Skip to content

Nova unidade do CRI em Elvas inicia trabalho em 2024

O médico Pedro Gameiro e o enfermeiro Filipe Monteiro foram recebidos ontem, 29 de agosto, na Câmara Municipal de Elvas, pelo presidente Rondão Almeida, para darem a conhecer o projeto de Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), que terá um polo em Elvas.

Esta nova unidade irá funcionar em três áreas: Hospitalização Domiciliária, Telesaúde e Investigação. A área da Hospitalização Domiciliária irá ter duas vertentes: a polivalente, unidade que existe em Elvas há três anos e que irá também ser criada no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, e a de reabilitação, que será a primeira da Europa.

Os CRI são estruturas orgânicas de gestão intermédia, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do SNS, têm orçamento próprio, instituído no Orçamento Geral do Estado e com possibilidade de fazer contratualização de clínicos nas diversas áreas.

O polo de Elvas funcionará no 1° andar do edifício da Segurança Social. Este vai contar com serviços como dermatologia, neurocirurgia, cirurgia cardiotorácica, anestesiologia, pneumologia, medicina desportiva e do viajante, entre outros.

O CRI Polivalente tem Conselho de Gestão próprio, composto pelo médico Pedro Gameiro (Elvas), o enfermeiro Filipe Monteiro (Elvas) e o médico Vasco Carvalho (Portalegre).

O objetivo passa por prestar cuidados de proximidade, de excelência e com foco no doente, humanizados, garantindo assim a universalidade e aumentando a acessibilidade a cuidados de saúde diferenciados. Os utentes que usufruírem dos cuidados e serviços do CRI terão os mesmos direitos que os utentes do Hospital, uma vez que este é um serviço do Hospital, sendo referenciados pelas unidades de saúde.

Um exemplo desta proximidade e humanização de cuidados é que um doente de Elvas, que recentemente foi transferido para Lisboa, posteriormente para o Hospital de Évora, e que aguarda vaga para fazer reabilitação num centro do Algarve, poderá usufruir desta vertente em Elvas e sem sair de sua casa. Outra das vertentes deste CRI é que será criado um Centro de Estudos e Investigação, nesta área, e poderá ser um centro de formação nas áreas de intervenção.

A abertura deste Centro de Responsabilidade Integrada encontra-se prevista para janeiro do próximo ano. Em Elvas ficará também a sede da Sociedade Portuguesa de Hospitalização Domiciliária, aberta a todas as profissões e a todo o país, que independentemente da presidência, ficará sempre sedeada na nossa cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas mostrou-se muito satisfeito com a janela de oportunidades que se abre, na área dos cuidados de saúde diferenciados domiciliários, e afirmou total disponibilidade para cooperar, dentro das competências que lhe estão atribuídas.

Fonte: Município de Elvas

Compartilhe este artigo: