UMCOLETIVO apresenta “Decadência” em setembro em Portalegre

UMCOLETIVO apresenta, nos dias 23 e 24 de setembro, o espetáculo “Decadência”, com base na obra com o mesmo título, escrito há cem anos, por Judith Teixeira, na barbacã do Castelo de Portalegre, pelas 19H30.

“Decadência” é um “espetáculo sobre fogo”, sendo a obra, de Judith Teixeira, composta por “um conjunto de poemas de amor, lavrado no silêncio abrasado da carne”.

Os bilhetes para este espetáculo, para maiores de 16 anos, têm o custo de cinco euros. A lotação máxima é de 50 pessoas.

Este espetáculo da UMCOLETIVO (Bruno Caracol, Cátia Terrinca, João P. Nunes, Raquel Pedro, Ricardo Boléo e Rui Salabarda, com Luísa Demétrio Raposo e Patrícia Andrade), é cooproduzido pelo Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre e pela Materiais Diversos.

UMCOLETIVO é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes e apoiada pelo Município de Portalegre e pelo Teatro do Convento.

Carolina Deslandes este sábado à noite em Fronteira

Carolina Deslandes atua este sábado, 12 de agosto, a partir das 23 horas, nas Festas de Verão de Fronteira.

O programa de hoje, segundo dia de festas, tem início pelas 18h30, com uma eucaristia na Igreja Matriz de Fronteira. Pelas 19 horas, há garraiada na Travessia do Hospital.

Às 20 horas, a animação musical, no coreto, estará a cargo de Paulo Lopes. Segue-se, no palco principal, e após o concerto de Carolina Deslandes, discoteca com Oskar DJ.

Festas de Coruche arrancam “em grande” na segunda-feira

Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche (Foto: Município de Coruche)

As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo já decorrem em Coruche, desde o passado dia 6 de agosto, na sua componente mais religiosa.

A partir de segunda-feira, dia 14, e até sábado, dia 19, não faltam propostas de espetáculos musicais, com Nuno Ribeiro, Marisa Liz, José Cid, Quatro e Meia e Anjos, enquanto cabeças de cartaz, para além de muitas atividades tauromáquicas e espetáculos de fogo de artifício.

Lembrando que a organização do evento é tripartida entre a autarquia, a Comissão de Festas e a Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, garante que o evento “é sempre esperado, com grande expectativa”, não só pelos coruchenses, mas também por todos aqueles que visitam a vila, por esta altura.

Assegurando que a festa pagã, na segunda-feira, vai começar “em grande”, tendo o seu ponto mais alto, à meia-noite, com o fogo de artifício, o autarca explica ainda que é muito forte a devoção a Nossa Senhora do Castelo, com as tradicionais novenas a realizarem-se, desde o passado domingo.

Francisco Oliveira espera ainda que as pessoas “se possam divertir” nestas festas, considerando que estão “reunidas as condições” para que isso aconteça.

A cerimónia de abertura oficial das festas está marcada, para segunda-feira, às 18 horas, no Parque do Sorraia. Nesse dia, o maior destaque, para além do fogo de artifício, à meia-noite, vai para o concerto de Nuno Ribeiro, com início meia hora mais tarde.

Campo Maior: Praça Multimodal apelidada de “Praça da Liberdade” já abriu ao público

A Praça Multimodal, que foi apelidada de “Praça da Liberdade”, em Campo Maior, abriu este sábado, 12 de agosto.

Apesar de não ter sido, oficialmente, inaugurada, está já ao serviço dos campomaiorenses.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís   Rosinha, recorda que este espaço conta, no rés do chão, com um parque de estacionamento que tem 65 lugares, sendo 30 destinados a moradores, com passe mensal e os restantes para o público em geral, sendo que a primeira hora é sempre gratuita”.

“Este é um espaço multimodal e é o ponto central ao nível rodoviário”, acrescenta o presidente, adiantando que, nas laterais terá a “gare de autocarros e serviço de táxis”.

A zona superior desta praça é “de grande dimensão”, pelo que no âmbito da Feira de Santa Maria de Agosto é o local onde decorrem alguns dos espetáculos musicais.

Para além disso, também serão instalados carregadores de veículos elétricos e este local contará ainda com aparcamento para bicicletas.

Luís Rosinha disse ainda que a inauguração será feita, no entanto o propósito do executivo e, passados três anos de obra, era que este serviço fosse já colocado à disposição do público.

Feira de Santa Maria de Agosto já dinamiza o jardim de Campo Maior (c/fotos e vídeo)

A Feira de Santa Maria Agosto já decorre no jardim municipal de Campo Maior, depois de ter sido inaugurada esta manhã de sábado, 12 de agosto, ao som dos Gaiteiros de Quinta do Conde.

Contando com cerca de 50 stands institucionais e de artesanato, bem como a gastronomia e uma zona de feira, este ano o certame conta com alguns aspetos novos. O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que “todos os anos tentamos mudar alguma coisa, nomeadamente com a decoração e com a parte lateral mais descoberto para que pudesse ver a Praça Multimodal”.

O autarca acrescenta que a vertente musical com artistas nacionais e locais está também bem presente no certame. “Nestes dias o nosso jardim transfigura-se, com o destaque para os nomes fortes do panorama nacional, sem deixar de fora os nosso artistas locais, bem como os baile noturnos e, no próximo fim de semana, teremos insufláveis, para os mais novos”, refere Luís Rosinha.

Dinamizar a economia local e o próprio jardim municipal” é outro dos objetivos desta Feira, que segundo Luís Rosinha já “está consolidada no panorama local”.

 

 

Trânsito condicionado em Portalegre no domingo com passagem da Volta

A quarta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, amanhã, domingo, 13 de agosto, que liga Estremoz a Castelo Branco, conta com passagem pelo circuito urbano de Portalegre, o que obriga a PSP a condicionar, nesse dia, o trânsito na capital de distrito, durante cerca de hora e meia.

Com o objetivo de “garantir a segurança de todos os que integram a prova”, entre as 14 e as 15h30, de domingo, a PSP “condicionará ou, inclusivamente, interditará a circulação de viaturas nas seguintes artérias: Rua da Peninha; Estrada da Penha; Avenida do Brasil; Rua D. Nuno Álvares Pereira; Rotunda do Rossio; Avenida da Liberdade; Rua Alexandre Herculano; Rotunda do Navio; Avenida do Bonfim; Avenida Dr. Luís Bacharel; Rua Padre Infante; e Rotunda do Areeiro”. Para destas artérias, “é expectável que sejam condicionadas outras que com estas confluem”, revela a PSP em nota de imprensa.

Para prevenir transtornos de maior, a PSP apela aos cidadãos para que “sigam estritamente as indicações dos polícias colocados ao longo do percurso da prova; que assistam à mesma nos locais indicados, afastados da berma e sem interferir com a circulação da caravana; e que não atravessem ou circulem por qualquer meio nos arruamentos de passagem da caravana”.

A circulação nas vias indicadas será “estritamente proibida durante o tempo em que estas se encontrarem cortadas para a passagem da caravana, independentemente do motivo (mesmo operações logísticas como abastecimento de estabelecimentos, entrega de encomendas, etc.)”. Em caso de emergência médica, “a polícia avaliará a situação no momento e indicará o itinerário a utilizar”.

Exposição “Centenário de Saramago” inaugurada este sábado em Vila Viçosa

A exposição “Centenário de Saramago” vai ser inaugurada este sábado, 12 de agosto, no Centro Multiusos de São Romão, em Vila Viçosa.

A inauguração está prevista para as 17 horas e esta expsoição trata dos aspetos biográficos e da articulação entre as obras e as várias ideias chave de José Saramago.

Esta exposição pode ser visitada até dia 12 de setembro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa e da Junta de freguesias de Ciladas.

Cerimónias religiosas marcam arranque das Festas de Fronteira (c/fotos e vídeo)

As Festas de verão de Fronteira, em honra de Nossa Senhora da Vila Velha tiveram início ontem, sexta-feira, 11 de agosto, com as cerimónias religiosas, que levou muitos fiéis até às ruas da vila..

Para o pároco da vila, Tiago Carlos, revela que “ a Ação de Graças desta Eucaristia teve como mote a Jornada Mundial da Juventude, a que se seguiu uma procissão em honra da Santa Padroeira”, adiantando que hoje haverá recitação do terço e eucaristia que será celebrada em memória dos munícipes falecidos, no último ano”.

Já no domingo, 13 de agosto, o coro Beato Aleixo Delgado atua na Eucaristia, em Fronteira, marcada para as 17 horas. O padre Tiago Carlos dirige este coro, de Elvas, e revela que quer levar o grupo até à vila, porque “é uma forma de incentivar à criação de outros coros”.

O programa deste segundo dia de festas tem início pelas 18h30, com uma eucaristia na Igreja Matriz de Fronteira. Pelas 19 horas, há garraiada na Travessia do Hospital.

Às 20 horas, a animação musical, no coreto, estará a cargo de Paulo Lopes. Segue-se, no palco principal, e após o concerto de Carolina Deslandes, discoteca com Oskar DJ.

 

Raya prometem levar “encanto de Sevilha” este sábado à noite a Campo Maior

Os Raya Evolution animam este sábado, 12 de agosto, a primeira noite da Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior.

Lembrando que o grupo tem atravessado Portugal “de norte a sul”, Pedro Sanchez, um dos elementos da banda, tem a certeza que este será um concerto a que ninguém vai querer faltar.

Dizendo ainda que a banda passa, por esta altura, “a sua melhor fase”, o cantor garante que, em Portugal, encontraram um “público excelente”, que os acompanha, nos concertos, do primeiro ao último tema.

Já Belén Arenas, outra das cantoras dos Raya, diz estar “desejosa” deste reencontro com o público português. “Prometemos muita música e levar o nosso encanto de Sevilha até Campo Maior, porque Portugal nunca falha e Campo Maior tão pouco”, diz ainda.

O espetáculo do grupo de Sevilha tem início marcado para as 21h30, na nova Praça Multimodal de Campo Maior.

Campo Maior: jardim engalanado é mote para possíveis Festas do Povo em 2024

A noite de ontem, sexta-feira, 11 de agosto, foi para engalanar alguns troços do jardim municipal de Campo Maior, com as tradicionais flores de papel, bem como alguns apontamentos, nomeadamente no coreto, para que este sábado, 12 de agosto, se inicie a Feira de Santa Maria de Agosto, que contará com nove dias de festa.

Para o presidente da câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, esta “é a altura de todos começarmos a pensar naquilo que caracteriza o povo campomaiorense que são as Festas do Povo, portanto o município está inteiramente disponível, acho estamos a querer assumir o desafio e é chegada a altura de percebermos que é possível e o que bastará é o toque no coração”.

Admitindo as dificuldades existentes, Luís Rosinha diz que se houver “um processo de antecipação, podermos comunicar que pode haver festas em 2024 e arrisco-me a dizer que todos os campomaiorenses ambicionam as Festas”.

Esta feira de santa Maria de Agosto pode ser “muito proveitosa para que todos juntos possamos dizer que queremos festas, em 2024”, acrescenta o autarca.

Já o presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, revela que “esta é sempre aquela noite mágica”, no arranque do certame que mostra “a cultura de Campo Maior, que são as flores de papel e esta é sempre uma noite de muito trabalho e também de muito convívio”.

Questionado sobre se no próximo ano poderá haver festas do Povo, Jorge Grifo deixa uma mensagem aos campomaiorenses para que se “empenhem, dediquem e consigam realizar as Festas em 2024, porque eles querem muito, mas sabemos que dá muito trabalho, mas espero que vejam a amostra que está aqui no jardim municipal, para que despertem para mostrar a todo o mundo a arte de trabalhar o papel”.

As Flores de Papel, que dão alma aos troços engalanados, no jardim de papel, foram elaboradas pelas técnicas do município, da Santa Casa da Misericórdia campomaiorense e por alguns particulares.

Folclore de Anadia e Equador este sábado na Praça da República

O Festival Internacional de Folclore prossegue este fim de semana, com espetáculos na Praça da República.

Os espetáculos têm início marcado para as 21.30 horas, sendo que hoje, sábado, 12 de agosto, sobe ao palco o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro, Anadia, e Centro Cultural Ecuatoriano, do Equador.

O Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folklórico Acuarelas Americanas, da Argentina, são as propostas para amanhã, domingo, 13 de agosto.

Na segunda-feira, 14 de agosto, encerram a programação a Associação Tradicional de Arequipa Tradiciones, do Perú, e o Grupo de Música e Baile Kujawy, da Polónia.

Dois segundos prémios do Euromilhões saem em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot de 49 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 11 de agosto, na chave sorteada.

Para Portugal vieram dois segundos prémios, no valor de 219 mil euros, num total de três contemplados.

O terceiro prémio, no valor de 22 mil euros foi para sete apostadores, no estrangeiro.

O quarto prémio, de 813 euros, saiu a 59 apostadores, dez deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 06 – 10 – 13 – 34 e pelas estrelas 03 e 05.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Festas de Monforte neste sábado começam com pesca

Um convívio de pesca, às 7 horas, organizado pela Junta de Freguesia de Monforte, abre o programa deste segundo dia, sábado, 12 de agosto, das Festas em honra de Nossa Senhora do Parto.

Às 17.30 horas, há uma tourada à vara larga, organizada pela Associação Tauromáquica do Concelho de Monforte. O serviço de restauração abre às 20 horas e, às dez da noite, começa a quermesse. À mesma hora, inicia-se o arraial, “Tributo Popular”. A noite encerra, à uma da madrugada, com uma largada, organizada pela Associação Tauromáquica do Concelho de Monforte.

Estas festas iniciaram-se na passada sexta-feira e decorrem com um programa variado até ao próximo dia 15, terça-feira e feriado nacional.