Este sábado, 16 de setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira, uma iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho. É um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.
Em Alandroal, a proposta é para se proceder à limpeza das margens do Guadiana, em Juromenha. Os interessados em participar na iniciativa devem reunir-se, pelas 10 horas, no Largo do Posto.
No âmbito desta atividade, realiza-se ainda o I Concurso de Fotografia “EU Beach Clean Up – Rede de Estações Náuticas do Alentejo”. Este concurso visa sensibilizar, através da expressão artística, para a urgência de proteger os oceanos e de todos os planos de águas do interior (rios, ribeiras, lagos e albufeiras) e dar a conhecer as mensagens do Pacto Ecológico Europeu, Pacto Climático Europeu e da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ao promover a primeira edição do concurso de fotografia pretende-se potenciar a divulgação destes objetivos e divulgar a marca que nos recorda a importância do #fazeranossaparte na defesa do oceano, dos rios, ribeiras, lagos e albufeiras.
O concurso é aberto a todos os cidadãos que residam na região Alentejo e cada participante deve enviar duas fotografias para europedirect@adral.pt apresentando o conteúdo seguinte: ação de recolha do lixo num dos locais identificados pelas sete Estações Náuticas do Alentejo (pode ser uma selfie); e uma imagem composta com o lixo recolhido.
O concurso irá decorrer no dia 16 de setembro de 2023 (Dia Internacional da Limpeza Costeira), a partir das 10 horas, e será dado como encerrado no mesmo dia, às 23.59, momento a partir do qual não serão aceites mais entradas. Os vencedores serão premiados: o primeiro classificado terá direito a um voucher de cem euros em material fotográfico (se o premiado for menor de idade) ou uma viagem a Bruxelas, com visita a Instituições Europeias (a realizar entre 8 e 10 de novembro) se o premiado for maior de idade; o segundo e terceiro classificados recebem 75 e 50 euros em material fotográfico, respetivamente.
O regulamento do concurso está disponível aqui.


A menos de uma semana do início da feira de São Mateus e das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, o Município de Elvas tem já parte do recinto, onde se realiza a Expo São Mateus, pronta para que, na próxima quarta-feira, dia 20, todos possam tirar máximo partido da maior festa do concelho e da região.

A Academia Sénior de Arronches inicia esta sexta-feira, 15 de setembro, o novo ano letivo.
Uma colisão de dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu na tarde desta quinta-feira, 14 de Setembro, na Estrada Nacional (EN) 255, no cruzamento de Borba para Vila Viçosa.
A Feira de Atividades Sénior “ATIVAMENTE” está de regresso ao Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas (CNT), para a sua quarta edição, já no dia 13 de outubro.
Um incêndio florestal deflagrou ao início da tarde desta quinta-feira, 14 de setembro, no polígono de Vendas Novas.
Os setores da caça e da pesca são os protagonistas daquela que é já a 32ª edição da FECIEX, feira que decorre nos pavilhões da IFEBA, entre esta quinta-feira, 14 de setembro, e domingo, dia 17.
Desta vez, e a juntar a todos stands, há ainda uma exposição para visitar que, como explica o alcaide, é de “um grande amante da caça”, Jesús Caballero. “É uma pessoa que já viajou por todo o mundo, com uma filosofia muito particular do que é a caça, e que nos traz não só grandes peças, mas também uma história que nos quer contar”, revela.
“O Elvas” desloca-se a Massamá para defrontar o Real, na jornada 4 da Série D do Campeonato de Portugal. O encontro realiza-se no concelho de Sintra no próximo domingo, dia 17, às 15 horas, e tem acompanhamento em direto na Rádio ELVAS.
Vila Viçosa está nomeada para os Prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria de “Mais Património”.
A Comissão Europeia tem candidaturas abertas, até dia 23 de setembro, para todos os estudantes que estão a tirar uma pós-graduação ou mestrado, em Interpretação de Conferência.
A Incubadora de Empresas de Base Não Tecnológica da Beirã é inaugurada pelo município de Marvão, esta sexta-feira, dia 15 de setembro, pelas 17 horas, numa cerimónia que vai contar com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário.
“Pensávamos que, este ano, o arranque do ano escolar fosse pior”: é desta forma que a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto, começa por abordar o início do trabalho nas salas de aula, com o início da atividade letiva marcado para a próxima segunda-feira, dia 18.
Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Elvas, realizada ontem, 13 de setembro, em Vila Fernando, a vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, revela a Comissão Política Concelhia do partido, em comunicado, questionou, entre outras coisas, qual o futuro do Centro Educativo de Vila Fernando, “tendo em conta as promessas passadas e não concretizadas”.
À semelhança dos outros dois agrupamentos, também o Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas inicia esta sexta-feira, 15 de setembro, o novo ano letivo, com a receção aos alunos.


A um dia de começar o novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Campo Maior tem ainda em falta cerca de uma dezena de professores.
É já amanhã, sexta-feira, 15 de setembro, que os alunos de Elvas e do concelho regressam às escolas, com alguns professores ainda em falta.
Teve lugar ontem, quarta-feira, 13 de setembro, em Vila Fernando, mais uma reunião de Câmara, em sessão aberta ao público.