Almoço dos Maiores de Campo Maior com inscrições abertas

As inscrições para o Almoço dos Maiores 2023, promovido pelo Município de Campo Maior, que este ano se realiza no dia 24 de setembro, já se encontram abertas.

O almoço é direcionado a todos os campomaiorenses maiores de 55 anos e/ou pensionistas, e respetivos cônjuges.

As inscrições podem ser feitas no Balcão Único da Câmara Municipal de Campo Maior, Centro Comunitário de Campo Maior, Loja do Cidadão, Junta de Freguesia de N.ª Srª. da Graça dos Degolados e na C.U.R.P.I.

Inscrições para novos cursos no Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro

O Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, tem abertas inscrições para o novo curso de Aprendizagem de técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica.

As inscrições destinam-se a jovens entre os 15 e 25 anos e com o 9º ano completo.

Os inscritos terão os seguintes apoios: bolsa de profissionalização, subsídio de refeição, despesas/subsídio de transporte e despesas de acolhimento.

As inscrições devem ser feitas Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro.

Votações para o Orçamento Participativo decorrem até 30 de setembro

As votações para o Orçamento Participativo de 2023, do município de Elvas, já estão abertas a votação pçode ser feita até dia 30 de setemebro.

Para votar basta fazer login https://op.cm-elvas.pt/orcamentos/4/propostas e carregar no coração da proposta escolhida.

O Orçamento Participativo de Elvas permite contribuir para a educação cívica, respondendo às necessidades e expetativas dos cidadãos através da implementação de políticas públicas municipais. Promove também a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes.

Este ano, o valor do Orçamento Participativo é de 25 mil euros.

Câmara de Borba aberta à participação pública na revisão do Plano de Pormenor

A Câmara Municipal de Borba vai estabelecer o período de participação pública, no âmbito do UNOR2 – Plano de Intervenção em Espaço Rural (PIER).

É estabelecido um período de participação pública por um prazo de 15 dias, que irá decorrer de 1 a 21 de setembro, decorridos os 5 dias da publicação do aviso no Diário da República, para a formulação de sugestões e para a apresentação de informações que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de revisão, de acordo como previsto no n.º 2 do artigo 88º do Decreto-Lei n.º 80/2015, de 14 de maio

A deliberação da Câmara Municipal de Borba, bem como a documentação de suporte, poderá ser consultada no Balcão Único, todos os dias úteis, durante a hora de expediente e na página da Internet, em www.cm-borba.pt. As participações deverão ser apresentadas, através de requerimento dirigido ao presidente da Câmara, disponível no site, por correio para Praça da República, 7150-249 Borba, entregues no balcão único, ou para o seguinte e-mail: geral@cm-borba.pt.

Em especial, aos industriais do setor e todos os interessados nesta revisão, que queiram aceder ou disponibilizar informação sobre o tema, contactar os serviços de Ordenamento do Território, para os contactos institucionais ou através do e-mail urbanismo@cm-borba.pt

Carlos Catalão Panaças apresenta novo livro em Barbacena no dia 9

O Volume II do livro “Barbacena a meus olhos”, da autoria de Carlos Catalão Panaças, é apresentado dia 9 de setembro, em Barbacena.

Este livro, segundo revela o autor, em comunicado, “é uma edição de autor, sem qualquer apoio quer público ou privado e conta com a colaboração fotográfica de alguns habitantes de Barbacena e de Elvas”.

A apresentação está marcada para as 14 horas, no Pavilhão Multiusos de Barbacena.

Assumar está em festa a partir de 1 de setembro

As Festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, em Assumar, no concelho de Monforte, decorrem de 1 a 6 de setembro, sendo que no dia 9 há ainda espaço para atividades.

Estas festividades têm início dia 1 de setembro, com uma largada de touros, marcada para as 21 horas, e pela meia-noite há animação musical com o DJ Sebastião Sequeira, no polidesportivo, com o tema Barbie.

Já no sábado, dia 2 de setembro, pelas 10 horas decorre uma arruada com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches, no largo da Igreja. Durante a tarde há diversas atividades taurinas, desde largadas de touros a tourada à vara larga. Pelas 22 horas há baile com Anabela e as Top Girls.

No domingo, 3 de setembro, pelas 10 horas, tem lugar o peditório de colchas, acompanhada pela Sociedade Filarmónica Veirense. Às 15 horas há venda da flor e pelas 18 horas a solene Eucaristia, seguida de procissão, em honra da Santa padroeira. A noite é animada por Vítor Realinho.

Nos dias 4 e 5  de setembro há largada de touros e baile com o Duo Nem+ Nem – e Duo João e Minda, respetivamente.

A tradicional garraiada com oferta de sardinhas assadas e a participação de “Os Contramão” decorre na quarta-feira, 6 de setembro, às 22 horas.

As Festas em Assumar terminam no dia 9 com jogos taurinos, às 21 horas.

A pensar no futuro, Apormor leva crianças ao campo durante a Expomor

No sentido de tentar garantir o futuro do setor agroalimentar, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo (Apormor) vai, este ano, no decorrer de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, procurar levar, uma vez mais, os mais novos até ao campo, num dia que vai dedicar aos jovens, a 31 de agosto.

A atividade “Crianças ao Campo”, durante a qual a Apormor mostra aos jovens das escolas a forma como se trabalha no campo, explica o presidente da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, Joaquim Capoulas, teve início no ano passado. “Vamos ter um dia dedicado à juventude, uma iniciativa que começou no ano passado, na Expomor, sendo que depois já tivemos mais dois eventos aqui, onde mostrámos às escolas, aos diversos escalões etários, o que se faz no campo”, começa por dizer.

Considerando ser importante que as crianças do meio urbano conheçam o que é a vida no campo, Joaquim Capoulas adianta que o Rugby Clube de Montemor tem sido um parceiro importante nestas atividades com os mais novos. “São aqueles que nos dão mostras de que serem dinâmicos e de estarem, de algum modo, ligados ao campo, partilharem os nossos valores, a nossa cultura”, assegura.

O objetivo da Apormor é fazer levar os mais novos a perceber de onde vêm os produtos que encontram nas prateleiras dos supermercados, porque, para isso acontecer, “alguém os cultivou, alguém cuidou dos animais, para aparecer a carne e os bifes que lá se compram”. Sem estes estímulos, Joaquim Capoulas receia que o campo, num futuro próximo, venha a ficar totalmente “desertificado”.

O dirigente, que considera ainda ser fundamental que se perspetive o futuro do setor, revela que este será um dos temas a abordar, no decorrer da Feira da Luz/Expomor, até porque “as pessoas que estão agora, e ainda cuidam disto, não duram para sempre e um dia desaparecem e outros terão que seguir, senão chegará a desgraça”.

Durante a Feira da Luz/Expomor, de 30 de agosto a 4 de setembro, para além de colóquios, a Apormor volta a promover os tradicionais leilões e exposições de gabo bovino e ovino, assim como diversos concursos de diferentes raças.

Campo Maior com mais turismo no primeiro semestre de 2023 que em todo o ano de 2022

O turismo em Campo Maior tem vindo a conhecer um crescimento significativo, ao longo dos últimos tempos. Só no primeiro semestre do ano, as visitas à vila e aos seus espaços museológicos superaram o número de turistas que passou por Campo Maior, ao longo de todo o ano passado, de acordo com a vereadora São Silveirinha.

Para isso, tem contribuído a aposta feita, entre outros, no turismo de caráter religioso. Nessa área, há a destacar o Museu de Arte Sacra, que celebrou esta semana o seu 25º aniversário e que, de acordo com a vereadora, conta com um espólio de “peças importantes”. “Se não estou em erro, poderá ter sido o primeiro museu em Campo Maior e é um espaço que acaba por servir de marca para tudo aquilo que se foi desenvolvendo, ao longo destes anos”, adianta.

“Campo Maior tem vindo a crescer em espaços museológicos e temos turismo como nunca tivemos anteriormente. Portanto, a nossa aposta em termos de turismo e de cultura está muito clara”, assegura São Silveirinha.

Garantindo que há muita procura por turismo religioso, a vereadora lembra que, para além do Museu de Arte Sacra, a vila conta ainda com a renovada Capela dos Ossos e o Museu de Santa Beatriz, que celebra mais um aniversário já no próximo dia 1 de setembro.

O 25º aniversário do Museu de Arte Sacra de Campo Maior foi assinalado, na passada terça-feira, 22 de agosto, com uma visita guiada noturna. Este espaço museológico está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Grupo Voz Amiga da Terrugem atua este sábado em São Vicente

A música está de regresso às freguesias rurais do concelho de Elvas, com a iniciativa “Animação nas freguesias”. Desta feita, esta noite de sábado, 26 de agosto, o Grupo Voz Amiga da Terrugem vai atuar em São Vicente.

Para o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, esta “é uma forma de descentralizar os espetáculos musicais e a animação da cidade, levando a música a todas as freguesias, até setembro, para todos usufruam de espetáculos diferentes”.

Cláudio Monteiro acrescenta que é também objetivo do município, em parceria com as juntas de freguesia e comissões de festas, conciliar estes concertos com as festas das próprias freguesias, de forma a complementá-las”.

Esta noite, o concerto do Grupo Voz Amiga da Terrugem está marcado para as 22 horas, no Pavilhão Multiusos de São Vicente e Ventosa.