Rute Simões Ribeiro vence Prémio Literário Hugo Santos com “Do Corpo o Homem”

Fotografia de Luís Ribeiro

“Do Corpo o Homem”, de J. Aire, pseudónimo de Rute Simões Ribeiro, é o trabalho vencedor da segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior.

A autora, natural de Coimbra, “verá o seu trabalho publicado em livro numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior e receberá um prémio monetário no valor de 1.500 euros”, revela autarquia.

A criação do Prémio Literário Hugo Santos, lembra o Município de Campo Maior, tem por objetivo “fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome”.

Sinopse do conto vencedor da edição 2023 do Prémio Literário Hugo Santos: “Do Corpo o Homem é uma narrativa na primeira pessoa de um homem com Alzheimer chamado João. O conto adota uma estrutura diarística e, ao longo dos dias, João, casado com Carminho, fala de si próprio, descreve os seus dias, apresenta os seus pensamentos, alegrias e angústias, ao mesmo tempo que vai narrando episódios presentes e passados da sua vida e dos que o rodeiam. O leitor assiste aos acontecimentos pela perspetiva de um homem que progressivamente desfaz o seu vínculo ao mundo que o envolve, nem sempre disso consciente, e acompanha-o nessa inescrutável interioridade de memórias e ausências, aproximando-se do íntimo de um homem que sempre sobejará ao corpo.”