Dez erros comuns de currículos e como corrigi-los

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo. Por isso, um currículo bem preparado pode ser a chave para abrir a porta de uma entrevista de emprego. Ainda assim, muitos candidatos cometem erros que podem atrasar o seu caminho para o sucesso. Este artigo explora os erros mais comuns em currículos e fornece dicas sobre como evitá-los.

Erro 1: Falta de personalização

O problema: Enviar o mesmo currículo para várias ofertas de emprego, sem qualquer personalização.

A solução: Cada currículo deve ser ajustado para a vaga específica a que se candidata. Isso inclui destacar as competências e experiências mais relevantes para o cargo. Pesquise sobre a empresa e a vaga para entender melhor quais as competências que deve enfatizar. Ademais, existem plataformas online com modelos de currículos concebidos por profissionais, onde poderá perceber melhor qual o currículo que se adequa à sua situação.

Erro 2: Excesso de informação

O problema: Currículos que são demasiado longos e cheios de informações irrelevantes.

A solução: Seja conciso. Um currículo deve ter idealmente uma ou duas páginas. Concentre-se em experiências e qualificações que sejam pertinentes para a vaga. Informações como hobbies só devem ser incluídas se forem relevantes para o trabalho em questão.

Erro 3: Erros ortográficos e gramaticais

O problema: Erros ortográficos e gramaticais deixam uma má impressão.

A solução: Reveja cuidadosamente o seu currículo várias vezes. Use ferramentas de correção ortográfica e peça a alguém para revê-lo também. Erros podem sugerir falta de atenção aos detalhes.

Erro 4: Formatação inconsistente

O problema: Uso de diferentes fontes, tamanhos de letra e estilos de formatação, resultando num documento desorganizado.

A solução: Mantenha a formatação consistente. Use uma fonte profissional e mantenha o tamanho de letra e estilo (como negrito e itálico) em todo o documento.

Erro 5: Falta de resultados quantificáveis

O problema: Listar apenas responsabilidades sem demonstrar os resultados alcançados.

A solução: Sempre que possível, quantifique as suas realizações. Por exemplo, “aumentou as vendas em 20%” é mais impactante do que simplesmente dizer “responsável pelas vendas”.

Erro 6: Informações pessoais demasiado detalhadas

O problema: Incluir informações pessoais irrelevantes, como estado civil, idade ou religião.

A solução: Foque-se nas qualificações profissionais. Informações pessoais não são necessárias e podem abrir margem para enviesamento na seleção.

Erro 7: Uso excessivo de jargão

O problema: Exagerar no uso de jargões e termos técnicos pode confundir quem não está familiarizado com eles.

A solução: Seja claro e objetivo. É importante mostrar conhecimento técnico, mas o seu currículo deve ser compreensível para não especialistas na área.

Erro 8: Não destacar as ‘soft skills’

O problema: Focar-se apenas em competências técnicas e ignorar habilidades interpessoais (também conhecidas por soft skills).

A solução: Equilibre a apresentação de habilidades técnicas com soft skills, como capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas.

Erro 9: Objetivo profissional genérico

O problema: Usar uma declaração de objetivo vaga e sem personalização.

A solução: Se optar por incluir um objetivo, certifique-se de que ele seja específico para a vaga e demonstre como as suas competências e experiências estão alinhadas com as necessidades da empresa.

Erro 10: Fotografias inadequadas

O problema: Incluir uma fotografia pouco profissional ou desnecessária.

A solução: A menos que seja um requisito específico da vaga, não é necessário incluir uma fotografia. Se optar por incluir, escolha uma imagem profissional.

Eduardo Carpinteiro Albino vence E-Rally CA Alentejo Central

Eduardo Carpinteiro Albino, acompanhado por José Carlos Figueiredo, conquistou a sua quarta vitória no Campeonato de Portugal de Novas Energias ao vencer a E-Rally CA Alentejo Central, sexta etapa do Campeonato, que se disputou este fim-de-semana, dias 18 e 19 de novembro, nas estradas dos concelhos alentejanos de Mourão, Reguengos, Alandroal, Vila Viçosa, Estremoz e Redondo.

Com este resultado Eduardo Carpinteiro Albino revalida o título de Campeão Nacional quando ainda falta disputar a sétima e última jornada do campeonato.

Em segundo lugar da corrida ficou Hugo Batista, navegado por Ivo Miguel Tavares, e Nuno Serrano, acompanhado por Alexandre Berardo, encerrou o pódio da prova organizada pela Seção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, que contou com um percurso total de 230 km.

Na classificação de Eficiência Energética a dupla formada por Emilien Le Borge e Alexandre Stricher foram os grandes vencedores seguidos de João Gonçalves/ Pedro Condessa e a encerrar o pódio ficou Pedro Filipe Morais, acompanhado por Silvia Pereira Coutinho.

A prova alentejana contou ainda com a realização de duas Street Stages uma disputada em Reguengos de Monsaraz e outra no Redondo. A Redondo Street Stage, que se cumpriu no 1º dia de prova, foi ganha por Rodolfo Serrano que repetiu a vitória na Reguengos Street Stage, que deu por encerrada a competição.

O pódio da Redondo Street Stage ficou completo com as duplas formadas por Carlos Silva/ António Serrão e Eduardo Carpinteiro Albino/ José Carlos Figueiredo.

Já na Reguengos Street Stage a dupla João Paulo Carreira/ Nuno Guilherme ocupou o segundo lugar e a equipa formada por Sérgio Magno/ Ana Joaquim fechou o pódio.

Vila Viçosa assinala 1º de Dezembro com evocação histórica

O município de Vila Viçosa comemora o 1.º Dezembro de 1640 e a Evocação Histórica do Cerco de Vila Viçosa, entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro.

Para tal, na próxima sexta-feira, 24 de novembro tem lugar, pelas 17.30 horas, no auditório da CECHAP, a apresentação do livro “Derechos de autor y património cultural imaterial sobra las Obras del Folklore”, da autoria de Miguel Ángel Encabo Vera, da Universidade da Extremadura.

Na quinta-feira seguinte, dia 30 há uma noite de fados, vinhos e guitarradas, no seminário de São José (CECHAP), pelas 21.30 horas.

Já no dia 1 de dezembro, feriado nacional, pelas 10 horas há uma arruada com a Sociedade Filarmónica União Calipolense, pelas 10.30 horas há deposição de flores na Estátua D. João IV, seguindo-se meia hora mais tarde o desfile histórico pelas ruas de Vila Viçosa.

Neste dia destaque ainda, pelas 14 horas, para atividades no acampamento militar, na Praça da República; pelas 16.30 horas, é apresentada e inaugurada a exposição “Dedicatórias em Livro, coleção Joaquim Saial”, na galeria Aqui D’ el Arte”. Às 21.30 horas tem ainda lugar uma palestra sobre o cerco de Vila Viçosa e a Batalha de Montes Claros, pelo professor Jorge Penim de Freitas, no salão Nobre dos Paços do Concelho.

No dia 2 de Dezembro, pelas 11 horas começam as atividades no acampamento militar, na Praça da República. Às 15 horas há a representação do Cerco de Vila Viçosa de 9 de junho de 1165, no interior do castelo.

Pelas 17 horas decorre uma conferência e visita comentada, no auditório do CECHAP, e pelas 21.30 horas um concerto de música de época com duo de cordas, na Igreja do Espírito Santo.

Para terminar, no dia 3 de Dezembro tem lugar a apresentação do livro “Luísa de Gusmão”, da autoria de Isabel Machado, no são nobre dos Paços do concelho.

“De Ceuta à Índia” de José Maria Pimentel apresentado em Campo Maior

José Maria Pimentel esteve esta segunda-feira, 20 de novembro, no Centro Cultural de Campo Maior, onde promoveu o seu mais recente trabalho “De Ceuta à Índia”.

Numa iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal João Dubraz e dirigida aos alunos do 9º até ao 12º ano, o autor preparou uma sessão onde apresentou uma perspetiva do que foi a progressão tecnológica, náutica e de navegação, enquadrada no grande projeto nacional de expansão marítima, mais precisamente nos 82 anos que decorreram entre 1415 e 1497.

UmColetivo levou “Escuridão Bonita” a Campo Maior

A companhia de teatro UmColetivo apresentou, na tarde deste domingo, 19 de novembro, “Escuridão Bonita”, no Centro Cultural de Campo Maior.

Este espetáculo, com base na obra de Ondjaki, foi apresentado num palco completamente escuro. Na ausência de luz, o espetáculo apela aos restantes sentidos e à imaginação das crianças.

Este foi mais um espetáculo integrado no programa comemorativo do 20.º aniversário do Centro Cultural de Campo Maior.

Fonte: Município de Campo Maior

Apoio ao empresário e empreendedor na terça-feira em Estremoz

O Município de Estremoz e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) proporcionam apoio aos empresários ou empreendedores, amanhã, terça-feira, dia 21 de novembro, no Auditório da Casa de Estremoz.

O objetivo passa por esclarecer as dúvidas de empresários ou empreendedores, sobre os apoios ao desenvolvimento de negócios.

O agendamento pode ser feito através do número 268 339 204 ou do email: cgap@cm-estremoz.pt.

Festival Internacional de Desenho do Alentejo de regresso a Elvas no sábado

José Kuski

Promovido pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR), o Festival Internacional de Desenho do Alentejo, o “Traço”, está de regresso a Elvas, já no próximo sábado, dia 25 de novembro, tendo continuidade, no dia seguinte, em Badajoz, com as celebrações do primeiro aniversário dos Urban Sketchres daquela cidade espanhola.

Durante a manhã, e inserido no ciclo de workshops “Sábado com Arte”, promovido pela Câmara Municipal e o Museu de Arte Contemporânea (MACE), haverá ateliê de arquitetura para crianças.

Durante a tarde, a partir das 14h30, a cafetaria do MACE será o palco desta sexta edição do evento, que contempla, como revela José Kuski, da AIAR e dos Urban Sketchers da Raia, seis palestras. A sessão “Inna Korneeva Drawings”; a compilação histórica “Gente que Desenhou Elvas”, por Jacinto César; as apresentações dos livros “EuroBEC Desenhada”, de Miguel Silva, e “La Isla” de Mayte Alvarado; as apresentações do projeto “World Sketching Tour”, de Luís Simões e Anisa Bubekti, e do grupo “Sketchers without a cause”, por José Kuski, são os principais destaques do evento.

Já na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, será inaugurada, pelas 18h30, uma exposição – “Riscos Vários e Outros Traços” – com uma mostra dos trabalhos dos vários oradores das palestras.

A participação nas várias iniciativas é de acesso livre do público, sendo que apenas o workshop de arquitetura para crianças carece de inscrição prévia, junto dos serviços educativos do MACE.

A entrevista completa a José Kuski, sobre esta sexta edição do “Traço”, para ouvir no podcast abaixo:

A partir desta segunda-feira “É Natal no Comércio Local” de Borba

A partir de hoje, 20 de novembro, e até dia 31 de dezembro, volta a ser “Natal no Comércio Local” de Borba, com a realização de mais uma edição do concurso promovido pela Câmara Municipal.

Com este concurso, que conhece agora algumas melhorias e adaptações, e através do qual as pessoas, ao fazerem compras nos estabelecimentos aderentes, ficam habilitadas a ganhar vouchers, explica a vereadora Sofia Dias, procura-se, pelo terceiro ano consecutivo, dinamizar o comércio do concelho.

“Temos feito algumas adaptações e algumas melhorias, de acordo com o que os comerciantes nos dizem e aquilo que nos aconselham. Vamos atualizando e melhorando com o passar dos anos. Na primeira edição nós entregamos cabazes. Agora, ao invés dos cabazes, optamos por vouchers, o que permite às pessoas comprarem especificamente aquilo que precisam”, explica a vereadora.

Aegundo Sofia Dias, a grande maioria dos estabelecimentos de comércio local do concelho aderem a este concurso: “temos sempre mais de 50 comércios a aderir, portanto a esmagadora maioria dos nossos comércios aderem a este concurso, e portanto, esperamos que este ano seja um grande sucesso”.

Por cada 20 euros em compras nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem uma rifa, que deve ser depositada nas tômbolas que se encontram no Posto de Turismo de Borba e nas Juntas de Freguesia.

O sorteio realiza-se no dia 5 de janeiro, sendo que os prémios vão desde os 250 aos cem euros em vouchers.

Quercus lança desafio às escolas para celebração do Dia da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone celebra-se na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, sendo que a Quercus lançou um desafio a todos os níveis de ensino escolar, para participarem em campanhas de sensibilização para a conservação da biodiversidade.

Com este desafio, a Quercus pretende contribuir para o restauro de ecossistemas. Para celebrar este Dia da Floresta Autóctone, as escolas devem plantar uma ou mais árvores ou arbustos da floresta, ao longo desta semana.

Deverão ser plantadas árvores ou outras plantas, da floresta autóctone da região da escola, podendo recorrer a aconselhamento e eventual cedência de plantas pela respetiva autarquia.

Tudo para saber sobre o assunto no “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus. Para ouvir às 12h45, 16h30 ou no podcast abaixo:

Campo Maior: revoltados com agressões, pais de alunos protestam e reúnem com autarca

Depois de mais uma agressão a uma aluna por colegas, na semana passada, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior (ver aqui), dezenas de pais e encarregados de educação juntaram-se em protesto, na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro.

O grupo, depois de se manifestar junto à escola, seguiu para a Câmara Municipal, onde foi recebido pelo presidente Luís Rosinha. Nesta reunião, conta o autarca, os pais transmitiram-lhe “sugestões e críticas”, no sentido de se tentar reforçar a segurança nas escolas. Enquanto autarca e pai, Rosinha diz “condenar” qualquer tipo de violência, tendo sido essa, precisamente, a mensagem que passou aos encarregados de educação.

Com a intenção de se vir a “reforçar a ideia de segurança na escola, porque a escola nunca deve ser tida por um sítio inseguro”, o autarca lembra que o próprio diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tendo em conta o regulamento interno dos estabelecimentos de ensino, tem algumas “limitações naquilo que possam ser penas a aplicar”.

“Reuni aqui hoje uma série de informação, uma série de sugestões, com vista a perceber de que forma nós, Câmara Municipal, sempre com o apoio da direção do agrupamento de escolas, da associação de pais e até das forças de segurança, podemos olhar, sobretudo, para o nosso centro escolar e percebermos de que forma é que podemos melhorar o ambiente escolar”, assegura.

Adiantando que junto do Ministério da Educação tem tentado perceber como se podem “erradicar”, das escolas, os “prevaricadores”, Luís Rosinha revela que os alegados agressores, no que à última situação de violência vivida no centro escolar diz respeito, foram suspensos provisoriamente, sendo que o processo encontra-se em processo de inquérito.

EuroBEC Granfondo em Elvas: que “seja um sucesso”, diz Luís Rosinha

A partida da segunda edição do EuroBEC Granfondo, uma prova de ciclismo que leva os participantes a descobrir os encantos das raias alentejana e extremenha, está marcada para 17 de março de 2024, em Elvas.

Depois da primeira edição da prova, este ano, ter tido o seu arranque em Badajoz, em 2025, chega a vez de Campo Maior.

Considerando que estas são iniciativas “importantes”, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, recorda que, na vila, já este ano, se realizou um evento “muito atrativo” na área do desporto: o I Trail Vila de Campo Maior. “Tivemos praticamente 400 participantes e, portanto, a questão da tónica do desporto também paira sobre o concelho de Campo Maior, e nós, enquanto autarcas, e promovendo aquilo que possa ser a atividade física e desportiva, continuamos a promover esses mesmos eventos”, assegura.

Para a edição de 2024 do EuroBEC Granfondo, em Elvas, o autarca deseja o mesmo, ou ainda um maior sucesso, que aquele que teve a prova deste ano, com partida e chegada em Badajoz.

A prova, independentemente da localidade em que comece, conta com passagens pelos três municípios da Eurocidade, seja qual for a distância escolhida: Granfondo, Mediofondo ou Minifondo. A prova tem um limite de 2000 participantes, no somatório das três distâncias, que deverão efetuar a inscrição através do site do EuroBEC Granfondo.

Rondão Almeida quer maior número de atletas no Granfondo EuroBEC em 2024

A segunda edição do Eurobec Granfondo, com partida de Elvas, está marcada para 17 de março de 2024.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, revela que depois de falar com os autarcas de Badajoz e Campo Maior, estão “disponíveis para fazer o maior investimento possível, para que este seja um evento desportivo que promova o turismo, nas três localidades que compõem a Eurobec”. O autarca acredita que “o número de participantes seja duplicado, em relação ao ano anterior”.

As inscrições para o Eurobec Granfondo já se encontram abertas, sendo que Rondão Almeida apela aos “amantes do ciclismo” para que se inscrevam.

O Eurobec Granfondo terá saída de Elvas e passagem por Badajoz e Campo Maior, em três distâncias a serem percorridas pelos atletas, ou seja, o Minifondo, de 57.2 quilómetros, mediofondo de 113.2 quilómetros e Granfondo de 152.5 quilómetros.

As inscrições podem ser feitas aqui.

José Laço, enfermeiro de “O Elvas”, recebe prémio Cartão Branco

José Laço, enfermeiro de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, recebeu ontem, domingo, 19 de novembro, o prémio “Cartão Branco”, entregue pelo vogal da direção da Associação de Futebol de Portalegre, Jorge Cabeções.

A distinção vem na sequência de, no passado dia 21 de outubro, no jogo entre o SU Sintrense e o escalão de juvenis de “O Elvas” CAD, o enfermeiro José Laço ter prestado uma rápida assistência a um jogador da equipa adversária após um choque de cabeça com outro jogador. Na altura viu o Cartão Branco ser mostrado pelo árbitro desse mesmo jogo.

Marcos Bastinhas eleito “melhor cavaleiro português da Temporada 2023”

O cavaleiro elvense Marcos Bastinhas foi eleito pela Tribuna da Tauromaquia, plataforma de informação ligada a este setor, como “o melhor toureiro português da temporada 2023”.

Na publicação, onde elegem Marcos Bastinhas, pode ler-se que o cavaleiro “já na temporada passada tinha acumulado grandes méritos, saiu em 2023 pronto para dar tudo e somar triunfos. Começou a temporada com a morte do seu querido avô, Rui Nabeiro. Com esta adversidade Marcos Bastinhas produziu momentos memoráveis, como a famosa tourada de Primavera, em Almeirim. Ao consolidar uma temporada com inúmeras atuações, Bastinhas viu o infortúnio voltar a bater à sua porta, com a consequente morte inesperada, em pouquíssimo tempo, de dois excelentes cavalos pertencentes ao seu estábulo. Isso também não afetou a sua prestação. O seu respeito por todas as praças e por todos os públicos ficou, mais uma vez, evidente em todos os momentos e fê-lo superar os momentos difíceis. A mesma filosofia que valeria ao seu pai o apelido de “toureiro do povo”, alcançando uma popularidade esmagadora”.

“Bastinhas tem sido o melhor, na nossa opinião, por múltiplos motivos, que demoraríamos muito a enumerar, e que em muitos casos são óbvios”, refere a Tribuna da Tauromaquia.

O cavaleiro elvense já reagiu nas redes sociais a esta distinção e demonstra-se “grato”, agradecendo a toda a sua equipa, a toda a sua família e a todos os aficionados “que vão à praça para defender a nossa Tauromaquia”.

Ruy de Carvalho recordou a sua história de vida em Campo Maior

Um dos maiores nomes do teatro nacional, Ruy de Carvalho, subiu ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, na noite de sábado, dia 18 de novembro, para apresentar “Ruy, A História Devida”.

Numa conversa em ambiente intimista com Luís Pacheco, o ator relembrou várias das histórias ao longo dos seus 96 anos de vida, que não deixaram ninguém indiferente.

Este foi um espetáculo integrado nas comemorações do 20.º aniversário do Centro Cultural de Campo Maior.

Poesia de Mário Cesariny recordada em sessão literária em Campo Maior

“Entre Nós e as Palavras”: é este o mote para uma sessão literária dedicada a Mário Cesariny e ao centenário do seu nascimento, a ter lugar, esta terça-feira, 21 de novembro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Depois da sessão desta segunda-feira, dedicada aos Descobrimentos, segue-se, amanhã, esta sobre um dos grandes poetas da Língua Portuguesa, promovida pela produtora Alma Azul, segundo explica a vereadora na Câmara de Campo Maior São Silveirinha.

A sessão, adianta a vereadora, “é composta por uma conversa informal e uma leitura de poemas, a cargo de Elsa Ligeiro”. “Projetámos esta sessão para o público escolar, por ter todo o interesse para os professores de Língua Portuguesa e para os seus alunos, mas fazemos o convite a todos aqueles que se queiram associar a mais um momento cultural de Campo Maior”, diz ainda.

O início desta sessão está marcado para as 11 horas. As entradas são gratuitas.

“O Jardim das Minhas Memórias”: Francisca Nora apresenta livro de poesia

Francisca Nora apresentou no sábado, dia 18 de novembro, no Centro Comunitário de Campo Maior, o livro de poesia “O Jardim das Minhas Memórias”, que conta com prefácio do presidente da Câmara Municipal, Luís Rosinha.

Perante uma sala cheia, a apresentação da obra ficado a cargo de Amélia Vadillo, da Filigrana Editora. Participaram ainda na sessão de apresentação da obra a vereadora São Silveirinha, bem como Anselmina Caldeirão, em representação da CURPI.

Na sessão participaram ainda algumas utentes da Academia Sénior da CURPI, com um divertido momento de teatro e música.

Estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, a vereadora Fátima Vitorino, e Olga Madeira e José Leão, em representação das Juntas de Freguesia de Degolados e da Expectação, respetivamente.

Fonte: Município de Campo Maior

Clube do Diabético de Elvas comemorou 28º aniversário

O Clube do Diabético de Elvas juntou cerca de uma centena de pessoas este domingo, 19 de novembro, no almoço comemorativo do seu 28° aniversário de fundação.

O convívio, que decorreu num salão de eventos dos arredores da cidade, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida.

A ocasião foi aproveitada para homenagear duas figuras históricas do Clube do Diabético recentemente falecidas: o médico José Pintão Antunes, fundador da associação; e David Rosa, que foi seu presidente ao longo de 13 anos.

Fonte: Município de Elvas

Elvas: Mês da Música encerra com recital de poesia e música

O recital de poesia e música “Sinédoque”, protagonizado pelo ator Ivo Canelas e pelo pianista João Vasco, encerrou no sábado, 18 de novembro, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, a edição 2023 do Mês da Música.

Ao longo de sensivelmente 50 minutos, num quase permanente diálogo entre as teclas e a voz, o espetáculo viajou por temas compostos por João Vasco a partir de peças da música portuguesa, enquanto Ivo Canelas interpreta poemas de autores portugueses dos séculos XX e XXI, representantes dos movimentos modernista e pós-modernista.

Pelo alinhamento de “Sinédoque” passaram obras de Ruy Bello, António Ramos-Rosa, Alexandre O’Neill, Cruzeiro Seixas, Margarida Vale de Gato e António Gedeão, entre outros.

Chega assim ao final o ciclo de três concertos que arrancou com um recital de piano e música francesa pelo maestro António Victorino de Almeida e a cantora Nádia Sousa; e prosseguiu com “Viagem ao Mundo dos Sonhos”, tributo prestado por professores e alunos da Academia de Música de Elvas às bandas sonoras de filmes da Disney e outros clássicos do cinema.

O Mês da Música foi uma iniciativa conjunta do Município e Academia de Música de Elvas, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Direção-Geral das Artes e a produtora Pautas e Melodias.

Fonte: Município de Elvas

Projeto “História da Gente Comum” apresentado na Terrugem

O projeto audiovisual “História da Gente Comum” foi apresentado no Pavilhão Multiusos da Terrugem, na tarde de sábado, 18 de novembro.

A iniciativa de António Carronha Brinquete, César Magarreiro e Luís Infante passou pela recolha, ao longo dos últimos anos, de um amplo conjunto de testemunhos de habitantes daquela aldeia do concelho Elvas sobre as vivências pessoais e coletivas das últimas décadas, assim como os usos e costumes locais.

Entre as mais de 50 horas de gravações vídeo foram selecionados cerca de 45 minutos, apresentados hoje em três segmentos de sensivelmente 15 minutos de duração.

Além deste documentário, os promotores do projeto “História da Gente Comum” irão disponibilizar de forma faseada todos os registos nas plataformas digitais YouTube, Instagram e Facebook.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve na Terrugem a acompanhar o evento, acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra.

Fonte: Município de Elvas

João Carpinteiro recordado em sessão de homenagem no Museu de Fotografia

João Carpinteiro recebeu uma homenagem póstuma este sábado, 18 de novembro, no 20º aniversário do Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro.

As comemorações do aniversário iniciaram-se no Auditório São Mateus com a leitura de testemunhos, assim como a projeção de um vídeo sobre o homem, a obra e o sonho do fundador do museu.

A vereadora Vitória Branco, que representou o município de Elvas nesta cerimónia, sublinhou que ao “celebrarmos duas décadas deste museu vibrante, estamos comprometidos não apenas em manter vivo o seu espírito, mas também em continuar com o seu sonho. Que este museu continue a ser um farol de inspiração, conhecimento e beleza para as gerações presentes e futuras”.

João Carpinteiro “deixou não apenas um legado de câmaras e fotografias, mas também um sonho: o sonho de preservar, compartilhar e continuar a explorar o mundo através da lente da câmara fotográfica”, afirmou Vitória branco nesta cerimónia.

Realizou-se a inauguração da exposição póstuma de João Carpinteiro, “pelos fotógrafos elvenses”, com fotos de António José Marques, Eduardo Martins, Filipe Calado e Luís Piçarra, que fica patente ao público até 30 de novembro.

No final cantou-se os parabéns e foi cortado o bolo de aniversário, num ato onde não faltaram familiares e amigos.

III Marrocos Palmo-a-Palmo apresentado em Campo Maior

A apresentação do III Marrocos Palmo-a-Palmo – Destinos Delta Q teve lugar no passado sábado, 18 de novembro, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), em Campo Maior.

A expedição decorrerá no próximo mês de abril e vai levar dezenas de motards de Campo Maior até Marrocos, numa organização da SenaXtours.

Marcaram presença nesta sessão de apresentação do evento a vereadora no Município de Campo Maior São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista, Miguel Tavares.

Fonte: Município de Campo Maior

“Deixa que conto…”: crianças dizem o que sabem sobre os seus direitos na Rádio ELVAS

“Deixa que eu conto…” é o nome do programa que vai ser emitido esta semana, de segunda a sexta-feira, na Rádio ELVAS, numa parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas e o Agrupamento de Escolas nº2, através do Jardim de Infância do Revoltilho.

 

Tendo em conta que, hoje se assinalam os 34 anos da Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens, o objetivo passa por “dar voz aos alunos do ensino pré-escolar e, junto deles, perceber qual a sua ideia sobre os seus direitos”, explica Raquel Guerra, presidente da CPCJ de Elvas.

Raquel Guerra acrescenta que o objetivo é que as crianças “tenham, cada vez, um papel ativo, naquilo que são os seus direitos”.

“Deixa que conto…” é emitido esta semana, diariamente às 9.30 e às 14.30 horas, na Rádio ELVAS. Um programa onde damos voz aos mais novos, para que falem sobre os seus direitos, uma vez que hoje se assinalam os 34 anos da Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens.