Famílias voltam a cumprir tradição de acampar na Piedade no São Mateus

O São Mateus é, para muitas famílias de Elvas, sinónimo de acampamento no parque de campismo da Piedade, com muitas pessoas a tirarem férias, de propósito, para poderem aproveitar ao máximo estes dias, em plena feira, no decorrer das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Desde o tempo dos seus avós que Céu Rondão se lembra de cumprir esta tradição que, ao longo do tempo, tem procurado passar também aos seus filhos. Por esta ocasião, na Piedade, diz ainda, todos os dias são de festa. “Já estamos aqui desde o tempo dos meus avós. Há 60 anos que temos estes dois espaços”, revela. “Os meus filhos são apaixonados por isto e trazem aqui os amigos. É um convívio, é a amizade”, diz ainda.

Para Miguel, filho de Céu, esta romaria traduz-se sempre em momentos de reencontro de familiares e amigos. “Acho que esta é uma das tendas mais conhecidas e toda a gente que aqui passa vem aqui beber um copo e comer alguma coisa”, assegura. Em noites de fim de semana, Miguel chega a juntar, na tenda da família, cerca de 40 pessoas.

E aqui, nem o famoso bacalhau dourado do chef Vicente Grenho falha. “Eles não se calam e querem bacalhau dourado e vou ali fazê-lo ali em cima do carvão, mesmo à moda do campismo. Amanhã, vou aí a cima fazer a outros amigos”, conta. No vídeo abaixo, Vicente Grenho explica como faz o seu bacalhau dourado.

Jorge Grenho, também com a família e amigos, tem estado pelo Parque da Piedade. O maestro da banda 14 de Janeiro revela que a filarmónica, neste São Mateus, ainda entra em cena na corrida de touros de sexta-feira. “Já fizemos cinco arruadas, fizemos a Procissão dos Pendões, fizemos a tourada do último sábado, vamos fazer no sábado a tourada, novamente, e, no domingo, fazemos o regresso dos pendões”, conta à reportagem da Rádio ELVAS.