Seis clubes disputam o Youth Futsal Cup este sábado em Elvas

O 3º Internacional Youth Futsal Cup “Elvas World Heritage” é disputado em Elvas amanhã, sábado, dia 23, com início às 9 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Fonte Nova.

A competição conta com a participação de seis clubes de âmbitos nacional e regional, nomeadamente: Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, “O Elvas” CAD, CF “Os Elvenses”, Associação Cultural e Desportiva da Belhó Raposeira.

No final dos jogos, a entrega dos prémios está prevista para as 17 horas, no Pavilhão Desportivo. A Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Portalegre organizam a prova, com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas.

“Santuários”: exposição de fotografia no Museu Municipal de Estremoz

A exposição de fotografia “Santuários”, de Renée Gagnon, vai estar disponível para visita, a partir deste sábado, 23 de setembro, e até dia 19 de novembro, no Museu Municipal de Estremoz.

Renée Gagnon, artista canadiana a residir em Portugal há várias décadas, apresenta nesta exposição fotografias de grande formato representando antas portuguesas da região do Alentejo.

Sobre cada fotografia, que edita e prepara com transformações por vezes subtis, a artista usa guache, lápis, aquarela. Passo a passo, ao longo do processo, cada uma destas representações de um objeto real se foi transformando num exercício de ficção.

Seminário sobre trabalho colaborativo na segunda-feira na CCDR Alentejo

O seminário “Trabalho Colaborativo, Promotor de um Alentejo Mais Coeso” realiza-se na segunda-feira, 25 de setembro, pelas 9h30, no auditório da CCDR Alentejo, em Évora.

Neste seminário final, cujo lema é “Colaborar faz toda a diferença”, a CCDR Alentejo vai partilhar os trabalhos desenvolvidos com a comunidade, promovendo um dia de reflexão alargada sobre as temáticas e a metodologia de trabalho em rede.

Ao longo de três anos, revela a CCDR Alentejo em comunicado, foram desenvolvidas “novas formas de trabalho em parceria, envolvendo um conjunto de organizações relevantes para o desenvolvimento do território, contando com a intervenção de dez entidades”.

Constituíram-se duas parcerias colaborativas e foram desenvolvidos os projetos da “Rede para o Acesso aos Serviços de Interesse Geral” e da “Rede para a Promoção da Qualificação e do Conhecimento”, com o apoio do Alentejo 2020 e o objetivo de reforçar e capacitar as redes regionais de parceiros nos domínios da Educação e das Politicas Sociais.

Numa lógica de colaboração e trabalho partilhado, a CCDR Alentejo procura “melhorar as capacidades dos agentes regionais, com atribuições e competências nos domínios da educação, da aprendizagem ao longo da vida, da formação, do emprego e das políticas sociais, inclusive através de pactos setoriais e territoriais de preparação de reformas a nível local, regional e nacional”.

Turismo do Alentejo e Ribatejo aposta em campanha no digital

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, a pensar nesta fase de transição do verão para o outono, está a preparar uma nova campanha para promover estas duas regiões do país, com grande impacto na grande Lisboa.

Sem orçamento para investir em publicidade na televisão, explica o presidente da ERT, José Manuel Santos, esta será uma campanha “muito virada para os meios digitais”.

“É uma campanha de posicionamento, uma campanha tática, que vai dizer aos portugueses, no caso do Alentejo, para virem para o Alentejo nesta altura. Acabou agora a época alta e é o tempo certo para darmos uma nova leitura sobre a região”, explica o responsável.

No caso do Ribatejo, “vamos ter uma campanha mais de posicionamento estratégico do destino. São duas campanhas que se complementam, uma para o Alentejo e outra para o Ribatejo. Vamos ter publicidade exterior, muito impacto em Lisboa”, acrescenta José Manuel Santos.

“Temos que trabalhar para que as marcas Alentejo e Ribatejo estejam sempre presentes, para na altura da decisão do fim de semana, onde normalmente as senhoras acabam por ter um papel mais determinante, o que vem à cabeça seja Alentejo ou Ribatejo. É esse o nosso trabalho”, remata.

Antigos alunos do ciclo preparatório reúnem em Elvas este sábado

Foto Arquivo

O 8º encontro de antigos alunos e amigos do 5º ano experimental do ciclo preparatório de Elvas realiza-se amanhã, sábado, dia 23 de setembro.

Este encontro, revela António Sengo, um dos membros da organização, conta com “uma missa, por alma de alunos e professores já falecidos, seguida de um almoço”, sendo que este ano, serão cerca de 40 os participantes.

António Sengo acrescenta que este “é um momento de convívio e de recordar velhos tempos, mas o importante é manter as amizades”.

O almoço está marcado para as 13 horas, num restaurante da cidade de Elvas, onde para além de antigos alunos marcam presença também alguns professores.

Livro “D. Filipe I – O Rei Maldito” apresentado este sábado em Elvas

Foto por: ElTrapezio

O Castelo de Elvas vai ser palco do Passeio Literário e conversa com os leitores sobre o livro “D. Filipe I – O Rei Maldito”, com a presença da escritora Isabel Stilwell.

O Passeio Literário irá contemplar os espaços em Elvas percorridos pelo Rei D. Filipe I de Portugal quando da sua estadia na cidade, seguindo-se depois a sessão de autógrafos com a autora no Castelo de Elvas.

Isabel Stilwell é jornalista e escritora. A sua grande paixão por romances históricos revelou-se em 2007, com o bestseller D. Filipa de Lencastre, a que se seguiram D. Catarina de Bragança, ambos traduzidos para inglês, e D. Amélia, sempre com crescente sucesso.

Desde o Diário de Notícias, onde começou aos 21 anos, que contribui de forma essencial para o jornalismo português. Fundou e dirigiu a revista Pais & Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine durante 13 anos e diretora do jornal Destak até ao final do ano de 2012, entre muitos outros projetos.

Atualmente escreve para a revista Máxima, e continua a colaborar mensalmente com a revista Pais e com o Jornal de Negócios, quando não está a escrever, vira diariamente os «Dias do Avesso» em conversa com Eduardo Sá, na Antena 1. O seu mais recente livro, Filipe I de Portugal, traz-nos uma história empolgante repleta de conspirações e intrigas, acerca de um período fundamental e conturbado da nossa História.

“Oppenheimer” esta sexta-feira no Auditório São Mateus

O filme “Oppenheimer” é exibido esta sexta-feira, dia 22, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Este filme retrata a vida e história do físico teórico J. Robert Oppenheimer (1904-1967), que foi o cientista que, ao abrigo do Manhattan Project, chefiou o laboratório de Los Alamos durante a Segunda Grande Guerra, onde foi desenvolvida a bomba atómica.

Os bilhetes podem ser comprados na Ticketline ou meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus.

Seniores de Campo Maior em aula de hidroginástica

O Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, nesta quarta-feira, dia 22, foi o local da realização de uma aula de hidroginástica, inserida no programa da Semana dos Maiores, organizada pela Câmara Municipal.

A técnica do município, Paula Jangita, foi quem coordenou a atividade, juntando vários participantes que aderiram à iniciativa com entusiasmo e boa disposição.

O presidente Luís Rosinha e a vereadora São Silveirinha estiveram no complexo de piscinas e assistiram à atividade.

Fonte: Município de Campo Maior

Ivandro “alinha os chakras” esta sexta-feira no São Mateus

O cantor, compositor e produtor Ivandro, artista com singles com mais de dez milhões de visualizações no YouTube, atua esta sexta-feira à noite, 22 de setembro, na Expo São Mateus, em Elvas.

O cantor, que iniciou o seu percurso na música em 2013, foi o artista português mais ouvido em 2022 no Spotify.

Do alinhamento do concerto desta noite, no Palco São Mateus, não faltarão, certamente, os seus maiores sucessos, como “Lua”, “Moça”, “Como Tu” e “Chakras”.

Os responsáveis por abrir as hostilidades do palco principal da Expo São Mateus, esta noite, são os elvenses Rumo ao Sul, que trazem convidados para o seu espetáculo, com início marcado para as 22 horas.

SGO a construir com Qualidade desde 1978

“A Construir com Qualidade e a ser o seu parceiro ideal desde 1978” é a bandeira da empresa elvense SGO – Sociedade Gestora de Obras.

Com um cunho e uma origem familiar, a SGO – Sociedade Gestora de Obras está no panorama das construções desde 1978, ano em que inicia a tradição familiar com metalomecânica, em 1986 incorporou-se a valência da Caixilharia de alumínio e em 1969 a valência de construção civil. A SGO nasceu nesta continuidade de gerações em 2004, realizando-se um upgrade em 2019 com a fábrica e todas as suas valências. Assim, resultou uma família com vontade de construir, criar, inovar e evoluir.

Atualmente a SGO é uma empresa de metalomecânica com foco na projeção e execução de obras de construção metálica no contexto de construção civil, executando todo o tipo de empreitadas de construção tradicional, requalificação de imóveis, e construção modular (onde tem uma oferta de casas em betão alveolar).

Primamos pela utilização de matérias de elevada qualidade e revestimentos de última geração, que nos permite ser atualmente uma das referências Nacionais neste setor.

A “Missão SGO”, como a equipa tanto gosta de mencionar, recai sobre uma procura contínua da inovação tecnológica nos produtos e processos produtivos enquanto providenciamos condições laborais, físicas e pessoais que envolvem todos os membros e que tencionam alcançar uma equipa coesa, feliz, eficaz, duradoura e de excelência.

Nesta missão entram também os desafios constantes do setor, das alterações fruto das circunstâncias sociais que vivemos e todos os desafios que, nestes últimos anos, a SGO tem vivido. Um ponto de viragem que como Nuno Piçarra indica “serviu de alavanca ao que ainda temos por fazer, somos resilientes precisamente porque trazemos este espírito há tantos anos” e a que José Piçarra se refere como “motivo mais que suficiente para continuar a ser a referência que temos sido para quem nos acompanha dentro e fora da empresa”.

Atualmente com 36 colaboradores, atuamos em pleno entre os escritórios de Elvas e a fábrica de Campo Maior, local onde estão sediadas algumas das máquinas mais modernas para produção totalmente autónoma de caixilharia de alta qualidade.

Este investimento e este progresso deve-se à ambição de mais e melhor, mas deve-se também às necessidades que a SGO tem encontrado nos últimos anos, consideramos importante estar em cima do acontecimento para que não estagnemos e possamos honrar os compromissos e a memória de quem sempre esteve envolvido nesta história.

Somos, como bem sabemos, uma empresa de referência em Elvas, e atualmente com obras feitas e de grande envergadura por este país fora. E é por isso que aproveitamos o São Mateus também para mostrar um pouco do que se vive no nosso dia-a-dia das equipas, como e onde tudo começa até nos receber em sua casa para instalar, criar, construir ou orçamentar a sua ideia e o seu sonho.

Estamos a construir e a moldar o nosso sonho desde 1978, mas agradecemos-lhe estar ao nosso lado, reconhecer-nos e acompanhar-nos rumo a um futuro ainda melhor”.

“Tudo é fácil…basta fazer”, – Hugo Piçarra, A SGO deseja a todos um feliz São Mateus.

A entrevista para ver no vídeo aqui.

DECO ajuda jovens estudantes a gerir as finanças pessoais

Com a entrada no ensino superior, os jovens estudantes têm cada vez mais preocupações, pelo que a DECO deixa algumas dicas no que diz respeito à gestão das finanças pessoais.

Assim, fazer um orçamento é uma excelente ferramenta que serve de guia para o estudante gerir as suas compras. Neste sentido é também aconselhável evitar compras por impulso e gastos não essenciais.

Tudo para saber sobre a forma de gerir as finanças pessoais, na rubrica desta semana da DECO, com a jurista na DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa. Para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast:

Rumo ao Sul levam convidados ao São Mateus esta sexta-feira

Os Rumo ao Sul pisam o palco principal da Expo São Mateus, esta sexta-feira, dia 22 de setembro, ainda antes do cabeça de cartaz, Ivandro, num espetáculo com início marcado para as 22 horas.

Para este espetáculo, a banda traz alguns convidados (o Grupo Coral “Os Rama Verde”, José Carlos Rico, do grupo “Los Chupitos”, e Pedro Zagalo), com o objetivo de “inovar e levar coisas novas para cima de palco”, revela Xavier de Sousa, responsável pela banda, que recorda ainda “o grande concerto” do ano passado no evento, do qual continuam a receber um “feedback muito positivo”.

Desta feita, a grande novidade passará pelos convidados que vão ter, a seu lado, em palco, ajudando o grupo a “interpretar temas muitos conhecidos”, para que consigam chegar de uma forma “mais entusiástica e efusiva” ao público que esteja a assistir ao concerto.

Xavier de Sousa lembra ainda que os Rumo ao Sul fazem, nos seus espetáculos, uma adaptação, sempre com o seu toque “aflamencado”, de temas, sobretudo, populares, do fado e do pop nacional e latino. “Apesar deste tipo de grupos se intitularem de rumbas e flamenco, não é bem a verdade da questão. Nós só lhes damos um toque, o chamado flamenquito, que é um termo muito mais genérico e abrangente”, acrescenta.

Conhecidos por interpretarem temas de outros, o responsável pela banda explica ainda que, apesar de terem já muitos trabalhos próprios “a serem tratados”, considera que ainda não é altura certa para esses temas originais serem editados.

O núcleo duro dos Rumo ao Sul é formado, para além de Xavier de Sousa, por Helena Brita e Tiago Bin.

“Escola e a sua Circunstância” em debate na Conferência Manuel Ferreira Patrício

O Coração Delta, a Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, promove na próxima segunda-feira, 25 de setembro, a 2ª Conferência Professor Manuel Ferreira Patrício, sobre o tema “Escola e a sua Circunstância”.

A conferência terá lugar no Centro de Ciência do Café, a partir das 9h30, e vai reunir diferentes especialistas que vão analisar as novas construções sociais de aprendizagem e a importância da leitura para os jovens.

A sessão de abertura será realizada pelo presidente da Assembleia Geral da Associação Coração Delta, João Manuel Nabeiro (na imagem), e pelo diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Luís Sebastião. O encerramento estará a cargo do diretor geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato.

Este encontro tem como objetivo honrar e preservar o legado cultural, pedagógico e filosófico do professor Manuel Ferreira Patrício, assegurando a sua continuidade. Recorde-se que Manuel Ferreira Patrício foi professor, primeiro diretor do Centro Educativo Alice Nabeiro e autor do projeto pedagógico-cultural desta instituição.

Rádio ELVAS na Feira de São Mateus

A Rádio ELVAS, como é habitual, tem na Feira de São Mateus um local onde dá voz aos que por ali passem, seja para recordar outros tempos, deste certame, secular, seja para nos falar sobre o evento em si, ou tudo aquilo que queiram partilhar connosco.

Também, ao longo da Feira de São Mateus, teremos entrevistas não só com várias entidades, mas também com artistas.

Veja algumas imagens daqueles que ontem passaram pelo nosso estúdio móvel:

Grupo AR Musical promete “muita alegria” esta noite na Piedade

O Grupo AR Musical atua esta noite de sexta-feira, 22 de setembro, no palco da Feira, no âmbito da Feira de São Mateus.

José Guerra, responsável pelo grupo revela que este será um “espetáculo animado com vários estilos musicais, desde kizomba, valsa, tango, onde não faltará animação e alegria”.

Para José Guerra é “ótimo os grupos locais poderem atuar, no certame, para darem a conhecer o seu trabalho”.

O concerto está marcado para as 21 horas.

Bombeiros apelam a consumo controlado de álcool no São Mateus

Paulo Moreiras, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas

Nas longas noites de São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, muitos jovens, sobretudo, que se procuram divertir até altas horas da madrugada, tendem a exceder-se e a consumir, de forma exagerada, álcool e algumas substâncias ilícitas.

Assegurando que “a diversão só é diversão quando se tem noção do que se está a fazer”, o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, alerta para o consumo de álcool e droga, lembrando que, cada vez mais, se tem assistido ao “aumento deste tipo ocorrências em faixas etárias mais baixas”, o que causa sempre “maior preocupação”.

“Quando somos jovens temos medo que o mundo acabe amanhã e tentamos consumir tudo de uma forma muito rápida”, recorda. “O São Mateus, este ano, são mais dias, e, por isso, dividam todo esse apetite pelos vários dias”, diz, dirigindo-se mais mais novos.

Muitas vezes, nestes casos, os jovens, e não só, já em situação de coma alcoólico, têm de ser transportados ao hospital. Contudo, o comandante lembra que o serviço de urgência do Hospital de Santa Luzia tem sempre situações “mais preocupantes” para dar resposta. “Há muito mais situações preocupantes, mais situações de doença súbita que, essas sim, merecem a preocupação e que sejam canalizados recursos para dar resposta a essas situações”, garante.

Lembrando ainda a “quantidade anormal” de vindas do helicóptero do INEM a Elvas, seja por situações de doença súbita, acidentes ou até por “decisões menos sábias” das pessoas, Paulo Moreira explica essa é uma situação que acarreta sempre uma “grande resposta logística” por parte dos Bombeiros de Elvas. Nesse sentido, apela para que as pessoas evitem situações que as possam colocar em risco e não tentem “voar de helicóptero, pelo menos, enquanto vítimas”.

Casa cheia no concerto dos Soversion no São Mateus (c/vídeo)

O concerto da banda elvense Soversion contou na noite de ontem, quinta-feira, 21 de setembro, com casa cheia.

Os Soversion subiram ao palco principal da Expo São Mateus numa atuação que contou, acima de tudo com temas dos anos 80 e 90.

Pode ver o espetáculo dos Soversion, no vídeo abaixo:

Palco da Feira animado pelo Grupo Xumbo Torto (c/vídeo)

Na noite de ontem, quinta-feira, 21 de setembro, coube ao Grupo Xumbo Torto animar o palco da Feira, na Expo São Mateus.

O grupo proporcionou a todos um início de noite bastante animado e onde não faltou a música popular.

O vídeo da atuação do Xumbo Torto, para rever no vídeo abaixo:

São Mateus: arruada da Banda 14 de Janeiro esta sexta-feira

No programa religioso das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, nesta sexta-feira, dia 22, salientamos: às 11 horas, celebração eucarística “votiva da Exaltação da Santa Cruz”, presidida pelo padre Ricardo Lameira e com a presença do Colégio Luso-Britânico; e, às 21 horas, celebração eucarística “votiva do Mistério de Santa Cruz”.

Mais dois momentos religiosos estão incluídos na programação desta sexta-feira: às 10.15 horas, recitação do terço, animada pelo Colégio Luso-Britânico; e, às 20.15 horas, recitação do terço.

Às 10 horas, há arruada, nas ruas centrais da cidade, pela Banda 14 de Janeiro, de Elvas.

Para este dia, estão programados dois espetáculos: às 21 horas, no Palco da Feira, há baile com o Grupo A.R. Musical e, às 22 horas, no Palco São Mateus, apresentam-se em concertos os Rumo ao Sul, com a participação especial do Grupo Juvenil de Cante “Rama Verde”, e Ivandro. Um espetáculo pirotécnico, com fogo de artifício, à uma da madrugada, encerra a noite.

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, nesta edição de 2023, decorrem entre 20 de setembro e 1 de outubro, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e colaboração da Câmara Municipal de Elvas. A Rádio ELVAS, com uma programação alargada, acompanha o evento com reportagens em direto.

Quatro feridos em colisão entre Elvas e Campo Maior

A colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros que ocorreu ao final da tarde de ontem, quinta-feira, 21 de setembro, na EN 373, entre Elvas e Campo Maior, tendo provocado vários feridos, entre eles uma criança, de cinco anos.

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, três mulheres e uma criança de cinco anos foram consideradas feridos leves e transportadas para o Hospital de Santa Luzia em Elvas. A outra vítima, um homem de 38 anos, foi assistido no local.

O alerta para a ocorrência, segundo a mesma fonte foi dado às 18.56 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e a GNR, num total de 13 operacionais, apoiados por cinco viaturas.