Juromenha: manhã de sábado é de limpeza das margens do Guadiana

Este sábado, 16 de setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira, uma iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho. É um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.

Em Alandroal, a proposta é para se proceder à limpeza das margens do Guadiana, em Juromenha. Os interessados em participar na iniciativa devem reunir-se, pelas 10 horas, no Largo do Posto.

No âmbito desta atividade, realiza-se ainda o I Concurso de Fotografia “EU Beach Clean Up – Rede de Estações Náuticas do Alentejo”. Este concurso visa sensibilizar, através da expressão artística, para a urgência de proteger os oceanos e de todos os planos de águas do interior (rios, ribeiras, lagos e albufeiras) e dar a conhecer as mensagens do Pacto Ecológico Europeu, Pacto Climático Europeu e da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao promover a primeira edição do concurso de fotografia pretende-se potenciar a divulgação destes objetivos e divulgar a marca que nos recorda a importância do #fazeranossaparte na defesa do oceano, dos rios, ribeiras, lagos e albufeiras.

O concurso é aberto a todos os cidadãos que residam na região Alentejo e cada participante deve enviar duas fotografias para europedirect@adral.pt apresentando o conteúdo seguinte: ação de recolha do lixo num dos locais identificados pelas sete Estações Náuticas do Alentejo (pode ser uma selfie); e uma imagem composta com o lixo recolhido.

O concurso irá decorrer no dia 16 de setembro de 2023 (Dia Internacional da Limpeza Costeira), a partir das 10 horas, e será dado como encerrado no mesmo dia, às 23.59, momento a partir do qual não serão aceites mais entradas. Os vencedores serão premiados: o primeiro classificado terá direito a um voucher de cem euros em material fotográfico (se o premiado for menor de idade) ou uma viagem a Bruxelas, com visita a Instituições Europeias (a realizar entre 8 e 10 de novembro) se o premiado for maior de idade; o segundo e terceiro classificados recebem 75 e 50 euros em material fotográfico, respetivamente.

O regulamento do concurso está disponível aqui.

Recinto da Expo São Mateus já vai ganhando forma

A menos de uma semana do início da feira de São Mateus e das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, o Município de Elvas tem já parte do recinto, onde se realiza a Expo São Mateus, pronta para que, na próxima quarta-feira, dia 20, todos possam tirar máximo partido da maior festa do concelho e da região.

Como mostram as fotos abaixo, as estruturas, quer para os stands, quer para os palcos e zona de restauração e bar, estão já montadas.

De recordar que, em termos de áreas de lazer, o espaço vai contar com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos). Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Incêndio em Vendas Novas já está em fase de rescaldo

Foto ilustrativa

Já se encontra em fase de rescaldo, o incêndio florestal que deflagrou esta tarde de quinta-feira, 14 de setembro, no polígono de Vendas Novas e que mobilizou mais de 70 operacionais de várias corporações do distrito de Évora, apoiados por 21 viaturas e quatro meios aéreos.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, as chamas foram dominadas pelas 16.08 horas. Neste momento, apenas os meios aéreos foram desmobilizados do local, os restantes meios permanecem para proceder a trabalhos de rescaldo.

Colisão de dois veículos na EN 255 entre Borba e Vila Viçosa

Uma colisão de dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu na tarde desta quinta-feira, 14 de Setembro, na Estrada Nacional (EN) 255, no cruzamento de Borba para Vila Viçosa.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, três pessoas, todas elas consideradas vítimas ligeiras, foram assistidas no local.

Para esta ocorrência, cujo alerta foi dado às 15.54 horas, foram mobilizados os Bombeiros de Borba e a GNR, num total de seis elementos, apoiados por três viaturas.

Feira de Atividades Sénior de regresso ao CNT a 13 de outubro

A Feira de Atividades Sénior “ATIVAMENTE” está de regresso ao Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas (CNT), para a sua quarta edição, já no dia 13 de outubro.

A iniciativa é organizada pelo Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa de Elvas, em parceria com diversas instituições.

No CNT, nesse dia estarão presentes várias instituições que desenvolvem a sua atividade nesta área, assim como produtores locais e empresas que trabalham a temática do envelhecimento e que desenvolvem conhecimento nesta área.

O evento, à semelhança das edições anteriores, contará com diversas atividades em simultâneo, proporcionando escolha aos participantes, com momentos de animação musical, dança terapêutica, espaços de beleza, ginástica sénior, entre outros.

Incêndio em Vendas Novas mobiliza mais de 70 bombeiros e quatro meios aéreos

Um incêndio florestal deflagrou ao início da tarde desta quinta-feira, 14 de setembro, no polígono de Vendas Novas.

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o alerta foi dado às 12h45. Neste momento, o incêndio ainda não está dominado.

No local estão 74 operacionais das corporações de bombeiros de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Canha, Évora, Arraiolos, Mora e Viana do Alentejo, apoiados por 21 viaturas e quatro meios aéreos.

Badajoz: IFEBA volta a abrir portas para receber os amantes de caça e pesca

Os setores da caça e da pesca são os protagonistas daquela que é já a 32ª edição da FECIEX, feira que decorre nos pavilhões da IFEBA, entre esta quinta-feira, 14 de setembro, e domingo, dia 17.

Este certame, em que o destaque vai para estes importantes recursos para a economia de qualquer país, é dedicado, tanto a profissionais, como ao público em geral, contando com a participação cerca de duas centenas de empresas que se dedicam à comercialização de todos os produtos necessários e alusivos à caça e à pesca.

No momento da inauguração do evento, ao início da tarde de hoje, o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, dizia-se muito feliz por voltar a receber todos os profissionais destes setores no certame, esperando que possam passar pela IFEBA, por estes dias, milhares de pessoas.

Desta vez, e a juntar a todos stands, há ainda uma exposição para visitar que, como explica o alcaide, é de “um grande amante da caça”, Jesús Caballero. “É uma pessoa que já viajou por todo o mundo, com uma filosofia muito particular do que é a caça, e que nos traz não só grandes peças, mas também uma história que nos quer contar”, revela.

Em representação do Município de Campo Maior, na abertura da feira, esteve o vice-presidente Paulo Pinheiro, que considera este um certame de uma “enorme dimensão”.

Nesta edição da FECIEX, a Feira da Caça, Pesca e da Natureza Ibérica, a organização, que é da responsabilidade, entre outras entidades, do Município de Badajoz, da Junta da Extremadura, de federações e associações dos setores, proporciona ainda um conjunto de atividades a todos os visitantes.

“O Elvas” joga com o Real em Massamá no domingo

“O Elvas” desloca-se a Massamá para defrontar o Real, na jornada 4 da Série D do Campeonato de Portugal. O encontro realiza-se no concelho de Sintra no próximo domingo, dia 17, às 15 horas, e tem acompanhamento em direto na Rádio ELVAS.

Após três jornadas, “O Elvas” ainda não ganhou e tem dois pontos; por sua vez, o Real ainda não pontuou.

Mais seis desafios completam esta ronda todos à mesma hora: Vasco da Gama da Vidigueira – Juventude de Évora, Lusitano de Évora – Oriental, Serpa – Vitória de Setúbal, Sintrense – Barreirense, Imortal de Albufeira – Fabril do Barreiro e Moncarapachense – Louletano.

O espaço de informação desportiva na Rádio ELVAS, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, começa às 14 horas e estende-se até às 17.30 horas.

Vila Viçosa nomeada para os Prémios da Revista Mais Alentejo

Vila Viçosa está nomeada para os Prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria de “Mais Património”.

Para o presidente da Câmara, Inácio Esperança, “Vila Viçosa merece estar nomeada para todos os prémios ligados ao património, a vila é brutal em património, é a vila mais bonita de Portugal, e ajuntar a isso, somos candidatos a Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, por isso esta nomeação é excelente e, muito nos surpreenderá, se não ganharmos”.

Na categoria “Mais Património”, estão ainda a concurso, para além de Vila Viçosa, a Associação para a Defesa do Património de Beja, o Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, o Campo Arqueológico de Mértola e a Rota dos Museus de Santiago do Cacém.

Os prémios da revista Mais Alentejo têm 17 categorias, que englobam vários concelhos da região Alentejo. No total, são 85 nomeados, cinco por categoria, sendo que só um, por categoria, pode ganhar. As votações cabem ao público que pode votar até dia 8 de outubro, AQUI.

Comissão Europeia tem bolsas para estudantes de Interpretação de Conferência

A Comissão Europeia tem candidaturas abertas, até dia 23 de setembro, para todos os estudantes que estão a tirar uma pós-graduação ou mestrado, em Interpretação de Conferência.

A Interpretação de Conferência é um serviço de tradução ao vivo, de uma determinada língua, onde se deve traduzir para outros participantes o que está a ser apresentado. Neste âmbito, a Comissão Europeia, tem disponíveis bolsas que pagam as propinas e taxas do respetivo ano letivo, tendo um limite máximo de três mil euros.

As bolsas para estudantes de Interpretação de Conferência é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Incubadora de Empresas de Base Não Tecnológica da Beirã inaugurada sexta-feira

A Incubadora de Empresas de Base Não Tecnológica da Beirã é inaugurada pelo município de Marvão, esta sexta-feira, dia 15 de setembro, pelas 17 horas, numa cerimónia que vai contar com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário.

As obras de recuperação e adaptação de um pavilhão que integrava a antiga Estação Ferroviária da Beirã, com vista à instalação desta Incubadora de Empresas de Base não Tecnológica para micro e pequenas empresas, significaram um investimento total de 512 mil euros, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Alentejo 2020, na tipologia de investimento “Qualificação e Inovação das PME”.

Com esta Incubadora de Empresas de Base Não Tecnológica, o Município de Marvão pretende promover o empreendedorismo e a criação de novos negócios, atrair investimento, contribuir para fixar população ativa, impulsionar a valorização profissional e incentivar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

A infraestrutura, com capacidade para acolher oito empresas, tem espaços que variam entre os 102 e os 228 metros quadrados, sala de reuniões e uma receção/gabinete de apoio administrativo e de gestão.

Para o Município de Marvão, a Incubadora de Empresas da Beirã será “um estímulo à criação, desenvolvimento e crescimento sustentado de novos projetos empresariais, que vão potenciar o desenvolvimento económico do concelho, à semelhança do que aconteceu com o Ninho de Empresas de Santo António das Areias, espaço inaugurado em 2011 e que se encontra totalmente lotado”.

 

Fátima Pinto e a falta de professores: “pensávamos que o arranque do ano escolar fosse pior”

“Pensávamos que, este ano, o arranque do ano escolar fosse pior”: é desta forma que a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto, começa por abordar o início do trabalho nas salas de aula, com o início da atividade letiva marcado para a próxima segunda-feira, dia 18.

“Já foram colocados alguns, mas ainda nos faltam aqui três ou quatro professores, que num universo de cerca de 150, não é muito”, adianta Fátima Pinto, que explica que estão ainda por colocar, no Agrupamento nº 3, docentes das áreas de Educação Física, História, Biologia e Informática.

A esperança é que, no concurso de contratação de escola, estes professores em faltam possam ser colocados para que, já a partir de segunda-feira, completem o quadro do agrupamento e comecem a lecionar as suas aulas.

Amanhã, sexta-feira, e depois da receção feita esta quinta-feira aos alunos de 9º ano, oriundos da Escola de Vila Boim, realizam-se as tradicionais praxes na Secundária D. Sancho II. As aulas, propriamente ditas, têm início, já com horário normal, na segunda-feira. Agora, garante ainda Fátima Pinto, é tempo de “arregaçar mangas” e meter mãos ao trabalho.

PSD questiona futuro do Centro Educativo de Vila Fernando

Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Elvas, realizada ontem, 13 de setembro, em Vila Fernando, a vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, revela a Comissão Política Concelhia do partido, em comunicado, questionou, entre outras coisas, qual o futuro do Centro Educativo de Vila Fernando, “tendo em conta as promessas passadas e não concretizadas”.

Na mesma ocasião, a vereadora da oposição quis também perceber “quando foi feito o último levantamento/mapeamento de “Árvores de Risco” e se, as identificadas, estão a ser monitorizadas”, tendo em conta “as pontuais quedas de pernadas de árvores em estradas e no meio urbano”.

O comunicado para ler na íntegra: 

“No âmbito da reunião de câmara de dia 13 de setembro de 2023 que decorreu em Vila Fernando, a Vereadora Tânia Morais Rico no período antes da Ordem do Dia pediu os seguintes esclarecimentos:

– Face às pontuais quedas de pernadas de Árvores em estradas e no meio urbano, quando foi feito o último levantamento/mapeamento de “Árvores de Risco” e se as identificadas estão a ser monitorizadas?

– Qual o futuro do Centro Educativo de Vila Fernando? Tendo em conta as promessas passadas e não concretizadas:

2008 – Encerramento oficial. 2009 – Prisão de alta segurança para mil presos. 2017 – Assinado memorando entre a Câmara e a Prospect Time International Investiment (Portugal/China) para investimento de milhões para exploração e produção agrícola, vinícola e turismo e lazer. 2019 – Integra a lista de imóveis do programa REVIVE (recuperação de imóveis públicos, de elevado valor patrimonial, com o objetivo de os devolver às populações, com uma vocação turística. Ainda lá permanece, mas sem concurso público aberto. 2021 – Instalação de um Centro de Instalação Temporária (CIT) para acolher imigrantes que entrem em Portugal em situação ilegal, no CEVF.

Tendo em conta o cumprimento do programa eleitoral proposto e pugnando pela melhoria das condições de higiene, segurança no trabalho dos trabalhadores da Abegoaria na ordem de trabalhos constou uma proposta de recomendação feita pela Vereadora – Ponto 4.20. Serviços operacionais da Abegoaria: criação do Regulamento Interno de Fardamento e Proteção Individual e Aquisição de Fardamento – a qual propôs e foi aprovada:

– Regular e normalizar o uso pelos funcionários no exercício das suas funções do vestuário de trabalho e os equipamentos de proteção individual adequados e obrigatórios, assim como a renovação dos mesmos tendo em conta o desgaste a que estão sujeitos;

– Adquirir o fardamento necessário para os operacionais da Abegoaria, sobretudo para os da limpeza urbana, que apenas são identificados pelo colete refletor. A utilização do fardamento permite uma clara identificação do trabalhador como elemento integrante da organização;

– Que seja prestada de forma regular, formação sobre segurança, higiene e saúde no trabalho, a todos os trabalhadores deste serviço.

No ponto 4.30. Proposta de aprovação do Projeto de Regulamento Municipal de Cedência de Transporte do Município de Elvas, o voto foi favorável mas em inquérito público irá requerer a clarificação do Art.º 8 e 10 porque considera que estes provocam condicionamento na cedência do veículo a associações e clubes com prática desportiva e porque os custos a imputar a entidades ou grupos de cidadãos não é claro no seu procedimento de cobrança.

Todos os pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara foram aprovados pela Vereadora Tânia Morais Rico.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Agrupamento nº 2 de Elvas com um único professor em falta

À semelhança dos outros dois agrupamentos, também o Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas inicia esta sexta-feira, 15 de setembro, o novo ano letivo, com a receção aos alunos.

Durante a manhã, explica a diretora, Brígida Gonçalves, o acolhimento é feito “aos mais pequeninos” e, à tarde, aos alunos a partir do sexto ano. “Arrancamos em horário normal na segunda-feira, já com tudo a funcionar”, acrescenta.

E contrariando a tendência nacional, no caso deste agrupamento, o arranque do novo ano letivo vai fazer-se com um único professor em falta. “Já está a concurso e pode ser que, até esta sexta-feira, seja colocado (esse professor)”, revela Brígida Gonçalves.

“A nível de professores estamos muito bem. Temos um ou dois professores que estão doentes, mas já foram colocados substitutos, pelo que vamos arrancar as aulas todas a funcionar”, remata a diretora.

FECIEX está de regresso à IFEBA esta quinta-feira

Foto arquivo

A FECIEX, Feira da Caça, Pesca e Natureza está de regresso esta quinta-feira, 14 de setembro, à IFEBA, em Badajoz, para a sua 32ª edição, onde vai decorrer até domingo, 17 de setembro.

O certame conta com mais de 120 atividades, organizadas pelo Município de Badajoz, com a colaboração da Junta da Extremadura, federações, associações, organizações e personalidades do setor da caça e da pesca da região.

Na feira estarão mais de 200 empresas comerciais, representando as mais importantes marcas de materiais, para a prática das modalidades, e que ocupam 100% da superfície comercial disponível.

Para além disso, há também prémios nas áreas da pesca e caça e uma exposição de caça dedicada a Jesús Caballero, que mostra a carreira do caçador, com uma visão muito pessoal da caça e com os inúmeros prémios que venceu.

Campo Maior com uma dezena de professores em falta

A um dia de começar o novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Campo Maior tem ainda em falta cerca de uma dezena de professores.

“Vamos dar esta sexta-feira o pontapé de saída, no ano letivo; vamos receber todas as turmas, desde o pré-escolar ao secundário, e depois na segunda-feira avançaremos a todo o gás: a todo gás, que, obviamente, dependerá da situação em que estamos, ou não, porque estamos ainda pendentes da colocação de, pelo menos, uma dezena de docentes”, revela o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona.

Estes docentes em falta são, sobretudo, da área de informática. “Nesse grupo de recrutamento, temos quatro horários a concurso e que estamos a procurar selecionar os docentes”, adianta o diretor que, assegurando que, havendo “muita oferta no distrito, as pessoas estão a escolher o que é melhor para si”. “Mas é complicado, porque não conseguimos, a tempo e horas, ter todos os professores colocados para começarmos com a normalidade que desejávamos”, acrescenta.

Deitando culpas ao ministro da Educação, “depois de tanta confusão, no ano letivo passado, em relação aos professores, e de tanto se falar da falta de professores”, Jaime Carmona revela que se assiste agora a um novo “fenómeno”: “temos imensos candidatos que acabam por não cumprir os requisitos mínimos para o seu recrutamento, e isso acaba por ser mais uma dor de cabeça, porque temos de estar a analisar os cursos e os créditos, porque não é fácil recrutar para estas áreas”.

Agrupamento nº1 de Elvas: direção “desfalcada” para fazer face à falta de educador

É já amanhã, sexta-feira, 15 de setembro, que os alunos de Elvas e do concelho regressam às escolas, com alguns professores ainda em falta.

No caso do Agrupamento nº 1 de Elvas, explica a diretora Paula Rondão, a expectativa é que, até final da próxima semana, todos esses professores em falta – um do Pré-Escolar, um do Ensino Especial, um de História e outro de Matemática – possam ser colocados. “Há depois aquelas colocações, através das contratações de escola, que vão sendo feitas: vamos selecionando, as pessoas vão vendo se podem ou não, e vamos ver se, até final da próxima semana, conseguimos ter tudo colocado”, acrescenta.

Para evitar “males maiores”, a falta de um educador de infância vai ser, para já, suprimida por uma educadora que pertence à direção do agrupamento. “Caso contrário, este grupo ficaria sem educadora e não podia começar o ano letivo”, lembra Paula Rondão, que se vê obrigada “a tapar um buraco e a destapar outro” para, no imediato, resolver o problema, evitando, dessa forma, transtornos, quer aos alunos, quer aos encarregados de educação.

“Isto vai acontecendo em todos os grupos, porque já vai sendo em educadores de infância, Primeiro Ciclo, Matemática, TIC, portanto, já vai existindo falta de professores em todos os grupos”, acrescenta a diretora. Apesar das dificuldades, Paula Rondão garante que professores e pessoal não docentes estão empenhados, “com força e ânimo”, para encarar este novo ano letivo.

Amanhã, neste agrupamento, o dia é de apresentações para professores, diretores de turma e alunos: durante a manhã, para o Pré-Escolar, Primeiro Ciclo e quintos anos; à tarde, para os restantes anos letivos.

MCPE: reuniões de Câmara com “dinâmica de aproximação e transparência”

Teve lugar ontem, quarta-feira, 13 de setembro, em Vila Fernando, mais uma reunião de Câmara, em sessão aberta ao público.

Para o Movimento Cívico Por Elvas (MCPE), “esta dinâmica de aproximação e transparência afirma-se, cada vez mais, como uma mais-valia para entender o presente e saber em primeira mão quais as preocupações e necessidades da população”.

Em comunicado, o MCPE dá ainda conta que, nesta reunião do executivo, foi aprovada, por
unanimidade, a Carta Social de Elvas, tendo sido também aprovado o Projeto de Regulamento Municipal de Cedências de Transportes do Município de Elvas.

O comunicado para ler na íntegra:

“MCPE – Movimento Cívico por Elvas

Reunião de Câmara de 13 de setembro de 2023, Vila Fernando

No âmbito da clara e objetiva intenção de aproximação do atual Executivo Camarário à população, este executivo reuniu em sessão aberta ao publico, na tarde de hoje, quarta-feira, dia 13 de setembro, numa sala da União de Freguesias Barbacena-Vila Fernando, em Vila Fernando.

Esta dinâmica de aproximação e transparência afirma-se, cada vez mais, como uma mais-valia para entender o presente e saber em primeira mão quais as preocupações e necessidades da população, para poder projetar o futuro.

Sendo de extrema importância para este executivo a Área Social, numa altura em que as
dificuldades sentidas pelos elvenses são cada vez mais abrangentes, foi aprovada por
unanimidade, a Carta Social de Elvas. Este documento apresenta um diagnóstico exaustivo nesta área e servirá de guia norteador das ações futuras na vertente social.

Uma vez mais, a autarquia continua a apostar na Cultura, com diversas e abrangentes atividades dirigidas a todos os públicos.

Do mesmo modo, foi, mais uma vez, citada e reforçada a forte intenção e determinação do atual executivo na reabilitação de imóveis degradados, informando os assistentes sobre projetos em desenvolvimento e empreitadas prestes a dar início, expondo também que desde outubro de 2022 que este município aguarda resposta à Formalização do Pedido de Transferência de Imóveis do Estado, como as Casas de Função de Vila Fernando e as Casas de Função do Caia.

Especial atenção à aprovação do Projeto de Regulamento Municipal de Cedências de
Transportes do Município de Elvas, que finalmente estabelece a forma de cedência às
associações, para que seja feita com igualdade de critérios, que tem um dinamismo a cima da média, sendo aprovado por unanimidade.

O MCPE vem deste modo manifestar o seu apoio incondicional ao atual executivo camarário que dia a dia trabalha em prol do futuro de Elvas.

Elvas sempre

13 de setembro de 2023”