Rastreio de cancro oral e de pele no sábado em Elvas

O Centro de Saúde de Elvas acolhe no sábado, 23 de setembro, rastreios de cancro oral e de pele, entre as 9 e as 18 horas, promovidos pelo Núcleo Regional do Sul, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a ULSNA.

Cristina Bruno, coordenadora do grupo de apoio de Portalegre, revela que, “este rastreio insere-se num programa sobre a importância de detetar, precocemente, o cancro da pele e oral, porque há muita dificuldade, para a população, ter consultas de dermatologia ou dentista, pelo que a Liga leva a cabo estes rastreios, em que passamos por vários locais do distrito, através de um médico dermatologista e dois dentistas especialistas em patologia oral”.

Estes médicos dentistas, especialistas nesta patologia, vão analisar “as mucosas, a língua e interior da boca, para perceber se há algo suspeito, para posteriormente ser feito um diagnóstico mais preciso”, diz Cristina Bruno, esclarecendo que “não é a mesma coisa que ir ao dentista”.

Estes rastreios dirigem-se a todas as pessoas, não sendo dirigidos a crianças, “mas se os pais estiverem preocupados com alguma lesão da pele, não as excluímos”. Cristina Bruno revela que os interessados devem inscrever-se, antecipadamente, pelo email grupoapoioportalegre@ligacontracancro.pt.

A coordenadora do grupo de apoio de Portalegre, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, adianta ainda que marcarão presença na Feira de São Mateus, com um stand, por um lado, “para angariar fundos para a instituição, teremos à venda as t-shirts do outubro rosa, bem como rifas e, por outro lado a divulgação sobre o trabalho da Liga e o que fazemos em prol do doente oncológico e família”.