Mercado quinzenal de Elvas recebe cada vez menos visitantes

O tradicional mercado quinzenal de Elvas, na Piedade, que decorre esta segunda-feira, 23 de outubro, e que atrai pessoas de várias zonas, apesar de ter uma grande variedade de produtos, tem vindo a receber menos visitantes, sendo uma das razões, apontada pelos feirantes, a falta de condições do terreno.

À conversa com alguns dos feirantes, foi possível entender que o terreno onde este mercado se realiza está em más condições.

Marco Reis, um dos feirantes, costuma levar para as outras feiras, enchidos, queijos, azeite, entre outros, mas neste mercado, devido à falta de condições não traz queijos, pois estragam-se, e informa ainda que, “isto é ingrato, está com as condições um pouco degradadas, devia estar pelo menos um pouco mais arranjado”.

Este “é o único mercado neste momento em Elvas, mas não temos condições nenhumas”, informa Cristina Pratos, uma das feirantes que vende roupa de criança, indicando ainda que “é uma miséria no tempo da chuva é barro por todo o lado, não temos condições nenhumas”.

O problema do terreno afeta não só quem tenta vender os seus produtos, mas também quem quer comprar, diz António Almeida, vendedor de vestuário, uma vez que “o visitante que vem à feira, não tem condições, no inverno anda com os pés cheios de lama”.

Apesar da falta de condições, estes feirantes continuam a fazer o seu trabalho, trazendo sempre variedade, desde roupa de criança a roupa de adulto. No âmbito alimentar há também enchidos, azeite, produtos hortícolas, entre outros.