Skip to content

ERASMUS: Alunos do Agrupamento nº3 de Elvas realizam Estágios Profissionais no estrangeiro

Um mês depois do arranque do ano letivo, o Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas, no âmbito da Acreditação Erasmus Vocational Education and Training (VET), conta já com a realização de cinco mobilidades de alunos dos Cursos Profissionais.

Na passada segunda-feira, 16 de outubro, quatro alunos dos Cursos Profissional de Operações Turísticas e de Manutenção e Gestão de Equipamentos Informáticos iniciaram uma nova experiência pessoal e profissional em Bilbao, onde irão realizar um estágio durante dois meses, enquadrada na Formação em Contexto de Trabalho. Estes alunos juntam-se assim ao aluno pós diplomado do Curso Profissional de Multimédia que está a realizar um estágio de três meses, na mesma cidade, desde início de setembro, no âmbito do mesmo Projeto.

A Equipa Erasmus do Agrupamento de Escolas Nº 3 acredita que “estas experiências são transformadoras e contribuem para que o Agrupamento continue a diversificar as atividades pedagógicas e, no caso dos cursos profissionais, que tenha impacto na qualificação dos formandos com futuro impacto local e que lhes alargue a visão de mercado de trabalho. O caminho iniciado com o Projeto Erasmus “Objectivet”, terminado em setembro, permitiu que 25 alunos do Agrupamento fizessem estágios em Itália e Irlanda, e cuja continuidade, fruto da Acreditação VET irá permitir não só mobilidades de alunos deste setor mas também de docentes, não docentes, para realizar formação e observação de outros contextos de trabalho”.

O Agrupamento detém também Acreditação Erasmus no sector escolar, com atividades já planificadas de mobilidades de grupos de alunos desde o 1º ciclo até ao 12º ano bem como outras atividades de formação dos professores, no estrangeiro.

A Acreditação Erasmus quer no setor escolar ou de Formação e Educação Profissional (VET) permite desenvolver atividades de mobilidade no estrangeiro, todos os anos até 2027.

Às organizações com “Acreditação Erasmus”, como é o caso do agrupamento nº 3 de Elvas, é reconhecido o valor do seu plano estratégico e a capacidade de realizarem atividades de mobilidade de elevada qualidade, no quadro de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento da sua organização. Uma das maiores vantagens das organizações que obtiverem a Acreditação Erasmus é o acesso simplificado às oportunidades de financiamento no âmbito da ação-chave 1, ao abrigo do futuro programa (2021-2027).

Compartilhe este artigo: