Seis alunos e três docentes do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deslocaram-se, na semana passada, a Bari, em Itália, onde teve lugar a primeira mobilidade do projeto Erasmus+ “Young Europeans – The CREW – Creative and Responsible Environment Warriors”.
Trata-se de um projeto com o foco no meio ambiente, em que as atividades serão desenvolvidas até 2026 em seis países: Roménia, Portugal, Itália, República Checa, Turquia e Polónia.
Esta primeira mobilidade, com o tema da “Redução de Desperdícios Alimentares para a Construção de um Futuro mais Verde”, revela a equipa de projetos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, “permitiu a partilha de experiências ao nível da sustentabilidade alimentar e o debate sobre novas estratégias no campo do consumo de alimentos”.
Durante os cinco dias de atividades, “os alunos tiveram momentos de aprendizagens curriculares, através de laboratórios TIC, onde aplicaram cálculos matemáticos para saber quais os consumos energéticos diários necessários à alimentação, e extracurriculares, onde puderam desfrutar da cultura italiana nas suas diferentes formas, através de visitas às cidades de Bari, Matera, Gravina e Poligniano a Mare”.
Professores e alunos “destacam a importância deste projeto ao nível do desenvolvimento sustentável e da adoção de práticas que promovam a proteção do meio ambiente”.
A próxima mobilidade de alunos, sob o tema “Da Terra ao Mar”, será à Turquia, em abril do próximo ano.