Sunset Alentejano no dia 23 em Vaiamonte

O parque infantil de Vaiamonte, no concelho de Monforte, será palco de um “Sunset Alentejano”, no próximo dia 23 de setembro, numa organização do Centro Social Santo António.

No evento, que tem início às 18 horas, atua o Grupo Cultural Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, uma hora depois. Segue-se uma degustação de “Sabores da Aldeia” às 20 horas, a atuação do Grupo de Cantares CantAlagoa, às 21 horas, terminando o evento com um baile animado por Jorge Gomes, às 22 horas.

A degustação de “Sabores da Aldeia” tem um custo de 15 euros para adultos e de 7,50 euros para crianças até aos 12 anos, sendo que crianças até aos cinco não pagam. A ementa é constituída por entradas (azeitonas, enchidos, queijo), sopa de batatas com bacalhau, migas de batata com pimentos, frango à passarinho, arroz doce e café.

Avis participa na ação EU Beach Clean Up

Avis vai participar na ação “EU Beach Clean Up”, promovida pelas Estações Náuticas do Alentejo em conjunto com o Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral e em parceira com o Europe Direct Alto Alentejo e Europe Direct Baixo Alentejo, com ações de limpeza da Albufeira do Maranhão e das linhas de água. Estas ações decorrem no próximo sábado, dia 16 de setembro, a partir das 10 horas, um pouco por todo o concelho.

Trata-se de um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água, que acontece nas Estações Náuticas do Alentejo entre 16 a 23 de setembro para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, uma iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho.

No concelho de Avis, as ações são organizadas pelo Município de Avis e pelas Juntas e Uniões de Freguesia pelo concelho e decorrem no Clube Náutico de Avis; no Largo 1º de Maio, na Aldeia Velha; em Nossa Senhora d’Entre-Águas, em Benavila; em Ervedal; Figueira e Barros; e Valongo.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição nas Juntas de Freguesia ou em https://tinyurl.com/beachcleanupavis até sexta-feira, dia 15, ao meio-dia.

No âmbito desta atividade, realiza-se ainda o I Concurso de Fotografia “EU Beach Clean Up – Rede de Estações Náuticas do Alentejo”. Este concurso visa sensibilizar, através da expressão artística, para a urgência de proteger os oceanos e de todos os planos de águas do interior (rios, ribeiras, lagos e albufeiras) e dar a conhecer as mensagens do Pacto Ecológico Europeu, Pacto Climático Europeu e da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao promover a primeira edição do concurso de fotografia pretende-se potenciar a divulgação destes objetivos e divulgar a marca que nos recorda a importância do #fazeranossaparte na defesa do oceano, dos rios, ribeiras, lagos e albufeiras.

O concurso é aberto a todos os cidadãos que residam na região Alentejo e cada participante deve enviar duas fotografias para europedirect@adral.pt apresentando o conteúdo seguinte: ação de recolha do lixo num dos locais identificados pelas sete Estações Náuticas do Alentejo (pode ser uma selfie); e uma imagem composta com o lixo recolhido.

O concurso irá decorrer no dia 16 de setembro de 2023 (Dia Internacional da Limpeza Costeira), a partir das 10 horas, e será dado como encerrado no mesmo dia, às 23.59, momento a partir do qual não serão aceites mais entradas. Os vencedores serão premiados: o primeiro classificado terá direito a um voucher de cem euros em material fotográfico (se o premiado for menor de idade) ou uma viagem a Bruxelas, com visita a Instituições Europeias (a realizar entre 8 e 10 de novembro) se o premiado for maior de idade; o segundo e terceiro classificados recebem 75 e 50 euros em material fotográfico, respetivamente.

O regulamento do concurso está disponível aqui.

Festa dos Capuchos encerra esta terça-feira em Vila Viçosa

A Festa dos Capuchos encerra esta terça-feira, 12 de setembro, em Vila Viçosa. Os festejos têm decorrido desde a passada quinta-feira, dia 7, e sido organizados pela Câmara Municipal.

A realização de uma garraiada ao uso da região, na Praça de Touros de Vila Viçosa, às 17.30 horas, é a saliência do programa anunciado para este último dia.

Rondão Almeida reúne com funcionários municipais das escolas do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, reuniu na tarde de ontem, segunda-feira, dia 11, no Auditório São Mateus, com os funcionários municipais colocados nas escolas dos três agrupamentos do concelho.

A reunião, que o autarca lamentou não ter sido feita mais cedo, teve como objetivo falar sobre a transferência de competências e, consequentemente, dos funcionários para o Município, bem como das funções que desempenham, tendo Rondão Almeida salientado estar “grato pela forma como desempenham as vossas funções nos estabelecimentos de ensino”.

O presidente deu as boas-vindas aos 15 novos colaboradores, recentemente colocados e abordou a questão da hierarquia na qual se devem apoiar para a resolução dos problemas.

Rondão Almeida referiu ainda que todos têm os mesmos direitos e deveres, contudo, no caso dos funcionários das escolas, algumas questões têm que ser adaptadas, como sejam por exemplo, o horário de trabalho, devendo prevalecer sempre o bom senso e que todos devem ser tratados com igualdade.

Reunião de Câmara esta quarta-feira em Vila Fernando

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, amanhã, quarta-feira, dia 13, às 17 horas, no Salão da Junta de Freguesia de Vila Fernando.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:
1 – Período Antes da Ordem do Dia
2 – Aprovação da Ata de 23/08/2023
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas

– Ato público respeitante ao Procedimento de Hasta Pública para Alienação de uma Máquina Retroescavadora Obsoleta

– Centro Comercial dos 102 Fogos da Boa-Fé

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências:
– Pedido de parecer para negócio de compropriedade dos prédios misto denominado “Tapada da Boa-Vista” e “Olival ao Colmeal” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua dos Azevedos, n.º 14 – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua Isabel Maria Picão, n.º 2-A – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua Padre Teresa, Quinta das Janelas Verdes, lote 11 – R/C, fração “A” – Terrugem
– Direito de preferência do prédio sito na Quinta das Janelas Verdes, Bairro de Stº. António, R/C, fração “B” – Terrugem
– Direito de preferência do prédio sito no Paraíso, lote n.º 8 – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito no Largo da Misericórdia, n.º 4 – A, fração “B” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua das Seis Casas, n.º 7 – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua de S. Lourenço, nºs 15, 16, 16 – A, 17 e 17 – A – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua 05 de Outubro, n.º 22 – 2º Dtº., fração “F” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua Eusébio Nunes, n.º 4, fração “H” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua Eusébio Nunes, n.º 4, fração “F” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua André de Albuquerque, n.º 11 – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua de Portalegre, n.º 19 – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Av. da Piedade, n.º 33 – 1º andar, fração “E” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua Conselheiro António coelho Ventura, n.º 16 – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Rua dos Quintais, n.º 13 – Terrugem
– Direito de preferência do prédio sito na Rua Nossa Senhora do Passo, n.º 18 – Barbacena
– Direito de preferência do prédio sito na Quinta dos Arcos, Rua Mártires de Timor, lote HC-6 R/C, fração “A” – S. Brás e S. Lourenço
– Direito de preferência do prédio sito na Rua da Fonte, n.º 4 – Vila Boim
– Direito de preferência do prédio sito no Largo do Poente, n.ºs 3, 3 – A, 3 – B e 3 – C – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito no Largo de S. Domingos, n.º 7, fração “C” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito no Largo de S. Domingos, n.º 7, fração “D” – Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Av. Coronel Passos e Sousa, n.º 25 – Stª. Eulália
– Direito de preferência do prédio sito na Rua Ruy Teixeira Guerra, n.º 27 – Elvas

Processos despachados de acordo com a delegação de competências
Processo de obras n.º 82/20; n.º 87/22; n.º 94/22; n.º 105/22; n.º 13/23; n.º 22/23; n.º 23/23; n.º 32/23; n.º 35/23; n.º 44/23; n.º 60/23; n.º 66/23; n.º 72/23; n.º 75/23, e n.º 84/23
 
3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria do dia 12 de setembro de 2023
– Alteração orçamental
– Devolução de verba
– Candidatura ao PRR “Reabilitação de 5 Fogos – Bairro Dr. João Carpinteiro – Santa Eulália”
– Projeto n.º 812 – Promoção das Acessibilidades em Edifícios Públicos – EB1/JI Boa-Fé – Desistência
– Projeto nº 5448 – Decisão Final da operação Bairro Comercial Digital de Elvas
– Termo de Aceitação do projeto nº 835 Promoção das Acessibilidades em Edifícios Públicos – EB1 da Terrugem
– Reformulação do projeto alvo de candidatura ao POCTEP 2021-2027 – Projeto EUROBEC_ENERGY
– Termo de Aceitação do projeto nº 917 Promoção das Acessibilidades em Edifícios Públicos – EB1/JI de Sta. Eulália
– Reformulação do Projeto alvo de candidatura ao Poctep 2021-2027 – FEEnERT – Fomento de la Eficiência Energética en Edifícios públicos de arquitetura Tradicional en el entorno Transfronteiriço EUROACE

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
– Atos praticados pelo Sr. Presidente sobre assuntos do DOSU, no uso das competências próprias e das competências delegadas pela Câmara Municipal
– Empreitada de “Adaptação do antigo Lagar dos Lopes a Residência de Estudantes”, ponto de situação da execução física e financeira
 
4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:
4.1. – Atribuição de nome ao Polidesportivo Municipal – Bernardino Canário,
4.2. – Carta Social do concelho de Elvas,
4.3. – Receção ao Professor 2023,
4.4. – SAAS – Proposta de Apoio Económico PF 200811935,
4.5. – Proposta de programação do Mês da Música 2023,
4.6. – Pedido de cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização da 2.ª edição da Festa Ibérica Uniberland “Idade do Gelo”,
4.7. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação de Estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril,
4.8. – Comboio turístico – A ratificar,
4.9. – Cedência do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia para aulas de promoção de yoga pela Àshrama Elvas – Centro de Yoga,
4.10. – Comemoração do Dia Nacional dos Castelos – apresentação do vídeo “As Minhas Memórias do Castelo”,
4.11. – Cedência da Sala Polivalente da Biblioteca Municipal para a Roadshow da 4ª edição do Tourism UP,
4.12. – Comemoração do Dia Mundial do Turismo,
4.13. – Cedência do comboio turístico à Associação Arkus,
4.14. – VI Trail Elvas Património Mundial – Oferta de sacos e vouchers para entrada em espaços culturais municipais,
4.15. – Apoio Financeiro da Caixa Geral de Depósitos à Edição do Catálogo “A Fotografia na Coleção António Cachola” – Museu de Arte Contemporânea de Elvas,
4.16. – Proposta de Cedência de Transporte para Campeonato SUB-15 e SUB-17 de “O Elvas” CAD – A ratificar,
4.17. – Proposta de Cedência de Transporte para “O Elvas” CAD – A ratificar,
4.18. – Proposta de cedência de Transporte para “O Elvas” CAD – A ratificar,
4.19. – Representação do Ministério Público nos Conselhos Municipais de Segurança – Comarca de Portalegre,
4.20. – Serviços operacionais da Abegoaria: criação do Regulamento Interno de Fardamento e Proteção Individual e Aquisição de Fardamento,
4.21. – Cedência do Pavilhão Desportivo Municipal da escola da Boa-Fé ao Centro Recreativo e Popular da Boa-Fé – A ratificar,
4.22. – Cedência das Piscinas Municipais Cobertas de Elvas, do Pavilhão Desportivo Municipal da escola da Boa-Fé e da Pista do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas ao Clube Elvense Natação – A ratificar,
4.23. – Cedência do campo Semedo do Estádio Municipal de Elvas ao CF “Os Elvenses” – A ratificar,
4.24. – Cedência do Pavilhão Desportivo Municipal à Associação Belhó e Raposeira para a época desportiva 2023-2024 – Futsal – A ratificar.
4.25. – Cedência das instalações desportivas municipais de Elvas ao Instituto Politécnico de Portalegre | Escola Superior Agrária de Elvas.
4.26. – Anomalias – Recuperação do relvado natural – Fatura.
4.27. – Apreciação do pedido – Proposta de Elaboração de Plano de Intervenção em Espaço Rustico para a Herdade das Lameiras.
4.28. – Nomeação de auditor externo para a certificação legal de contas do Município de Elvas – Exercício 2023,
4.29. – Revisão Orçamental II,
4.30. – Proposta de aprovação do Projeto de Regulamento Municipal de Cedência de Transporte do Município de Elvas,
4.31. – Pedido de interesse público Municipal.
4.32. –  Apoios:
a) Arkus – Associação Juvenil,
b) Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira,
c) Centro Artístico Elvense.

Orçamento Participativo: Wendell Carvalho quer tornar Elvas uma cidade horto terapêutica

“Elvas, Cidade Horto Terapêutica” é um dos cinco projetos a votação, até final deste mês, ao Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal de Elvas.

Este projeto socioambiental, idealizado por Wendell Carvalho, aluno da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), tem como objetivo a construção de uma horta, com cerca de 50 metros quadrados, com a manutenção do espaço a ficar à responsabilidade dos alunos da escola, para sessões de hortoterapia.

Neste espaço, segundo explica o aluno, que em tudo se assemelhará a uma horta familiar, pretende-se plantar “espécies de ervas aromáticas autóctones do Alentejo em risco de desaparecimento e um estufim”, que acolherá plantas hortícolas nos meses de inverno, permitindo uma atividade contínua que privilegie as culturas sazonais.

Com este projeto, Wendell Carvalho quer também proporcionar “um contacto intergeracional e intersocial”, benéfico para os utentes, idosos ou pessoas com doenças do foro mental que venham a beneficiar do espaço.

Para implementar este projeto, serão necessários 7.500 euros, para a construção desta horta, que, segundo explica ainda o aluno, é que venha a ficar instalada num espaço municipal ou de um eventual parceiro privado que apoie a iniciativa.

A hortoterapia baseia-se no cultivo de flores, vegetais, arbustos e árvores, com o objetivo de melhorar a saúde mental e emocional. Diversos estudos demonstram que este tipo de terapia, quando usada por instituições ligadas à saúde mental, pode ser um importante aliado no sucesso do tratamento de doenças como o Alzheimer, demência, transtorno bipolar, depressão e ansiedade.

É possível votar neste projeto, até dia 30 de setembro, aqui. As declarações de Wendell Carvalho sobre “Elvas, Cidade Horto Terapêutica” para ouvir no podcast abaixo:

Projeto do IPP recebe Prémio Investigação, Inovação e Território 2023

O projeto do Politécnico de Portalegre (IPP) “Ir Além – A inclusão social de NPT e o Desenvolvimento de territórios de baixa densidade” foi distinguido, pelo Centro de Estudos Ibéricos, com o Prémio Investigação, Inovação e Território 2023.

Este prémio visa “distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”, de acordo com o seu regulamento, e consiste em apoio financeiro, no valor de 1750 euros.

Iniciado em 2020, o projeto agora premiado estuda a relação entre a inclusão social de imigrantes nacionais de países terceiros (NPT) relativamente à União Europeia e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, com vista a contribuir para a prática e para a política pública.

Do vasto trabalho que tem sido desenvolvido destaca-se a capacitação de 742 profissionais pelo país, o lançamento de dois livros: “Práticas e Políticas – Inspiradoras e Inovadoras com imigrantes” e “Trajetórias Sociais – Perceções da Condição de Imigrante” e a organização de eventos mobilizadores de especialistas no fenómeno das migrações, nacionais e internacionais.

Com financiamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), o projeto do Politécnico de Portalegre envolve uma equipa de investigadores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, estando a coordenação a cargo da docente Elisete Diogo.

Ao longo dos próximos meses, serão publicados, em revistas científicas, os resultados dos estudos efetuados no âmbito do projeto.

Atletas da AD Ialbax conquistam vários pódios no fim de semana

A Associação Desportiva IALBAX esteve representada um pouco por todo o Alentejo, no passado fim de semana, dias 9 e 10 de setembro, tendo conquistado vários pódios.

No sábado, 9 de setembro, no Trail Solitário da GNR Évora, em Reguengos de Monsaraz, Eunice Silva ficou em segundo lugar, na distância dos nove quilómetros, na Geral, e em primeiro no seu escalão; já Amável Pinto participou nos 16 quilómetros e alcançou o quinto lugar da geral e primeiro do escalão.

Ainda no sábado, os atletas da AD Ialbax deslocaram-se até Benavila para participar nos “10 km BY Night”, onde conquistaram o primeiro lugar, por equipas. Individualmente, Rita Magarreiro foi a primeira classificada da Geral, Cristina Canário a primeira do seu escalão, Ana Pires, Jorge Martins e Francisco Nascimento subiram todos ao segundo lugar do pódio dos respetivos escalões.

No domingo, 10 de setembro, em Ponte de Sor, na X Edição do Trail do Sor, a IALBAX conquistou vários pódios nas diferentes distâncias: no Trail Júnior, Luís Velez ficou em primeiro lugar do seu escalão; no Mini Trail, de dez quilómetros, Rita Magarreiro e Francisco Nascimento foram ambos 3º da geral; na distância dos 16 quilómetros do Trail Curto, os pódios foram para Martim Pão-Finto, no primeiro no escalão, Cristina Infante no segungo e Cristina Canário no terceiro; e nos 25 quilómetros, Ana Duarte foi segunda no escalão.

Participaram ainda Carlos Carola, Amável Pinto e Humberto Pestana, nos 25 quilómetros, e  José Russo e Jorge Martins, nos 15 quilómetros, e Ana Pires, nos dez quilómetros.

Município de Fronteira apoia alunos da creche ao superior

Estando ao lado das famílias, o Município de Fronteira, no que toca à educação, apoia cada criança e jovem do concelho, desde a creche ao Ensino Superior.

Encarando estas ajudas como “um incentivo e não como um apoio social”, o presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Rogério Silva, revela que a frequência das creches é gratuita em todo o concelho. “Este programa (da gratuitidade das creches) já está implementado, inclusivamente, antes do Governo o anunciar”, lembra.

No que diz respeito ao pré-escolar e primeiro ciclo, a autarquia fornece “todos os materiais” necessários, “em absoluto”. “Realizamos, naturalmente, todos os transportes escolares das freguesias rurais, onde não existe a oferta”, adianta o autarca.

Por outro lado, e não existindo oferta de ensino secundário regular no concelho, a autarquia possibilita transporte, três vezes por dia – de manhã, à hora de almoço e à tarde – para Estremoz, Alter do Chão e Portalegre. “Foi um trabalho que fomos fazendo ao longo do tempo e que dá uma qualidade de vida aos nossos estudantes fora do comum”, assegura.

Para os alunos do Ensino Superior, e pela primeira vez, explica Rogério Silva, o Município de Fronteira tem disponíveis bolsas de estudo, que são atribuídas consoante o aproveitamento de cada estudante. “Só lhes pedimos uma coisa: é que tenham resultados. O incentivo é tanto maior, se os alunos aprovarem a todas as unidades curriculares; reduz-se para metade, se passarem, mas reprovarem em algumas unidades curriculares; e não se recebe incentivo se houver reprovação”, explica o presidente.

Rogério Silva, que garante ainda que, em caso de falta de lugares para crianças nas creches do concelho, o município abre outra sala e suporta as despesas com o educador, diz ser “inarrável” o que se passa em Portugal, com a falta de creches, quando é sabido que o país enfrenta um problema em termos de natalidade.

João Carlos Tocha estreia-se este ano a atuar no São Mateus

João Carlos Tocha é um dos muitos artistas de Elvas que, este ano, têm a possibilidade de se apresentar ao público, no Palco da Feira da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, entre os dias 20 e 30 de setembro.

Na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, em entrevista na Rádio ELVAS, o músico, que se revela muito feliz por poder, pela primeira vez, atuar no maior evento da cidade, recorda que teve um verão “em cheio”, com muitos espetáculos, depois de uma longa pausa na carreira.

Música de baile, “entre temas mais ligeiros e músicas mais lentas”, num espetáculo de “muita alegria”: é isso que o artista promete para o concerto agendado para o próximo dia 29, no Palco da Feira da Expo São Mateus, a partir das 22 horas.

Com esta atuação, João Carlos Tocha, que agradece ao Município de Elvas por o ter convidado para pisar o palco, espera ganhar “outra visibilidade”, para que possa levar a sua música aos quatro cantos do país.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Quer aprender a fazer flores de papel? Na Casa das Flores há uma equipa pronta a ajudar

Foi a 27 de agosto do ano passado que o Centro Interpretativo das Festas do Povo, a chamada Casa das Flores, abriu ao público, no Museu Aberto de Campo Maior.

Com pouco mais de um ano de existência, este é um espaço dedicado àquele que é o maior ex-líbris festivo do concelho, que só acontece quando o povo assim o entende. Quando não acontece, é possível, naquele lugar, entre outras coisas, conhecer a história das festas.

Entre a equipa que lida diariamente com o público, naquele espaço, encontra-se Rita Veríssimo, que, como explica, ensina, juntamente com as colegas, aos visitantes, a fazer os tradicionais torcidos e flores de teto, através de um workshop. “Quando é necessário, para algum evento, trabalhamos em todas as flores”, adianta.

O trabalho mais recente, que saiu das mãos desta equipa, foi a produção de flores de papel para a Feira de Santa Maria de Agosto, que engalaram um troço que ia desde o posto dos CTT até ao palco do evento, instalado no jardim municipal.

Só para a Feira de Santa Maria de Agosto, recorda Conceição Quinta, que também integra esta equipa, fizeram cerca de 1.400 cravos. “Cada arranjo, levava nove cravos. Fizeram-se à volta de uns 180 arranjos, que estavam lá expostos”, acrescenta. “Cada uma faz o que sabe melhor, para tirar o melhor partido de cada uma, porque trabalhos sempre em contrarrelógio”, diz ainda Conceição.

Assegurando que a Casa das Flores tem tido sempre muitos visitantes, Sara, outra das funcionários daquele espaço, explica que esta equipa trabalha diariamente para dar a conhecer as Festas do Povo aos visitantes.

A Casa das Flores, aberta de terça-feira a domingo, com uma forte componente tecnológica, resulta numa experiência interativa para todos aqueles que o visitam.

Expo São Mateus sem DJs: “custavam milhares e atuavam para meia dúzia de jovens”

Uma das grandes novidades, este ano, na Expo São Mateus, que começa já no próximo dia 20, no Parque da Piedade, em Elvas, é a ausência de DJs no cartaz de espetáculos.

Com o objetivo de “não dividir os jovens”, entre a área da Expo São Mateus e a zona de bares, que, por ocasião da feira, ocupam parte do tabuleiro de cima do parque, a Câmara Municipal, explica o presidente Rondão Almeida, entrou em “negociação” com os responsáveis por esses mesmos estabelecimentos. “Chegámos a uma conclusão: não podemos dividir aquele território, para que os jovens, em lugar de assentarem num só local, andem separados”, começa por dizer.

Como se verificou no ano passado, garante o autarca, “70 ou 80% dos jovens” saíam do recinto da Expo São Mateus, depois dos concertos. Nesse sentido, Rondão Almeida reuniu com os empresários e apresentou-lhes uma proposta: “ou querem todos fazer os bares no recinto da Expo São Mateus ou querem fazê-los lá onde estão; agora dividir os jovens, de um lado para outro, não serve”. Os responsáveis dos bares acabaram por optar pela segunda opção.

“Deixamos os bares em cima, reforçam com mais bares, e têm além uma oferta de ocupação para as noites, a partir da 1 da manhã, quando terminam os concertos. Isso foi tudo combinado com os homens dos bares, tendo em ateção a procura dos jovens”, acrescenta o autarca.

Dando ainda resposta aos mais críticos, que dizem que “o cartaz deste ano é fraco e, ainda por cima, já não inclui DJs”, lembra que, no ano passado, a Expo São Mateus, depois dos concertos, ficava deserta. “Os DJs, que custavam milhares e milhares de euros, ficavam a atuar para meia dúzia de jovens”, recorda.

O São Mateus, em Elvas, começa no próximo dia 20, estendendo-se até dia 1 de outubro. Pelo palco principal do certame vão passar artistas como Ivandro, os Quatro e Meia, Carolina Deslandes e T-Rex.