As candidaturas ao PROVERE – Programa de Valorização económica dos Recursos Endógenos, estão abertas até 22 de dezembro do corrente ano, informa a Comissão de Cordenção e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
O PROVERE, enquanto estratégia de valorização económica de base territorial alicerçada na valorização dos recursos endógenos, dirigido especificamente para espaços de baixa densidade, tem por objetivo fomentar a competitividade desses espaços através da dinamização de atividades de base económica inovadoras, diversificação económica e cultural, que contribuam para a criação de emprego, potenciando a cadeia de valor do território e incrementando valor acrescentado e fixação de pessoas.
No âmbito do Portugal 2030, pretende-se dar continuidade à valorização dos recursos endógenos nos territórios de baixa densidade. Nas novas intervenções, objetivo é que as mesmas resultem de estratégias fortemente inovadoras, que constituam novas perspetivas temáticas territoriais, que sem perder o enfoque na criação de emprego, oportunidades de negócios e geração de valor nos territórios, contemplem respostas aos desafios da transição digital nos territórios de baixa densidade, contributos para uma economia mais verde, promoção da eficiência energética, das energias renováveis e a redução de emissões de CO2, que incentivem a promoção de uma lógica de rede organizada e estruturada que permita ganhar escala e massa crítica, minimizando o que por vezes constitui o grande constrangimento dos territórios de baixa densidade.
O Programa Regional do Alentejo 2030 refere que estas iniciativas devem constituir-se como novas perspetivas temáticas territoriais e integrarem uma forte dimensão inovadora face ao passado, para tal este aviso promove a oportunidade dos atores do território desenvolverem estratégias que devem ser promovidas por um conjunto de parceiros privados e públicos, em torno de um foco temático claramente identificado, e concretizadas em programas de ação, que integrem projetos com maturidade, que concorram para um fim comum e que estejam em linha com a RIS3 (Recursos naturais, Saúde e bem estar e Cultura, criatividade e turismo), com os desafios associados à transição digital, à transição verde e ao empreendedorismo em meio rural, através de processos de descoberta empreendedora geradores de iniciativas empresariais qualificadas alicerçadas nos recursos e respetivos territórios.
As candidaturas apenas podem ser apresentadas por consórcios de entidades, liderados por organizações enquadráveis nas tipologias de, pessoas coletivas de direito público e de direito privado com e sem fins lucrativos; Associações empresariais; Entidades privadas sem fins lucrativos; Comunidades Intermunicipais; Municípios; Agências e Associações de Desenvolvimento Regional Local.


“ O Elvas” recebeu o Oriental e empatou a um golo, tendo desperdiçado um penálti, mas conseguiu ainda marcar no final, em tempo de compensação aos 90+5.
O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vai organizar, no próximo dia 11 de novembro, uma saída de campo no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Com esta atividade pretende-se tomar contacto com a beleza e a diversidade das paisagens deste Parque Natural, bem como observar e identificar a sua diversidade florística e faunística.
O Grupo de Teatro Amador de Monforte “Pensennisso” apresenta, no próximo sábado, dia 11 de novembro, o espetáculo “A Herança de Faustino Miséria”, em Arronches.
A 34ª Meia Maratona Elvas – Badajoz realiza-se no próximo domingo, 12 de novembro.
As ribeiras da Murteira e do Torrão foram alvo de um processo de limpeza por parte da Junta de Freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas.
Quatro mil quilos de castanha, mil litros de vinho, música, artesanato e gastronomia vão animar a rainha das festas do concelho de Marvão, nos dias 11 e 12 de novembro.

Foi publicado, no passado dia 30 de outubro, o aviso apara a apresentação de candidaturas às Redes e Capacitação Institucional RIS3, que se destinam a apoiar projetos de capacitação institucional de parcerias territoriais de apoio ao desenvolvimento, designadamente, capacitação para a especialização inteligente através do reforço do trabalho em cooperação e em rede, que fomentem a articulação de nível regional e sub-regional, e de desenvolvimento de competências ajustadas ao papel de cada entidade.
“O Elvas” joga em casa, este domingo, 5 de novembro, às 15 horas, frente ao Oriental, em desafio da nona jornada da Série D do Campeonato de Portugal.


Termina hoje, domingo, a 19ª edição do Festival de Sopas em Montemor-o-Novo.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior tem inscrições abertas, até 20 de novembro, para uma nova escola de formação inicial de bombeiros.
Ensopado de Borrego do restaurante “O Bacalhau” venceu Concurso do Borrego do Festival de Sopas de Montemor na categoria tradição.
Este Concurso, que esteve aberto a todos os interessados amadores ou profissionais, residentes em Montemor-o-Novo, dividiu-se em duas categorias – Tradição e Inovação. Cada participante teve a possibilidade de apresentar um prato por categoria.
“Viagem ao mundo dos sonhos” é o mote para o concerto desta tarde de domingo, 5 de novembro, no Cineteatro Municipal de Elvas, numa iniciativa inserida no Mês da Música.
Chega ao fim mais uma edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos, amanhã, domingo, 5 de novembro.