Estão abertas as candidaturas ao PROVERE até 22 de dezembro

As candidaturas ao PROVERE – Programa de Valorização económica dos Recursos Endógenos, estão abertas até 22 de dezembro do corrente ano, informa a Comissão de Cordenção e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O PROVERE, enquanto estratégia de valorização económica de base territorial alicerçada na valorização dos recursos endógenos, dirigido especificamente para espaços de baixa densidade, tem por objetivo fomentar a competitividade desses espaços através da dinamização de atividades de base económica inovadoras, diversificação económica e cultural, que contribuam para a criação de emprego, potenciando a cadeia de valor do território e incrementando valor acrescentado e fixação de pessoas.

No âmbito do Portugal 2030, pretende-se dar continuidade à valorização dos recursos endógenos nos territórios de baixa densidade. Nas novas intervenções,  objetivo é que as mesmas resultem de estratégias fortemente inovadoras, que constituam novas perspetivas temáticas territoriais, que sem perder o enfoque na criação de emprego, oportunidades de negócios e geração de valor nos territórios, contemplem respostas aos desafios da transição digital nos territórios de baixa densidade, contributos para uma economia mais verde, promoção da eficiência energética, das energias renováveis e a redução de emissões de CO2, que incentivem a promoção de uma lógica de rede organizada e estruturada que permita ganhar escala e massa crítica, minimizando o que por vezes constitui o grande constrangimento dos territórios de baixa densidade.

O Programa Regional do Alentejo 2030 refere que estas iniciativas devem constituir-se como novas perspetivas temáticas territoriais e integrarem uma forte dimensão inovadora face ao passado, para tal este aviso promove a oportunidade dos atores do território desenvolverem estratégias que devem ser promovidas por um conjunto de parceiros privados e públicos, em torno de um foco temático claramente identificado, e concretizadas em programas de ação, que integrem projetos com maturidade, que concorram para um fim comum e que estejam em linha com a RIS3 (Recursos naturais, Saúde e bem estar e Cultura, criatividade e turismo), com os desafios associados à transição digital, à transição verde e ao empreendedorismo em meio rural, através de processos de descoberta empreendedora geradores de iniciativas empresariais qualificadas alicerçadas nos recursos e respetivos territórios.

As candidaturas apenas podem ser apresentadas por consórcios de entidades, liderados por organizações enquadráveis nas tipologias de, pessoas coletivas de direito público e de direito privado com e sem fins lucrativos; Associações empresariais; Entidades privadas sem fins lucrativos; Comunidades Intermunicipais; Municípios; Agências e Associações de Desenvolvimento Regional Local.

“O Elvas” desperdiça penálti, mas consegue empate aos 90+5

“ O Elvas” recebeu o Oriental e empatou a um golo, tendo desperdiçado um penálti, mas conseguiu ainda marcar no final, em tempo de compensação aos 90+5.

Ao intervalo os lisboetas estavam na frente do marcador, tendo os azul e ouro conseguido chegar ao empate final 1-1.

“O Elvas” continua na melhor série da época com duas vitórias e dois empates, tendo como próximos adversários o Imortal em Albufeira e depois em casa, o Santa Clara, para a Taça de Portugal.

 

Quercus de Portalegre organiza saída de Campo à Serra de São Mamede no dia 11

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vai organizar, no próximo dia 11 de novembro, uma saída de campo no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Com esta atividade pretende-se tomar contacto com a beleza e a diversidade das paisagens deste Parque Natural, bem como observar e identificar a sua diversidade florística e faunística.

Pretende-se também descobrir algumas das particularidades geológicas da região e comprovar a tipicidade das suas povoações e respectivas tradições culturais e históricas.

A atividade decorrerá ao longo de um percurso pedestre com início em Castelo de Vide e final em Marvão, e passará por alguns locais de grande beleza do Parque Natural da Serra de São Mamede, permitindo assim um contacto muito directo dos participantes com o património natural e cultural desta Área Protegida.

As incrições devem ser feitas até às 12 horas do dia 10 deste mês de novembro, mediante o pagamento de quatro euros (sócios da Quercus) e quem não é sócio pode sê-lo, aquando da inscrição na atividade. O preço inclui o seguro e o percurso guiado, sendo limitado a um máximo de 20 inscrições.

A Quercus informa ainda que as refeições ficam a cargo dos participantes; o transporte ficará a cargo dos participantes, sendo a organização responsável por coordenar os meios, de forma a rentabilizá-los ao máximo; e que os participantes devem levar roupa e calçado confortável, adequado às condições atmosféricas e à natureza da atividade.

Para mais informações e inscrição pode contacra a Quercus Portalegre através dos seguintes contactos: 96 020 70 80 ou portalegre@quercus.pt

34ª Meia Maratona Elvas – Badajoz corre-se no dia 12

A 34ª Meia Maratona Elvas – Badajoz realiza-se no próximo domingo, 12 de novembro.

Com saída às 9h30 (hora portuguesa) do Parque da Piedade, junto ao restaurante El Cristo, a prova termina na Avenida de Huelva, em Badajoz, por volta das 10h35, segundo a organização.

Numa distância total de 21 quilómetros, esta prova, que se realiza sob o mote “unindo esforços, alcançamos metas”, é organizada pela Fundação Municipal de Desporto do Município de Badajoz, com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Elvas e a Federação Estremenha de Atletismo.

Junta de Santa Eulália procede à limpeza das ribeiras da Murteira e do Torrão

As ribeiras da Murteira e do Torrão foram alvo de um processo de limpeza por parte da Junta de Freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas.

Na intervenção, foi efetuada a limpeza do leito das ribeiras em toda a sua extensão, prevenindo a acumulação de material sedimentar, plantas e outros detritos que impeçam o normal curso natural das águas, preparando o mesmo para o inverno.

Quatro mil quilos de castanha na Feira da Castanha de Marvão nos dias 11 e 12

Quatro mil quilos de castanha, mil litros de vinho, música, artesanato e gastronomia vão animar a rainha das festas do concelho de Marvão, nos dias 11 e 12 de novembro.

Três tradicionais magustos com a melhor castanha assada e vinho produzido no concelho, um mercado de produtos locais, animação musical, mostras de artesanato, gastronomia e doçaria, são as principais atrações da 39.ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha.

A entrada no certame custa um euro (a receita reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão) e tem atividades a decorrer entre as 10 e as 18.30 horas de sábado e domingo.

A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é uma celebração do património cultural de Marvão, com a exposição das suas tradições, como os bordados de castanha e a cestaria em madeira de castanho, dos seus produtos endógenos e gastronomia, de onde se destaca o pastel de castanha, o pão, as compotas, e da sua inovação ligada à castanha em produtos como a cerveja, farinheira, queijo e até gin.

É também um evento cultural único, repleto de animação pelas ruas, com atuações de grupos de bombos, folclore, cante alentejano, fanfarras, artes circenses e de música popular portuguesa, onde se destacam os espetáculos com os populares artistas, Miguel Azevedo e Saúl.

Estabelecida no território desde 1984, a Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é também o encontro entre os produtores, quem comercializa, e quem vem para provar e comprar. Pois, o concelho de Marvão, ao inserir-se na área geográfica da serra de São Mamede tem um microclima propício à cultura e a castanha produzida está classificada de DOP (Denominação de Origem Protegida).

A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é também o início da Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada à castanha, que decorre entre 11 e 26 de novembro, pelos restaurantes do concelho, com a apresentação de pratos à base deste fruto tão próprio desta altura do ano. Esta é uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha e a afirmação de Marvão como um destino gastronómico de eleição.

Redes e Capacitação Institucional RIS3 já com aviso publicado

Foi publicado, no passado dia 30 de outubro, o aviso apara a apresentação de candidaturas às Redes e Capacitação Institucional RIS3, que se destinam a apoiar projetos de capacitação institucional de parcerias territoriais de apoio ao desenvolvimento, designadamente, capacitação para a especialização inteligente através do reforço do trabalho em cooperação e em rede, que fomentem a articulação de nível regional e sub-regional, e de desenvolvimento de competências ajustadas ao papel de cada entidade.

Estão previstos apoios para a Gestão do Espaço Operacional da EREI (Espaço de Descoberta Empreendedora), incluindo de cada uma das plataformas de articulação operacional, através de apoios à implementação e capacitação de plataformas de inovação, governação e internacionalização.

Com o trabalho partilhado e participado pretende-se, entre outros, troca de experiências e implementação de boas práticas; desenvolvimento e implementação de parcerias e plataformas de descoberta empreendedora; recolha, sistematização e partilha de informação; nomeadamente através do desenvolvimento de plataformas de inovação, melhoria da eficácia e eficiência das instituições, tendo em vista a implementação de modelo de governação da RIS.

As entidades beneficiárias são a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, a Sines Tecnoplo, a Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama, a Universidade de Évora, bem como outras entidades integrantes do Conselho Regional de Inovação em copromoção com as entidades coordenadoras.

Rádio ELVAS acompanha jogo entre “O Elvas” e o Oriental este domingo

“O Elvas” joga em casa, este domingo, 5 de novembro, às 15 horas, frente ao Oriental, em desafio da nona jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

As restantes seis partidas desta ronda jogam-se à mesma hora e são as seguintes: Fabril – Juventude de Évora; Vitória de Setúbal – Barreirense; Louletano – Sintrense; Moncarapachense – Lusitano de Évora; Real Vasco da Gama da Vidigueira; e Serpa – Imortal

A Rádio ELVAS acompanha, na sua emissão desportiva, a partir das 14 horas, o jogo entre o Clube Alentejano de Desportos e o Oriental.

Festa da Vinha e do Vinho arranca na quarta-feira com novidades

Foto arquivo

A Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, arranca já na próxima quarta-feira, dia 8 de novembro, com a sessão solene de abertura marcada para as 10 horas.

Segundo afirma Sofia Dias, vereadora da Câmara de Borba, “as nossas expetativas são elevadas, como é lógico, em tudo aquilo que nós fazemos, colocamos as nossas máximas expetativas, esperamos conseguir atrair muitas pessoas, muitos visitantes, e ter uma festa digna e de pleno convívio, como é esperado”.

Este ano o evento traz novidades, que vão além do cartaz habitual e dos eventos relacionados com a cultura, com um envolvimento mais ativo da comissão organizadora, o evento terá então atividades diferentes, revela a vereadora, “o Porta Aberta, que vai acontecer no sábado, durante o período da tarde, é uma visita às vinhas e às adegas do concelho. Outra novidade é o envolvimento da escola e das crianças, é comum nós levarmos à festa as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, este ano vamos ter também as visitas das escolas de todos os ciclos, vão ser convidados a assistir connosco o momento de abertura, e vão poder passear pela festa, e vamos ter na sexta-feira uma ação “A Escola Vai à Vinha”, para os alunos do 9º ano, é da organização da ATEVA, aquilo que se pretende é que os alunos possam estar na vinha, estar numa adega, e perceber como é que se faz vinho.”

Este ano, o evento terá o conceito de festa sustentável, segundo revela Sofia Dias, “vamos ter na festa o conceito da sustentabilidade, este ano nós fomos o concelho mais sustentável a nível da produção de vinho, portanto vamos apostar muito neste conceito em toda a festa e vamos nos próximos dias comunicar este conceito e anunciá-lo na festa.”

A Festa da Vinha e do Vinho decorre de 8 a 12 de novembro, este ano com novidades para os mais novos e um conceito de festa sustentável.

Chega ao fim mais uma edição do Festival de Sopas em Montemor-o-Novo

Termina hoje, domingo, a 19ª edição do Festival de Sopas em Montemor-o-Novo.

O encerramento deste festival celebra-se com a seguinte programação, abertura do Festival de Sopas às 12 horas, uma atuação do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo às 14 horas, às 14.45 horas há Jogos em Família e às 17 horas encerra-se então esta 19ª edição do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo.

Bombeiros de Campo Maior: inscrições abertas para escola de formação inicial

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior tem inscrições abertas, até 20 de novembro, para uma nova escola de formação inicial de bombeiros.

Os interessados em vir a integrar o corpo ativo dos bombeiros campomaiorenses, segundo explica o comandante Pedro Tomé, que depois da formação inicial, enfrentam um ano de estágio, têm de ter entre 17 e 45 anos, “que é a idade útil para integrar uma corporação”. Após o estágio, os candidatos “vão a avaliação distrital e passam a ser considerados bombeiros”.

Lembrando que, mesmo a nível nacional, “há cada vez menos bombeiros voluntários e se exige mais ao voluntariado”, o comandante diz ser importante uma “boa avaliação” dos candidatos, “tanto física como psíquica”.

As inscrições podem ser feitas, presencialmente, no quartel, através das redes sociais dos Bombeiros de Campo Maior ou no formulário que está disponível online (ver aqui).

Até ao final da semana passada, eram apenas três aqueles que tinham feito a sua inscrição.

“Ensopado” e “Chamuças” de Borrego vencem Concurso Gastronómico em Montemor

Ensopado de Borrego do restaurante “O Bacalhau” venceu Concurso do Borrego do Festival de Sopas de Montemor na categoria tradição.

Virgínia Robalo venceu a categoria Inovação

As “Chamuças de Borrego”, de Virgínia Robalo, foram o prato vencedor da categoria Inovação.

A Rádio Nova Antena do Grupo Alentejo em FM tal como a Rádio Elvas, fez parte do júri do concurso que se realizou na tarde deste sábado no Pavilhão de Exposições do Parque de Feiras de Montemor-o-Novo.

António Pinto Xavier, vereador da Câmara de Montemor-o-Novo, fez um balanço positivo do Concurso “ apesar de um pequeno lapso de alguns concorrentes que se inscreveram terem confundido o dia de amanhã com a data do concurso. Ainda assim tivemos aqui pratos muito bons, e aquilo que a Câmara tem que fazer é ajudar estas pessoas a divulgar estes pratos, pois tivemos aqui muita qualidade”.

Este Concurso, que esteve aberto a todos os interessados amadores ou profissionais, residentes em Montemor-o-Novo,  dividiu-se em duas categorias – Tradição e Inovação. Cada participante teve a possibilidade de apresentar um prato por categoria.

Após as provas, o júri decidiu os seguintes premiados por categoria:

Categoria Tradição
1º Prémio – Café Restaurante “O Bacalhau” – Ensopado de Borrego – (450 €)
2º Prémio – Restaurante Quinta da Nora – Ensopado de Borrego – (350 €)
3º Prémio – Sandra Mesquita Barbosa – Empada de Borrego (150 €)

Categoria Inovação
1º Prémio – Virgínia Robalo – Chamuças de Borrego (450 €)
2º Prémio – Raiz e Tradição – Picanha de Borrego com Migas de Beterraba (350 €)
3º Prémio – Margarida Ferreira – Lombo de Borrego com Vinho Tinto (150 €)

O Festival de Sopas tem 16 expositores, 12 dias quais são restaurantes que disponibilizam a preços acessíveis muitas variedades de sopas na edição deste ano que chega ao fim amanhã à tarde..

Concerto “Viagem ao Mundo dos sonhos” este domingo no Cineteatro de Elvas

“Viagem ao mundo dos sonhos” é o mote para o concerto desta tarde de domingo, 5 de novembro, no Cineteatro Municipal de Elvas, numa iniciativa inserida no Mês da Música.

Este concerto conta com a participação de professores, alunos e convidados da Academia de Música de Elvas, revela o diretor artístico da iniciativa, Luís Zagalo, adiantando que pretende “assinalar um roteiro pelas bandas sonoras, de alguns filmes icónicos, não só de animação, mas também de outros filmes que nos suscitam emoções e sentimentos especiais”.

Este concerto está marcado para hoje, às 18 horas, no Cineteatro de Elvas e os bilhetes estão à venda em ticketline.pt ou uma hora antes do espetáculo, no Cineteatro.

22ª Edição da Mostra Gastronómica termina domingo em Arraiolos

Chega ao fim mais uma edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos, amanhã, domingo, 5 de novembro.

Este dia começa cedo com o II Trail da Empada que conta com três percursos, um trail curto, trail longo e uma caminhada cuja concentração vai ser no Multiusos de Arraiolos às 8 horas.

Às 14 horas têm início as atuações do Grupo de Cantares Tradicionais da Casa das Artes e o Grupo de Cantares Alentejanos da Casa das Artes.

O certame que contou com diversas atividades como a prova de vinhos e shocooking’s termina às 21h30.