Saiba o que foi aprovado na Assembleia Municipal de Borba

A sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Borba decorreu na passada sexta-feira, 22 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do concelho.

Na referida sessão foi deliberado o seguinte:

A Análise conducente à aprovação da Ata nº 5 da Sessão Extraordinária de 27 de maio de 2023, foi aprovada, por maioria; já a análise conducente à aprovação da Ata nº 6 da Sessão  Ordinária de 16 de junho de 2023 foi aprovada por unanimidade de entre os  membros presentes. Nos momentos da votação estava ausente da sala o membro Paulo Mendanha.

A Assembleia Municipal, após votação por escrutínio secreto, elegeu, como representante efetivo, para integrar o XXVI Congresso da ANMP, Leonel Infante, presidente da Junta de Freguesia da Matriz, com dez votos. Como Suplente foi eleita Maria da Luz Lopes Véstia, presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, com nove votos.

Foi deliberado, por unanimidade, fixar para o ano 2024, a Taxa Municipal de Direitos de Passagem em 0,25%. Por maioria, foi aprovado fixar para o ano de 2024 (para arrecadar em 2025), uma Participação variável de 4% no IRS, dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no Município, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior, calculada sobre a respetiva coleta líquida das deduções previstas no n.o 1 do art.° 78.° do Código do IRS.

A autorização do lançamento de uma taxa normal de derrama de 1,00% sobre o lucro tributável das empresas sujeito e não isento de IRC, para o ano de 2024, nos termos previstos no n.o 1 do art.° 18 do RFALEI, foi  deliberada, por maioria.

Já a autorização do lançamento de uma taxa reduzida de  derrama de 0,01%, sobre o lucro tributável dos sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse os 150.000 EUR, sujeito e não isento de  IRC, para o ano de 2024, nos termos previstos no n.o 24 doa art.o 18 do RFALEI, foi também deliberado, por maioria.

Aprovada, por maioria, a 1ª Alteração ao Mapa de Pessoal 2023.

O ponto relativo às Taxas para apreciar projetos e medidas de autoproteção, realizar vistorias e inspeções a edifícios classificados na 1a categoria de risco, no âmbito do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, foi retirado da ordem de trabalhos por não reunir as condições necessárias.

Deliberado, por maioria, aprovar o Plano de Pormenor da Zona Industrial do Alto dos Bacelos.

Relativamente à Proposta de aprovação da versão final da ARU/ORU/PERU: deliberado, por unanimidade, aprovar a Área de Reabilitação Urbana de Borba, delimitada nos termos exatos  em que foi aprovada pela Assembleia Municipal em 18 de janeiro de 2019, de  acordo com o n.o 1 do art.° 13° do Dec. Lei no 307/2009, de 23 de outubro, na sua  redação mais atual;  a Assembleia Municipal tomou conhecimento, do  relatório de Ponderação da Discussão Pública, elaborado de acordo com o n.o 3  do artigo 89o do Decreto-Lei n.o 80/2015 de 14 de maio, na atual redação, por remissão do disposto no n.o 4 do art.° 17° do Dec. Lei n.o 307/2009, de 23 de  outubro, na sua redação mais atual.

Foi ainda aprovada a Operação de Reabilitação Urbana Sistemática orientada pelo Programa Estratégico de  Reabilitação Urbana de Borba, nos termos do disposto no n.o 1 do art.° 17° do  Dec. Lei n.o 307/2009, de 23 de outubro, na sua redação, mais atual.

Estátua de Joaquim Bastinhas instalada junto ao Coliseu de Elvas

A estátua de Joaquim Bastinhas está a ser instalada, na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, junto ao Coliseu de Elvas.

A cerimónia de inauguração está marcada para esta sexta-feira, dia 29, pelas 19 horas, antes da segunda corrida da Feira Taurina de São Mateus, em homenagem a Joaquim Bastinhas, com início às 22 horas.

Concebida pelo escultor sevilhano Jose Arteaga, a escultura de enorme realismo, resulta de um investimento de 177 mil euros por parte do Município de Elvas.

ESAE celebra Semana Europeia do Desporto esta quinta-feira

De forma a assinalar a Semana Europeia do Desporto, a turma do novo curso técnico superior profissional em Desporto e Atividade Física, da Escola Superior Agrária de Elvas, do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), promove esta quinta-feira, 28 de fevereiro, uma manhã ativa, com caminhada, corrida e um circuito de fitness no Jardim Municipal de Elvas.

Numa iniciativa aberta a toda a comunidade, os interessados em participar devem estar pelas 9 horas, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Para participar nesta atividade, basta apenas levar “roupa desportiva, água e vontade de contribuir para uma iniciativa benéfica para o bem-estar de todos”, diz o IPP.

Esta Semana Europeia do Desporto celebra-se até sábado, 30 de setembro, numa iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos.

Em Portugal, o IPDJ dinamizou em todo o país  iniciativas de promotores locais que assinalam a 9ª edição da Semana Europeia do Desporto, cujos pilares são: Envolvimento, Inclusão e Inovação (#beactive).

“Duarte Darmas” marca 117 anos do Castelo como Monumento Nacional

Há 117 anos que o Castelo de Elvas foi classificado como Monumento Nacional. Para assinalar a data decorreu na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, a conferência sobre o livro “Duarte Darmas – do Cálamo ao Drone”, da autoria de Santiago Macias.

O autor da obra, que é também diretor do Panteão Nacional, revela que Elvas tem “um grande peso histórico” e, neste livro, procurou elos de ligação “entre os desenhos das fortalezas de Duarte Darmas, no século XVI, com a atualidade”.

Santiago Macias diz ainda que sentiu alguma dificuldade, em Elvas, devido ao facto de “alguns elementos, desenhados por Duarte Darmas, estarem muito visíveis no século XVI, e que, com o crescimento da malha urbana, desapareceram, e um dos mais extraordinários é o antigo minarete da Mesquita de Elvas, que naquela altura era a torre sineira da igreja principal da cidade, outros locais foram difíceis de localizar, porque já desapareceram, já não existem”.

O objetivo desta obra, da exposição e filme que a acompanham, passa por tentar “reverter o passado e relocalizar esses sítios, em função da realidade atual”, explica Santiago Macias.

Para o investigador é “fundamental” interagir com as pessoas das localidades, através destas conferências, porque segundo diz “às vezes há aspetos que nos escapam e são as pessoas, de cada local, que conhecem os seus pormenores”.

“O Elvas” – Tirsense na Taça de Portugal

“O Elvas” vai receber o Tirsense (do Campeonato de Portugal) na terceira eliminatória da Taça de Portugal, a disputar no fim de semana de 21 e 22 de outubro. O conjunto de Santo Tirso lidera a Série A do Campeonato de Portugal, com dez pontos em quatro jogos, três vitórias, um empate e 10-4 em golos.

O Serpa, a outra equipa alentejana ainda em prova, vai a Pêro Pinheiro (da Liga 3). O sorteio foi realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol, no concelho de Oeiras, na tarde desta quarta-feira, dia 27.

Os clubes da I Liga jogam todos fora, de acordo com o estabelecido e os grandes têm os compromissos seguintes: o Benfica vai aos Açores defrontar o Lusitânia (Campeonato de Portugal); o Sporting joga no campo do Olivais e Moscavide (Distrital de Lisboa); e o FC do Porto desloca-se a Vilar de Perdizes (do Campeonato de Portugal).

Nesta eliminatória da edição 84 da Taça de Portugal participam 64 clubes: 18 da I Liga, 15 da II Liga, oito da Liga 3, 20 do Campeonato de Portugal e três dos Distritais.

Cláudia Batuca esta quinta-feira no Europeu Master de Atletismo

É já esta quinta-feira, 28 de setembro, que a elvense Cláudia Batuca entra em prova, no Campeonato Europeu Master de Atletismo, que se realiza em Pescara, na Itália. A atleta de Elvas entra na segunda série dos 800 metros, prevista para as 12.22 horas (horário de Portugal).

Apesar do caminho, até chegar aqui, não ter sido fácil, devido à falta de apoios, a atleta do Barbaris BTT Team, de Barbacena, vai enfrentar os 800 metros em pista ao ar livre, com o intuito de conquistar uma medalha. “Espero ficar entre as três primeiras”, garante, recordando que, depois de muitos trails e circuitos de estrada seguidos, Cláudia Batuca tem, ao longo dos últimos tempos, vindo a preparar, com o máximo empenho, a sua participação neste campeonato europeu.

Assegurando que representar a Seleção Nacional é “uma grande responsabilidade”, a atleta revela que, depois do Campeonato de Europa, irá logo ter pela frente o Trail de Avis.

De recordar que este ano, Cláudia Batuca sagrou-se campeã nacional de veteranos, em pista ao ar livre, nos 800 metros, vice-campeã nos 400 metros e conquistou ainda o bronze nos 1500 metros.

Assembleia Municipal de Elvas reúne esta quinta-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne amanhã, quinta-feira, dia 28, pelas 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

– Período de Antes da Ordem do Dia

– Período da Ordem do Dia

1 – Relatório de Atividades

2 – Aprovação da Ata da reunião de 29 de junho de 2023

3 – Ação Social – acordo prévio para competências dos órgãos das entidades intermunicipais

4 – Minuta Adenda e Contrato ao Investimento, Lagar dos Lopes

5 – Assunção de Compromissos Plurianuais

6 – Proposta de aprovação de correção material do plano de Urbanização de Elvas

7 – Carta Social do Concelho de Elvas

8 – Nomeação de auditor externo para a certificação legal de contas do Município de Elvas, Exercício 2023

9 – Revisão Orçamental II

10 – Pedido de Interesse Público Municipal.

Grupo Parlamentar do PS em reunião descentralizada no Alto Alentejo

Eurico Brilhante Dias

A direção do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) realiza entre domingo e segunda-feira, dias 1 e 2 de outubro, mais uma reunião descentralizada, com o objetivo de fazer um ponto de situação das Agendas Mobilizadoras, no distrito de Portalegre.

O objetivo é auscultar, no terreno, as necessidades, preocupações e expectativas das pessoas e das empresas do Alto Alentejo, revela o partido em nota de imprensa.

No domingo, dia 1, realiza-se, em Ponte de Sor, uma reunião de trabalho à porta fechada. Na segunda-feira, dia 2, a direção encabeçada pelo presidente do Grupo Parlamentar, Eurico Brilhante Dias, vai visitar o cluster aeronáutico localizado no Aeródromo de Ponte de Sor e algumas empresas e instituições do distrito de Portalegre.

PCP analisa situação social e política na região Alentejo

Realizou-se ontem, dia 26 de setembro, a reunião da Direção Regional do Alentejo (DRA) do Partido Comunista Português (PCP).

A DRA do PCP analisou a situação social e política na região Alentejo e traçou orientações para o desenvolvimento da luta, a intervenção do PCP na região e o seu reforço.

O comunicado para ler na íntegra:

“I – O prosseguimento da política de direita agrava os problemas do Alentejo e do País

1 – A situação económica e social no Alentejo é marcada, tal como no País, pelo agravamento das injustiças e dificuldades que afectam os trabalhadores e o povo. O Governo PS prossegue uma política de direita que não afronta os interesses do grande capital e insiste em penalizar quem vive dos seus salários, das suas pensões, quem tem menos rendimentos, convergindo nestas opções com as opções de PSD, Chega e IL.

O aumento do custo de vida, com destaque para os custos da alimentação, da energia e dos combustíveis; a insuportável subida das prestações dos empréstimos e rendas de habitação; a manutenção de uma política de baixos salários e de precariedade laboral; a degradação dos serviços públicos, com destaque para a situação no SNS e na educação, são problemas graves a que o Governo insiste em não dar resposta efectiva e que fazem com que os trabalhadores e o povo vejam degradar-se as suas condições de vida e a dificuldade em dar resposta às suas necessidades básicas. Agrava-se igualmente a situação dos micro, pequenos e médios empresários da região, que face ao aumento dos preços das matérias-primas e combustíveis (em parte consequência da irracional política de guerra e sanções), das rendas, e do brutal aumento nos juros do crédito para tesouraria e investimento, se confrontam crescentemente com graves problemas na gestão das suas empresas nos mais diversos sectores.

2 – As injustiças e a degradação das condições de vida dos trabalhadores e MPME’s contrastam com os lucros das grandes empresas que atingem níveis históricos, numa demonstração clara de que o discurso da “crise”, das “dificuldades” e da “carga fiscal” a que os patrões recorrem tem como objectivos tentar travar a crescente luta dos trabalhadores e acentuar o processo de concentração e centralização de capital, no qual o Governo do PS é cúmplice e interveniente.

Tornam-se cada vez mais escandalosas as benesses e os apoios concedidos a grandes empresas que por sua vez recorrem a politicas de baixos salários, à precariedade e a despedimentos em massa para garantir os seus lucros e que perante problemas decorrentes das suas erradas opções de gestão acenam com a chantagem da deslocalização ou colocam o ónus da resolução desses problemas sobre os trabalhadores e sobre o Estado, como acontece no caso de empresas como a Metalorigor, a Somincor e a

Tyco, a Gestamp onde foram despedidos 102 trabalhadores com vínculos precários ou a Indorama em que 134 trabalhadores irão por imposição da empresa para lay-off, que se pode estender até um ano, com perda de 34% da sua remuneração.

3 – Na educação, o início do novo ano lectivo demonstra a real dimensão dos problemas estruturais existentes, resultantes da desresponsabilização e desinvestimento do Estado e agravados com o processo de transferência de encargos para as autarquias locais.

Por mais que o Governo tente “tapar o sol com a peneira” o Ministério da Educação é o primeiro e único responsável pelo facto de, só nos distritos de Beja, Évora e Portalegre, 7655 alunos não terem professor pelo menos a uma disciplina (Beja 4130, Évora 1955, Portalegre 1575). A esta realidade acresce o problema de falta de pessoal não docente (técnicos e auxiliares de acção educativa, por exemplo), os problemas em cantinas e a falta de obras.

4 – Na saúde, a situação na região é cada vez mais dramática. A degradação do Serviço Nacional de Saúde é sentida por toda a região Alentejo, com situações já insuportáveis em vários concelhos. O processo de desresponsabilização da administração central e do Governo, transferindo responsabilidades para as autarquias locais, é um dos elementos da política mais geral do desinvestimento e desresponsabilização que tem vindo a ser praticada pelo actual e anteriores governos.

As obras prometidas para a região que continuam a marcar passo a nível da qualificação dos hospitais e centros de saúde; a gritante insuficiência de meios humanos (médicos, enfermeiros, auxiliares); a verdadeira chantagem do Ministério da Saúde junto de autarquias que se recusam a aceitar a transferência de encargos nesta área (nomeadamente no que respeita a construção de equipamentos ou colocação de médicos); a imposição de novas formas de organização e gestão, nomeadamente com a criação das Unidades Locais de Saúde (ULS), são decisões e práticas que acentuam problemas na região e abrem caminho para o proliferar do negócio da doença com prejuízos para a saúde e o bem-estar das populações.

5 – O grande incêndio de Odemira no passado mês de Agosto, ou as muito sérias consequências da seca que continuam a fazer-se sentir na região, vêm mais uma vez desmentir a propaganda do Governo de que “estamos no caminho certo”. O que a realidade demonstra é uma falta de estratégia e compromisso para o aproveitamento e preservação de recursos, e a inexistência de uma visão estrutural para o desenvolvimento de um modelo agrícola no Alentejo que vá de encontro às necessidades de soberania alimentar do País, de desenvolvimento do aparelho produtivo, de criação de emprego com direitos, e que garanta um desenvolvimento equilibrado e sustentável, combatendo também assim as causas de fundo dos incêndios.

O PCP anuncia que uma delegação do PCP visitará, nos próximos dias 16 e 17 de Outubro, as zonas afectadas pelo incêndio de Odemira e contactará com populações, produtores e entidades para aprofundar o conhecimento da situação e aferir quais dos apoios prometidos, com pompa e circunstância, pelo Governo, estão concretizados.

Quanto à situação de Seca, que está a deixar muitos pequenos e médios agricultores com sérias dificuldades de acesso à água – e de que é exemplo a situação no perímetro de rega do Mira, estre outras – o PCP denuncia que continuam a faltar medidas de apoio, bem como medidas mais estruturais, que mitiguem, antecipem e evitem as causas e efeitos de situações extremas. Neste quadro, e como foi demonstrado no debate promovido pela DRA do PCP no passado mês de Julho, o anunciado Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo está longe de trazer as soluções que os problemas existentes impõem.

6 – A evolução da agricultura – segundo dados da campanha agrícola relativamente aos cereais e outras culturas – confirma as preocupações que o PCP tem manifestado e que se confirmaram em recentes contactos realizados pelo PCP junto de produtores da região, quer relativamente aos custos de produção e dificuldades de escoamento, quer relativamente às consequências de um modelo de exploração no Alentejo baseado na monocultura intensiva. O PCP reitera que é necessária uma política agrícola que se baseie na necessidade estratégica de garantia da soberania e segurança alimentar do País e da região, incluindo uma componente de transformação de produtos agro-alimentares.

7 – O agravamento da situação económica e social é completamente ignorada nas opções que têm vindo a ser tomadas na gestão dos fundos comunitários para a região.

Assim foi no POR2020, que finaliza este ano e cuja utilização de fundos está ainda aquém dos valores definidos. Assim é nas orientações e políticas apresentadas para o período de programação do POR 2030 cuja entrada em funcionamento está a marcar passo e é marcada por um centralismo e opacidade crescentes. Assim é no que toca ao PRR cujas prioridades e cuja concretização estão cada vez mais distantes da política e das opções de que o Alentejo precisa e que se confirma estar desenhado para beneficiar sobretudo grandes empresas e actividades de capital intensivo. E é assim no Fundo de Transição Justa cuja programação e concretização confirma as chamadas de atenção quanto ao centralismo no Governo e CCDR na sua aplicação e que se confirma estar a ser desenhado essencialmente para financiar grandes projectos, empresas e grupos económicos da chamada “economia verde” que em alguns caso cometem crimes como o anunciado abate de mais de 2000 sobreiros para instalação de um parque eólico em Sines, ao invés de responder aos problemas da região e dos micro, pequenos e médios empresários. A este respeito a DRA do PCP considera deploráveis as declarações das estruturas regionais do Bloco de Esquerda no litoral alentejano que ao invés de apoiar o poder local nas justas reivindicações de investimento, protecção ambiental e apoio às lutas das populações, se dedica a atacar o poder local por razões eleitoralistas e a branquear as responsabilidades do Governo e da CCDR que detêm a responsabilidade exclusiva sobre a gestão deste fundo.

8 – A situação do investimento publico no Alentejo, muito aquém do necessário, é inseparável das orientações gerais da União Europeia, de uma política cada vez mais centralista de satisfação de clientelas regionais e interesses opacos na aplicação dos fundos, de desvalorização dos serviços descentralizados da administração pública, de tentativas de atirar as autarquias para uma situação concorrencial e não de cooperação no desenvolvimento (com uma activa cumplicidade das autarquias do PS nesta estratégia) e do processo em curso de concentração nas CCDR’s de responsabilidades e áreas como a agricultura e a cultura que vão desfocar ainda mais as intervenções, criar problemas acrescidos nos serviços públicos, e tornar ainda menos democrática a definição do investimento público.

O PCP reitera que o processo de reorganização administrativa do Estado nada tem que ver com um “processo de preparação da regionalização” e muito menos de “democratização” das estruturas regionais do Estado, bem pelo contrário. A título de exemplo, as recentes declarações do Presidente da CCDR sobre a CIMAC (entretanto retiradas pelo próprio) em matéria que diz respeito à livre vontade e autonomia da organização autárquica, relacionando uma solução de partilha de responsabilidades com “estratégia glocal”, são por si relevadoras do centralismo e da lógica que se desenvolve com o chamado processo de “reorganização administrativa do Estado”.

9 – A DRA do PCP denuncia as sucessivas operações de propaganda que o PS e o Governo têm levado a cabo na região Alentejo.

Como é patente no autêntico corrupio de governantes na região, como foi visível na iniciativa “governo mais próximo” e como também foi notório na recente iniciativa do Partido Socialista em Évora, o Governo e o Partido que o dirige insistem em pintar de cor-de-rosa uma realidade que não existe, efectuando um sem número de anúncios e promessas que dificilmente se concretizam, que são adiadas ou que nunca são cumpridas. O que sobra de propaganda falta em seriedade e resolução de problemas.

É assim nos investimentos na saúde, como em Évora, onde só por grande determinação da CM de Évora se conseguiu arrancar compromissos relativos à conclusão do Hospital. É assim na linha ferroviária Sines-Caia cuja resposta do Governo a uma pergunta do PCP na Assembleia da República comprova que não pretende aproveitar esta infra-estrutura no desenvolvimento do território. É assim na Linha do Sul e Linha do Alentejo. É assim na ausência da concretização dos investimentos a nível da rodovia seja no IP2, IP8, IC13 e IC33. É assim na ausência de qualquer visão para um melhor aproveitamento do Aeroporto de Beja. É assim no financiamento de Évora capital europeia da cultura, cujos atrasos e manobras na definição do modelo de financiamento levou a CM de Évora a exigir do Governo a assinatura de um acordo escrito a cuja concretização o PCP estará muito atento. E é assim por exemplo no “assobiar para o lado” do Governo face à luta das populações e das autarquias – que a DRA do PCP saúda – quanto ao inaceitável preço da travessia Setúbal-Tróia em Ferryboat.

10 – Para o PCP, a região precisa de uma política alternativa e de um outro posicionamento face aos problemas e à situação existente, e não de manobras e propaganda, ou de atitudes discriminatórias, inseparáveis da visão eleitoralista do PS face ao próximo ciclo eleitoral.

II – Desenvolver o Alentejo

1 – O PCP é portador de uma outra política para o Alentejo, partindo dos recursos e potencialidades existentes. Afirmando a importância de um olhar e de uma perspectiva de classe para a realidade regional, a DRA afirma que o PCP aproveitará todas as oportunidades de que dispuser na luta e na acção política para lutar pela justiça social e pelo desenvolvimento da região Alentejo.

O PCP tem apresentado na Assembleia da República iniciativas legislativas visando o aumento dos salários e pensões; medidas urgentes para enfrentar o aumento do custo de vida; iniciativas nas áreas da habitação, da justiça fiscal, da saúde e da educação.

Apresentou ainda propostas visando o alargamento do prazo e remoção de obstáculos para a devolução das freguesias ao povo; propostas para garantir a preservação e gestão sustentável das zonas costeiras; e também para uma adequada ligação entre as duas margens do rio Sado. Todas estas propostas têm sido rejeitadas por PS, PSD, Chega e IL.

No âmbito do Orçamento do Estado, o PCP apresentará vários projectos e iniciativas específicas dedicadas à concretização dos investimentos necessários para a região.

Na intervenção autárquica o PCP e a CDU, ao lado da luta das populações, concretizarão na segunda metade do mandato que agora inicia vários investimentos que vão de encontro às necessidades das populações, e estarão ao seu lado na luta, reivindicação e proposta para a solução de problemas e concretização de soluções.

A alternativa que o PCP preconiza, e cuja necessidade a realidade torna cada vez mais evidente, é a da concretização de uma outra política para a região assente em medidas de fixação de população; de desenvolvimento do aparelho produtivo com uma séria aposta na produção agrícola sustentável e industrial; de investimento público em várias infraestruturas, nomeadamente rede viária e ferroviária; de um desenvolvimento turístico equilibrado e consonante com o desenvolvimento dos territórios; de defesa e valorização dos serviços públicos; de protecção de recursos e do meio ambiente; a par com medidas gerais de aumento geral dos salários e pensões e de medidas para enfrentar o muito sério problema da habitação que também se faz sentir no Alentejo e que as medidas do Governo estão longe de resolver, servindo antes os interesses da banca e dos grandes grupos imobiliários.

III – A luta é o caminho

1 – A DRA do PCP sublinha e valoriza a importância de todas as lutas desenvolvidas na região, identificando problemas e aspirações pelas quais importa mobilizar esforços e vontades, lutar vale a pena!

2 – A DRA do PCP saúda os trabalhadores da região que, mesmo durante o período de Verão, não pararam de lutar pelos seus direitos. Valoriza a título de exemplo a Greve dos trabalhadores da recolha de resíduos sólidos urbanos da CM de Nisa em 11 e 12 de Julho; a Greve dos mineiros da Somincor em 19 de Julho; a Concentração dos trabalhadores da misericórdia de Portalegre no dia 9 de Agosto; o plenário na rua e a manifestação em Sines dos trabalhadores da Indorama no passado dia 21 de Setembro, entre muitos outros exemplos possíveis.

A DRA do PCP chama a atenção para a situação dos trabalhadores em várias empresas da região, designadamente na Metalorigor, Gestamp e Tyco onde se multiplicam acções de pressão e chantagem contra os trabalhadores e mesmo despedimentos como na Gestamp. O PCP está e estará ao seu lado na luta que é necessário desenvolver.

3 – A DRA do PCP saúda as decisões da CGTP-IN sobre política reivindicativa designadamente a exigência de aumento de salários em pelo menos 15%, com um aumento mínimo de 150 Euros, e a exigência do aumento do Salário Mínimo Nacional para 910 Euros em Janeiro de 2024 e posterior aumento até 1000 Euros durante 2024.

São exigências justas e necessárias para repor poder de compra perdido pelos trabalhadores e por isso o PCP estará ao lado dos trabalhadores que levem estas reivindicações para as empresas e locais de trabalho da região.

4 – A DRA do PCP apela à participação dos reformados pensionistas e idosos na acção do próximo dia 27 de Outubro em Lisboa, em defesa das associações e por melhores condições de vida.

5 – A DRA do PCP saúda os profissionais de saúde, os utentes e as populações que participaram na Jornada de luta em defesa do SNS em 16 de Setembro promovida pela CGTP-IN e que se concretizou em várias localidades da região com a realização de Marchas e Tribunas Públicas. Saúda de igual forma a luta em defesa da reversão do Hospital de S. Paulo em Serpa para o SNS. A greve dos médicos promovida pela FNAM. Apela a que os membros do Partido continuem empenhados na luta em defesa do SNS, seja nas comissões de utentes, seja nas organizações sindicais dos profissionais da saúde.

6 – Face à gravidade da situação na Habitação a DRA do PCP apela ao apoio, estímulo e participação na Jornada de Luta em defesa do direito à habitação marcada para o próximo dia 30 de Setembro e que na região Alentejo será marcada por 4 acções de luta convocadas pelo movimento “Porta a Porta – Casa para Todos” nas cidades de Beja, Évora, Portalegre e Alcácer do Sal.

IV – Reforçar o Partido, tomar a iniciativa

1 – A DRA do PCP saúda os membros e amigos do Partido que contribuíram para o grande sucesso da Festa do “Avante!”, espaço de cultura, de luta, de afirmação de um colectivo transformador e criador, de divulgação do Alentejo, de debate e apresentação de propostas para a região. A Festa do “Avante!”, a maior iniciativa político-cultural do nosso País afirma-se continuamente como um evento marcante na vida nacional e regional.

2 – A DRA do PCP valoriza e destaca a intensa actividade das 4 organizações regionais do Partido no Alentejo que, mesmo no período estival, mantiveram uma intensa intervenção politica e desenvolveram inúmeras iniciativas designadamente iniciativas públicas com a presença de dirigentes e deputados do PCP, destacando-se pela sua dimensão as grandes iniciativas de Verão como os almoços na Mina de S. Domingos e Alter do Chão e os jantares em Évora e Grândola, todos com a presença do secretário geral do PCP, Paulo Raimundo, entre muitas outras.

3 – A DRA do PCP apela aos militantes e organizações do Partido no Alentejo para que prossigam o trabalho de reforço orgânico do Partido, concretizando as orientações da Conferência Nacional, responsabilizando mais quadros por tarefas, recrutando novos militantes, reforçando a organização nas empresas e locais de trabalho, dando andamento à campanha de difusão do Avante, às actividades tendo em vista a independência financeira do Partido, à campanha “Viver Melhor na Nossa Terra” – mobilizando em cada local as populações em torno de problemas concretos – e preparando as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Alentejo, 26 de Setembro de 2023

A Direcção Regional do Alentejo do Partido Comunista Português”

DuoCar com vasta gama de veículos semi-novos no São Mateus

Joaquim Carvalho e Hugo Sousa

No tabuleiro superior do Parque da Piedade, em Elvas, por ocasião da Feira de São Mateus, são alguns os stands que promovem os seus automóveis. Um desses stands é o DuoCar.

Hugo Sousa, um dos sócios da empresa, assegura que estão no evento, uma vez mais, para publicitar os seus produtos, sobretudo veículos semi-novos: “tentamos ter um leque de veículos de forma a abranger todos os clientes, mas o nosso forte são os carros semi-novos, com poucos quilómetros, para oferecer uma garantia ao cliente sobre aquilo que está a comprar; e temos sempre também veículos low cost, para outras carteiras”.

Já Joaquim Carvalho, o outro sócio da empresa, que reconhece a necessidade de outras condições do Parque da Piedade, uma vez que, devido ao pó, são “obrigados” a lavar, constantemente, os seus carros, assegura que o mais importante é, aproveitarem a feira, para se darem a conhecer ao público. “Procuramos ainda anexar a venda dos automóveis à oficina, porque nós também temos oficina, e dar uma garantia às pessoas, a cem por cento”, adianta o empresário.

Com a crise, diz ainda Joaquim Carvalho, as pessoas “retraíssem-se um bocado”. Contudo, “vai sempre havendo vendas”, pelo que considera que ser “bom” estarem presentes no certame.

Veja algumas imagens do São Mateus em Elvas

Têm sido muitas as pessoas que, por estes dias, se têm dirigido até ao Parque da Piedade, em Elvas, para desfrutar das Festas em honra do Senhor jesus da Piedade e Feira de São Mateus.

Veja algumas imagens, relativas ao dia de ontem, terça-feira, 26 de setembro:

Tire uma foto nos estúdios da Rádio ELVAS no São Mateus e ganhe prémios

Todos aqueles que tirarem uma fotografia junto aos estúdios móveis da Rádio ELVAS, na Feira de São Mateus, podem habilitar-se a ganhar prémios.

Para isso basta votar na sua fotografia favorita, colocando um “like”, na publicação que está disponível no Facebook da Rádio ELVAS.

Lista de prémios a atribuir aos vencedores:

  • Um lanche – Sala de Chá Mimi
  • Cachorro quente, sumo, batatas frita e um CD autografado por Jorge Goes – Golita
  • Pequeno-almoço (com brinhol ou fatias douradas) – Benedetto
  • Um frango assado com batatas fritas – Churrasqueira “O Forno”
  • Refeição para uma pessoa – Para Y Come
  • Refeição para uma pessoa – Pompílio
  • Refeição para uma pessoa – Adega Regional
  • Fio de prata – Orivesaria Gomes
  • Óculos de sol – Elióptica
  • Vaso – Ana Afonso Florista

Recitação do terço e missa esta quarta-feira à noite na Piedade

Um baile com o Duo Musical Jorge e Célia, às 21.30 horas, no Palco da Feira, na Piedade, em Elvas, é o ponto alto da animação do São Mateus nesta quarta-feira, 27 de setembro.

A restante programação deste dia inclui duas atividades religiosas no santuário: às 20.15 horas, recitação do terço, animada pelas comunidades paroquiais de Vila Boim, Terrugem e Vila Fernando; e, às 21 horas, celebração eucarística da memória de São Vicente de Paulo, presidida pelo padre Marcelino José Caldeira.

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, nesta edição de 2023, decorrem entre 20 de setembro e 1 de outubro, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e colaboração da Câmara Municipal de Elvas. A Rádio ELVAS, com uma programação alargada, acompanha o evento com reportagens em direto.

Cobrilha da Cortiça e a forma como afeta os sobreiros no “ABC”

A cobrilha da cortiça, um pequeno escravelho, é um inseto que afeta sobretudo sobreiros e é das pragas mais preocupantes do montado, uma vez que pode reduzir a produção e a qualidade da cortiça, provocando enormes impactos económicos.

Em Portugal, esta espécie existe por todo o país, mas tem uma maior incidência a sul do rio Tejo.

Tudo para saber sobre este inseto, no programa desta semana ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade, com Hadi, investigador do departamento de Proteção de Culturas Específicas do InnovPlantProtect. Para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Utentes da APPACDM de Elvas realizam sonho de viajar de avião esta quarta-feira

No âmbito do projeto “O Meu Sonho”, iniciado em 2019, na APPACDM de Elvas, um grupo de 23 utentes da Associação irá realizar o sonho de viajar de avião, já esta quarta-feira, 27 de setembro.

Os utentes da APPACDM partiram esta manhã rumo a Lisboa, onde irão almoçar e aproveitar para conhecer algumas zonas da capital, nomeadamente o Parque das Nações.

A viagem de avião rumo à cidade do Porto está prevista para as 18 horas, com chegada por volta das 19 horas.

Amanhã, quinta-feira, 28 de setembro, o dia é para passear e conhecer a cidade invicta. No período da manhã, o grupo de 23 utentes e oito acompanhantes irá visitar locais emblemáticos da cidade num autocarro panorâmico, seguindo-se um almoço na zona da ribeira. A parte da tarde será dedicada a um passeio de barco pelo rio Douro.

Na sexta-feira, e antes do regresso a Lisboa, numa viagem de alfa pendular, o grupo terá ainda a oportunidade de visitar o icónico Mercado do Bolhão, numa viagem e estadia preparada e organizada pelo turismo do Porto e Norte de Portugal.

De recordar que a realização da atividade só foi possível porque, para tal foram realizados diversos eventos de angariação de fundos e principalmente devido à candidatura do elvense Gonçalo Martins, funcionário da Brisa Autoestradas de Portugal, a um projeto de solidariedade interno da empresa, do qual foi vencedor e cujo objetivo foi a colaboração num projeto solidário relevante.

São Mateus: família de José Alfredo Jesus passa quase um mês na Piedade

Uma das famílias que nunca falta no parque de campismo de Elvas, por ocasião da Feira de São Mateus, é a de José Alfredo Jesus, que está na Piedade já desde o passado dia 9. Só vão embora no domingo, 1 de outubro, no último dia do certame.

Nestes momentos de confraternização, a família de José Alfredo, revela este elvense, tem sempre a companhia de “muita gente”, de muitos amigos. “Vimos para aqui, preparamos o almoço e começam a chegar os amigos”, conta.  “Descansamos até ao jantar e, depois do jantar, vamos dar uma voltinha à feira”, adianta. Nestes dias, garante ainda José Alfredo, vive-se “na feira e no descanso”.

Elsa Jesus, a mulher de José Alfredo, é uma das responsáveis por, todos os dias, preparar almoço e jantar, para as cerca de 20 pessoas que se juntam no acampamento da família. “Vamos às compras, eu, a minha cunhada Anabela e a Paula. Organizamo-nos sempre as três, falamos sobre o que vamos fazer para o almoço e para o jantar. Fazemos sempre aqui a comida e, ao fim ao cabo, é muito divertido”, revela.

Jorge & Célia prometem pôr o público a dançar no São Mateus

Na noite desta quarta-feira, 27 de setembro, cabe ao Duo Jorge & Célia animar o Palco da Feira da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, a partir das 21h30.

Para a dupla de irmãos de Vila Boim, explica Jorge Pedras, é sempre “uma honra tocar” no São Mateus, onde promovem sempre o seu habitual baile há já alguns anos.

“O São Mateus tem sempre muita afluência, o público conhece o nosso trabalho e, daí, conseguimos ter mais festas durante o ano”, garante ainda.

O músico revela ainda que, nos seus espetáculos, apresentam “música divertida, para o pessoal dançar”, com o repertório a abarcar temas de artistas como Emanuel e Quim Barreiros.

Os espetáculos estão de regresso amanhã ao palco principal da Expo São Mateus, a partir das 22 horas, com Filhos da Madrugada e Carolina Deslandes. Antes, atua no palco da feira, pelas 21 horas, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Elvas: fado voltou a ser protagonista das noites de São Mateus

O Palco da Feira, na Expo São Mateus, em Elvas, acolheu ontem, 26 de setembro, uma noite de fados.

Tal como aconteceu no domingo, o espetáculo foi proporcionado por fadistas naturais ou residentes no concelho de Elvas. Desta vez, subiram a palco Vanda Monteiro, Marlene Mocisso, Ramiro Santos, Rosamaria Abrunheiro e Toy Faria.

A acompanhar os cinco artistas amadores estiveram Felipe Núncio na guitarra portuguesa, Manuel Vaz da Silva na viola de fado e Francisco Carvalho no baixo.

Esta quarta-feira, 27 de setembro, a oitava de 11 noites de animação da Praça da Feira, irá contar com música de baile, a cargo do duo Jorge & Célia.

Os espetáculos do São Mateus são promovidos pelo Município de Elvas, com acesso livre do público.

Famílias voltam a cumprir tradição de acampar na Piedade no São Mateus

O São Mateus é, para muitas famílias de Elvas, sinónimo de acampamento no parque de campismo da Piedade, com muitas pessoas a tirarem férias, de propósito, para poderem aproveitar ao máximo estes dias, em plena feira, no decorrer das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Desde o tempo dos seus avós que Céu Rondão se lembra de cumprir esta tradição que, ao longo do tempo, tem procurado passar também aos seus filhos. Por esta ocasião, na Piedade, diz ainda, todos os dias são de festa. “Já estamos aqui desde o tempo dos meus avós. Há 60 anos que temos estes dois espaços”, revela. “Os meus filhos são apaixonados por isto e trazem aqui os amigos. É um convívio, é a amizade”, diz ainda.

Para Miguel, filho de Céu, esta romaria traduz-se sempre em momentos de reencontro de familiares e amigos. “Acho que esta é uma das tendas mais conhecidas e toda a gente que aqui passa vem aqui beber um copo e comer alguma coisa”, assegura. Em noites de fim de semana, Miguel chega a juntar, na tenda da família, cerca de 40 pessoas.

E aqui, nem o famoso bacalhau dourado do chef Vicente Grenho falha. “Eles não se calam e querem bacalhau dourado e vou ali fazê-lo ali em cima do carvão, mesmo à moda do campismo. Amanhã, vou aí a cima fazer a outros amigos”, conta. No vídeo abaixo, Vicente Grenho explica como faz o seu bacalhau dourado.

Jorge Grenho, também com a família e amigos, tem estado pelo Parque da Piedade. O maestro da banda 14 de Janeiro revela que a filarmónica, neste São Mateus, ainda entra em cena na corrida de touros de sexta-feira. “Já fizemos cinco arruadas, fizemos a Procissão dos Pendões, fizemos a tourada do último sábado, vamos fazer no sábado a tourada, novamente, e, no domingo, fazemos o regresso dos pendões”, conta à reportagem da Rádio ELVAS.

 

Rosa Mota apadrinha Semana do Desporto de Campo Maior

Rosa Mota é a madrinha da Semana do Desporto, que o Município de Campo Maior organiza, entre sexta-feira, 29 de setembro, e o dia 8 de outubro, domingo.

Trata-se de uma iniciativa através da qual a autarquia procura promover a prática desportiva, com o mais diverso tipo de atividades, quer para miúdos, quer para graúdos.

A organização, explica o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, resulta de uma articulação da autarquia, através da vereadora São Silveirinha, com os clubes e associações do concelho. “Vamos ter uma semana com muitas atividades, em que, praticamente, todas as associações vão ter o seu momento e onde, este ano, temos a novidade de ter uma madrinha, que, curiosamente, é uma grande atleta portuguesa, uma grande referência para todos nós, que é a Rosa Mota”, adianta o autarca.

Esta Semana do Desporto inclui, entre outras modalidades, malha, dança, BTT, pilates, canoagem, paddle surf, ténis, padel, judo e capoeira. Integram também a programação da iniciativa uma palestra sobre “Atividade Física e Inclusão no Desporto” e o Trail Vila de Campo Maior.

A cerimónia de abertura desta Semana do Desporto está marcada para sexta-feira, às 19 horas, no Jardim Municipal de Campo Maior. Rosa Mota estará presente na cerimónia de encerramento, no dia 8 de outubro.

Programa completo:

29 setembro, sexta-feira
19H00|Cerimónia de Abertura
Jardim Municipal

30 de setembro, sábado
09H00 | Torneio de Malha Concelhio
Campo de Futebol de Degolados

18H30 | Workshop de Dança Oriental/Fusão
Jardim Municipal , «Projeto de Formação do Município»

1 de outubro, domingo
09H00 | Passeio de Btt e Cicloturismo
Jardim Municipal, «Sporting Campomaiorense-BT»

2 de outubro, segunda-feira
10H40 | Palestra | Atividade Física e Inclusão no Desporto
Auditório Centro Cultural, «Iron Brothers»

3 de outubro, terça-feira
18H15 | Demonstração de Pilates
Jardim Municipal, «Grupo de Pilates de Campo Maior»

18H45 às 21H15 | Ténis – Treino Aberto
Campo de Ténis J.F.N.S. Expectação, «Academia de Ténis do Coração Delta»

4 de outubro, quarta-feira
18H00 | Aula Portas Abertas – Mega Deep, Hydro, Spinning, Total Mix, Body Pump, Cross Fit
Complexo de Piscinas da Fonte Nova, «Câmara Municipal de Campo Maior»

5 de outubro, quinta-feira, feriado
09H00|Canoagem e Paddle Surf
Barragem do Caia «GEDA»

11H00 às 20H00 | III Torneio de Padel Henrique Costal
Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, «Casa Benfica»

15H00|I Moto Tour Alentejo
Jardim Municipal, «Sena Xtours»

6 de outubro, sexta-feira
18H00|IV Batizado e troca de Graduações Capoeira
Complexo de Piscinas da Fonte Nova
«Revolução – Escola de Capoeira»

19H00 às 00H00|III Torneio de Padel Henrique Costal
Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação «Casa do Benfica»

7 de outubro, sábado
10H00|40 anos do Judo da Casa do Povo
Pavilhão Rui nabeiro

10H00|IV Batizado e troca de Graduações Capoeira
Pavilhão da Escola Secundária
«Revolução – Escola de Capoeira»

11H00 às 19H00|III Torneio de Padel Henrique Costal
Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, «Casa Benfica»

16H00|Kids Urban Run – Corrida das Invasões
Castelo de Campo Maior, «Campo Maior Trail Runners»

8 de outubro, domingo
09H00 | Trail Vila de Campo Maior
Ouguela e Piscinas Municipais, «Campo Maior Trail Runners»

16H00 | Chegada da Expedição TT Alentejanis in Marocco
Jardim Municipal, «Grupo Motard de Campo Maior»

16H30 |Cerimónia de Encerramento com a presença da Madrinha do Evento, a atleta olímpica Rosa Mota
Jardim Municipal

Celebra-se esta quarta-feira o Dia Mundial do Turismo

Celebra-se nesta quarta-feira, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo.

Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo, tendo todos os anos um tema.

Os temas dos anos anteriores foram, em 2013: “Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”; 2014: “Turismo e desenvolvimento comunitário”; 2015: “Turismo e desenvolvimento comunitário”;  2016: “Turismo para todos – promover a acessibilidade universal”; 2017: “Turismo sustentável: um instrumento a serviço do progresso”; 2018: “Turismo e a transformação digital”; 2019: “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos” e “Turismo e desenvolvimento rural” em 2020.

Sendo este um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.

Castelo de Elvas é Monumento Nacional há 117 anos

A comemoração do 117º aniversário da Classificação do Castelo de Elvas a Monumento Nacional vai decorrer esta quarta-feira, dia 27 de setembro, às 18 horas.

A celebração será assinalada com a conferência “Duarte Darmas do cálamo ao drone”, a cargo do investigador Santiago Macias.

Euromilhões: dois segundos prémios saem em Portugal

O segundo prémio do sorteio de ontem, 26 de setembro, do Euromilhões, no valor de 87.504,60 euros, saiu a dois apostadores em Portugal. O mesmo prémio saiu a mais quatro jogadores no estrangeiro.

Os 8.764,82 euros do terceiro prémio saíram a 14 apostadores no estrangeiro, enquanto o quarto, de 509,60 euros, contemplou 75 jogadores, nove em território nacional.

Como nenhum apostador acertou na chave vencedora, o próximo sorteio terá um jackpot de 130 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 2, 6, 14, 19 e 23 e pelas estrelas 5 e 7.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.