várias atuações musicais e espetáculos, para além de uma feira de natal.

Já hoje, como explica a vereadora São Silveirinha, haverá desfile de um presépio ao vivo, pelas 18 horas, acompanhado pelo grupo Roncas d’Elvas, sendo, na mesma ocasião, inaugurada a iluminação de natal da vila. Antes, pelas 15 horas, é aberta a feirinha na Praça Multimodal. Muita da animação do evento, diz ainda, é direcionada para os mais novos.

São Silveirinha destaca ainda o comboio de natal que vai andar a percorrer a vila, os workshops e atuações musicais que vão animar o evento, para além da feira, que, desta vez, conta com um expressiva participação de artesãos e não só. “Temos cerca de 50 pessoas a participar”, adianta a vereadora.

Ao longo da semana, as crianças das escolas, bem como os seniores do concelho, vão poder também desfrutar do comboio de natal.

O comboio, aos fins de semana, vai funcionar de meia em meia hora, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

Dia de Nossa Senhora da Conceição celebrado em Elvas

O Dia de Nossa Senhora da Conceição comemora-se esta sexta-feira, 8 de dezembro,  feriado nacional.

Para celebrar a data, hoje “há missa solene, pelas 12.15 horas, no paiol, junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, que estará aberta ao público durante entre as 9 e as 19 horas”, como revela João Paulo Carneiro, membro da mesa administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Conceição.

Mercadinho de Natal em Arronches começa esta sexta-feira

Foto: município Arronches

O Mercadinho de Natal, em Arronches, começa esta sexta-feira, 8 de dezembro e decorre até domingo, 10 de dezembro, no mercado municipal.

A abertura oficial desta iniciativa está marcada para hoje, às 10 horas, sendo que meia hora mais tarde é lançada uma infusão de chá de Arronches, denominada de “Chá Aroche”.

Durante a tarde há animação infantil e carrosséis, no mercado municipal, a partir das 14 horas.

Neste primeiro dia destaque ainda para atuação dos Grupos: “Verde Maio”, da Escola de Música de Arronches; Grupo das Pedrinhas de Arronches e o Grupo Coral da Associação de Professores de Portalegre.

Pelas 16 horas é visita do Pai Natal.

Banda 14 de Janeiro anima Casa das Barcas este sábado

A Banda 14 de Janeiro atua na Casa das Barcas, no âmbito do Mercado de Natal, inserido na iniciativa “Elvas Cidade Natal”, este sábado, 9 de dezembro, pelas 9.30 horas.

A animação inicia-se na Casa das Barcas e prolonga-se até às ruas do centro histórico da cidade durante toda a manhã. “Vamos interpretar seis temas que temos preparados, para animar quem está por lá. Ao longo da manhã vamos andar pelo centro histórico a animar a cidade”, afirma Jorge Grenho, maestro da Banda 14 de Janeiro.

CRP da Boa-Fé celebra 65 anos esta sexta-feira

O Centro de Recreio Popular do Bairro da Boa-Fé (CRP) comemora hoje,  sexta-feira, 8 de dezembro, os seus 65 anos.

As comemorações, que contemplam várias atividades, têm início às 9 horas, com o hastear da bandeira, na sede da coletividade.

Pelas 10 horas há torneio de matraquilhos, seguindo-se, ao meio-dia, a missa por alma dos sócios falecidos.

Um jogo convívio de futsal está agendado para as 15 horas e, às 18 horas, tem lugar um beberete com bolo de aniversário e baile a cargo de João Tocha.

Dia da Imaculada Conceição celebrado esta sexta-feira em Vila Viçosa

Neste dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, em Vila Viçosa, há diversas manifestações religiosas, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Pelas 9.30 horas é feito o acolhimento dos peregrinos e recitação do Terço , a cargo das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição; às 11 horas tem lugar a Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho; pelas 15 horas começa a Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, pelas ruas de Vila Viçosa.

Às 17 horas termina a procissão e segue-se a Eucaristia da tarde com investidura de novos confrades, pelas 18.30 horas decorre o ato de consagração e encerramento das solenidades

Faleceu Zé António, antigo capitão de “O Elvas”

Faleceu Zé António, antigo capitão da equipa de futebol de “O Elvas”.

Jogador do clube nas épocas douradas de 1984 e 1987, José António Carapinha Lindeza, natural de Beja, fez parte do plantel que subiu à primeira divisão.

Era defesa central, mas marcava golos, um deles foi decisivo em Mangualde, quando fez o 2-1 favorável aos azuis e ouro nesse dia histórico.

A Rádio ELVAS endereça os mais sentidos pêsames à família e amigos.