Despiste fez um ferido leve em Elvas

Um ferido leve é o resultado de um despiste, na entrada do túnel da Avenida Garcia de Orta, em Elvas, no sentido portas de Olivença-Viaduto.

O ferido foi transportado ao Hospital de Santa Luzia de Elvas.

O alerta foi às 21.15 horas, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, tendo sido mobilizados nove operacionais e quatro viaturas, do Bombeiros Voluntários de Elvas, a SIV do Hospital de Elvas e PSP de Elvas.

Assembleia Geral de “O Elvas” aprova constituição da SAD

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos convocou os seus associados para uma Assembleia Geral que se realizou ao início da noite desta quinta-feira, 30 de novembro, pelas 20h15, na sede do clube. Estiveram presentes menos de 30 sócios.

No que toca à proposta da direção para a constituição da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), foi decidido por todos os sócios, sem votos contra, de que “avançar com a SAD seria o melhor para o clube”. “Já estamos a trabalhar, já temos tudo negociado, se tudo correr bem vamos oficializar a formalização da SAD”, confirmou o presidente do clube, Hugo Mimoso.

Foi também decidido que o representante para figurar entre os administradores da SAD será Hugo Mimoso. “A minha função é única e exclusivamente porque, por lei, tem de estar uma pessoa da direção a representar a SAD”, revelou.

Em relação ao orçamento para o próximo ano, foi dito na Assembleia Geral, que o mesmo só pode ser apresentado em janeiro, visto que a direção tem apenas três meses de atividade, pelo que as contas ainda não estão finalizadas. O vice-presidente d’O Elvas, Gonçalo Piçarra, pediu à mesa para que o orçamento seja apresentado numa futura Assembleia Geral, pedido a que a mesa acedeu.

Hugo Mimoso revelou ainda aos microfones da Rádio ELVAS que o clube está em sintonia com os investidores, apesar de haver algumas divergências: “os investidores estiveram presentes no estádio, no jogo de domingo, contra o Santa Clara. Estamos em sintonia, há sempre divergências para resolver, mas de um modo geral tem estado tudo a correr bem”.

Iluminação de natal dá outro brilho ao centro histórico de Elvas

Ao início da noite desta quinta-feira, 30 de novembro, e com a abertura do evento “Elvas Cidade Natal”, na Praça da República, foi inaugurada a iluminação de natal do centro histórico.

A Rádio ELVAS percorreu as principais artérias do centro histórico para registar as iluminações que, desta feita, dão outro brilho ao natal elvense.

Mesmo debaixo de chuva, Elvas já se “transformou” em “Cidade Natal”

Ainda que a chuva tenha impedido, ao final da tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, a realização da cerimónia oficial de abertura do evento, a Praça da República, em Elvas, é já uma “Cidade Natal”.

O coração da cidade vai estar animado, até 7 de janeiro, com o mais diverso tipo de atividades, onde para os mais pequenos não faltam o carrossel parisiense, uma mini roda gigante, um comboio infantil, a Aldeia do Pai Natal e a Fábrica dos Brinquedos. A par disso, há stands para venda e mostra de produtos, na Feira de Natal, sendo a grande novidade, este ano, a pista de gelo, que ocupa grande parte do tabuleiro da Praça da República.

Serão, lembra o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, “39 dias de pura animação e magia”, que incluem uma programação com “mais de 80 iniciativas”. E, “faça chuva, faça sol”, acrescenta, o evento está inaugurado. “Acho que estão todos os requisitos reunidos para que seja um sucesso esta segunda edição do ‘Elvas Cidade Natal'”, acrescenta.

No que toca à pista de gelo, Cláudio Monteiro garante que esta é uma infraestrutura que, à semelhança do que acontecia antigamente no coliseu, tem sempre muita procura. “Temos tido muitos grupos a querem marcar, para vir cá, sejam grupos do outro lado da fronteira, sejam grupos portugueses”, revela. Assegurando que “Elvas Cidade Natal” vai muito para além de tudo aquilo que acontece na Praça da República, uma vez que haverá, em todos os espaços municipais as mais diversas atividades, é também um “contributo”, nesta altura do ano, para o comércio local.

Neste evento, a Câmara Municipal de Elvas investiu cerca de 300 mil euros, contando com o apoio de cerca de 40 associações do concelho, na organização das mais diversas iniciativas previstas até 7 de janeiro.

As iniciativas programadas, no âmbito do evento, incluem, entre outros, a tradição do presépio no Adro da Sé, os concertos natalícios e a realização do Presépio ao Vivo, assim como a possibilidade de realizar viagens no comboio turístico decorado com motivos natalícios.

“Cozinha dos Ganhões”: fim de semana de “boa comida” e muita animação em Estremoz

Considerado um dos maiores certames gastronómicos da região, a “Cozinha dos Ganhões” está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, onde decorre até domingo, 3 de dezembro.

O evento, inaugurado ao final da tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, como recorda o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, decorre em simultâneo com mais uma edição da Feira da Caça e Pesca. O autarca diz ainda ser “com muito orgulho” que a autarquia volta a promover o evento.

“Vamos ter um fim de semana de boa comida, de animação, de voltar um pouco às origens, com o ambiente das tasquinhas, com ambiente festivo, com programação virada para esse efeito”, assegura o autarca, que destaca também a participação, no evento, dos restaurantes, doceiros e artesãos do concelho, a par de algumas associações e instituições.

Para João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, presente na cerimónia de abertura, este é um dos “principais eventos dinamizadores” da região. Também para o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, todos os eventos que aconteçam na região “são importantes” para esta zona dos mármores.

Estão a participar no evento, que conta com entrada gratuita, oito restaurantes e quatro doceiros. A animação musical, neste primeiro dia, vai estar, a partir das 21h30, a cargo de “Os Boinas”, do grupo Banza, às 22h30, e de Jorge Gomes, uma hora depois (23h30). A animação no Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições prossegue noite dentro com discoteca.

Amanhã, a “Cozinha dos Ganhões” abre portas ao meio-dia. O grande destaque dos espetáculos musicais de amanhã vai para os “De Moda em Moda”, às 22h30.

 

Presépio Playmobil de Carlos Martins inaugurado esta sexta-feira

“Presépio, do projeto à realidade” é o mote para a exposição de presépios feitos a partir da coleção de Playmobil de Carlos Borrega Martins, patente na Casa da Cultura de Elvas.

Esta exposição inaugura-se esta sexta-feira, 1 de dezembro pelas 10 horas, e está patente ao público até ao dia 7 de janeiro.

A sua paixão pelos incríveis universos, com destaque para esta quadra festiva, pode ser visitada todos os dias da semana na Casa da Cultura, por miúdos e graúdos.

Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Elvas e inserida no evento “Elvas Cidade Natal”.

“The Hunger Games” em exibição em Elvas

“The Hunger Games – A balada dos pássaros e das sementes” é o filme em exibição amanhã, sexta-feira, 1 de dezembro, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Sinopse: “a história de “The Hunger Games” – 64 anos antes de Katniss Everdeen se voluntariar como Tributo, e décadas antes de Coriolanus Snow se tornar o tirano Presidente de Panem. A nova aventura acompanha o jovem Coriolanus, a última esperança da outrora orgulhosa família Snow, cuja linhagem decadente significou uma queda em desgraça no Capitólio do pós-guerra. Com o seu sustento ameaçado, Snow aceita relutantemente a missão de ser o mentor de Lucy Gray Baird – um tributo do empobrecido Distrito 12 – nos 10.º The Hunger Games. Assim que o encanto de Lucy Gray cativa o público de Panem, Snow vê uma oportunidade de mudar o destino de ambos. Lutando contra os seus instintos tanto para o bem quanto para o mal, Snow parte numa corrida contra o tempo para sobreviver e revelar se acabará por tornar-se um pássaro… ou uma cobra”.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus ou em ticketline.pt.

Peça de teatro “Homo Sacer” apresentada aos alunos de Elvas

A peça “Homo Sacer”, do Teatro D. Maria II, foi apresentada esta manhã de quinta-feira, 30 de novembro, aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, dos agrupamentos de Escolas nº2 e 3 e do Colégio Luso-Britânico.

Elvas foi uma das cidades escolhidas, a nível nacional, para receber a apresentação de “Homo Sacer”. Para o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, “é uma honra e um privilégio”, que esta peça seja apresentada na cidade, até porque aborda questões relacionadas com “o preconceito, as minorias e diferenciação”, considerando que é “um despertar de consciências e de sensibilização”.

“Homo Sacer” foi apresentada no Cineteatro de Elvas, aos alunos das escolas. Amanhã, sexta-feira, 1 de dezembro, a peça sobe ao mesmo palco às 21.30 horas, para o público em geral.

Já foram lançados avisos para candidaturas a Assistência Técnica

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em nota de imprensa, dá conta de que os avisos para a apresentação de candidaturas à Assistência Técnica, encontram-se abertas até dia 29 de fevereiro.

A nota de imprensa enviada à nossa redação para ler na íntegra:

“Avisos para Assistência Técnica já estão publicados

Desde o passado dia 29 de novembro de 2023 e até 29 de fevereiro de 2024, estão
abertos os avisos apara a apresentação de candidaturas à Assistência Técnica
2023/2024/2025 – Organismos Intermédios, Assistência Técnica 2024/2025 – ITI –
CIM e Assistência Técnica 2024/2025 – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social –
EMPIS.

O aviso à Assistência Técnica 2023/2024/2025 – Organismos Intermédios tem uma dotação fundo indicativo disponível de 520.000 euros à taxa máxima de cofinanciamento FSE de 85% e destina-se aos organismos intermédios com contrato de delegação de competências celebrado com a AG, destinando-se a assegurar o exercício das competências de gestão delegadas pela Autoridade de Gestão nos Organismos Intermédios (OI).

O aviso à Assistência Técnica 2024/2025 – ITI – CIM, tem uma dotação fundo indicativo disponível de 1.456.668,00€ à taxa máxima de cofinanciamento FSE de 85% e destinam-se aos Organismos Intermédios com contrato de delegação de competências celebrado com a AG no âmbito dos Contratos para o Desenvolvimento de Coesão Territorial destinando-se a assegurar o exercício das competências de gestão delegadas pela Autoridade de Gestão nos Organismos Intermédios (OI), nomeadamente as Comunidades Intermunicipais.

O aviso Assistência Técnica  2024/2025 – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social – EMPIS tem uma dotação fundo indicativo disponível de 43.139,37€ à taxa máxima de cofinanciamento FSE de 85% e destinam-se a organismo intermédio com contrato de delegação de competências celebrado com a AG no que respeita às tipologias de intervenção “Empreendedorismo e Inovação Social, com suporte administrativo e financeiro da AD&C- Agência para o Desenvolvimento e Coesão, que apresentará a candidatura e fará o respetivo acompanhamento, destinando-se  a assegurar o exercício das competências de gestão delegadas pela AG em Organismos Intermédios (OI), nomeadamente a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social – EMPIS.

O Programa financiador destes avisos é o Programa Regional Alentejo 2021-2027 sendo a Entidade gestora do apoio/Organismo Intermédio a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo.”

Ferido ligeiro em despiste na estrada entre Campo Maior e Degolados

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ao início da tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, resultou num ferido leve, na estrada que liga Campo Maior a Degolados.

Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta para esta ocorrência foi dado às 13h15, sendo que o único ferido, um homem de 40 anos, foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Para o local foram mobilizados três veículos e nove operacionais entre os Bombeiros de Campo Maior e a GNR.

“O Elvas” recebe Fabril do Barreiro no domingo

“O Elvas” joga no domingo, 3 de dezembro, em casa, frente ao Fabril do Barreiro, em jogo da 11ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal. A partida tem lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal, às 15 horas.

As restantes seis partidas desta ronda jogam-se à mesma hora e são as seguintes: Vitória de Setúbal – Oriental; Louletano –  Juventude de Évora; Real – Barreirense; Serpa – Vasco da Gama da Vidigueira; Moncarapachense – Sintrense; Imortal – Lusitano de Évora.

A Rádio ELVAS acompanha, no domingo, na sua emissão desportiva, a partir das 14 horas, com relato e reportagem o jogo entre o Clube Alentejano de Desportos e o Fabril.

Feira da Caça e Pesca de Estremoz até domingo no Parque de Feiras e Exposições

Foto de arquivo

A Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza decorre, em paralelo, com Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz,  a partir desta quinta-feira 30 de novembro, e  até domingo, 3 de dezembro.

Este ano, a Feira da Caça e Pesca tem como tema a Serra d’Ossa, segundo revela a vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira. “Este ano a Feira da Caça e Pesca tem um tema, que é a Serra d’Ossa: nós estamos a apostar cada vez mais na nossa Serra d’Ossa e em todas as suas potencialidades, quer a nível de turismo na natureza, quer a nível de turismo desportivo. Esta é mais uma forma de potenciar a Serra d’Ossa ali naquele certame e tudo o que é de caça e pesca vai estar ali, à volta deste tema, da sua fauna e da sua flora”, explica.

Neste primeiro dia, o evento conta com uma mostra de material para pesca, a partir das 19h30; um workshop de terapia com animais e o lançamento do início da campanha de adoção de animais de companhia, pelas 21 horas.

Assembleia de “O Elvas” discute esta quinta-feira a constituição da SAD

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos convoca os seus associados para a reunião da Assembleia Geral que se realiza hoje, quinta-feira, dia 30 de novembro, às 19.45 minutos, na sede do clube, na rua dos Chilões, nº2.

A Assembleia tem os seguintes pontos:

– apreciação, discussão e votação da proposta da direção para a Constituição da Sociedade Anónima Desportiva, (SAD);

– apreciação, discussão e votação da proposta da direção para nomeação de Representante para figurar entre os Administradores da Sociedade Anónima Desportiva, (SAD)

– apreciação, discussão e votação da proposta da direção referente ao plano de atividades e orçamento para o ano de 2024;

– informações sobre os primeiros 90 dias de mandato da atual direção.

Se à hora prevista não estiver metade dos sócios, a assembleia-geral realiza-se meia hora depois, às 20. 15 horas.

“Cozinha dos Ganhões” de regresso esta quinta-feira a Estremoz

Foto de arquivo

A “Cozinha dos Ganhões” está esta quinta-feira, 30 de novembro, de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Promovida pelo Município de Estremoz, a “Cozinha dos Ganhões”, considerado o maior certame gastronómico da região, que decorre até domingo, dia 3 de dezembro, em paralelo com a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, conta com entrada gratuita.

O objetivo, revela a vice-presidente da Câmara Sónia Caldeira, é mostrar “as potencialidades do concelho”, aliando-se ao evento a caça e pesca, para que o certame não se resuma apenas a um bom momento de convívio gastronómico: “procuramos ter mais um espaço a visitar no certame, para não serem só as tasquinhas e os petiscos”.

Com a aposta que tem vindo a ser feita na Serra d’Ossa e para a continuar a potenciar, revela ainda Sónia Caldeira, será precisamente aquela zona de interesse ambiental o tema central da Feira da Caça e Pesca.

Esta edição da “Cozinha dos Ganhões”, que conta com a participação de oito restaurantes e quatro doceiros, é inaugurada hoje pelas 18 horas. A animação musical, neste primeiro dia, vai estar, a partir das 21h30, a cargo de “Os Boinas”, do grupo Banza (22h30) e de Jorge Gomes (23h30). A animação no Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições prossegue noite dentro com discoteca.

Artesãos de Estremoz expõem presépios na Galeria D. Dinis

A Galeria D. Dinis acolhe, uma vez mais, uma Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz. A mostra, inaugurada esta sexta-feira, 1 de dezembro, pode ser visitada até dia 7 de janeiro.

Esta mostra, que é já uma referência no Alentejo, e que vai já na sua 17ª edição, conta com mais de 20 presépios, produzidos em cerâmica, tecido, pedra, madeira, cortiça, vidro e metal.

Os artesãos participantes são Afonso Ginja, Ana Catarina Grilo, António Moreira, Carlos Alberto Alves, Carlos Pereira, Conceição Perdigão, Duarte Catela, Fátima Lopes, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge Carrapiço, Jorge da Conceição, José Carlos Rodrigues, Luís Parente, Luísa Batalha, Madalena Bilro, Manuel Broa, Maria José Camões, Perfeito Neves, Ricardo Fonseca, Sara Sapateiro, Sofia Luna e Vera Magalhães.

Comissão Europeia adota Pacote de Alargamento 2023

A Comissão Europeia adotou o Pacote Alargamento de 2023, que apresenta uma avaliação pormenorizada do ponto da situação e dos progressos realizados pela Albânia, a Bósnia-Herzegovina, o Kosovo, o Montenegro, a Macedónia do Norte, a Sérvia, a Turquia e também, pela primeira vez, a Ucrânia, a República da Moldávia e a Geórgia, tendo em conta os seus percursos de adesão à União Europeia.

O relatório centra-se nos progressos realizados na implementação de reformas fundamentais, bem como na prestação de orientações claras sobre as prioridades de reforma que se avizinham. A adesão é um processo baseado no mérito, plenamente dependente dos progressos objetivos alcançados por cada país.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”. Para ouvir, hoje, às 12h45, às 16h30 ou no podcast abaixo:

Workshop de escrita criativa este sábado no MACE

O Ciclo de Workshops “sábados com arte no MACE” encerra este sábado, dia 2 de dezembro.

Este último workshop com o tema “Escrita Criativa” tem como convidada a professora elvense Benilde Gaião, e decorre das 10.30 às 12.30 horas, para crianças dos 7 aos 12 anos.

As participações no workshop necessitam de inscrição prévia para o telefone 268 626 218 ou email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Campo Maior: qualidade de vida dos idosos em debate promovido pela Santa Casa

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promoveu ontem, 29 de novembro, o encontro “Envelhecer no Lugar”, no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada da vila.

Esta instituição tem vindo a promover encontros de reflexão com vista à promoção e disseminação do conhecimento científico e das boas práticas nas áreas socias. Nesse sentido, este encontro teve como objetivo a apresentação de alguns dos serviços e projetos que a Santa Casa da Misericórdia tem para oferecer, em parceria com outras instituições, com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas do concelho.

Como oradores da sessão estiveram presentes o provedor Luís Machado, Patrícia Miguéns e Alexandra Mamede, da Santa Casa da Misericórdia; António Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian; Helena Guerra e Ana Sofia Baptista, da Associação Defesa do Consumidor (DECO); Catarina Agostinho, Cristina Pestana, Irene Ramalho e Maria Armanda Santana, do Hospital Dr. José Maria Grande, de Portalegre; e Maria Pencas e Lurdes Nico, presidente da Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário.

A vereadora São Silveirinha, em representação do Município de Campo Maior, esteve presente na sessão.

Fonte: Município de Campo Maior

Feira do Montado já abriu portas em Portel (c/fotos)

A Feira do Montado foi inaugurada ontem, quarta-feira, 29 de novembro, em Portel, onde decorre até domingo, 3 de dezembro, contando com expositores das mais diversas áreas.

Durante os cinco dias da feira, expositores de diversas empresas do sector florestal, do sector da cortiça, dos agro-alimentares, restauração e do comércio em geral, têm a oportunidade de promover e comercializar os seus produtos e desenvolver oportunidades de negócio.

A animação será um dos principais atrativos e os concertos à noite irão trazer a Portel grandes nomes da musica nacional, hoje sobe ao palco Sara Correia, amanhã João Pedro pais, sábado Diogo Piçarra e o último dia, domingo é dedicado aos artistas de Portel.

Últimas ações do projeto “Hidricamente Poupando” em Nisa, Alter do Chão e Ponte de Sor

Os concelhos de Nisa e Alter do Chão receberam ontem, 29 de novembro, ações de sensibilização para o consumo sustentável de água, realizadas pela Águas do Alto Alentejo, no âmbito do projeto “Hidricamente Poupando”, que encerra esta quinta-feira, dia 30, em Ponte de Sor.

O projeto caracteriza-se pela realização de sessões de partilha de boas práticas e distribuição de redutores de caudal e materiais de sensibilização para a poupança de água, num contexto global que exige uma maior consciencialização para o risco futuro de escassez deste recurso essencial à vida.

As ações em Nisa e Alter do Chão foram realizadas junto das autarquias, dos agrupamentos de escolas e da Santa Casa da Misericórdia dos dois concelhos.

Ontem, em Nisa, a Águas do Alto Alentejo foi recebida pela presidente da Câmara Municipal, Idalina Trindade, e pelos vereadores José Dinis Serra e José Leandro Semedo. Em Alter do Chão, as três ações de sensibilização foram acompanhadas pela vereadora Raquel Palmeiro e pela técnica do município responsável pela área ambiental, Sónia Parelho.

CCDR Alentejo promove ação de formação na área da fiscalização

Cerca de 18 funcionários de fiscalização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo frequentaram, recentemente, uma ação de formação, que teve como intuito aumentar o conhecimento destes profissionais de conteúdos formativos, tendo em conta as funções de fiscalização da CCDR Alentejo.

No exercício das suas funções, os funcionários de fiscalização têm necessidade de interagir com o público, visto constituírem a primeira linha de funcionários nesse contacto direto.

Com esta formação, a Direção de Serviços de Fiscalização da CCDR Alentejo pretende habilitar os funcionários nas técnicas de abordagem, apresentação, diálogo e objetividade na prossecução das suas funções.

A ação de formação foi efetuada pela Critical Changes e foi dada pelos formadores especializados Franclim Ribeiro e Emanuel Caetano.

Recorde-se que no que respeita às competências de fiscalização e à repressão de ilícitos que lhes estão conferidas, os funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo abordam pessoas em possível situação de desrespeito às regras, ou em infração, cabendo-lhes a função coerciva primária de identificar infratores e reportar as infrações detetadas.

Este trabalho de fiscalização envolve riscos, designadamente na interação e diálogo, muitas vezes dificultado pela resistência em cumprir regras de quem se encontra em infração. Não menos importante é a dificuldade de reconhecimento de autoridade a estes funcionários, por parte do público.

A complexidade e importância do trabalho destes profissionais torna cada vez mais necessário que tenham formações específicas em diversas áreas e por isso durante dois dias, formadores qualificados ensinaram técnicas comportamentais limitadoras de reações repulsivas ou, in extremis, violentas e dissecaram as diferentes metodologias, do ponto de vista prático.

Fonte: CCDR Alentejo

Mau tempo impede abertura oficial de “Elvas Cidade Natal”

Devido às condições atmosféricas verificadas esta quinta-feira, 30 de novembro, informa a Câmara Municipal de Elvas, não será realizada a cerimónia oficial de abertura da iniciativa “Elvas Cidade Natal”.

Ainda assim, e tal como estava previsto no programa, às 18 horas, o evento terá início  com a iluminação e as diversões a funcionar na Praça da República.

Celebração dos 25 anos das 24 Horas TT Vila de Fronteira arranca esta quinta-feira

Os 25 anos das 24 Horas TT Vila de Fronteira celebram-se a partir de hoje, de 30 de novembro, e até domingo, dia 3 de dezembro, com um fim de semana de particular animação, com a realização de um festival de música amanhã e sábado, dias 1 e 2.

Quim Barreiros, Xutos & Pontapés e Wet Bed Gang são alguns dos artistas que vão animar este festival, promovido pela Câmara Municipal de Fronteira e o Automóvel Club de Portugal (ACP).

Com a organização do festival, a intenção, explica o presidente da Câmara, Rogério Silva, é cativar aqueles que não estão tão despertos para o fenómeno do todo o terreno, numa altura em que se celebra uma data tão especial. “Não é apenas um número redondo, é celebração de um quarto de século da existência desta prova, num concelho tão pequenino, como é o de Fronteira, que é um dos mais pequenos do país”, recorda o autarca.

Lembrando que Fronteira conseguiu criar “este ideia e mantê-la”, ao longo de todos estes anos, Rogério Silva assegura que a vontade é de que a prova “perdure no tempo”.

“Não só vamos comemorar a data, mas também vamos tentar captar mais público ainda para o 24 Horas TT, para tentar relançar mais 25 edições. Aquilo que se pretende é que Fronteira se mantenha na linha da frente deste evento, como o sítio onde, durante o ano, se realiza a grande festa de encerramento da época de todo o terreno”, assegura o autarca.

O festival, diz ainda Rogério Silva, conta com um cartaz “equilibrado”, que vai desde à festa popular ao rock, com concertos para todas as idades e gerações. Amanhã, sexta-feira (1 de dezembro), o cartaz inclui Quim Barreiros, Hybrid Theory e Wet Bed Gang. No sábado (2 de dezembro), os Xutos & Pontapés são os cabeças de cartaz, num dia que também sobem ao palco David Antunes, Smells Like the 90s e DJ Carlos Manaça. O preço dos bilhetes é de 12 euros para sexta-feira, 14 euros para sábado ou 20 euros para os dois dias. O acesso à zona de restauração é gratuito.

Na prova, são esperados centenas de concorrentes oriundos de várias partes da Europa e não só, para disputar uma das mais duras e famosas provas de TT de Resistência. Como é habitual, a vertente competitiva inclui também as 4 Horas TT SSV Vila de Fronteira, onde as melhores equipas da categoria medem forças nos 16,4 quilómetros do Terródromo de Fronteira.

Esta quinta-feira, após o briefing da organização às equipas, é apresentado o livro “Era uma vez em Fronteira: a história e as estórias de um fenómeno popular e desportivo”. Trata-se de uma obra editada pelo Automóvel Club de Portugal, escrita pelos jornalistas Alexandre Correia e Rui Cardoso.

Conheça os horários das provas, a realizar a partir de amanhã:

Horário BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira  

Sexta-feira, 1 de dezembro  

09h30/11h30 – Treinos livres (todas as categorias)

14h00/17h00 – Treinos cronometrados (categorias T1 T2, T3, T4 e Promoção E)

15h00/17h00 – Treinos cronometrados (restantes categorias)

17h15/18h30 – Treinos livres todas as categorias

Sábado, 2 de dezembro  

15h00 – Partida BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira

Domingo, 3 de dezembro  

15h00 – Chegada BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira

16h15 – Cerimónia de pódio

 

Horário BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira  

Sexta-feira, 1 de dezembro

11h45/13h45 – Treinos livres e cronometrados

Sábado, 2 de dezembro 

09h00 – Partida BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira

12h00 – Chegada BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira

13h45 – Cerimónia de pódio

Elvas: Arkus e Roncas preparam eventos que querem inscrever nos recordes do Guinness

À semelhança do que aconteceu no ano passado, as crianças das escolas do concelho de Elvas vão estar reunidas, no próximo dia 15 de dezembro, no coliseu da cidade, a tocar ronca e a cantar ao menino.

Desta vez, prevê-se que o número de crianças a participar no evento, promovido pela associação juvenil Arkus e o grupo Roncas d’Elvas, duplique, até porque, para além dos alunos de primeiro ciclo, vão também estar presentes os do ensino pré-escolar.

Mas para que tudo isto seja possível, há todo um trabalho que está a ser desenvolvido, há cerca de dois meses, junto das escolas. “É um trabalho que envolve muita gente, em que, na parte inicial, tivemos o contacto com os vários agrupamentos, de modo a saber se estavam interessados em participar”, começa por explicar o presidente da associação, o professor Carlos Beirão.

“Todos se prontificaram a participar neste evento e, a partir daí, começámos a planear a parte da decoração das roncas, sendo que cada sala está a decorar a sua própria ronca, utilizando latas e outros objetos”, adianta. Depois, os elementos da Arkus e das Roncas d’Elvas, no “terreno”, percorrem todas as salas das escolas de pré-escolar e primeiro ciclo: “vão a cada sala, não só ajudar a confeccionar a ronca, com a pele e a cana que nós oferecemos, como depois ainda treinam um bocadinho com as crianças, para as ensinarem a tocar ronca”.

Procurando que, com o evento, toda a comunidade, não só educativa, se envolva em torno da promoção e divulgação da ronca, esta, diz Carlos Beirão, é a fase mais complexa do processo de preparação da iniciativa. “É a fase que demora mais tempo, porque estamos a falar de três agrupamentos, da APPACDM, do próprio colégio. Toda a comunidade educativa do concelho acaba por participar e, no dia 15, teremos esse momento que será fundamental, com cerca de duas mil pessoas”, diz ainda.

Foi numa sala de primeiro ano da Escola de Primeiro Ciclo da Boa-Fé que a Rádio ELVAS foi encontrar um grupo de seis elementos da Arkus e das Roncas d’Elvas a trabalhar com as crianças. Enquanto uns colocavam a pele e a cana nas roncas que as crianças ainda vão decorar, outro ensinavam a tocar o instrumento e a cantar ao menino.

Mas tudo isto começa com a apanha das canas: e essa foi uma responsabilidade de Carlos Mendes. Ainda que as roncas mais famosas e conhecidas sejam feitas em barro, estas, produzidas nas escolas, são feitas a partir de latas. Mas Carlos lembra que, antigamente, também aqueles que não tinham grandes posses monetárias só conseguiam ter destas mais simples. Por outro lado, e com roncas feitas a partir de lata, e não de barro, não há risco de as crianças as deixarem cair ao chão a partirem-se.

Para a esposa de Carlos, a famosa Vitórica, este é “o melhor” e “mais bonito” projeto em que já participou. Recordando que a iniciativa, já no ano passado, foi “muito bonita”, com todas as crianças reunidas no coliseu, Vitórica garante que fica “muito satisfeita” por ajudar a impedir que esta tradição não caia em esquecimento.

Também Raquel Pirota, elemento da Arkus e do grupo das roncas, garante que este, apesar de “cansativo”, é um projeto “maravilhoso” por, entre outras coisas, dar a conhecer uma tradição que, na sua maioria, estas crianças, mesmo sendo de Elvas, desconhecem.

Depois do evento no coliseu, segue-se, no dia 22, em plena Praça da República de Elvas, um encontro de capotes. Carlos Beirão revela que se pretende, com a iniciativa, reunir o maior número possível de capotes, procurando-se com isso, também, promover a cidade, algo que o grupo das Roncas d’Elvas já tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos. Mas a intenção é chegar-se ainda mais longe com estes dois eventos. Neste momento, revela o professor, está-se a preparar toda a documentação necessária para que se possa registar, ambas as iniciativas, no livro de recordes do Guinness.

A reportagem completa para ouvir no podcast abaixo:

Laboratório teatral ensina alunos da Secundária de Elvas a preparar uma manifestação

Os alunos da Escola Secundária D. Sancho II participaram nas atividades de Laboratório Teatral:”Manual para uma manife”.

A iniciativa, com coordenação Bestiário, a partir do espetáculo “Homo Sacer”, contou com uma oficina prática intitulada ‘A performatividade nas manifes’, que reflete sobre importância do ato de manifestar-se, dando exemplos mais recentes de alguns movimentos como o 15M ou a Primavera Árabe, assim como a forma como se pensa nas ferramentas necessárias para organizar uma manifestação e se explora o lado performático da mesma.

Para hoje, quinta-feira, está prevista a apresentação da peça “Homo Sacer”, integrada na programação do evento Odisseia Nacional, às escolas que “tem a sua génese na lei romana para designar aquele/a que nunca teve ou deixou de ter identidade e, desta forma, entrega o seu fatum [destino] aos deuses. São rostos de esquecimento que se derretem no meio de nós, corpos espetrais, potência de quem está, mas é invisível”.

Na sexta-feira, dia 1 de dezembro, pelas 21h30, para o público em geral é feita a apresentação da peça, com entradas livres, podendo os interessados recolher antecipadamente o bilhete no Posto de Turismo, no horário de funcionamento.

Idosos em lares não devem ser afastados “dos seus contextos de vida”

Foi com o principal objetivo de debater as melhores formas de envelhecimento, quando muitos idosos acabam as suas vidas num lar, que a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promoveu ontem, quarta-feira, dia 29 de novembro, uma sessão dedicada a profissionais e cuidadores, no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada da vila.

O propósito, explica Rosália Guerra, da instituição, foi dar conta de que, mesmo não podendo envelhecer em casa, como muitos gostariam, os idosos não devem ser “desligados”, por completo, “dos seus contextos de vida e das comunidades” em que sempre estiveram inseridos.

A qualidade de vida dos idosos, garante a responsável, tem sido sendo sempre “uma preocupação” da Santa Casa campomaiorense, sobretudo, na forma como se prestam cuidados e os próprios cuidadores se relacionam com as pessoas mais velhas.

Rosália Guerra assegura que há ainda muita coisa a fazer, a este nível, sendo necessário alertar também a comunidade. “Ainda há muita coisa a trabalhar no sentido da sensibilização dos agentes sociais para ajudar as pessoas a envelhecer melhor. Não é porque a pessoa decide ir para uma instituição, que de haver um corte abrupto com aquilo que é a sua vida fora deste contexto”, diz ainda.

Este foi apenas um dos temas em debate na sessão “Envelhecer no Lugar”, a parte, entre outros, de “Os Desafios da Saúde Mental Comunitária nos Mais Velhos” e “Os direitos do consumidor no empoderamento da pessoa idosa”.

Saiba o que foi aprovado na Reunião da Câmara de Borba

A reunião do executivo da Câmara de Borba decorreu ontem, quarta-feira, 29 de novembro, nos Paços do Concelho.

Na referida reunião foi deliberado o seguinte:

– solicitar à Assembleia Municipal, ao abrigo da competência prevista na alínea f) do n.o 1 e no n.o 4 do art.° 25.° do RJAL, autorização para contratação de empréstimo de curto prazo, para o ano de 2024, até ao montante máximo de 250.000 EUR.

– submeter à Assembleia Municipal as “Opções do Plano 2024-2028 e a Proposta de Orçamento 2024”, para efeitos de aprovação

– deliberado por maioria, apresentar a proposta de Mapa de Pessoal para o ano de 2024 à Assembleia Municipal:

a) Reconhecer que as funções/postos de trabalho, identificadas no quadro que faz parte integrante da proposta técnica, preenchem os requisitos de penosidade e insalubridade;

b) Reconhecer relativamente às mesmas funções/postos de trabalho os níveis de insalubridade identificados

– Proposta de fixação de taxas de IMI para o ano de 2024 – Deliberado:

a) Por unanimidade, propor à Assembleia Municipal autorização para fixar uma taxa de IMI, para os prédios urbanos, de 0,36%.

b) Por unanimidade, propor à Assembleia Municipal autorização para elevar ao triplo a taxa de IMI, para prédios em ruínas;

c) Por unanimidade, propor à Assembleia Municipal autorização para majorar até 30% a taxa aplicável a prédios urbanos degradados;

d) Por unanimidade, propor à Assembleia Municipal autorização para majorar ao triplo, a taxa aplicável aos prédios rústicos com áreas florestais que se encontrem em situação de abandono, não podendo de a aplicação desta majoração resultar uma coleta de imposto inferior a 20 euros por cada prédio abrangido;

e) Por unanimidade, propor à Assembleia Municipal autorização para fixar uma redução da taxa de IMI, a aplicar ao prédio ou parte de prédio urbano destinado a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou dos eu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes, que nos termos do CIRS, compõem o agregado familiar, de acordo com previsto no n.o 1 do art.° 112-A do CIMI.

–  por maioria, autorizar a anulação de receita referente aos documentos identificados em listagem, no montante máximo, de 333.374,78€, nos termos previstos no n. °2 do art.o da Norma de Controlo Interno.

–  por maioria, aprovar a Norma de Controlo Interno para o ano de 2024 e submeter a mesma à apreciação e votação da Assembleia Municipal, com posterior remessa aos órgãos de superintendência, tutela e controlo.

–  por unanimidade, proceder à abertura de contas bancárias específicas para “Retenções para efeitos de reforço de garantia”, sempre que se torne necessário, de forma a procurar garantir a elegibilidade da despesa.

– por unanimidade, propor à Assembleia Municipal, que delibere aprovar de acordo com a pronúncia do departamento governamental com competência na matéria a proposta de revisão da Carta Educativa do Município de  Borba.

– por unanimidade, não exercer o direito de preferência na compra do: Imóvel inscrito sob o artigo matricial no. 487, descrição em ficha 1557, destinado a habitação, sito na Av. do Povo, 62 e Rua António Joaquim da Guerra, 2 em Borba, freguesia da Matriz.

Pai Natal anima crianças de Monforte esta quinta-feira

O Pai Natal chega na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro, pelas 10 horas, à escola sede do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, em Monforte.

Segue-se um espetáculo de magia, com Luís Silva (10h30), uma sessão de contos natalícios (14 horas) e um concerto de natal com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas (15 horas). Pelas 17 horas, é inaugurada a iluminação de natal de Monforte.

Este conjunto de atividades insere-se na programação do Mercado de Natal promovido pela Câmara Municipal de Monforte.

A abertura oficial do evento, estava inicialmente prevista para esta quinta-feira, devido à previsão de condições meteorológicas adversas, foi adiada para amanhã, sexta-feira, 1 de dezembro, às 10h30. O evento estende-se até domigo, dia 3, decorrendo na Praça da República de Monforte.

Análise do aplicativo desportivo

Os usuários do 1win em dispositivos Android e iOS têm a oportunidade de baixar e instalar o 1win app. Com sua ajuda, todos os jogadores poderão fazer apostas Prematch e ao vivo em desportos e ciberesportos sem nenhum problema, e a variedade de jogos de casino no aplicativo móvel 1win para dispositivos Android e iOS também não deixará ninguém indiferente. O aplicativo 1win é totalmente gratuito para todos os jogadores dispostos e é seguro para uso, pois opera sob uma licença de Curaçao. Além da licença, o aplicativo móvel 1win é usado por milhares de jogadores graças à criptografia SSL de dados e fundos.

Se quiser aumentar suas chances de ganhar grandes somas de dinheiro, poderá fazê-lo graças ao bónus de boas-vindas da 1win. Ele é de +500% no seu primeiro depósito, permitindo que você tenha mais dinheiro para apostar. Você também poderá usar os excelentes métodos de depósito e saque da 1win no aplicativo móvel, que creditam seu dinheiro instantaneamente e os saques levam muito pouco tempo.

Além disso, o aplicativo oferece uma excelente experiência ao usuário. O aplicativo tem uma interface fácil de usar e clara, com a ajuda da qual é possível encontrar facilmente todas as apostas ou bónus de que você precisa.

Como fazer o download do aplicativo 1win?

Sem dúvida, o 1win app é uma ótima solução para aqueles que querem apostar a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, primeiro você precisa fazer o download e instalá-lo antes de poder usá-lo. Fazer isso é muito fácil e você pode obter o aplicativo em alguns minutos seguindo as etapas a seguir:

  1. Visite o site oficial da 1win usando seu navegador móvel;
  2. Abra a página do aplicativo clicando no botão relevante na página inicial;
  3. Selecione a versão do aplicativo que você precisa (Android ou iOS);
  4. Aguarde a conclusão do download e instale o aplicativo.

Após essas etapas, o aplicativo aparecerá no seu dispositivo, permitindo que você o use sem problemas.

Como fazer apostas por meio do aplicativo móvel da 1win?

Quando tiver o aplicativo em seu dispositivo, você poderá usá-lo para suas apostas. Se quiser começar a apostar pelo aplicativo, você precisa fazer o seguinte:

  1. Abra o aplicativo móvel oficial da 1win;
  2. Crie uma nova conta ou use uma conta existente para fazer login. Se fizer seu primeiro depósito, você receberá um bónus de +500% sobre o seu depósito;
  3. Abra a página de apostas desportivas ou a página de apostas em jogos de casino;
  4. Selecione a aposta desejada com base nas probabilidades e condições;
  5. Insira o valor da aposta que deseja fazer e confirme-a.

Depois disso, sua aposta será feita com sucesso e você receberá os ganhos se a aposta for vencedora.

Opções de apostas desportivas

Como o aplicativo móvel foi criado pela equipe da 1win, ele tem funcionalidade completamente idêntica à do site oficial. Isso significa que, no aplicativo 1win, você poderá escolher entre mais de 25 esportes, que incluem futebol, ténis, basquete, hóquei, vólei e muitos outros. Além dos desportos habituais, você também poderá apostar em eSports, que incluem Dota 2, CS:GO, Overwatch, League of Legends e muitos outros. Cada aposta oferece grandes probabilidades e permitirá que você obtenha grandes ganhos.

Jogos de casino

O aplicativo 1win oferece não apenas apostas desportivas, mas também vários jogos de casino. Por exemplo, você pode encontrar facilmente jogos como póquer, caça-níqueis, blackjack, bacará, roleta e muitos outros. Cada jogo é fornecido apenas pelos melhores fornecedores, que incluem Pragmatic Play, Evolution Gaming, Ezugi, Hacksaw e muitos outros. E se quiser jogar contra pessoas reais em vez de inteligência artificial, você pode fazer apostas ao vivo por meio do aplicativo. Isso permitirá que você aposte em jogos contra dealers ao vivo e converse com outros jogadores.

Bónus e promoções

Um ótimo recurso do aplicativo móvel 1win são os bónus e as promoções disponíveis para os jogadores. Os bónus são exatamente os mesmos no aplicativo em comparação com o site. Por exemplo, você pode utilizar facilmente o bónus de boas-vindas +500 depois de fazer o seu primeiro depósito. Como alternativa, você pode participar do programa de fidelidade, que lhe permitirá receber recompensas adicionais por suas apostas. Além disso, você poderá utilizar bónus como cashback e apostas grátis, bem como rodadas grátis para jogos de caça-níqueis.

Conclusão

O aplicativo móvel 1win é uma ótima solução para aqueles que querem apostar a qualquer hora e em qualquer lugar. Com ele, você pode usar facilmente todos os mesmos recursos do site oficial, permitindo que você obtenha os ganhos que deseja com excelente mobilidade. Use o aplicativo 1win se quiser capitalizar suas apostas em qualquer lugar.

Revisão Completa da Parimatch

Parimatch, um nome renomado no mercado global de apostas desportivas, causou um grande impacto no Brasil com suas ofertas atrativas. Fundada em Kiev, Ucrânia, em 1994, a Parimatch tem uma longa tradição na indústria de apostas desportivas, e sua entrada no Brasil foi marcada por serviços inovadores e competitivos​​. Acesse em: https://parimatch-apostas.com.br/

Diversidade de Apostas e Mercados na Parimatch

A Parimatch não se limita apenas ao seu atraente bonus de boas-vindas; ela também se destaca pela diversidade de opções de apostas e mercados disponíveis. Essa variedade oferece aos apostadores brasileiros uma experiência abrangente e envolvente, elevando o padrão das apostas desportivas online.

  • Variedade de Esportes: A Parimatch oferece uma ampla gama de desportes para apostas, incluindo futebol, basquete, vôlei e muito mais, atendendo a todos os tipos de fãs de desportos.
  • Mercados de Apostas Diversificados: Desde apostas simples até acumuladoras, a Parimatch proporciona várias formas de apostar, aumentando as possibilidades de ganho.
  • Apostas Ao Vivo: A plataforma oferece também a opção de apostas ao vivo, permitindo que os apostadores façam apostas durante os eventos desportivos, aumentando a emoção do jogo.
  • Odds Competitivas: As odds oferecidas pela Parimatch são competitivas no mercado, proporcionando boas chances de lucros aos apostadores.

O Atrativo Bonus de Boas-Vindas

A pedra angular da estratégia da Parimatch no Brasil é seu generoso bônus de boas-vindas. Novos clientes são recebidos com um bônus de 100% sobre o primeiro depósito, até R$1.500. Este valor substancial não só chama a atenção, mas também é competitivo, tornando-o um excelente ponto de partida para apostadores brasileiros​​​​.

Como Ativar o Bonus de Boas-Vindas

Ativar o bonus de boas-vindas na Parimatch é um processo simples. Para se qualificar, os novos usuários devem depositar um mínimo de R$50 dentro de 7 dias após a criação da conta. Uma vez concluído o depósito, a Parimatch credita um valor equivalente a 100% do saldo em dinheiro real até R$1.000 como bonus, oferecendo um impulso significativo para a experiência de apostas​​.

Inovações Tecnológicas e Mobilidade na Parimatch

A Parimatch se distingue no mercado de apostas brasileiro também por suas inovações tecnológicas e opções de mobilidade. A capacidade de apostar de qualquer lugar e a qualquer momento é um grande atrativo para os apostadores modernos, e a Parimatch atende a essa demanda com excelência.

  • Aplicativo Móvel: A Parimatch oferece um aplicativo móvel intuitivo, permitindo apostas fáceis e rápidas a partir de dispositivos móveis.
  • Tecnologia de Streaming ao Vivo: Os apostadores podem acompanhar jogos ao vivo através da plataforma, o que é ideal para quem gosta de apostar em tempo real.
  • Interface Amigável: Tanto o site quanto o aplicativo possuem interfaces amigáveis, tornando a navegação e a colocação de apostas uma experiência suave e agradável.
  • Atualizações Constantes: A Parimatch investe continuamente na atualização de sua tecnologia para oferecer a melhor experiência de apostas online.

Comparação com Concorrentes

Um dos pontos fortes da Parimatch no mercado brasileiro é sua estratégia de bonus. O valor do bonus de boas-vindas é até cinco vezes maior que o de muitos concorrentes, tornando-a uma escolha destacada para apostadores no Brasil. Essa abordagem estratégica não apenas aumenta o apelo da Parimatch, mas também a posiciona como um dos principais players no competitivo mercado de apostas brasileiro​​.

Responsabilidade Social e Jogo Seguro

Outro aspecto importante da Parimatch é o seu compromisso com a responsabilidade social e o jogo seguro. A empresa adota práticas para assegurar um ambiente de apostas responsável e seguro para seus usuários.

  • Promoção do Jogo Responsável: A Parimatch incentiva práticas de jogo responsável, oferecendo ferramentas e suporte para prevenir comportamentos de apostas problemáticos.
  • Autoexclusão e Limites de Apostas: Os usuários têm a opção de definir limites de apostas ou se autoexcluir temporariamente da plataforma, como parte das medidas de jogo responsável.
  • Apoio a Iniciativas Sociais: A empresa também apoia diversas iniciativas sociais, demonstrando seu compromisso com o bem-estar da comunidade.
  • Transparência e Confiabilidade: A transparência nas operações e a confiabilidade nas transações são prioridades para a Parimatch, fortalecendo sua reputação como uma plataforma de apostas segura e ética.

A Experiência Lucrativa

A lucratividade de usar os serviços da Parimatch, especialmente com seu bónus de boas-vindas, é evidente. Os apostadores recebem um valor substancial para iniciar sua jornada de apostas, aumentando suas chances de ganhar e desfrutando de uma experiência de apostas mais prolongada. Este aspeto é um fator chave pelo qual a Parimatch é uma opção lucrativa e agradável para apostadores brasileiros.

Suporte ao Cliente e Usabilidade do Site

Outro aspeto crucial da experiência na Parimatch é o suporte ao cliente e a facilidade de uso de sua plataforma. Estes elementos são fundamentais para garantir uma experiência de apostas positiva e sem complicações para os usuários.

  • Suporte ao Cliente: A Parimatch oferece um excelente suporte ao cliente, com atendimento rápido e eficiente, garantindo que os problemas dos usuários sejam resolvidos prontamente.
  • Interface do Site: O site da Parimatch é intuitivo e fácil de navegar, mesmo para aqueles que são novos no mundo das apostas online.
  • Segurança e Confidencialidade: A segurança das informações e das transações dos usuários é uma prioridade para a Parimatch, que utiliza tecnologia de ponta para garantir a proteção dos dados.
  • Facilidade de Depósito e Saque: A plataforma oferece diversas opções de pagamento, facilitando os processos de depósito e saque, tornando a experiência mais conveniente para os usuários.

Conclusão

A Parimatch se destaca no mercado brasileiro de apostas desportivas com uma proposta abrangente e inovadora. Sua diversidade de apostas e mercados, acompanhada de um atraente bónus de boas-vindas, posiciona-a fortemente entre os apostadores. A facilidade de uso da plataforma, seja através do website intuitivo ou do aplicativo móvel, aliada às tecnologias de streaming ao vivo, torna a experiência de apostas mais dinâmica e acessível.

 

 

Elvas transforma-se em cidade natal já esta quinta-feira

É já a partir desta tarde de quinta-feira, 30 de novembro, que o espírito natalício invade o coração da cidade com o início da iniciativa “Elvas, cidade Natal”. Pista de gelo, carrosséis, Aldeia do Pai Natal, Fábrica dos Brinquedos e comboio infantil, são alguns dos atrativos que vão animar a cidade até dia 7 de janeiro.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, revela que para além da animação na Praça da República, “estão programadas diversas iniciativas constantes e diárias na cidade, que se estendem a outros espaços da cidade, desde Fortes, Museus, Biblioteca, Coliseu, entre outros”.

“Trazer pessoas até Elvas e fazer com que este programa faça parte da agenda turística de todos aqueles que gostam de passear por esta época do ano”, são os principais objetivos, adianta Rondão Almeida.

As principais novidades, este ano, são “a pista de gelo, na Praça da República e um grande espetáculo de fogo de artifício, na passagem de ano”, num trabalho conjunto de 38 entidades, num total de 2500 participantes ativos.

Na Praça da República estarão “vários elementos de animação que provocarão o interesse de crianças e jovens, bem como das suas famílias”, garante Rondão Almeida, lançando o desafio aos espanhóis e a toda a população da região para que passem aqui um dia e aproveitem as diversas atividades disponíveis.

Este ano há também um acordo com a Associação Empresarial de Elvas, em que os utilizadores da Pista de Gelo recebem um voucher para fazer compras no comércio local.

Hoje a iluminação de Natal também se acede para dar outro brilho à cidade. Rondão Almeida apela à população para que adira às várias iniciativas propostas.

“Elvas, cidade Natal” que promete animar a cidade até dia 7 de janeiro, com várias atividades, num investimento de 300 mil euros. A inauguração está marcada para hoje, às 18 horas, na Praça da República. A animação musical está a cargo das Roncas D’ Elvas e Marchinha Botequim.

Hino da Restauração volta a ser entoado esta noite na Rua Aires Varela

A Sociedade 1º de Dezembro, a popular Azevia, comemora amanhã, 1 de dezembro, os seus 113 anos. Este ano, como já tínhamos noticiado, as comemorações serão feitas no exterior da coletividade.

Esta quinta-feira, 30 de novembro, pelas 23.30 horas os Bomb’Alen saem da Praça da República, em arruda até à Rua Aires Varela onde à meia-noite, como é tradição, será entoado o Hino da Restauração, pela Banda 14 de Janeiro.

Cláudia Ferreira, membro da direção, apela à população que se junte a estas comemorações, “para que a tradição não se perca, que está enraizada no coração de todos os elvenses, nem se perca a tradicional Azevia, que é centenária e que continuará a dar muito a todos os elvenses”.

Hino da Restauração que volta a ser ouvido na Rua Aires Varela, pela meia-noite.