Rui Miguel Nabeiro e Roger Schmidt (Benfica) à conversa sobre Liderança

Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés, e Roger Schmidt, treinador do Benfica, partilharam palco, esta terça-feira, num evento em que os dois tiveram oportunidade de conversar sobre Liderança.

“Numa parceria entre a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e a Câmara de Comércio Luso-alemã, tive a oportunidade de estar a conversa com o treinador do SLBenfica sobre o tema da liderança. Uma conversa tida em Português e Alemão, não estivéssemos nós na casa da língua Alemã, o Goethe Institut. Obrigado pela excelente oportunidade de aprendizagem e sobretudo ao Mister Roger Schmidt pela sua disponibilidade e partilha”, partilhou o CEO da Delta nas redes sociais.

Forte de Santa Luzia acolhe visita teatralizada especial este sábado

As visitas guiadas especiais encerram este sábado, dia 21, tendo como mote conhecer o Forte de Santa Luzia, com uma visita guiada teatralizada especial, que se realiza a partir das 10 horas.

Trata-se de uma visita guiada mais prolongada por todo o espaço do forte, proporcionada por personagens, em que se incluem locais usualmente encerrados ao público.

A participação é feita mediante inscrição prévia e tem um custo de 15 euros.

Para se inscrever deverá enviar email: para forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 623 287.

No sábado há Cãominhada em Campo Maior

Foto arquivo

A Associação Amigos dos Animais de Campo Maior, em parceria com o município organiza no sábado, 21 de outubro, mais uma edição da Cãominhada.

Num percurso pela vila, o objetivo é que as pessoas “levem o seu cão ou que passeiem um dos animais que estão aos cuidados da associação, para que eles convivam e saiam daquele espaço”, revela Mafalda Ensina da Associação, adiantando que haverá surpresas para os participantes.

Mafalda Ensina adianta ainda que, na Associação, gostariam que as pessoas passeassem os cães, do abrigo, noutras alturas do ano. “Sabemos que as pessoas na vila gostam muito de passear os nosso cães, mas gostávamos que não fosse só neste dia, que se lembrassem de nós e, de vez em quando aparecessem para passear os cães”.

Cãominhada que tem lugar, no sábado, 21 de outubro, em Campo Maior, com partida às 10 horas, do Armazém Municipal.

Setor de higiene e limpeza da Câmara de Elvas vai ter novas instalações

A obra de construção da nova sede do setor de Higiene e Limpeza da Câmara de Elvas encontra-se a decorrer na Praça de Armas, em Elvas, e deverá estar concluída no final deste ano.

As novas instalações vão permitir dar melhores condições de trabalho aos funcionários deste setor, permitindo que tenham todas as condições necessárias para acomodar os trabalhadores.

Um investimento, realizado na totalidade pelo Município de Elvas, que ascende a cerca de 70 mil euros, incluindo o preço da aquisição e das obras em curso.

Proteção Civil alerta para agravamento das condições meteorológicas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a enviar mensagens à população, para alertar para as condições meteorológicas adversas que se vão sentir nas próximas 36 horas, na região.

O distrito de Portalegre encontra-se em aviso Laranja até às 18 horas de amanhã, quinta-feira, 19 de outubro, uma vez que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva forte e persistente, assim como rajadas de vento que podem atingir os 120 Km/h.

As autoridades apelam assim a cuidados redobrados, e emitem algumas recomendações como:

– garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

− garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

− ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

− ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;

− não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; ´

− adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; −

não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

− estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Grupos do concelho abrem inscrições para o Carnaval de Elvas 2024

Foto arquivo

São já alguns, os grupos do concelho, que abriram inscrições para edição de 2024 do Carnaval Internacional de Elvas.

No caso da Sociedade 1º de Dezembro, a Azevia, tem inscrições abertas e podem ser feitas através do contacto 96 29 89 342, pelo instagram ou facebook da coletividade.

Já as inscrições para o grupo da Sociedade de Instrução e Recreio (SIR) podem ser feitas AQUI.

O CRP da Boa-Fé tem também as inscrições abertas, que podem ser feitas através do contacto  969 503 871.

A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa já tem abertas as inscrições para o Grupo de Carnaval da freguesia, que irá, em 2024, integrar o Corso do Carnaval Internacional de Elvas. As inscrições devem ser feitas juntos dos membros do grupo Rúben Ameixa e Patrícia Milhinhos.

Já o Grupo de Santa Eulália informa que quem quiser juntar-se ao grupo, no Carnaval 2024, pode fazer a sua inscrição no Balcão da Junta de freguesia.

Barbacena, este ano, também abriu inscrições para o Carnaval de Elvas, através da asscoiação Barbaris BTT Team de Barbacena, quem quiser juntar-se ao grupo pode fazê-lo através dos contactos: 96 304 35 61 ou 92 536 88 17.

Inscrição da “Produção de Vinho de Talha” no INPCI em Consulta Pública

Imagem: CM da Vidigueira

Encontra-se em processo de Consulta Pública a proposta de inscrição da “Produção do Vinho de Talha” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).

Esta proposta é dinamizada pelo Município de Vidigueira, com o apoio técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), tendo sido elaborada no âmbito de um protocolo celebrado entre um conjunto alargado de municípios, a DRCAlentejo e de várias entidades da região, o que estende a todo o Alentejo o âmbito desta inscrição.

A tradição de produzir vinho em talhas de barro é uma prática antiga que foi introduzida no nosso território através dos romanos. Esta técnica continuou a ser utilizada no Alentejo, conforme referido por Ferreira Lapa, conceituado agrónomo do séc. XIX, que percorreu o território em 1866 visitando os principais centros vinícolas: “É adoptado (…) em todo o Alentejo, o uso das talhas de barro, não só para as operações de vinagem, senão também para guarda e conserva dos vinhos depois de feitos”. Quase um século mais tarde, Orlando Ribeiro, em 1961, escrevia que “Em relação aos utensílios de cerâmica (…) a originalidade do Alentejo consiste em ter conservado, de uma herança mediterrânica, o vasilhame para líquidos, principalmente para vinho (…) As vasilhas chamam-se talhas ou potes”.

Apesar de ter diminuído no século XX, a técnica de produção do vinho de talha voltou a ser progressivamente retomada, facto ao qual não é alheia a preparação da inscrição do fabrico deste vinho no INPCI.

O processo de Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da “Produção de Vinho de Talha” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial encontra-se a decorrer pelo período de trinta dias a partir da data de publicação do anúncio, no passado dia 11 de outubro. Os elementos constantes do processo de inventariação da “Produção de Vinho de Talha” encontram-se disponíveis para consulta online através do sistema MatrizPCI (ver aqui), sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Imagem: CM da Vidigueira

A decisão sobre o pedido de inventariação da “Produção de Vinho de Talha” ocorre no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública.

Integram o protocolo as seguintes entidades da região Alentejo: Municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arronches, Beja, Borba, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Marvão, Mora, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Viana do Alentejo, Vidigueira, Redondo e Santiago do Cacém; CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo (CVRA), Direção – Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo), Direção Regional de Cultura do Alentejo, Turismo do Alentejo, E.R.T., VITIFRADES – Associação de Desenvolvimento Local.

Festa da Vinha e do Vinho em Borba com programação diversificada

Depois de divulgados os artistas que irão atuar na edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, o município já divulgou o programa completo do certame, onde é dado destaque aos produtores de vinho do Alentejo, gastronomia, doçaria e produtos regionais, artesanato, mostra institucional e vitivinícola.

A Festa da Vinha e do Vinho decorre entre os dias 8 e 12 de Novembro, sendo que a sessão inaugural está marcada para as 10 horas do dia 8.

No primeiro dia segue-se pelas 10.30 horas a receção das escolas, no Pavilhão de Eventos, pelas 11.30 horas há animação com a “Banda às Riscas”, que volta a atuar pelas 15.30 horas.

O Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos” sobem ao palco às 19 horas e, pelas 21.30 horas atua a Orquestra Ligeira do Exército.

Dia 9 de novembro há tarde de Dança, com Tânzer, Flash Dance, Grupo de Ginástica 100 Pança, Ginarte e Las Trianeras.

À noite, pelas 21.30 horas atua José Geadas e às 23 horas sobe ao palco Buba Espinho.

Na sexta-feira, 10 de novembro, pelas 9 horas decorre a ação “A Escola vai à Vinha”, com os alunos de 9º ano, pelas 19 horas atuam os Rumo ao Sul, às 22 horas sobe ao palco Carolina de Deus e o resto da noite e madrugada são animadas pelos Hitz.pt Funk Edition e o Dj Zanova.

No sábado, 11 de Novembro, dia de São Martinho o programa da Festa da Vinha e do Vinho é bastante diversificado, tendo início com um passeio de motos pelo concelho, às 9 horas.

Pelas 10 horas decorre o concurso regional do rafeiro Alentejano, seguindo-se meia hora mais tarde um colóquio sobre viticultura.

Às 11 horas há circuito das tascas com o Grupo Coral Fora D’ Horas.

Durante a tarde há visita às adegas e cinhas do concelho, das 14 às 18 horas. Pelas 16 horas tem lugar um desfile de motas “Malucos por Harley”, e uma hora mais tarde torneio de veteranos, no campo municipal de Borba.

No mesmo dia, às 18 horas é inagurado o Mural alusivo às vinhas e vinho de Borba, pelo artista GUZT. Meia hora depois há arraial de São Martinho com Folclore e oferta de Castanhas e vinho.

Às 22 horas há fogo de artifício, seguindo-se o concerto dos Anjos, às 22.15 horas e a animação prossegue com os Dj’s Adri e Zinco.

No último dia do certame, 12 de Novembro, há torneio da malha, às 9 horas. Pelas 15 horas decorre o cortejo “A Vinha e o Vinho”, com animação musical.

A cerimónia de encerramento está marcada para as 16.45 horas e pelas 17 horas tua José Malhoa.

 

IPDJ: Associação de Taekwondo de Vendas Novas vence Prémio Clube Top no Alentejo

Imagem: Facebook da Associação de Taekwondo de Vendas Novas

A Associação de Taekwondo de Vendas Novas (ATVN) é a grande vencedora, no Alentejo, da Medida Mérito do programa Clube Top, iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A ATVN irá agora participar na Fase Final Nacional, em data e local ainda a anunciar.

A fase final regional da iniciativa, que serviu para analisar e premiar os clubes finalistas, decorreu na passada segunda-feira, 16 de outubro, nas instalações do IPDJ, em Évora.

O júri, composto pelo diretor regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho, pela representante da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Rita Felício, e o representante da Universidade de Évora, José Parraça, atribuiu, para além do primeiro prémio (taça e 800 euros) à Associação de Taekwondo de Vendas Novas, um segundo prémio de 350 euros à Associação Nova Cultura de Montargil/Clube de Vela e Canoagem e um terceiro, no valor de 200 euros, à Associação Jovens da Landeira.

Foram ainda atribuídas Menções Honrosas ao Despertar Sporting Clube de Beja, Évora Ginásio Clube – EGYM e Clube de Ténis de Évora.

“Tendo por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, o programa Clube Top do IPDJ pretende capacitar os clubes para os desafios da autossustentabilidade e contribuir para que alcancem os seus objetivos”, revela o IPDJ em comunicado.

“A Medida Mérito visa o reconhecimento e valorização de boas práticas na gestão de clubes desportivos e na integração destes com a comunidade local, dando relevo, nem sempre devidamente enfatizado e divulgado, ao trabalho desenvolvido por estas organizações na promoção e criação de valor social e desenvolvimento desportivo, através da criação de prémios que reconheçam as atividades diferenciadoras dos clubes desportivos no cumprimento da missão desportiva e social que assumem”, lê-se ainda no referido comunicado.

Urgência Cirúrgica no Hospital de Elvas funciona com normalidade

O Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Santa Luzia em Elvas funciona dentro da normalidade, ao contrário do que acontece, em Portalegre, tal como já noticiámos (ver aqui).

Segundo a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, o Hospital de Elvas tem nove cirurgiões, sendo que, destes, seis fazem urgência no referido serviço.

CIMAA promove reuniões públicas de apresentação da equipa de expropriações da Barragem do Pisão

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realiza no próximo sábado, dia 21, duas reuniões públicas no âmbito da instrução e acompanhamento dos processos de expropriação, ocupação temporária, constituição de servidões administrativas dos imóveis e realojamentos da população inerentes à construção de Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, vulgarmente conhecido como Barragem do Pisão.

A primeira destas reuniões públicas tem lugar às 11 horas de sábado, dia 21, no salão da Junta de Freguesia do Pisão, e destina-se exclusivamente aos proprietários dos imóveis da aldeia do Pisão. A segunda reunião acontece no mesmo dia, às 14.30 horas, no Cineteatro de Alter, dedicando-se à população em geral, e em particular aos proprietários dos imóveis que serão afectados pela construção das infra-estruturas primárias (concelhos do Crato e de Portalegre) e secundárias (concelhos de Alter, Crato e Fronteira) do projecto.

O objectivo destas sessões passa pela apresentação da empresa Luso-Roux Avaliações, Lda, à qual foram adjudicados os serviços de instrução e acompanhamento dos processos de expropriação, após Concurso Público promovido por esta comunidade intermunicipal e que terá elementos da sua equipa presentes.

Ao longo de todo o processo de implementação e construção da Barragem do Pisão, a CIMAA, enquanto entidade gestora deste projecto que mudará a face do Alto Alentejo, «tem procurado ser intransigente na garantia de que todas as partes, incluindo as populações, são sempre escutadas e tidas em consideração. Estas duas reuniões fazem parte desse esforço de divulgação de informação junto dos habitantes do Alto Alentejo», lê-se num comunicado.

Importância e desafios de comunicar a agricultura no programa “O ABC”

Quando falamos de agricultura, estamos a falar de um mundo que engloba as mais diversas atividades e temas: das sementes ao gado, da energia à biodiversidade, passando pela segurança alimentar e as alterações climáticas. E, portanto, comunicar tudo o que a agricultura representa não é tarefa fácil.

Inês Ferreira, gestora de Comunicação no InnovPlantProtect revela que são vários os apetos que tornam a agricultura uma área difícil de comunicar e fazem com que a comunicação da agricultura seja uma atividade muito desafiante.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Urgência Cirúrgica do Hospital de Portalegre com constrangimentos quinta e sexta-feira

O Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, está a funcionar desde as 8 horas desta quarta-feira, 18 de outubro, e as 14 horas de amanhã, dia 19 de outubro, informa a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

A ULSNA diz ainda em comunicado que, entre as 14 horas de quinta-feira, 19 de outubro, e as 8 horas de sexta-feira, 20 de outubro este serviço estará encerrado, reabrindo novamente das 8 horas de sexta-feira, dia 20, às 8 horas de segunda-feira, 23 de outubro.

TransAlentejo Walking Festival em 47 concelhos da região numa iniciativa “bastante completa”

O TransAlentejo Walking Festival está de regresso aos 47 concelhos da região, contando com vários percursos pedestres até ao dia 5 de novembro, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com os municípios envolvidos.

O objetivo desta iniciativa, que se assume como “o maior festival de caminhadas de Portugal e o maior da Europa”, revela o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, passa por “promover a rede de percursos pedestres TransAlentejo que existem na região, colocando os holofotes neste território”.

A estes passeios pedestres, gratuitos, pretende-se aliar também aliar a “vertente cultural” de cada localidade, dependendo do que cada município queira complementar.

José Pedro Calheiros diz ainda que haverá também seminários sobre o turismo de natureza, a 26 de outubro, em Santiago do Cacém e outro sobre de atividades que têm como base itinerários rodoviários e ferroviários, no dia de Novembro, em Mora.

Promover, de forma “musculada” as caminhadas junto de vários operadores turísticos de todo o país é outra das atividades programada, de 2 a 5 de novembro, com o objetivo de dar a conhecer “o Alto Alentejo e as suas oportunidades para que depois possam ali constituir os seus negócios”.

José Pedro Calheiros revela que este Festival é “bastante completo e complexo”, adiantando que as pessoas se podem inscrever no website do TransAlentejo Walking Festival.

TransAlentejo Walking Festival que já decorre na região. Sendo que este fim de semana estão marcadas caminhadas para Alandroal, no sábado, 21 de outubro, e Borba no domingo, 22 de outubro. Em Elvas a caminhada decorre no dia 5 de novembro.

Vila Galé anuncia obras de novo hotel em Elvas para o fim do mês

Foto: Vila Galé Hotéis

As obras do projeto do novo hotel do Grupo Vila Galé, em Elvas, denominado de “Casas de Elvas vai ter início no final deste mês, anunciou o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida.

As declarações surgem na sequência da inauguração do novo Hotel do Grupo, em Tomar, em que Jorge Rebelo de Almeida, em declarações ao Jornal Expresso, afirmou que “no final do mês, a Vila Galé vai começar as obras do projeto Casas de Elvas, envolvendo a recuperação de um conjunto de mais de quatro dezenas de casas de uma antiga fábrica de ameixa, no centro da cidade alentejana (onde o grupo já tem um hotel, que resultou da reabilitação de um edifício de valor patrimonial no âmbito do projeto Revive)”.

CAE Portalegre recebe duas Óperas de Badajoz no mês de outubro

O Município de Portalegre, em parceria com a Diputación Provincial de Badajoz e o programa “Ópera Joven”, apresenta este mês de outubro duas óperas no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

O primeiro espetáculo, com entrada restrita para as escolas do concelho, decorre no dia 19 de outubro, às 10.30 horas; o segundo espetáculo, “Gianni Schicchi”, terá entrada gratuita e decorrerá no dia 20, pelas 21.30 horas.

Com um enredo divertido e inteligente, “Gianni Schicchi”, ópera cómica num acto, foi composta por Giacomo Puccini, sobre um libreto de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da “Divina Comédia” de Dante Alighieri.

O programa “Ópera Joven”, da Delegación de Cultura, Deporte y Juventud de Badajoz, existe desde 2019 e visa sensibilizar e aproximar a ópera do público em geral, especialmente dos mais jovens, sensibilizando-os para um o mundo admirável.

ERASMUS: Alunos do Agrupamento nº3 de Elvas realizam Estágios Profissionais no estrangeiro

Um mês depois do arranque do ano letivo, o Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas, no âmbito da Acreditação Erasmus Vocational Education and Training (VET), conta já com a realização de cinco mobilidades de alunos dos Cursos Profissionais.

Na passada segunda-feira, 16 de outubro, quatro alunos dos Cursos Profissional de Operações Turísticas e de Manutenção e Gestão de Equipamentos Informáticos iniciaram uma nova experiência pessoal e profissional em Bilbao, onde irão realizar um estágio durante dois meses, enquadrada na Formação em Contexto de Trabalho. Estes alunos juntam-se assim ao aluno pós diplomado do Curso Profissional de Multimédia que está a realizar um estágio de três meses, na mesma cidade, desde início de setembro, no âmbito do mesmo Projeto.

A Equipa Erasmus do Agrupamento de Escolas Nº 3 acredita que “estas experiências são transformadoras e contribuem para que o Agrupamento continue a diversificar as atividades pedagógicas e, no caso dos cursos profissionais, que tenha impacto na qualificação dos formandos com futuro impacto local e que lhes alargue a visão de mercado de trabalho. O caminho iniciado com o Projeto Erasmus “Objectivet”, terminado em setembro, permitiu que 25 alunos do Agrupamento fizessem estágios em Itália e Irlanda, e cuja continuidade, fruto da Acreditação VET irá permitir não só mobilidades de alunos deste setor mas também de docentes, não docentes, para realizar formação e observação de outros contextos de trabalho”.

O Agrupamento detém também Acreditação Erasmus no sector escolar, com atividades já planificadas de mobilidades de grupos de alunos desde o 1º ciclo até ao 12º ano bem como outras atividades de formação dos professores, no estrangeiro.

A Acreditação Erasmus quer no setor escolar ou de Formação e Educação Profissional (VET) permite desenvolver atividades de mobilidade no estrangeiro, todos os anos até 2027.

Às organizações com “Acreditação Erasmus”, como é o caso do agrupamento nº 3 de Elvas, é reconhecido o valor do seu plano estratégico e a capacidade de realizarem atividades de mobilidade de elevada qualidade, no quadro de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento da sua organização. Uma das maiores vantagens das organizações que obtiverem a Acreditação Erasmus é o acesso simplificado às oportunidades de financiamento no âmbito da ação-chave 1, ao abrigo do futuro programa (2021-2027).

Rosinha quer alternativa de apoio aos municípios para manutenção de estradas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) sugeriu, recentemente, que os municípios passem a receber 5% dos impostos sobre os produtos petrolíferos para financiar a manutenção das estradas municipais.

Lembrando que, só no ano passado, o Município de Campo Maior investiu cerca de 600 mil euros na recuperação e manutenção de estradas do concelho, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, que diz não ter uma “perfeita noção” de como pode ser aplicada a medida apresentada pela ANMP, assegura que este é “um problema” para todas as autarquias do país, sobretudo para aquelas que tenham “maior extensão de área”.

Recordando as obras realizadas e o programa eleitoral do PS, Luís Rosinha explica que foi assumido que, “sempre e quando da disponibilidade financeira da Câmara Municipal o permita”, a autarquia campomaiorense avançaria para a requalificação de estradas.

Considerando o Orçamento do Estado para 2024 “relativamente atrativo”, Luís Rosinha espera que os 600 milhões de euros, que serão direcionados para autarquias e juntas de freguesia, possam apoiar este tipo de obras. “É um valor importante do ponto de vista da execução, de conseguirmos executar o PT2030 e o próprio Plano de Recuperação e Resiliência, mas é também muito importante para alavancar outro tipo de projetos, como estes, das estradas municipais”, assegura. “Acho que deve haver uma alternativa para que os municípios possam fazer face a esses investimentos nas estradas e nos caminhos municipais”, acrescenta.

Garantindo que estas são obras cada vez mais caras, com o “custo do petróleo também a aumentar”, Luís Rosinha diz ainda ser importante que haja uma forma alternativa de apoio aos municípios, porque as “redes viárias são grandes, precisam de manutenção a cada sete, oito anos, sobretudo aqui em que temos campos agrícolas, em que elas sofrem imenso”, remata.

Ambulâncias dos Bombeiros de Elvas colide com javali

Foto arquivo

Uma ambulância de Transporte regular de doentes, dos Bombeiros de Elvas, colidiu esta manhã de quarta-feira, 18 de outubro, com um javali, perto do Monte de Alcobaça, na freguesia de São Vicente e Ventosa.

Esta colisão ocorreu pouco antes das 7 horas e a ambulância, que tinha como destino Portalegre, transportava entre seis a sete doentes, revela o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, adiantando que “quer os doentes quer a bombeira, não ganharam para o susto, com o atravessamento de um javali que embateu na parte frontal da ambulância e felizmente só causou danos materiais”.

Depois desta colisão, esclarece o comandante, “a bombeira que fazia o transporte, prontamente tentou perceber se algum dos utentes necessitava de assistência e verificou-se que não era necessário”. Posteriormente, “procedeu-se à troca de veículo para que os doentes pudessem seguir para as unidades de saúde”.

Apesar de terem sido registados apenas danos materiais, Paulo Moreiras afirma que “esta ambulância é das viaturas mais recentes da corporação e que, agora, ficará algum tempo inutilizada”.

Rondão Almeida: 5% de impostos para manutenção de estradas municipais “é pouco”

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) sugeriu, recentemente, que os municípios passem a receber 5% dos impostos sobre os produtos petrolíferos para financiar a manutenção das estradas municipais.

A manutenção destas estradas, diz o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, é um problema “gravíssimo”, com origem há mais de 20 anos, quando as autarquias, como a elvense, aceitaram as responsabilidades associadas às estradas regionais que, nessa altura, passaram a ser consideradas estradas locais. “O que a Câmara fez no passado foi um erro brutal: foi trazer, para a sua responsabilidade, dezenas e dezenas de quilómetros”, começa por dizer.

As estradas que ligam Elvas a Campo Maior, Portalegre e Monforte, lembra Rondão Almeida, eram estradas regionais, agora locais, que, antigamente, e antes de serem da responsabilidade do poder local, eram do Instituto das Estradas de Portugal.

No que toca a estes cinco por cento, reivindicados pela ANMP, para a conservação e manutenção das estradas, por parte dos municípios, Rondão Almeida considera que é “pouco”. “Veja-se quanto é que sai do nosso Orçamento do Estado para conservação daquilo que são as estradas ditas nacionais e as nossas autoestradas”, acrescenta, dando conta que para fazer a manutenção das estradas – “só para levarem uns simples tapetes” –  que ligam Elvas a outros concelhos, o investimento a ser feito ronda entre os cinco e seis milhões de euros.

Rondão Almeida critica ainda a decisão do Governo por, ao contrário do que vai acontecer com outras autoestradas do interior do país, a A6 não vai, a partir do próximo ano, contar com uma redução do valor das portagens. “Mas há mais interior que a cidade de Elvas e Campo Maior?”, questiona-se o autarca.

Chuva intensa provoca duas inundações em Elvas

Com a forte chuva que se fez sentir ao final da tarde de ontem, terça-feira, 17 de outubro, foram registadas, em Elvas, duas inundações, para as quais foi mobilizada a corporação de bombeiros elvense.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, as inundações foram registadas na Avenida de Badajoz e na Rua da Estação, no Bairro da Boa-Fé.

No distrito, segundo a mesma fonte, foram registadas mais seis inundações, mas durante a manhã de ontem, em Portalegre, Sousel e Castelo de Vide.

Primeiro prémio do Euromilhões sai em Portugal

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 67 milhões de euros saiu ontem, terça-feira, 18 de outubro, em Portugal.

O segundo prémio, de 139 mil euros, contemplou quatro apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

O terceiro prémio, de 10 mil euros, foi para 12 apostadores, quatro deles em Portugal.

O quarto prémio, de 1558 euros, saiu a 26 apostadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 10 – 17 – 20 – 35 – 40 e pelas estrelas 03 e 04.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.