Inscrições abertas para provas de orientação em Alandroal

Alandroal acolhe duas provas de orientação, este fim de semana, dias 26 e 27 de agosto, sendo que as inscrições se encontram abertas até quarta-feira, dia 23.

A primeira prova, a Night Score Run, decorre no sábado, pelas 20.30 horas e tem partida do Rossio do Arquiz. Já no domingo há a Run&Ride, que tem partida às 7.30 horas do Campo de Futebol de Terena.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, junto do Posto de Turismo de Alandroal ou online, AQUI.

Visita noturna esta terça-feira ao Museu de Arte Sacra de Campo Maior

O Município de Campo Maior promove amanhã, terça-feira, 22 de agosto, uma visita notura ao Museu de Arte Sacra, no âmbito do 25º aniversário daquele espaço museológico da vila.

O início da visita está marcado para as 21 horas. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, através do contacto 268 680 319. As inscrições são limitadas.

Chave D’ Ouro esta segunda-feira nas Festas de Santo Aleixo

Uma largada de touros pelas ruas da freguesia, pela Ganadaria Galhanas, com a tradicional vaca assada, é o destaque da programação desta segunda-feira, 21 de agosto, último dia das Festas de Santo Aleixo, no concelho de Monforte.

Pelas 22.30 horas, há arraial com baile, com a presença da dupla Thy Subry; meia hora mais tarde, atuam os Chave D’Ouro. As festas fecham, a partir da meia-noite e meia hora, com a Summer Party.

As Festas de Santo Aleixo decorrem desde quinta-feira passada, com o apoio da Câmara Municipal de Monforte, comércio e população local.

Temperatura pode chegar aos 44 graus no Alentejo esta semana

As temperaturas em Portugal Continental vão subir a partir desta segunda-feira, 21 de agosto, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que deixa um alerta para um “novo episódio de tempo quente”, que poderá chegar aos 44ºC.

De acordo com comunicado emitido pelo IPMA esta subida de temperatura está relacionada com “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, sobre o território do continente”.

Nos próximos dias o IPMA prevê “uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima com valores que, entre os dias 21 e 24, vão estar próximos dos 40°C na região Sul e interior Norte e Centro, podendo atingir pontualmente 44°C em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo”.

À noite as temperaturas mínimas também vão ser elevadas “com valores superiores a 20°C em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior”.

Só está prevista a descida de temperatura de forma generalizada a partir de sexta-feira, “atingindo valores normais, para esta época do ano”.

Devido à situação meteorológica, o IPMA emitiu avisos meteorológicos de tempo quente, que vão sendo atualizados na página online.

Noite de domingo dedicada ao fado na Praça da República de Elvas

A noite de ontem, domingo, 20 de agosto, foi de fado, na Praça da República de Elvas.

Pelo palco passaram Carla Isabel, Helena Brita, Nelson Cardoso, Berta Miranda, Rosa Maria Abrunheiro e Silvino Sardo, acompanhados à guitarra portuguesa por Filipe Núncio, na viola de fado por Manuel Vaz da Silva e no baixo por Francisco Carvalho.

Esta foi mais uma iniciativa integrada na programação das “Noites de Verão”, promovidas pelo Município de Elvas. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, assistiu a esta noite de fados e subiu ao palco, no final do espetáculo, para dar os parabéns a todos os intervenientes.

Boa-Fé em festa de 1 a 3 de setembro

As Festas em honra do Senhor Jesus da Boa-Fé estão de regresso de 1 a 3 de setembro.

Para nos falar destas festividades, com destaque para as atuações musicais de artistas desta zona da cidade de Elvas, José Galguinho, presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, esteve esta segunda-feira, 21 de agosto, em entrevista na Rádio ELVAS, onde deu conta de toda a programação das Festas.

Para além Disso, José Galguinho falou ainda de outros temas e projetos que tem para a freguesia. A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

PSP: registadas 807 burlas em arrendamento até julho

Só no primeiro semestre deste ano, a PSP registou 807 denúncias de burlas em arrendamento, que deram origem a prejuízos superiores a 500 mil euros.

Entre 2016 e julho deste ano, a PSP registou 4.367 denúncias de burlas relacionadas com aluguer de residências, incluindo de habitações para férias. O número mais alto de burlas (1.214) registou-se em 2022, com prejuízos para as vítimas superiores a 750 mil euros.

Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, a PSP, que se diz atenta ao fenómeno, explica que o tipo de burla mais comum é aquele em “que os inquilinos são levados a pagar, de forma antecipada, o valor do arrendamento ou um sinal, a fim de garantir a reserva do imóvel”. Estes imóveis, “regra geral, não existem ou já foram arrendados a múltiplas vítimas durante o mesmo período temporal”.

As situações mais comuns “surgem na sequência de uma pesquisa na internet ou nos classificados de jornais de tiragem nacional ou local, à procura de casa para férias”, lembra a PSP.

Sendo expectável que se continue a assistir a uma grande procura de arrendamentos de habitações temporárias para férias, a PSP apresenta uma lista de conselhos à população:

“- procure sites, jornais ou empresas de classificados que garantam a confirmação da veracidade dos anúncios neles publicados; desconfie dos anúncios em que os preços são abaixo do valor de mercado. Para tal, basta comparar com anúncios de imóveis com características semelhantes e situados na mesma área geográfica;

– pesquise os dados do imóvel na internet (morada, designação do condomínio, dados e contactos do anunciante, entre outros), pois poderão existir referências a burlas anteriores;

– solicite dados adicionais sobre a habitação: fotos do interior, cópia de contratos de fornecimento de eletricidade, luz ou gás, conferindo os dados de identificação e endereço indicado;

– esteja atento aos pormenores da habitação. Verifique se coincide com a morada que é fornecida, procurando nos mapas disponíveis na internet;

– pesquise as imagens apresentadas no anúncio a fim de verificar se são verdadeiras;

– verifique se o nome que está associado ao IBAN fornecido para o pagamento coincide com o do proprietário/empresa ou anunciante;

– evite qualquer tipo de transferência monetária para pessoas que anunciam o arrendamento de imóveis na internet sem que esteja certo que o anunciante é legítimo;

– não aceda a endereços enviados através de e-mails ou de outras plataformas de arrendamento para efetuar o negócio;

– se o anunciante informar que não recebeu qualquer valor ou que existem problemas no processamento do pagamento, solicitando nova transação, contacte imediatamente o seu banco. Caso se verifique a existência de fraude, cancele imediatamente o pagamento já efetuado.

– guarde todas as trocas de e-mails, fotos e mensagens, caso o arrendamento não corra como acordado ou tenha sido vítima de burla.”

Festas de Santo Aleixo estão “a correr muito bem”, garante António Raposo

As Festas de Santo Aleixo terminam esta segunda-feira, 21 de agosto, nesta freguesia do concelho de Monforte.

António Raposo, presidente da Junta de freguesia de Santo Aleixo revela que as festas têm estado a “correr muito bem”, tendo em conta o pouco tempo que houve para as organizar”, esperando que hoje, com os Chave D’ Ouro, “a casa esteja, novamente cheia”.

No âmbito das Festas hoje, pelas 18 horas há uma largada de touros pelas ruas da freguesia, pela Ganadaria Galhanas. Pelas 22.30 horas, há arraial com baile, com a presença da dupla Thy Subry; meia hora mais tarde, atuam os Chave D’Ouro. As festas fecham, a partir da meia-noite e meia hora, com a Summer Party.

Sessão de cinema ao ar livre em Elvas com lotação esgotada

A sessão de cinema ao ar livre, promovida pelo Continente, na noite do passado sábado, 19 de agosto, na Praça da República, em Elvas, contou com lotação esgotada, de acordo com a Câmara Municipal.

Para além de terem tido oportunidade de assistir ao filme “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões”, as 380 pessoas que tiveram lugar nesta sessão, tiveram ainda direito a pipocas e bebidas.

A iniciativa esteve integrada na programação das “Noites de Verão” do Município de Elvas.

Grupo de organizações critica estratégia nacional para o regadio

Um grupo de organizações e movimentos cívicos enviou uma carta aberta à ministra da Agricultura, onde exigia a transparência e participação pública efetiva no processo de criação da nova estratégia nacional para o regadio.

Este grupo está preocupado com o facto de que a nova estratégia para o regadio 2030 irá definir o investimento público e as políticas relacionadas com o uso de mais de 70% das captações de água do país, bem como novos armazenamentos e captações. Acreditam que esse processo deve ser transparente e democrático, levando em consideração a defesa da água como bem comum.

As organizações criticam o ministério por ter aberto, apenas em 23 de maio, por meio de um processo de contribuições do público, via email, o que consideram ser um processo irregular. Além disso, os objetivos gerais da estratégia já estão definidos sem terem sido submetidos a um escrutínio público adequado.

Deste modo, o grupo propõe que deve haver um envolvimento imediato e consequente, por meio de processos baseados em territórios específicos, especialmente nas áreas suscetíveis à desertificação e à seca, bem como um envolvimento de organizações e movimentos da sociedade civil nas áreas social, ambiental e de desenvolvimento local, com o objetivo de melhorar o modelo de gestão da água e enfrentar os desafios atuais e futuros nessa área.

Este é o tema em destaque no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Época de caça abriu este domingo

Teve início ontem, domingo, 20 de agosto, mais uma época venatória, sendo agora possível caçar, entre outras espécies cinegéticas, pombo bravo, pato-real, pombo da rocha, pombo-torcaz, galinha d’água, e gralha-preta.

Desde ontem também que a GNR, através da operação “Artémis”, está a realizar “ações de fiscalização ao exercício dos atos venatórios, para prevenção, deteção e repressão de situações em desconformidade com as normas legalmente definidas”.  Esta operação estende-se até 28 de fevereiro de 2024.

A caça, garante a GNR, é um “recurso natural renovável que, de acordo com a legislação atual, é objeto de uma política específica e de medidas especiais de proteção e conservação, visando a gestão dos recursos cinegéticos”.

Arruada de Saias: “sinais mais visíveis de que Campo Maior quer Festas do Povo “

Campo Maior saiu em peso à rua, na noite do passado sábado, 19 de agosto, para uma arruada de “Saias”, iniciativa integrada na programação da Feira de Santa Maria de Agosto.

O cortejo, que contou com a participação de centenas de campomaiorenses, que saíram à rua de pandeiretas e castanholas em punho, percorreu o centro histórico da vila, com a alegria característica do povo de Campo Maior. Com a iniciativa, garante o Município de Campo Maior, mostrou-se “de forma clara a onda que se vai gerando em torno da realização das Festas do Povo, no ano de 2024”.

No fim da arruada, já no Jardim Municipal, e após um animado baile, o presidente do Município, Luís Rosinha, subiu ao palco para dar conta disso mesmo, afirmando que “os sinais do que o povo quer são cada vez mais visíveis”, faltando apenas “passar para o papel” a confirmação da realização do maior evento de cultura popular do país: as Festas do Povo de Campo Maior.

Mário de Braga animou “Noite de Verão” na Praça da República de Elvas

Mário de Braga, a celebrar 42 anos de carreira, subiu ao palco instalado na Praça da República, em Elvas, na noite da passada sexta-feira, 18 de agosto.

No espetáculo, inserido na programação da iniciativa “Noites de Verão”, promovida pelo Município de Elvas, o músico, que tem vindo a apresentar o seu repertório de fado e música ligeira em várias partes do mundo, foi acompanhado por Jorge Silva, à guitarra portuguesa, e Urbano Oliveira, nas percussões.

A vereadora Vitória Branco, em representação do Município de Elvas, subiu ao palco para saudar o público presente na Praça da República e para dar os parabéns a Mário de Braga pela carreira de sucesso.

Vindima: visitantes da Adega Mayor podem ser enólogos por um dia

Imagem: Adega Mayor

A Adega Mayor está de portas abertas, desde o passado dia 13, para mostrar, de perto, como nascem e se transformam os vinhos, no decorrer de mais uma edição da Vindima Mayor.

Numa altura de “festa”, em que se está “a vindimar, a colher as uvas e a transformá-las em vinho”, as visitas à adega do Grupo Nabeiro são acompanhadas, entre outros, de provas de vinhos, dando-se também a conhecer todo o processo, através de diferentes programas, limitados a grupos de 12 pessoas. Os grupos, explica a CEO da Adega Mayor, Rita Nabeiro, não são grandes para que as pessoas “possam desfrutar da experiência”.

A par das habituais visitas guiadas à Adega Mayor, neste momento, por ocasião da vindima, são três os programas disponíveis para os visitantes. “Estes programas só se realizam sob algum tipo de condicionantes, porque temos que estar a vindimar nas datas em que as pessoas pretendem fazer a visita, tem que ser sob confirmação prévia, dado que implica toda uma logística”, ressalva a CEO.

A visita mais simples começa com um encontro na adega, incluindo ainda “uma pequena experiência de vindima, que não dura mais que uma hora”, uma explicação sobre como a vindima se processa, culminando com um workshop vínico, em que se dão a conhecer os “segredos da prova e dos vinhos que a Adega Mayor oferece”.

O programa intermédio, adianta Rita Nabeiro, para além de tudo aquilo que inclui o mais simples, conta com um almoço, em formato de piquenique. O programa mais completo da edição deste ano da Vindima Mayor, com um dia inteiro de atividades na adega, dá aos visitantes a possibilidade de serem “enólogos por um dia”. “A pessoa pode fazer o seu próprio blend e levar para casa uma garrafa feita por si, com as orientações da nossa equipa”, adianta a CEO.

Assegurando que esta é uma atividade “muito interessante para se fazer entre amigos ou família”, Rita Nabeiro garante que a experiência acaba sempre por “criar boas memórias” a quem nela participa.

Esta, que é uma oportunidade única para aprender a vindimar, em Campo Maior, pode ser feita até 18 de setembro. Os preços para participar na Vindima Mayor variam entre os 45 e os cem euros, consoante o programa escolhido. Tudo para saber sobre estes programa no site da Adega Mayor.

Museu de Ciclismo em Vila Boim conta com vários artigos do ex-atleta José Pasadas

O Museu de Ciclismo, de José Pasadas, inaugurado no passado mês de julho, em Vila Boim, conta com vários artigos que o próprio juntou, ao longo dos anos, enquanto praticante da modalidade.

Este museu, localizado numa pequena garagem de Vila Boim, mostra o percurso de José Pasadas, na prática da modalidade, que começou em 1969 e, desde essa altura que junta os troféus e camisolas, jornais com notícias sobre si, entre outros. “Fui juntando tudo e pensei em mostrar aquilo que consegui alcançar e também o meu esforço, na prática desportiva, e quando as condições para fazer o museu estiveram reunidas, consegui realizar o que idealizei”, revela.

Apesar do ex-atleta já não praticar o desporto, espera que um dia mais tarde possa vir a fazê-lo, mas que “devido a uma doença” não sabe se o conseguirá fazer.

Para José Pasadas, este museu serve para “incentivar os jovens a praticar desporto”, e segundo diz, “era uma honra que um dia mais tarde alguém possa também abrir um museu”.

O Museu do Ciclismo em Vila Boim está aberto nos dias das festas da freguesia, feriados, e caso necessário, entrando em contacto com o próprio, através do número 967 24 24 73, o pode ser combinada uma data de visita.