Orçamento Participativo: Wendell Carvalho quer tornar Elvas uma cidade horto terapêutica

“Elvas, Cidade Horto Terapêutica” é um dos cinco projetos a votação, até final deste mês, ao Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal de Elvas.

Este projeto socioambiental, idealizado por Wendell Carvalho, aluno da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), tem como objetivo a construção de uma horta, com cerca de 50 metros quadrados, com a manutenção do espaço a ficar à responsabilidade dos alunos da escola, para sessões de hortoterapia.

Neste espaço, segundo explica o aluno, que em tudo se assemelhará a uma horta familiar, pretende-se plantar “espécies de ervas aromáticas autóctones do Alentejo em risco de desaparecimento e um estufim”, que acolherá plantas hortícolas nos meses de inverno, permitindo uma atividade contínua que privilegie as culturas sazonais.

Com este projeto, Wendell Carvalho quer também proporcionar “um contacto intergeracional e intersocial”, benéfico para os utentes, idosos ou pessoas com doenças do foro mental que venham a beneficiar do espaço.

Para implementar este projeto, serão necessários 7.500 euros, para a construção desta horta, que, segundo explica ainda o aluno, é que venha a ficar instalada num espaço municipal ou de um eventual parceiro privado que apoie a iniciativa.

A hortoterapia baseia-se no cultivo de flores, vegetais, arbustos e árvores, com o objetivo de melhorar a saúde mental e emocional. Diversos estudos demonstram que este tipo de terapia, quando usada por instituições ligadas à saúde mental, pode ser um importante aliado no sucesso do tratamento de doenças como o Alzheimer, demência, transtorno bipolar, depressão e ansiedade.

É possível votar neste projeto, até dia 30 de setembro, aqui. As declarações de Wendell Carvalho sobre “Elvas, Cidade Horto Terapêutica” para ouvir no podcast abaixo: