20 de setembro: o dia “mais importante” do São Mateus

Numa organização conjunta da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e da Câmara Municipal de Elvas, a Feira de São Mateus e as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, que têm início esta quarta-feira, 20 de setembro, e que contemplam vários espetáculos musicais, até ao próximo dia 1 de outubro, são feitas, entre outras coisas, de muitas atividades religiosas.

Um dos momentos mais aguardados e que marca sempre o início dos festejos é a tradicional Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que, na quarta-feira, tem início na Sé, pelas 18 horas. A acompanhar esta procissão vão estar a Banda 14 de Janeiro, a Sociedade Filarmónica de Barrancos e a Sociedade Filarmónica Redondense.

“O dia 20 é o mais importante das nossas festas, em honra do Senhor Jesus da Piedade, porque é quando começa o fogo, em que há as alvoradas e as bandas que fazem as arruadas e acompanham a Procissão dos Pendões”, lembra o juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, Carlos Damião.

A festa religiosa, com todas as cerimónias associadas, a feira, a iluminação, o fogo de artifício: tudo isso são responsabilidades da confraria, com os espetáculos e tudo aquilo que compõe a Expo São Mateus a serem assegurados pela Câmara Municipal de Elvas.