“Monforte Sacro”: veja o vídeo da inauguração do novo museu

O projeto de reabilitação da Igreja do Espírito Santo, antiga igreja de Monforte, permitiu a colocação de 15 painéis de azulejos do século 18, num investimento de cerca de 800 mil euros que  deu lugar a um novo museu, agora denominado por Monforte Sacro, onde se retratam passagens da vida da rainha Santa Isabel.

Entre as várias individualidades esteve presente a secretária de estado da cultura Isabel Cordeiro.

Na cerimónia de inauguração aturam alunos do agrupamento de escola João Maria Carriço de Monforte na representação da opereta infantil de Dom Dinis.

Os painéis, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, encontravam-se inicialmente no Convento do Bom Jesus, que foi demolido nos anos 40 do século passado, foram guardados e acondicionados em 59 caixotes de madeira.

Mulheres Socialistas de Elvas visitam Centro dos Sem Abrigo

O grupo das Mulheres Socialistas de Elvas visitou Centro Alojamento Temporário para Sem Abrigo e enviou um comunicado à nossa redação, de que damos conta de seguida:
“No âmbito da iniciativa CICLO DE VISITAS de trabalho pelo Distrito de Portalegre levado a cabo pela Federação Distrital das MS-ID de Portalegre cuja Presidente é Margarida Curinha e pela Coordenadora das MS-ID Elvas Vera Guelha, foi feita uma visita ao Centro de Alojamento Temporário para Sem Abrigo sob tutela da Liga dos Amigos do Hospital de Elvas.
A visita realizou se no dia 12 de Outubro, e dela resultou uma reunião de trabalho conduzida pela Diretora Técnica da instituição, Dra. Cândida,  Margarida Curinha e Vera Guelha. Esta reunião teve como objectivo conhecer a dinâmica da instituição bem como  as principais dificuldades da mesma.
Pretende-se com estas acções identificar os principais problemas de algumas instituições sociais do distrito de Portalegre, colaborando para a tentativa de resolução dos mesmos.”

Gala dos Prémios Alentejo este sábado em Beja

A Gala da 21ª edição dos Prémios Alentejo vai decorrer este sábado, 14 de outubro, no Teatro Pax Júlia, em Beja, onde serão conhecidos os vencedores, em cada das 17 categorias, pelas 21 horas.

Segundo a organização, a Revista Mais Alentejo, “os votos registados superaram todas as expectativas”.

Dia dos Castelos assinalado em Veiros com várias iniciativas no dia 28

A ARTMOZ, o Município de Estremoz e a Junta de Freguesia de Veiros prepararam um programa para a celebração do Dia dos Castelos, em Veiros, no dia 28 de outubro.

Para assinalar a efeméride estão agendadas as seguintes iniciativas:

09:00 horas – Receção pelo presidente da Junta de Freguesia de Veiros (Sede da Junta de Freguesia);

09:15 horas – Partida para os espaços de pintura;

14:15 horas – Início da pintura da parte da tarde;

15:00 horas – Concerto Orquestra Juvenil de Estremoz (Largo do Pelourinho);

17:00 horas – Finalização de entrega de trabalhos para a exposição;

18:00 horas – Abertura oficial da exposição, beberete e Concerto com Rui Moura (Sociedade Filarmónica Veirense).

Caminhada “Outubro Rosa” este domingo em Elvas

Foto arquivo

A caminhada alusiva à iniciativa “Outubro Rosa”, de sensibilização do cancro da mama, decorre amanhã, domingo, 15 de outubro, em Elvas, com início na Praça da República.

O objetivo, segundo revela Cristina Bruno, coordenadora do Núcleo de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, passa por “sensibilizar para o rastreio do cancro da mama e, ao mesmo tempo, para que as pessoas contribuam com o seu donativo para que consigamos continuar a apoiar os doentes oncológicos do distrito”, acreditando que será uma manhã “alegre, solidária e, acima de tudo, para festejar a vida”.

A caminhada tem início, às 9 horas, com uma aula de zumba, na Praça da República, iniciando-se, meia hora mais tarde, o percurso pela cidade, que termina na Piedade. Aos participantes na caminhada que tem um valor de donativo de cinco euros é oferecido um Kit com t-shirt, água e seguro.

As inscrições devem ser feitas, antecipadamente, através do contacto 966 668 272, ou no próprio dia, facultando os dados do cartão de cidadão para que seja feito o seguro.

Caminhada rosa que decorre no domingo em Elvas, numa organização da extensão de Elvas do grupo de apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Bombeiros de Elvas representados no desafio EIP em Vendas Novas

O evento regional Desafio EIP´23 Intervenção Permanente junta equipas de 15 corporações de Bombeiros alentejanos, estando os Bombeiros de Elvas também representados, de 13 a 15 de Outubro, no Regimento de Artilharia nº5, Vendas Novas.

Trata-se de atividades de treino com Prova de Orientação, Team Building, Sistema de Gestão de Operações, Atividade Operacional (CAMP, CFE, IUI, SD, SGO) e Open Day.

“Odisseia” do Teatro Nacional D. Maria II este fim de semana em Borba

A “Odisseia” do Teatro Nacional D. Maria II começa já este sábado, 14 de outubro, em Borba.

Depois de três semanas de muitas ações, entrevistas, visitas e outras atividades, a equipa “À Escuta” mostra o resultado de todo este trabalho na Folha Volante, agendada para a Igreja das Servas, este sábado, com início às 18 horas.

Esta apresentação contará com “Performance – Instalação – Assembleia”, para a qual estão todos convidados.

A atividade continua ainda no domingo, 15 de outubro, com uma Caminhada na Serra d’ Ossa, com início em São Gregório, às 9.30 horas.

“Folha Volante” é um projeto que integra o programa Odisseia Nacional do Teatro Nacional Dona Maria II que propõe, através de trabalho realizado com as comunidades locais, criar uma cartografia afetiva que traça e mapeia árvores do passado, presente e do futuro.

José Mateus atua este sábado na SIR

José Mateus está a fazer uma Tour por várias coletividades de Elvas, no sentido de apresentar o seu novo disco “O Meu lado”, que foi produzido por Pedro Zagalo, numa atuação integrada no “Mês da Música”, iniciativa que a Câmara Municipal de Elvas leva a cabo.

O músico explica o duplo sentido do nome deste novo disco: “este disco tem um jogo de palavras com as notas musicais, ou seja o meu lá dó, à semelhança do primeiro, em que as músicas são sempre autobiográficas”.

Este sábado, 14 de outubro, o concerto vai decorrer na SIR, a Sociedade de Instrução e Recreio, que o músico considera ter “uma vista fantástica e um salão nobre magnífico e com tradição”. José Mateus revela que o objetivo desta tour passa por “dinamizar as coletividades e promover a sua música”.

O concerto de José Mateus, na SIR, hoje, está marcado para as 19 horas.

 

Tânia Melo promove sessão de yoga este sábado no Forte de Santa Luzia

O Forte de Santa Luzia, em Elvas, acolhe este sábado, 14 de outubro, pelas 17 horas, uma sessão de yoga, sob o mote “Yoga no Forte”, numa organização do Centro de Yoga “Áshrama”, em Elvas, com o apoio do Município.

Esta sessão é orientada pela professora Tânia Melo, que garante que o objetivo passa por “apresentar esta prática à população, para que a conheçam e percebem que dá para todas as idades e tem benefícios a nível físico e mental, principalmente num local calmo e na natureza, como é o caso dos Fortes”.

Tânia Melo diz ainda que, caso esteja as condições meteorológicas não permitam realizar a sessão no exterior, esta terá lugar no interior do Forte.

A professora explica ainda o que as pessoas devem levar “roupa confortável, um tapete prático e uma toalha de praia e um grande sorriso e vontade de experimentar e praticar yoga”.

Sessão de Yoga que decorre hoje, a partir das 17 horas, no Forte de Santa Luzia, numa iniciativa gratuita e aberta a todos.

Prémio Arquitetura no Alentejo: exposição de obras em Campo Maior

Uma exposição das obras candidatas à primeira edição do Prémio Arquitetura no Alentejo é inaugurada amanhã, domingo, dia 15 de outubro, pelas 15 horas, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) de Campo Maior.

Na mesma ocasião, será colocada a placa identificativa de vencedor na Categoria Reabilitação, prémio atribuído à Fortificação Abaluartada de Campo Maior, obra da autoria do arquiteto Victor Mestre.

A exposição ficará patente no CIFA durante um mês, até dia 15 de novembro. Pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 17 horas.

Festival da Idade de Ouro em Santa Eulália este sábado

A Câmara Municipal de Elvas está a realizar o Festival da Idade de Ouro, em parceria com as juntas de freguesia, em oito localidades do concelho.

Neste sábado, dia 14, o festival realiza-se em Santa Eulália, no Pavilhão Multiusos, com um almoço às 13 horas, seguido de animação musical pela tarde.

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, revela que este festival, que decorre agora em cada uma das freguesias, “tem vindo a ter mais qualidade, pelo facto de aproximar mais a população, por isso tem sido muito proveitoso, porque para além da gastronomia há sempre animação musical”.

O presidente diz ainda que esta iniciativa “não é apenas um almoço, porque muitas destas pessoas, possivelmente, não têm a capacidade financeira para fazer refeições em restaurantes”, e por isso, garante que “tudo o que a Câmara puder fazer por esta faixa etária é sempre pouco”.

Hospital Santa Luzia de Elvas sob pressão na cirurgia

O Hospital José Maria Grande, em Portalegre, tem o serviço de cirurgia encerrado desde ontem, estando os doentes a ser encaminhados para Elvas, para o Hospital de Santa Luzia onde apenas um médico assegura o serviço.

Desta forma, o Hospital de Elvas tem recebido muitos doentes do distrito de Portalegre e também do distrito vizinho de Évora, o que deixa o hospital de Elvas sob bastante pressão.

Ao que a Rádio ELVAS soube, a situação vai prolongar-se pelo fim de semana, já que o serviço de Cirugia em Portalegre apenas irá funcionar amanhã durante oito horas.

Judo: Open de cadetes decorre este sábado em Campo Maior

Foto ilustrativa

Um Open de Cadetes, na modalidade de judo, tem lugar este sábado, 14 de outubro, em Campo Maior. A iniciativa promovida pela Casa do Povo insere-se nas comemorações dos 40 anos da modalidade, na vila.

António Chavigas Drogas, responsável pela modalidade, na Casa do Povo de Campo Maior, explica que esta “é uma prova para atletas dos 15 aos 17 anos, com enquadramento competitivo e de âmbito nacional, uma vez que faz parte do calendário da Federação Portuguesa de Judo”.

Para o responsável pela modalidade, pretende-se também, com este open e o torneio da semana passada, “demonstrar a todos os atletas que passaram pelos tapetes de judo da Casa do Povo de Campo Maior, que valeu a pena, porque foi algo que não se perdeu e que continua, e até ao final do ano vamos tentar fazer uma gala com todos os atletas que por aqui passaram, para nos revermos e para que sintam que foi um projeto que teve pernas para andar e, isso, deve-se a todos eles”.

O Open de Cadetes tem lugar hoje, no pavilhão Desportivo Rui Nabeiro, com início às 10 horas.

Noite solidária este sábado em São Vicente

O salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa é palco, este sábado, 14 de outubro, para uma Noite solidária.

O presidente da junta de freguesia, João Charruadas, revela que esta iniciativa solidária pretende “ajudar as crianças que ficaram órfãs de mãe, uma mulher que foi assassinada. Desta forma, a família e alguns populares juntaram-se para realizar este evento para angariar alguns fundos”, apelando a todos para que “colaborem com esta causa”.

O início do espetáculo que conta com o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, o grupo Voz Amiga da Terrugem e o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa está marcado para as 21 horas, no Salão da Junta de Freguesia.