Romeiros de Vila Boim mantêm tradições de São Mateus

A tradição dos Romeiros de Vila Boim foi mantida esta quarta-feira, 20 de setembro, no primeiro dia das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade e da Feira de São Mateus, com a viagem, nos churriões, daquela localidade do concelho de Elvas até ao Parque da Piedade, onde, uma vez mais, voltaram a ser servidas as famosas sopas de tomate.

A viagem, ao contrário do que tem acontecido sempre, diz o vice-presidente da associação dos Romeiros de Vila Boim, Manuel Ticas, correu “muito bem, fora do normal”. “Chegou tudo inteiro e com os animais sem estarem cansados”, adianta.

Esta, que Manuel Ticas diz ser uma “tradição a manter” até que possam, resulta sempre num convívio, ao qual, uma vez mais, se juntaram os Romeiros de Esperança, do concelho de Arronches, com cinco carroças e 16 pessoas.

Entre Vila Boim e o Parque da Piedade, explica Joaquim Cordeiro, outro dos elementos dos Romeiros de Vila Boim, fez-se uma pausa, na viagem, junto ao Varchotel, bem como na Escola de Varche. Já em Elvas, o grupo seguiu até à rotunda do Bombeiro, junto ao Hospital de Santa Luzia, onde mais crianças das escolas esperavam a sua passagem.

Quem se quis juntar ao almoço dos Romeiros, na Piedade, foi o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, que diz ser uma “obrigação” acompanhar esta tradição e estes “amigos”. “É uma larga tradição que, ao longo de séculos, sempre se fez”, adianta o autarca, que recorda que, antigamente, até esta romaria, deslocavam-se pessoas, nas suas carroças, de toda a região Alentejo.