Município de Elvas aprova alterações à Carta e Estratégia Local de Habitação

O executivo municipal de Elvas aprovou esta terça-feira, dia 17 de outubro, por unanimidade, em sessão extraordinária, o relatório da consulta pública e a proposta de aprovação final da alteração da Carta Municipal de Habitação 2021-2030 e da Estratégia Local de Habitação 2021/2026.

Recorde-se que o documento esteve em consulta pública após a alteração da Estratégia Local de Habitação. O documento segue agora para aprovação da Assembleia Municipal.

Nesta sessão esteve ausente a vereadora Tânia Rico, por se encontrar em gozo do seu período de férias.

“Desfile Literário” no dia 25 de outubro no Museu Berardo em Estremoz

A Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares, de Estremoz, realizam mais uma edição do “Desfile Literário”, desta feita sob o tema “Liberdade e Poesia”.

A iniciativa decorre no dia 25 de outubro, pelas 18 horas, no Jardim do Museu Berardo Estremoz.

Esta iniciativa, sempre muito participada pela comunidade escolar e que conta com o apoio do Município de Estremoz, pretende promover os livros e a leitura de uma forma lúdica, junto dos mais novos e das suas famílias, num espaço naturalmente prazeroso, revestido de arte e cultura, ideal para desfrutar de “Liberdade e Poesia”.

A atividade conta com a participação direta dos alunos, professores e restante comunidade escolar, sendo aberta a toda a população, para que os livros e a leitura sejam o mote para o envolvimento de toda a comunidade.

A entrada é livre.

Sete produtores de vinho nacionais juntam-se para homenagear Amália Rodrigues

Combinando a tradição do fado com a paixão pela viticultura, sete produtoras aceitaram o desafio da Fundação Amália Rodrigues para produzir um vinho evocativo do centenário de nascimento da fadista. Com o propósito de criar algo único – maior que uma marca ou região, nasceu a ideia de conceber um vinho que representasse o país e que eternizasse a fadista na memória colectiva – foram selecionadas as regiões que melhor destacam Portugal na qualidade dos vinhos tintos como o Douro, o Dão, o alto e baixo Alentejo e Lisboa.

Rita Nabeiro, da Adega Mayor, Francisca Van Zeller, da Van Zellers & Co, Maria Manuel Maia, da Poças, Luísa Amorim, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Rita Pinto, da Quinta do Pinto, Mafalda Guedes, da Sogrape e Catarina Vieira, da Herdade do Rocim, juntam-se numa iniciativa pioneira que pretende dar voz à imensidão de Amália, cuja receita reverte para a Fundação Amália Rodrigues através do lançamento de Amálias 100.

A totalidade dos proveitos deste vinho exclusivo reverterá para a Fundação, que irá utilizar o dinheiro angariado para as instituições que apoia tal como a Casa do Artista, e ainda para obras de recuperação da casa de Amália Rodrigues, fundamental para a preservação do espólio da artista.

Amálias 100 é um vinho tinto da colheita de 2020 (ano do centenário de Amália) complexo, intenso, elegante e com um elevado potencial de evolução. Com castas de diferentes regiões do país que destacam a qualidade das diferentes geografias de Portugal, este blend destaca a excelência e qualidade da Touriga Nacional (27%); Alicante Bouschet (26%); Alfrocheiro (20%); Touriga Franca (13%); Trincadeira (7%); e Field Blend Vinhas Velhas (7%).

Buba Espinho, Carolina de Deus, Anjos e Malhoa na Festa da Vinha e do Vinho

A Festa da Vinha e do Vinho está de regresso a Borba entre os dias 8 e 12 de novembro.

Buba Espinho, Carolina de Deus, Anjos e José Malhoa são os cabeça de cartaz dos quatro dias de espetáculos, a decorrer na tenda apropriada para o efeito.

Para o dia 9 de novembro, quinta-feira está programada a atuação de Geadas, pelas 21.30 horas, seguindo-se Buba Espinho, às 23 horas. No dia 10 de Novembro, pelas 21 horas artua Carolina de Deus, à meia-noite Hitz.pt Funk Edition e o Dj Zanova a noite, apartir das três da manhã.

No sábado, 11 de Novembro sobem ao palco, os Anjos, às 22.15 horas seguindo-se os DJ’s Adri e Zinko. No último dia de certame, 12 de Novembro, José Malhoa às 17 horas.

Para além dos espetáculos o certame faz-se também com um colóquio de viticultura, a ter lugar no dia 11, bem como um circuito de tascas, visitas às Adegas do concelho, um arraial de São Martinho.

No dia 12 decorre um cortejo, promovido pela Oficina da Criança, denominado de “A Vinha e Vinho”, seguindo-se a cerimónia de encerramento às 16.45 horas.

Câmara de Montemor cancela contrato com empresa da obra da EB1

Após a confirmação da existência de irregularidades na Obra de Requalificação da Escola Básica n.º 1 e Refeitório Escolar, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo aprovou a “resolução de contrato de empreitada”, em causa estão várias irregularidades detetadas, nomeadamente, o facto de a empresa responsável pela obra ter recebido a mais perto de 94 mil euros, “relativamente ao que tinha direito, se fossem cumpridos os trabalhos e a lista de preços unitários contratualizados”.

O comunicado do presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, para ler na íntegra:

“Após reunião com a empresa de construção civil responsável pela empreitada de Requalificação da Escola Básica nº 1 e Refeitório Escolar, levantaram-se dúvidas acerca das circunstâncias em que decorriam os trabalhos, tendo o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo entendido ser necessária a realização de uma auditoria e fiscalização à empreitada.

Foi contratada uma empresa externa visando a realização de uma auditoria à obra, à sua execução, à medição dos trabalhos, e ao apuramento de quaisquer desconformidades que a execução dos trabalhos pudesse revelar.

Desta auditoria resultou a constatação de irregularidades imputáveis à empresa de construção civil e uma gestão da empreitada errónea e confusa por parte do município, que potenciou as diferenças existentes.

Analisados os primeiros 18 autos de medição da obra, foi constatado que a empresa de construção civil já tinha recebido a mais a quantia de 93.878,92 euros, relativamente ao que tinha direito, se fossem cumpridos os trabalhos e a lista de preços unitários contratualizados.

Não podendo ficar indiferente aos factos apurados e tratando-se da gestão de dinheiros públicos, a Câmara Municipal irá comunicar a resolução do contrato à empresa de construção civil, tomar a posse administrativa da obra e fazer o levantamento dos trabalhos realizados e por realizar, de forma a lançar uma nova empreitada.

Os resultados da auditoria serão encaminhados para o Ministério Público para apuramento de eventuais responsabilidades criminais das partes envolvidas.

Esta resolução de contrato foi aprovada com os votos favoráveis do presidente da Câmara, dos vereadores do PS e CDS/PSD, e os votos contra dos vereadores da CDU.

O presidente da Câmara Municipal esclarece ainda que nunca seria colocada em causa a interrupção da obra da Escola Básica n.º 1 e Refeitório Escolar, que tanta falta fazem à comunidade escolar, se não tivessem sido detetadas as irregularidades acima mencionadas”.

Estação Náutica de Avis recebeu visita de imprensa, operadores e agentes turísticos

A Estação Náutica de Avis recebeu no fim de semana a visita de operadores e agentes turísticos bem como de um jornalista de um meio de comunicação da área do Turismo.

Esta ação teve início no dia 13 de outubro com uma visita à Vila dos R’s, em Avis, seguindo-se uma visita guiada ao Centro Histórico e um jantar no restaurante Tasca do Montinho.

No dia 14 de outubro, os visitantes tiveram oportunidade de realizar uma visita ao montado para conhecer a herdade da Rovisco Garcia, bem como uma prova de vinhos deste parceiro. O ponto de visita que se seguiu foi Benavila, com uma breve passagem pela Ermida de Nossa Senhora d’Entre Águas. Na Fundação Abreu Callado os convidados visitaram o Museu Rural e alguns espaços da Fundação, tendo ficado a conhecer a história da instituição, os seus produtos e os serviços de animação turística.

Nas Azenhas da Seda, além de conhecer o espaço, alguns dos visitantes experienciaram a atividade Soft Canyoning, ao longo da Ribeira de Seda. Na loja Coisas de Avis, foi feita uma prova de produtos locais (vinhos, enchidos, doces e licores), seguindo-se uma vista ao Herdade da Cortesia Hotel, onde, antes do jantar, os visitantes realizaram uma visita ao empreendimento e foram recebidos com a atuação da jovem acordeonista Mafalda Prates.

O último dia da visita contou com a presença de José Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, e teve início com um passeio de barco na Albufeira do Maranhão, promovido pelos Montes de Charme, terminando neste empreendimento. Após uma visita ao espaço, realizou-se uma apresentação e prova de produtos do Fumeiro da Vila acompanhado de vinhos da Herdade Fonte Paredes.

A última etapa do programa decorreu na Boutique da Cultura, com a apresentação do espaço e do projeto, seguindo-se a apresentação dos produtos de artesanato da De Coração Cheio e um almoço servido em plena Livraria Solidária pelo Monte do Ramalho.

Esta visita realizou-se a convite do Município de Avis e teve como objetivo dar a conhecer o território, a rede de parceiros que integram o projeto e os produtos e serviços que disponibilizam, com o objetivo de promover a criação de produtos turísticos integrados que possam a vir ser comercializados através dos operadores e agências, atraindo visitantes e investimento no concelho e na região.

Banda Sinfónica da GNR atua em Vila Viçosa no dia 31 de outubro

Foto arquivo

A Banda Sinfónica da GNR atua, no dia 31 deste mês, na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa.

O concerto está marcado para as 21 horas e insere-se nas comemorações do Dia do Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A autarquia calipolense informou que os interessados em assistir ao espetáculo devem fazer a sua inscrição no Posto de Turismo de Vila Viçosa ou nos postos territoriais da GNR, no distrito de Évora.

A entrada é gratuita.

Alentejo 2030 com 440,9 milhões de euros para investimentos territoriais das CIM

O Alentejo 2030 vai contar com 440,9 milhões de euros para Investimentos Territoriais Integrados (ITI) das Comunidades Intermunicipais (CIM). Este é a maior verba alguma vez atribuída às Comunidades Intermunicipais, correspondendo a cerca de 40% da totalidade da dotação financeira do Programa Alentejo 2030.

Depois do convite às Comunidades Intermunicipais, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Lezíria do Tejo para apresentação dos respetivos Planos de Ação para operacionalização dos Instrumentos, já foi definida a dotação total afeta às ITI – CIM, que ascende a 440,9 milhões de euros, sendo 415,1 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 25,8 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE).

Refira-se que o Acordo de Parceria – Portugal 2030 que estabelece a estratégia e a estrutura operacional do período de programação de fundos europeus relativo a 2021-2027, consagra a importância dos instrumentos territoriais como instrumento central de promoção do desenvolvimento e coesão territorial, com especial enfoque nos ITI.

Assim, as ITI – CIM devem dar prioridade a intervenções para a reorganização e qualificação da oferta e provisão dos serviços públicos e coletivos de interesse geral, de nova geração, e/ou para colmatar lacunas ainda existentes, bem como a resposta estruturada dos equipamentos coletivos a novos desafios, como o demográfico e o climático, e a dinamização dos ativos territoriais, que reforcem a qualidade de vida das populações, a sustentabilidade e a adequada articulação urbano rural.

São ainda relevantes as intervenções de reabilitação e valorização do património e de regeneração urbana e mobilidade urbana sustentável que visem o reforço dos nós do sistema urbano policêntrico, de modo a aumentar a competitividade, promover a mitigação e a adaptação às alterações climáticas dos espaços urbanos.

Estremoz: vereadora da educação visita refeitórios escolares

A vereadora da Educação, Sónia Caldeira, iniciou ontem, segunda-feira, 16 de outubro, no Dia Mundial da Alimentação, mais um ciclo de visitas aos refeitórios escolares da responsabilidade do Município de Estremoz.

A visita passou pelo refeitório da EB da Mata, onde teve oportunidade de provar a refeição confecionada e de interagir com os alunos, no sentido de obter o seu feedback em relação às refeições.

A refeição estava de acordo com a ementa, encontrando-se bem confecionada, podendo os alunos, que pretenderam, repetir.

No seguimento desta visita foi ainda possível ouvir a coordenadora de estabelecimento e as respetivas auxiliares.

No decorrer da próxima semana será dada continuidade a estas visitas, noutros estabelecimentos escolares do concelho, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua do serviço, garantindo refeições saudáveis e equilibradas às crianças e jovens.

Festival do Peixe do Rio em Alandroal vence prémio “Mais Prazeres e Sensações”

A Gala dos Prémios Alentejo, promovida pela revista Mais Alentejo, decorreu no passado sábado, 14 de outubro, em Beja, com o objetivo de premear o que de melhor se faz no Alentejo em diferentes áreas da atividade económica, social e cultural da região.

O Festival do Peixe do Rio foi o vencedor na categoria “Mais Prazeres e Sensações”, o que permitiu ao município de Alandroal levar para casa um prémio que é o “reconhecimento de um trabalho de mais de uma década na promoção de uma das maiores tradições do concelho: a gastronomia do peixe do rio”.

O festival alia tradição e inovação, gera dinâmica económica e tem servido para projetar uma imagem positiva do concelho.

O município deixa um agradecimento “a todos os que votaram no Festival do Peixe do Rio e nos permitiram vencer este prémio e convidamos todos a visitar o concelho durante a próxima edição do festival em março do próximo ano”.

Município de Alandroal assina Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública com o STAL

O Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEP) entre o Município do Alandroal e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), Empresas Públicas, Concessionárias e Afins foi assinado ontem, segunda-feira, 16 de outubro.

O ACEP visa atender às especificidades dos serviços que o Município do Alandroal presta à comunidade, e ainda os meios de que deve dispor para prossecução dos objetivos, salvaguardando os direitos dos trabalhadores necessários à sua realização, permitindo uma maior conciliação da vida pessoal e familiar com a vida profissional, elevando os níveis de motivação no desempenho das suas funções.

Portalegre já tem uma Universidade Sénior denominada de “Academia de Santa Clara”

Portalegre já tem uma Universidade Sénior, para todos aqueles que queiram continuar a aprender.

Localizada junto ao Convento de Santa Clara, a “Academia de Santa Clara”, segundo revela a presidente da Câmara de Portalegre, sendo um espaço para que as pessoas que querem, continuem a aprender, e esta era uma falha em Portalegre, o município não tinha esta resposta, em tempos existiu uma academia, por parte de uma iniciativa privada e que terminou, pelo que tínhamos o dever de dar esta resposta”.

Fermelinda Carvalho espera que a recetividade “seja boa”, uma vez que vai contar “com disciplinas variadas e muita atividade, porque queremos que as pessoas tenham uma vida mais ativa, que convivam e que, acima de tudo, continuem a aprender”.

Portalegre que conta, desde segunda-feira, 16 de outubro, com uma Universidade Sénior, denominada de “Academia de Santa Clara”.

“Monforte Sacro” abre esta terça-feira ao público

O novo espaço museológico “Monforte Sacro”, abre esta terça-feira, 17 de outubro, ao público, depois de ter sido, oficialmente inaugurado, na passada sexta-feira.

Trata-se de um projeto de reabilitação da Igreja do Espírito Santo, antiga igreja de Monforte, que permitiu a colocação de 15 painéis de azulejos do século XVIII, num investimento de cerca de 800 mil euros que deu lugar a este novo museu, onde se retratam passagens da vida e milagres da Rainha Santa Isabel.

Para a vereadora na Câmara de Monforte, Mariana Mota, este é um espólio azulejar “único, pela extensão que tem, sendo maior representação iconográfica da vida e milagres da Rainha Santa Isabel e está aqui em Monforte, pelo que estamos muito orgulhosos disso”.

Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, considera que este é um projeto “extraordinário e com elevada importância para a região”.

Patrícia Cutileiro, conservadora e restauradora que esteve 28 anos em Monforte, e atualmente está no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas considera que é “gratificante” ver o trabalho final do projeto.

O objetivo, segundo Patrícia Cutileiro, é naquele espaço “constituir um centro de estudos da Rainha Santa Isabel, trazendo turistas e investigadores para dar a conhecer este espólio ao país e ao mundo”.

A conservadora e restauradora adianta ainda que para já haverá um guia a explicar às pessoas o que estão a ver, mas no futuro, o objetivo é instalar painéis interativos.

“Monforte Sacro”, que abre hoje ao público, depois de ter sido inaugurado na passada sexta-feira. A mostra pode ser visitada de terça-feira a sábados, das 9 às 16 horas, aos domingos e feriados das 10 às 13 horas, encerrando nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, feriado municipal, dia do trabalhos e 24,25 e 31 de dezembro.

PSP detém três pessoas no distrito numa semana

Três pessoas foram detidas, pelo Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 9 e 15 de outubro, sendo uma por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez (TAS de 1.77 g/l); uma por furto de carteira e outra por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.

No mesmo período, a PSP realizou nove operações de fiscalização rodoviária, tendo controlado 2807 veículos e levantado 17 autos de notícia por contraordenação, sendo seis por excesso de velocidade durante a condução, um por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez e dez por falta de inspeção periódica obrigatória).

Também foram realizadas cinco operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; três ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais; uma ação de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo; e outra ação de fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas.

Ao nível de sinistralidade rodoviária registaram-se nove acidentes de viação, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais nas viaturas intervenientes.

CCDR Alentejo debate planeamento e implementação da nova política de mobilidade

Um workshop de PeerReview realiza-se entre hoje e amanhã, dias 17 e 18 de outubro, na CCDR Alentejo, em Évora, onde serão apresentadas sugestões, pelos peritos e INTERREG Europe, para a região melhorar a sua resposta ao nível das políticas e abordagens locais e regionais no âmbito da mobilidade.

No decorrer destes dois dias de trabalho, peritos selecionados para o efeito estarão a trabalhar com a região na procura contributos, através da partilha interregional de conhecimentos e aprendizagens anteriores, sobre pontos relevantes para o planeamento e implementação da nova política de mobilidade.

Este evento que a CCDR Alentejo está a dinamizar em coordenação próxima com a secretariado do INTERREG Europe, tem enfoque nas soluções sustentáveis de mobilidade e em particular “Mobility as a service”.

O Interreg-Europe – Workshop Peer-review – Mobilidade em Regiões de Baixa Densidade – Meetin integra a Plataforma de Aprendizagem Política e é a segunda ação do programa InterregEurope. Pretende impulsionar a aprendizagem política a nível da UE e baseia-se nas boas práticas relacionados com políticas de desenvolvimento regional.

Na abertura estará presente o presidente e a vice-presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva e Carmen Carvalheira, bem como diversos responsáveis da plataforma.

IberoAves Elvas 2023 no CNT de 27 a 29 de outubro

A Associação Ornitológica de Elvas vai organizar a sua VII Iberoaves Elvas 2023, com inauguração agendada para o próximo dia 27 de outubro, pelas 09.30 horas, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

Os alunos das escolas irão visitar o certame, estando já agenda a presença do 4.º ano da Escola de Santa Luzia.

A associação conta com a apoio da Câmara de Elvas.

Elvas: fonte da Misericórdia iluminada de rosa e azul em sensibilização para a perda gestacional

A Fonte da Misericórdia, na Praça 25 de Abril, esteve iluminada de azul e rosa no âmbito de uma campanha de sensibilização para a perda gestacional e morte neonatal.

A Câmara Municipal de Elvas associou-se a esta campanha de sensibilização que pretende lembrar todos os bebés que se perderam.

Em Portugal 1 em cada 4 gravidezes terminam em aborto espontâneo, morte fetal ou morte peri-natal.

O dia 15 de outubro é o Dia da Consciencialização da Perda Gestacional e Morte Neonatal e é reconhecido em muitos países pelo mundo.

Aulas da Universidade Sénior de Elvas já começaram em São Vicente tal como nas restantes freguesias

As aulas na Universidade Sénior de Elvas já tiveram início, não só na cidade, mas também nas freguesias rurais.

No caso da freguesia de São Vicente e Ventosa, como revela o presidente da junta, João Charruadas, as aulas lecionadas são: “música, ginástica, trabalhos manuais, em que as alunas elaboram diversos trabalhos para serem expostos na Feira de Artesanato da Freguesia, e hidroginástica, em que município assegura o transporte”.

João Charruadas garante que a Universidade Sénior, que tem inscrições abertas durante o ano letivo, tem vários benefícios para todos aqueles que a frequentam. “O princípio básico é ocupar as pessoas, com as diversas disciplinas, a nível recreativo, cultural, físico e mental”.

Aulas da Universidade Sénior de Elvas que também já tiveram início na freguesia de São Vicente e Ventosa.

Nisa: jovem de 24 anos perde a vida em colisão com camião

Foto: Tiago Francisco/Vigilantes da Estrada

Um jovem de 24 anos faleceu ontem, segunda-feira, 16 de outubro, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros com um pesado de mercadorias.

O sinistro ocorreu no IP2, ao Km 156, na freguesia de Arez, Amieira do Tejo, no concelho de Nisa, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

Segundo a mesma fonte, a vítima mortal era o condutor do veículo ligeiro, quanto ao condutor do camião, com 42 anos, foi assistido no local.

O corpo da vítima mortal, cujo óbito foi declarado no local pelo médico da VMER de Portalegre, foi transportado para o Serviço de Medicinal Legal do Hospital Dr. José Maria Grande.

O alerta para esta ocorrência foi dado às 16.01 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Portalegre e de Nisa, a GNR, a Brigada de Trânsito e a VMER de Portalegre, num total de 26 elementos apoiados por dez viaturas.