Badajoz ligou iluminação de Natal 2023

O Ayuntamiento de Badajoz ligou ontem, sexta-feira, 24 de novembrom a iluminação de rua e inaugurou o mercado de Natal no Paseo San Francisco.

Deu-se assim início a uma extensa programação Natal na cidade vizinha, que se prolonga até dia 7 de janeiro.

Tiago Salgueiro vence Concurso Literário da Biblioteca Comunitária de Coimbra

Um trabalho de Tiago Salgueiro, designado “As Peripécias de um Mascate por Terras do Guadiana” alcançou hoje o primeiro prémio do 3° Concurso Literário de Prosa e Poesia da Biblioteca do Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra.
O trabalho do autor foi o escolhido entre 58 candidaturas. Foram ainda atribuídos um 2º prémio e uma Menção Honrosa.
A cerimónia decorreu, na Biblioteca do Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra.

PS de Elvas retira Confiança Política a Vereadores Eleitos na Câmara

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas decidiu tirar a confiança política nos eleitos na Câmara de Elvas, nomeadamente Cláudio Monteiro, Vitória Branco e Tiago Afonso (que substituiu o cabeça de lista Nuno Mocinha). A decisão foi comunicada à Rádio ELVAS através do seguinte texto:

”No dia 25 de Novembro, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas, reuniu em sessão extraordinária, para discutir, entre outros pontos da ordem de trabalhos, a situação política actual.

Neste ponto, e depois de analisada e discutida a participação política dos eleitos do Partido Socialista nos vários órgãos autárquicos do concelho, o Presidente da Concelhia propôs à Comissão Política a votação da retirada de confiança política aos eleitos na Câmara Municipal de Elvas pelo Partido Socialista, Claudio Monteiro, Vitória Branco e Tiago Afonso.

Nas palavras de Bruno Mocinha, Presidente da Concelhia “o PS de Elvas está, desde o primeiro dia, comprometido com a confiança que os eleitores depositaram nas passadas eleições autárquicas de 2021, nomeadamente ao nível da estratégia, da visão e da propositura que serviam de base ao projeto autárquico. Com o respeito pelos elvenses em primeiro lugar, procurámos encontrar formas de convergir politicamente com todos os eleitos, tentando, nomeadamente, criar pontes entre a Comissão Política e os vereadores do Partido Socialista.

A solidariedade e lealdade com os elvenses, o princípio da colaboração política e boa-fé entre os eleitos e a estrutura partidária que os elege, e o respeito pela estratégia e orientação política que foi sufragada nas eleições, são princípios basilares que devem ser respeitados em toda a instância.

Consideramos que, ao longo deste último ano, e apesar do esforço da estrutura local, não existiu por parte dos vereadores qualquer disponibilidade para convergência política. Esta comissão política apresentou no passado mês de outubro, ao atual executivo, um conjunto de propostas para o Orçamento de 2024 que se focam inteiramente nas necessidades das famílias e das empresas, procurando assim minimizar as dificuldades económicas que os elvenses têm vivido, quer pelo aumento das taxas de juro, quer pelo aumento dos preços das matérias-primas, propostas pensadas no melhor para Elvas e para Elvenses.”.

Acrescenta “por acreditarmos que os princípios citados não foram respeitados, nem as preocupações económicas para 2024 foram defendidas pelos eleitos aquando da votação do orçamento em reunião de câmara, o PS de Elvas demarca-se assim, formal e institucionalmente, de todas as tomadas de posição políticas, propostas e ações, decisões executivas e de todas as intervenções que os vereadores possam vir a tomar, deixando estas de vincular ou representar o Partido Socialista de Elvas.”.

A proposta foi votada e aprovada pela Comissão Política Concelhia.

Na sessão extraordinária estiveram também presentes o Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista, Luís Moreira Testa, bem como o Presidente da Comissão Política Federativa, Ricardo Pinheiro.

“Trolls 3” em exibição este domingo à tarde no Auditório São Mateus

“Trolls 3” é o nome do filme, para maiores de 6 anos, que está em exibição este domingo, 26 de novembro, no Auditório São Mateus, às 16 horas.

Sinopse: “quando Floyd, irmão de Branch, é sequestrado por uma dupla de vilões pop-star nefastos, Branch e Poppy embarcam numa jornada emocionante e emocional para reunir todos os irmãos e salvar Floyd”.

Os bilhetes à venda meia hora antes da sessão ou em ticketilne.pt.

“Uniberland Ice Age” dia 1 de dezembro no Coliseu de Elvas

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, acolhe a segunda edição da festa Uniberland, sob o mote “Uniberland Ice Age”, na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro.

Para animar esta noite de festa os convidados são: Álex Martini, Putzgrilla, Zinko, Chimeno, Oscar Amaya e Cuba, que prometem divertir todos os presentes nesta festa transfronteiriça.

A iniciativa tem entradas pagas.

Jantar anual do CEN decorre a 8 de dezembro

O Clube Elvense de Natação promove, no dia 8 de dezembro, o “Jantar do Clube”.

No início de cada época desportiva, coincidindo com a época natalícia, o clube pretende, como é habitual, homenagear os atletas e colaboradores das diversas Secções.

“Jantar do Clube “, promovido pelo Clube Elvense de Natação, que decorre a 8 de Dezembro, pelas 20 horas, no Restaurante Solar dos Chorões.

Tiago Salgueiro: Revista Callipole “é um monumento em papel”

A revista Callipole, do município de Vila Viçosa, está a celebrar os seus 30 anos, pelo que amanhã, domingo, 26 de novembro, será apresentado o número 29 desta revista, pelas 15 horas, no Alentejo Marmòris Hotel & Spa.

Em declarações à Rádio ELVAS, Tiago Salgueiro, vice-presidente do município de Vila Viçosa, revela que “a revista de cultura Callipole já conta com 30 anos da sua existência. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que se reflete numa grande importância do ponto de vista cultural. É um monumento em papel, que a Câmara Municipal tem tido o cuidado de apoiar e divulgar.

Tiago Salgueiro revela que esta é uma “revista de cultura, das únicas sobreviventes no Alentejo, o que remete um bocadinho para o panorama histórico e cultural da região”.

Esta revista, que “tem tido uma difusão bastante significativa”, conta com um elevado número de colaboradores, que participam com artigos relacionados com a história local e regional.  Neste momento, garante Tiago Salgueiro, a Câmara tem desenvolvido” esforços” no sentido de digitalizar alguns dos seus conteúdos, havendo já alguns números disponíveis online.

“Aquilo que pretendemos, com este 29º número, é dar a conhecer um pouco mais sobre a nossa realidade histórica e também, no fundo, promover um bocadinho os conhecimentos sobre determinados temas, relacionados com os nossos monumentos e com a nossa história local”, acrescenta o vice-presidente.

Tiago Salgueiro afirma que a revista é “uma referência a nível nacional”. Amanhã, no dia da apresentação do nº29 da Callipole, haverá “um conjunto diversificado de oradores, que vão abordar um pouco esta temática das revistas de cultura e da sua importância no formato de papel”.

O vice presidente da Câmara de Vila Viçosa garante ainda que a revista Callipole se assume como “um espaço de reflexão e partilha de conhecimento”, bem como “um pilar no processo da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO”.

Inscrições abertas para a Noite de Fados na Aldeia da Venda (Alandroal)

O salão do Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda (CCRAV), no concelho de Alandroal, promove uma Noite de Fados, no próximo dia 9 de dezembro, às 20.30 horas.

Carla Linhares, Fernando Cordeiro, Rui Grilo e Sofia Saragoça, são os fadistas convidados, acompanhados por Francisco Carvalho, na viola de fado, e António Serrano, na guitarra portuguesa.

O evento conta com um serviço de bar onde será servido caldo verde, chouriça assada, queijo, pão, azeitonas, vinho, entre outros.  

As inscrições podem ser feitas no Bar do CCRAV ou através da página do Facebook do CCRAV, até dia 7 de dezembro.

Bombeiros de Elvas vencem iniciativa Bairro Feliz

Os Bombeiros de Elvas foram os escolhidos pelos clientes de um supermercado de Elvas, vencendo a votação da iniciativa “Bairro Feliz”.

Havia dois projetos à escolha, um dos Bombeiros e outro da Cruz Vermelha de Elvas e os clientes recebiam moedas de plástico, pelo valor de compras, que colocavam nas duas tômbolas, nesta iniciativa nacional da marca de supermercados, cujo objetivo é dar um donativo à ideia mais votada.

Os Soldados da Paz foram os contemplados em Elvas, conforme mostramos na foto, num projeto que já tínhamos detalhado em notícia anterior (ver aqui).

Mora: pratos de caça em destaque em mais uma mostra gastronómica a partir deste sábado

Os restaurantes de Mora, no decorrer de mais uma mostra gastronómica, dão destaque, entre este sábado, 25 de novembro e o dia 10 de dezembro, nas suas ementas, aos mais variados pratos de caça.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, tem em vista contribuir para a dinamização da restauração local e para o desenvolvimento económico do concelho.

Este ano, esta mostra vai abrir portas, este sábado, com um jantar, com a degustação de um prato de caça de cada um dos 12 restaurantes aderentes, de acordo com a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço. “Haverá também uma cerimónia, com o veado, que já é tradicional; iremos ter alguns espetáculos, tudo alusivo à caça, sendo que as pessoas se podem inscrever, no valor de 40 euros, onde terão mais de 12 pratos e entradas e os bolos da região”, revela a autarca.

Nos restantes dias do evento, até dia 10 dezembro, é possível visitar os restaurantes aderentes, “para degustar os vários pratos alusivos à caça”. Paula Chuço adianta ainda que, e com a intenção de se dar a conhecer o que de melhor se faz em Mora, um dos grandes objetivos desta mostra gastronómica “é ajudar os empresários da restauração do concelho”.

Javali, perdiz, pombo, faisão, veado e lebre são algumas das iguarias que vão estar na base da confeção dos pratos, nesta Mostra Gastronómica da Caça do concelho de Mora.

Exposição “Riscos Vários e Outros Traços” inaugurada este sábado na Biblioteca de Elvas

“Riscos Vários e Outros Traços” é o nome da exposição que é inaugurada hoje, sábado, 25 de novembro, pelas 18.30 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no âmbito do Festival Traço- Festival Internacional de Desenho do Alentejo.

A mostra, que contará com apresentação de trabalhos de Inna Korneeva, Jacinto César, Miguel Silva, Mayte Alvarado, World Sketching Tour e Francisco Abrantes, apresenta um conjunto de trabalhos que ilustram o conteúdo das palestras no decorrer do Festival.

A mostra está patente até dia 8 de dezembro e pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

XI Noite Escutista das Sopas este sábado em Portalegre

O Agrupamento 142 de Portalegre do Corpo Nacional de Escutas (CNE) promove, este sábado, 25 de novembro, mais uma Noite Escutista das Sopas, no mercado municipal da capital de distrito.

Com a colaboração dos pais dos escuteiros na organização do evento, na iniciativa, o público tem ao dispor cinco sopas diferentes, que podem ser degustadas à discrição, depois de adquirida uma taça de barro, pelo preço de cinco euros, segundo revela o chefe do agrupamento António Carrilho.

Sopa de feijão com couve, canja, caldo verde, sopa de tomate e açorda alentejana com ovo escalfado são as cinco sopas que vão estar disponíveis. “São as cinco sopas que temos feito, basicamente, todos os anos. Tem sido a escolha das pessoas e temos mantido a tradição”, assegura o responsável.

A par das sopas, não faltarão também doces e salgados, fornecidos pelos pais das crianças e jovens, bem como “alguma animação especial”.

Esta é uma iniciativa que, explica ainda, tem em vista a angariação de fundos para as atividades que os escuteiros desenvolvem, ao longo do ano. “Manter o contacto com a comunidade” é outro dos objetivos dos escuteiros de Portalegre com este evento, sendo que, devido à limitação do espaço e à própria capacidade de confeção das sopas, o evento é limitado a um máximo de 600 pessoas.

Para além da colaboração dos pais dos escuteiros do Agrupamento 142 do CNE, o evento, que vai já para a sua 11ª edição, conta ainda com os apoios do Município de Portalegre, de algumas superfícies comerciais e da Delta, que oferece o café.

“Esperamos a visita de todos aqueles que queiram estar connosco nesta noite. Não pedimos mais que isso”, remata António Carrilho. O início do evento está marcado para as 19 horas.

Festival “Traço” com workshop, palestras e exposição este sábado em Elvas

Promovido pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR), o Festival Internacional de Desenho do Alentejo, o “Traço”, está de regresso a Elvas, este sábado, dia 25 de novembro, tendo continuidade, amanhã, em Badajoz, com as celebrações do primeiro aniversário dos Urban Sketchres daquela cidade espanhola.

Durante a manhã, e inserido no ciclo de workshops “Sábado com Arte”, promovido pela Câmara Municipal e o Museu de Arte Contemporânea (MACE), haverá ateliê de arquitetura para crianças.

Durante a tarde, a partir das 14h30, a cafetaria do MACE será o palco desta sexta edição do evento, que contempla, como revela José Kuski, da AIAR e dos Urban Sketchers da Raia, seis palestras. A sessão “Inna Korneeva Drawings”; a compilação histórica “Gente que Desenhou Elvas”, por Jacinto César; as apresentações dos livros “EuroBEC Desenhada”, de Miguel Silva, e “La Isla” de Mayte Alvarado; as apresentações do projeto “World Sketching Tour”, de Luís Simões e Anisa Bubekti, e do grupo “Sketchers without a cause”, por José Kuski, são os principais destaques do evento.

Já na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, será inaugurada, pelas 18h30, uma exposição – “Riscos Vários e Outros Traços” – com uma mostra dos trabalhos dos vários oradores das palestras.

Espetáculo de dança de homenagem a Amália apresentado em Campo Maior

No centenário do nascimento de Amália Rodrigues, em 2020, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo prestou a sua homenagem à fadista cuja vida, carreira e voz passaram a confundir-se com o próprio país.

“AmarAmália 2020” chega, na noite deste sábado, 25 de novembro, a Campo Maior, inserido nas comemorações do 20.º Aniversário do Centro Cultural. A coreografia deste espetáculo de dança contemporânea é da responsabilidade de Vasco Wellenkamp.

Este espetáculo, que oferece uma forma diferente de contacto com os fados de Amália Rodrigues, tem início, às 21h30. Os bilhetes, com um custo de três euros, podem ser adquiridos na Ticketline.

Violência doméstica: casos sinalizados diminuem em Elvas e Campo Maior

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica são mulheres. Em Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala hoje, 25 de novembro, o objetivo passa por alertar a sociedade para os vários casos existentes.

No caso do distrito de Portalegre, e em específico nos concelhos de Elvas e de Campo Maior, o número de casos sinalizados, comparativamente com o ano passado, diminuiu. Carla Batista, diretora técnica e assistente social no Núcleo distrital de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica revela: “este ano tivemos 90 casos em acompanhamento, sendo 73 relativos a vítimas adultas e 17 a crianças. Do total de casos em acompanhamento 22 pertencem ao concelho de Elvas e 13 de Campo Maior. Relativamente a sinalizações, desde janeiro 2023, registou-se um total de 42, sendo dez do concelho de Elvas e quatro de Campo Maior; comparativamente com o ano passado, até novembro, havia 13 sinalizações de cada um destes concelhos, por isso, Campo Maior tem uma descida mais acentuada, comparando com o concelho de Elvas”.

Carla Batista acrescenta que, atualmente também “o número de casos de homens vítimas deste tipo de violência tem vindo a aumentar, havendo, este ano, sete casos sinalizados, no distrito”.

Para assinalar esta data, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Portalegre, promove na segunda-feira, 27 de novembro, uma ação de formação sobre a temática, na empresa Selinis Evertis. “Nos trabalhamos todo o ano com sessões de prevenção, informação e sensibilização junto de toda a população, privilegiando a comunidade educativa, porque acreditamos que a educação é a base da promoção de uma igualdade entre as pessoas, realizando ainda um trabalho direto e privilegiado com as vítimas, na nossa área geográfica de intervenção”, acrescenta Carla Batista.

Carla Batista deixa ainda uma mensagem às vítimas, para que “denunciem as situações”, para que possam ser “ajudadas e apoiadas”.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se assinala hoje foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1999.