A pensar no futuro, Apormor leva crianças ao campo durante a Expomor

No sentido de tentar garantir o futuro do setor agroalimentar, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo (Apormor) vai, este ano, no decorrer de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, procurar levar, uma vez mais, os mais novos até ao campo, num dia que vai dedicar aos jovens, a 31 de agosto.

A atividade “Crianças ao Campo”, durante a qual a Apormor mostra aos jovens das escolas a forma como se trabalha no campo, explica o presidente da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, Joaquim Capoulas, teve início no ano passado. “Vamos ter um dia dedicado à juventude, uma iniciativa que começou no ano passado, na Expomor, sendo que depois já tivemos mais dois eventos aqui, onde mostrámos às escolas, aos diversos escalões etários, o que se faz no campo”, começa por dizer.

Considerando ser importante que as crianças do meio urbano conheçam o que é a vida no campo, Joaquim Capoulas adianta que o Rugby Clube de Montemor tem sido um parceiro importante nestas atividades com os mais novos. “São aqueles que nos dão mostras de que serem dinâmicos e de estarem, de algum modo, ligados ao campo, partilharem os nossos valores, a nossa cultura”, assegura.

O objetivo da Apormor é fazer levar os mais novos a perceber de onde vêm os produtos que encontram nas prateleiras dos supermercados, porque, para isso acontecer, “alguém os cultivou, alguém cuidou dos animais, para aparecer a carne e os bifes que lá se compram”. Sem estes estímulos, Joaquim Capoulas receia que o campo, num futuro próximo, venha a ficar totalmente “desertificado”.

O dirigente, que considera ainda ser fundamental que se perspetive o futuro do setor, revela que este será um dos temas a abordar, no decorrer da Feira da Luz/Expomor, até porque “as pessoas que estão agora, e ainda cuidam disto, não duram para sempre e um dia desaparecem e outros terão que seguir, senão chegará a desgraça”.

Durante a Feira da Luz/Expomor, de 30 de agosto a 4 de setembro, para além de colóquios, a Apormor volta a promover os tradicionais leilões e exposições de gabo bovino e ovino, assim como diversos concursos de diferentes raças.