Por esse motivo, a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira para que retirem as suas viaturas desse local até às 18 horas desta sexta-feira, dia 13.
Mercado Municipal este sábado em Campo Maior
Garraiada e jogos taurinos no domingo em Vila Boim
Arronches e Portalegre acolhem provas de tiro ao alvo este fim de semana
O Clube de Tiro ao Alvo, Desporto e Convívio de Portalegre organiza este fim de semana, dias 14 e 15 de outubro, provas da modalidade.
A primeira prova, no sábado, decorre no Monte da Bugia, na Urra, em Portalegre; já no domingo tem lugar na Herdade da Fragosa, em Arronches.
O Campeonato Nacional e a Taça de Portugal estão inseridas no Calendário Oficial da Federação Portuguesa de Tiro e contam com a participação de vários atiradores de elite, nacionais e estrangeiros, visto disputarem-se concomitantemente com o Open Ibérico.
As inscrições estão disponíveis no portal da Federação Portuguesa de Tiro e para mais informações pode contactar o clube atracvés do email tadcportalegre@gmail.com.
Caminhada “outubro rosa” decorre no domingo em Elvas
A caminhada alusiva à iniciativa “Outubro Rosa”, de sensibilização do cancro da mama, decorre no domingo, 15 de outubro, em Elvas, com início na Praça da República.
O objetivo, segundo revela Cristina Bruno, coordenadora do Núcleo de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, passa por “sensibilizar para o rastreio do cancro da mama e, ao mesmo tempo, para que as pessoas contribuam com o seu donativo para que consigamos continuar a apoiar os doentes oncológicos do distrito”, acreditando que será uma manhã “alegre, solidária e, acima de tudo, para festejar a vida”.
A caminhada tem início, às 9 horas, com uma aula de zumba, na Praça da República, iniciando-se, meia hora mais tarde, o percurso pela cidade, que termina na Piedade. Aos participantes na caminhada que tem um valor de donativo de cinco euros é oferecido um Kit com t-shirt, água e seguro.
As inscrições devem ser feitas, antecipadamente, através do contacto 966 668 272, ou no próprio dia, facultando os dados do cartão de cidadão para que seja feito o seguro.
Caminhada rosa que decorre no domingo em Elvas, numa organização da extensão de Elvas do grupo de apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Equipa Serra Branca Esporte Clube (Brasil) recebida na Câmara de Elvas
A equipa Serra Branca Esporte Clube, de Paraíba, no Brasil, está em Elvas para um estágio de duas semanas, tendo como anfitrião “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.
Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de outubro, a equipa e toda a comitiva que integra a viagem a Elvas, foi recebida nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida.
A formação brasileira fez a entrega de uma camisola oficial ao autarca, tendo o Município de Elvas oferecido uma lembrança para recordar esta passagem pela cidade.
Rondão Almeida, para além de ter partilhado com todos os presentes a sua experiência enquanto jovem, que também praticou futebol, deixou ainda alguns conselhos aos jogadores, que se deslocam pela primeira vez à Europa.
Ao longo de duas semanas, a equipa disputará vários jogos amigáveis e a comitiva oriunda do Brasil participará em diversos eventos sociais.
Os ex-campeões da 2ª Divisão do Estado de Paraíba são os primeiros, de vários clubes estrangeiros da modalidade, que virão a Elvas, desde a chegada dos novos investidores ao clube “azul e ouro”.
O programa desta deslocação a Elvas inclui treinos e a disputa de várias partidas. Assim, no sábado, 14 de outubro, vão jogar com “O Elvas” CAD; no domingo, 15 de outubro, com “O Elvas” CAD sub-19.
Já na próxima terça-feira, 17 de outubro, participam num torneio internacional onde defrontam “O Elvas” CAD, o FC Playas de Badajoz e uma outra equipa ainda a definir. A formação brasileira irá ainda defrontar o Extremadura UD, a 19 de outubro, e a Associação Hispanolusa, no dia 20.
Ministra da Coesão na CIMAA para oficializar cofinanciamento para danos provocados pelas cheias
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, estarão esta sexta-feira, 13 de outubro, no auditório da CIMAA, em Portalegre, pelas 11 horas.
O objetivo é o de homologar os contratos assinados com a Direção-Geral de Autarquias Locais (DGAL), a propósito dos danos provocados pelas cheias e inundações causadas pelas chuvas de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
Após um grande trabalho de concertação entre a CIMAA, os seus quinze municípios e a CCDR Alentejo, no sentido de identificar a fundo os danos infraestruturais e as carências socioeconómicas provocadas pelas chuvas que marcaram o início de 2023, este momento é o culminar das candidaturas feitas previamente pelos municípios e que permitirão garantir a recuperação dos bens danificados.
Antes deste momento, a Ministra da Coesão Territorial participará numa reunião com os presidentes dos municípios da CIMAA para analisar as principais questões relativas ao PT2030.
Os valores por Município referentes ao contrato para reparação dos danos provocados pelas cheias e inundações ascendem a mais de sete milhões de euros.
Elvas: José Mateus dinamiza coletividades com novo álbum
José Mateus está a fazer uma Tour por várias coletividades de Elvas, no sentido de apresentar o seu novo disco “O Meu lado”, que foi produzido por Pedro Zagalo, numa atuação integrada no “Mês da Música”, iniciativa que a Câmara Municipal de Elvas leva a cabo.
O músico explica o duplo sentido do nome deste novo disco: “este disco tem um jogo de palavras com as notas musicais, ou seja o meu lá dó, à semelhança do primeiro, em que as músicas são sempre autobiográficas”.
José Mateus revela que o objetivo desta tour passa por “dinamizar as coletividades e promover a sua música”.
Depois de no sábado passado, 7 de outubro ter atuado no salão de “O Elvas CAD”, chega a vez de o concerto decorrer na SIR, já este sábado, 14 de outubro; já no dia 21 tem lugar na Banda 14 de Janeiro e, dia 28, no Grémio.
A entrevista completa a José Mateus que pode ouvir no podcast abaixo:
Discover EU: candidaturas abertas até dia 18 outubro
A iniciativa “À descoberta da Europa”, promovida pela União Europeia, permite aos jovens, nascidos em 2005, que se inscrevam, viajar de comboio pela Europa durante no máximo 30 dias, quer seja sozinhos ou em grupo.
Para Portugal há um total de 800 vagas e as inscrições terminam já no próximo dia 18.
Este é o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:
“Elvas Conquista-te” no centro histórico e Museu Militar
O Centro Histórico de Elvas, assim como o Museu Militar de Elvas, entre esta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de outubro, vão ser palco da iniciativa “Elvas Conquista-te”.
As iniciativas decorrem hoje, quinta-feira, até às 13 horas e manhã, sexta-feira, das 11 às 12 horas, no centro histórico e, das 18 às 19 horas, no Museu Militar de Elvas.
Esta é uma iniciativa para dar a conhecer a história de Elvas e é promovida pela Câmara Municipal de Elvas.
Bonecos de Estremoz em exposição na Assembleia da República
Uma exposição de Produtos Tradicionais Certificados, da qual fazem parte os Bonecos de Estremoz, o único produto certificado do Alentejo, foi inaugurada ontem, quarta-feira, 11 de outubro, no Palácio de São Bento.
A iniciativa é promovida pelo Deputado Carlos Brás e pela A.Certifica (organismo de certificação de produções artesanais tradicionais) e estará patente até amanhã, dia 13 de outubro.
Estremoz e os Bonecos de Estremoz são, nestes dias, uma referência na Assembleia da República.
Monforte: novo espaço com azulejos da vida e milagres da Rainha Santa Isabel inaugurado sexta-feira
“Monforte Sacro” é nome do novo espaço museológico que vai ser inaugurado amanhã, sexta-feira, 13 de outubro, pelas 18 horas, na Igreja do Espírito Santo, em Monforte.
O presidente do município, Gonçalo Lagem, revela que este é um projeto que pretende “requalificar, no futuro, peças de arte sacra, sendo que, amanhã é inaugurada uma coleção de azulejos, que retratam a história e os milagres da Rainha Santa Isabel, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, há cerca de 70 anos e, desde 2006 que celebrámos um protocolo para identificar, iventariar e remontar esses azulejos”.
Este foi um trabalho que resultou do “esforço, sacrifício, qualidade técnica e empenho de muitos profissionais”, garante Gonçalo Lagem, num projeto que culmina amanhã e pretende “dar visibilidade e dignidade a estes azulejos”.
O presidente acrescenta que a igreja onde o espólio será inaugurado também sofreu obras de requalificação.
“Monforte Sacro” o novo espaço museológico, com painéis e azulejos sobre a vida e milagres da Rainha Santa Isabel, que é inaugurado amanhã, em Monforte.
Workshop de pintura no MACE previsto para sábado foi adiado
O workshop de pintura agendado para este sábado, 14 de outubro, no âmbito do Ciclo de Workshops sábados com arte no MACE, foi adiado para o próximo ano, por motivos alheios ao Município de Elvas.
O Ciclo de Workshops, da autoria de artistas locais, ocorre um sábado por mês no MACE, ao longo do ano de 2023, decorrendo o próximo no mês de novembro. Ao longo dos meses serão revelados os próximos artistas e as respetivas áreas.
O público-alvo e o número de inscrições varia em função da especificidade de cada workshop.
GNR alerta idosos de Campo Maior para os riscos que correm
O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu, no dia 10 de outubro, uma ação de sensibilização por parte dos militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da Guarda Nacional Republicana, em colaboração com o Município. Esta atividade foi dirigida aos utentes dos Clubes dos Maiores, da Loja Social e da Academia Sénior da CURPI.
O Cabo Luís Ramos, do Destacamento Territorial de Elvas, alertou os seniores sobre os riscos que podem correr nos dias de hoje. Neste sentido, a segurança em casa, na rua e a prevenção de burlas foram temas discutidos, na presença dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha.
Esta ação de sensibilização faz parte do Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, que visa garantir a tranquilidade das pessoas idosas, bem como as suas condições de segurança, ajudando assim a prevenir e evitar situações de risco.
Desafio Intervenção Permanente 23 dos Bombeiros alentejanos
O evento regional Desafio EIP´23 Intervenção Permanente junta equipas de 15 corporações de Bombeiros alentejanos de 13 a 15 de Outubro, no Regimento de Artilharia nº5, Vendas Novas.
Trata-se de atividades de treino com Prova de Orientação, Team Building, Sistema de Gestão de Operações, Atividade Operacional (CAMP, CFE, IUI, SD, SGO) e Open Day.
Candidaturas às bolsas de estudo da Câmara de Campo Maior terminam segunda-feira
Ao todo, como revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, serão atribuídas 30 bolsas, que representam um valor anual em torno dos 900 euros, valor que ultrapassa o custo das propinas no Ensino Superior Público, em Portugal.
“As candidaturas têm uma análise prévia, têm cumprimentos que têm a ver com valores relacionados com o IAS (Indexante dos Apoios Sociais) familiar per capita, entre despesas deduzidas”, adianta o autarca. Luís Rosinha explica ainda que o número de bolsas disponíveis corresponde à expectativa do número de candidatos que possam surgir.
Os estudantes, que cumpram com os requisitos necessários, podem fazer a sua candidatura a estas bolsas de estudo até à próxima segunda-feira, dia 16 de outubro, no Balcão Único da Câmara Municipal de Campo Maior.
Elvas: Feira de Atividades Sénior regressa ao CNT esta sexta-feira com muita animação
A Feira de Atividades Sénior “ATIVAMENTE” está de regresso ao Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, já amanhã, sexta-feira, 13 de outubro, das 10 às 16.30 horas, para a sua quarta edição.
Esta iniciativa resulta de uma organização conjunta, entre várias entidades do concelho e o Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, revela Isabel Mascarenhas diretora da instituição, adiantando que “o objetivo é proporcionar um dia dinâmico e diferente aos seniores do concelho, de contacto e articulação entre todas as instituições”.
De entre as várias atividades programadas, Isabel Mascarenhas destaca “ a música, musicotepartia, risoterapia, espaço de beleza, e alguns expositores locais que trabalham a temática do envelhecimento”.
Algumas atividades vão decorrer em simultâneo, “para que as pessoas possam escolher o que mais lhes agrada, neste que será um dia com bastante animação”, garante a diretora do Centro Humanitário de Elvas, da Cruz Vermelha Portuguesa.
A entrada nesta Feira é livre e gratuita.
Quatro imóveis do IGFSS cedidos à Câmara de Elvas
Quatro imóveis, pertencentes ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), passaram esta quarta-feira, dia 11, para o Município de Elvas.
As antigas Casas do Povo de Santa Eulália, São Brás e São Lourenço e Terrugem, assim como o local da atual Praça de Touros de Santa Eulália foram os imóveis cedidos à Câmara Municipal de Elvas, no âmbito de uma medida da Lei do Orçamento de Estado 2023.
Estes imóveis, que se encontram a ser utilizados pelas respetivas Juntas de Freguesia, passaram ontem, para a responsabilidade do Município, desde que sejam utilizadas para fins de relevante interesse público ou social, ficando a autarquia impedida de os alienar ou transferir.
A assinatura dos autos de cessão foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e pela vogal do Conselho Diretivo, Sara Ribeiro.
Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas esta é uma “excelente medida, uma vez que os edifícios já se encontravam a ser utilizados pelas Juntas de Freguesia, e caso tivessem que comprar ou pagar renda para sua utilização, talvez não tivessem condições para isso”. Acrescentou ainda “que este é um exemplo do que deveria ser feito com outros imóveis do Estado Português”.