“Contravisões” da Coleção Cachola na sede da CGD

A Exposição: “Contravisões. A fotografia na Coleção António Cachola. Parte 1”, foi inaugurada, no edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa.

À inauguração contou com a presença do colecionador António Cachola e do curador Sérgio Mah, bem como, do Presidente da Comissão Executiva da CGD, Paulo Moita de Macedo que, na sua intervenção, frisou a importância da arte para o país e a relevância que a coleção de António Cachola tem para a promoção da arte e dos artistas portugueses.

A exposição pode ser vista gratuitamente até 29 de setembro, no Átrio Central do edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos.

#caixa #caixageraldedepositos #exposicao #cultura #edificiosedecaixa

Festa Branca em Bencatel este sábado

A 2ª Festa Branca, em Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, está marcada para amanhã, sábado, 22 de julho.

A animação tem lugar no Mercado Municipal de Bencatel, a partir das 23 horas e prolonga-se pela madrugada fora.

A Associação “Os Amigos do Carnaval de Bencatel” é a entidade organizadora desta iniciativa, que tem nos jovens o seu público alvo principal.

Ruas Floridas de Redondo de 29 de julho a 6 de agosto

Foto: município de Redondo

A edição de 2023 das Ruas Floridas, em Redondo, decorre entre 29 de julho (sábado) e 6 de agosto (domingo). Ao longo destes nove dias, a decoração das ruas da vila, com flores de papel e outras ornamentações, são o principal atrativo das festas.

A abertura está marcada para as 10 horas do próximo dia 29, com uma arruada pelo grupo “Tomba Lobos”. A animação musical é na Praça da República, com a generalidade dos espetáculos marcada para as 22 horas, e tem os nomes seguintes: Álvaro de Luna (dia 29), Anjos (dia 30), Orquestra Ligeira do Exército (31 de julho), Noite do Cante Alentejano (1 de agosto), Augusto Canário (dia 2), “20 Age Project” (dia 3), André Sardet (dia 4), David Carreira (dia 5) e Festival de Folclore (6 de agosto).

Na Praça da República, todos os dias deste certame, entre as dez da manhã e a meia-noite, decorre a Mostra de Artesanato, Provas de Vinhos e Produtos Regionais.

A organização, para os visitantes das Ruas Floridas, aconselha a usar chapéu e calçado prático e confortável; aplicar protetor solar com fator igual ou superior a 30; manter-se hidratado e alimentar-se com frequência; e, nas horas de maior calor, procurar ambientes frescos, arejados ou climatizados.

PSP celebra 8º aniversário do Programa Defesa Animal

A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora amanhã, dia 22 de julho, o 8º aniversário do Programa Defesa Animal. O programa foi criado em 2015, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

As sinalizações dos casos de abandono e/ou maus tratos são realizadas, não só pelas várias Brigadas de Proteção Ambiental (BRIPA) ligadas aos vários Comandos Metropolitanos, distritais e regionais, que realizam um trabalho de fiscalização e de resposta a denúncias de abandono e/ou maus-tratos a animais, mas também através dos polícias que diariamente asseguram a normal atividade operacional e se depara com situações similares.

No entanto, a sinalização de animais abandonados não cabe em exclusivo à PSP, tendo sido recebidas várias denúncias por parte de cidadãos através da “Linha Defesa Animal”.

Desde 2019 a PSP recebeu 10 250 denúncias, não só de situações criminais de abandono e maus tratos, mas todas as ocorrências relacionadas com o bem-estar do animal e com situações suspeitas que, posteriormente, carecem de uma fiscalização e averiguação por parte da PSP.

As denúncias mais comuns, através da Linha Defesa Animal, são cães na varanda a ladrar, pátio/logradouro sujo e com odor desagradável, animais presos sem água e/ou comida, passeio cão sem trela, agressividade por parte dos animais e animais que são agredidos de maneira violenta como forma de educação.

Desde 2019 (com exceção para os anos 2020/2021 considerados excecionais devido ao período pandémico) os dados revelam uma acentuada descida nos crimes de maus tratos e abandono de animais de companhia. Apesar de se revelarem dados positivos, estão muito longe daquele que é o objetivo da PSP e consequentemente o Programa Defesa Animal.

No primeiro quadrimestre de 2023 foram registadas menos 18 denúncias do crime de maus tratos a animais de companhia, face ao mesmo período em 2022. Esta diminuição reflete na proatividade da PSP, bem como uma rápida resposta por parte dos polícias envolvidos no programa Defesa Animal, na resolução de quaisquer crimes relacionados com animais de estimação.

Por forma a alertar os mais jovens para a problemática dos maus tratos a animais, a PSP efetua, todos os anos letivos, ações de sensibilização sobre “Animais de Companhia”. Nos últimos 3 anos letivos foram efetuadas 257 ações de sensibilização referentes a este tema, que contaram com a participação de 10 668 alunos, professores e auxiliares de educação.

A par das ações de sensibilização a nível escolar, a PSP também está empenhada na disseminação da Campanha “Diga NÃO ao abandono de animais” nas suas redes sociais oficiais.

Ação de desbaratização/desratização nos dias 25 e 27 em Campo Maior e Degolados

A Aquamaior informa os utilizadores do sistema de distribuição de água e de recolha de efluentes do Concelho de Campo Maior, que irá proceder a uma intervenção de desbaratização e desratização nos próximos dias 25 e 27 de julho, em Campo Maior e Degolados.

Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, “solicita-se à população para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, pode contactar os serviços da Aquamaior, através do número 268 689 309.

A Aquamaior agradece “a compreensão e colaboração, por parte da população” e refere que tentará “realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”.

Projeto “Escola Coesão” já tem protocolo assinado

O projeto “Escola da Coesão”, que surgiu numa perspetiva de promoção da capacitação institucional e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo com um foco especial junto dos jovens e instituições com o intuito de dar a conhecer o impacto da politica da União Europeia (UE) neste território, foi assinado ontem, 20 de julho, na CCDR Alentejo o Protocolo da Escola da Coesão.

O protocolo agora assinado, integra a Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030, num dos desafios estratégicos que tem a ver com o reforço da ação coletiva regional e resulta de um trabalho conjunto para a implementação do projeto Escola da Coesão.

Trata-se de uma iniciativa com potencial agregador e de desafio para os agentes do território, relacionada com capacitação das pessoas, das instituições e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo, com o objetivo de dar a conhecer o impacto da política europeia e porque a boa governação é fundamental na definição das políticas públicas.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo assume a liderança do projeto que tem como parceiros a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), responsável pelo, Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), responsável pelo Centro Europe Direct do Baixo Alentejo, o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Publica, as Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo e ainda a Direção Geral dos estabelecimentos escolares, o Instituto de Emprego e Formação Profissional o Instituto Padre António Vieira os Instituto Politécnico de Beja de Portalegre e Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), responsável pelo Centro Europe Direct do Alto Alentejo, bem como o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e a Universidade de Évora.

O presente acordo pretende dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente escolar, associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso.

A Escola da Coesão, representa uma visão integrada do conceito “Escola” em sentido amplo e abrangente do termo, não só como local físico, mas, fundamentalmente, como espaço onde os jovens desempenham um papel ativo no diálogo estruturado das aprendizagens formais e informais, apreendendo a realidade vivenciada com abertura para um futuro sem barreiras geográficas, com igualdade de direitos e oportunidades.

O protocolo agora assinado para a ‘Escola da Coesão’ enquadra‐se em quatro dos objetivos estabelecidos na Estratégia Europeia para a Juventude 2021‐2027, Conectar a União Europeia com a Juventude, Promover sociedades inclusivas, Fomentar a informação e o diálogo construtivo, Criar espaços de participação para todos.

Câmara de Alandroal faz transporte gratuito à Praia de Azenhas D’ El Rei

A Câmara Municipal de Alandroal vai fornecer transporte gratuito, todos os sábados do mês de agosto, até à Praia Fluvial das Azenhas D’ El Rei, na albufeira de Alqueva.

O autocarro tem como rota de passagem, no percurso a norte, os seguintes locais: Juromenha, Mina do Bugalho, Rosário, Ferreira de Capelins e Montejuntos.

Para quem vive na zona mais a sul do concelho, o autocarro vai passar por Alandroal, Terena, Hortinhas, Orvalhos, Marmelos, Aldeia das Pias, Casas Novas de Mares e Cabeça de Carneiro.

Estes transportes são gratuitos e têm partida às oito e meia da manhã, estando previsto o regresso às 18.30 horas.

Mário Almeida no Campeonato Nacional de Atletismo (3ª Divisão) este fim de semana

O elvense Mário Almeida vai competir este fim de semana, dias 22 e 23 de julho, no Campeonato Nacional de Atletismo, da 3ª divisão, a decorrer em Viana do Castelo.

Mário Almeida, natural da freguesia de São Vicente e Ventosa, representa o Grupo Recreativo Eirense, de Coimbra, e revela que, depois da fase de apuramento, há dois meses, irá agora participar, neste campeonato, nas provas de “800, 1500 e 4×400 metros, em pista”.

O atleta elvense adianta que pretende “chegar o mais longe possível, se conquistar medalhas ainda melhor”, e que se sente “muito feliz”, por chegar até aqui, considerando que “é fruto do trabalho que fiz até aqui, é sinal que está a ser bem feito”.

Elvense Mário Almeida que vai competir, este fim de semana, no Campeonato Nacional de Atletismo, da 3ª divisão.

Xumbo Torto atua esta noite em Vila Fernando

O grupo Xumbo Torto atua esta noite de sexta-feira, 21 de julho, no no jardim de Vila Fernando.

Esta atuação, marcada para as 22 horas, insere-se na iniciativa noites de verão, que pretende levar a música a todas as freguesias do concelho de Elvas, numa organização da Câmara Municipal.

Jovens de Alandroal visitam este sábado o Zoomarine

A União de Freguesias de Alandroal, com o apoio da Câmara Municipal, proporciona, amanhã, sábado, dia 22 de julho, uma viagem até ao Zoomarine, no Algarve, a pessoas não reformadas.

Segundo o presidente da Câmara, João Grilo, a autarquia decidiu, este ano, “dar apoio a uma saída de verão”, a cada uma das freguesias do concelho, cabendo a cada junta decidir o seu programa específico, “nos moldes que entendessem que era mais necessário, atendendo às necessidades de cada freguesia”.

“A Junta do Alandroal optou por proporcionar um dia diferente aos jovens casais, que têm filhos, numa experiência no Zoomarine; depois já juntas que estão a pensar dar mais oportunidade aos idosos. Cada um terá o seu programa específico e nós daremos o apoio com as viaturas municipais e tudo aquilo que é possível”, diz João Grilo.

Com isto, diz ainda o autarca, e a juntar a todo o apoio que é dado à Ludoteca de Verão, que leva as crianças à praia e a museus, o Município de Alandroal tenta “manter uma proximidade com todas as pessoas do concelho e proporcionar-lhes momentos lúdicos” durante esta altura do ano.

Procissão abre as festas esta sexta-feira em Varche

Foto arquivo

A Procissão em honra de Nossa Senhora da Encarnação, às 21 horas desta sexta-feira, dia 21, abre as Festas de Varche, no concelho de Elvas. O desfile religioso sai da Capela das Britas e tem chegada ao recinto das festas.

Uma hora depois, abre o arraial e começa o primeiro jogo do torneio de futsal, no polidesportivo. Às 22.30 horas, tem início o baile, abrilhantado por João Carlos. Para as 11 da noite, está marcado o segundo jogo de futsal. À uma da madrugada, começa a atuação do DJ, que se prolonga pela madrugada, com o fecho do recinto às 4 horas.

As festas prolongam-se até à próxima segunda-feira, 24 de julho, com organização da Sociedade de Recreio de São Brás de Varche e apoios da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço e Câmara Municipal de Elvas.

DECO: saiba como transportar animais de estimação nas férias

Em altura de férias, e para quem quer levar os seus animais de estimação, há detalhes a ter em conta, como por exemplo o meio de transporte. Na edição desta semana da rubrica da Associação para a Defesa do Consumidor, a jurista da DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa, explica como e sob que regras é possível levar o cão ou gato quando se vai de férias.

No carro, por exemplo, os animais devem viajar em caixa própria “para evitar que se movimentem”. “Podem viajar num porta-bagagens que não seja completamente fechado e com uma rede a separá-los dos bancos traseiros para não serem projetados em direção aos passageiros”. Para os cães “há ainda a alternativa de usarem um cinto de segurança específico”, explica a jurista.

Em termos de transportes públicos, o comboio é uma solução gratuita, que tem “regulamentação específica para o transporte de animais e, de acordo com a lei, os passageiros podem transportar gratuitamente apenas um animal de companhia, dentro de uma transportadora equivalente a bagagem de mão”. A exceção é feita a animais perigosos e potencialmente perigosos, que não podem ser transportados.

O transporte de animais de companhia em autocarro ou camioneta é igualmente permitido. As condições de transporte são similares às descritas para o comboio, ou seja, o animal tem de viajar acompanhado, devidamente acondicionado em caixa transportadora apropriada e apresentar-se em adequado estado de saúde e de higiene. Ainda assim, para transportar o companheiro de quatro patas, “o consumidor tem de pagar meio bilhete, sendo certo que os animais de companhia não podem, em caso algum, tomar lugar nos bancos dos veículos afetos ao transporte público”.

Levar o animal de estimação no avião é também possível. O animal pode viajar na cabine ou no porão, “segundo o peso, o tamanho e a espécie”. Na cabine, só animais cujo peso, com a caixa, não ultrapasse os oito quilos. Quanto ao transporte no porão, a caixa de transporte “tem de ser rígida” e o consumidor terá de fornecer comida e água para a viagem. “Animal e caixa, em conjunto, não podem pesar, regra geral, mais de 45 quilos”, remata Ana Sofia Rosa.

O programa desta semana para ouvir na íntegra no podcast abaixo:

1º Workshop Heritage Monforte encerra esta sexta-feira no CEFUS

A Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada Norte – Porto (FAAULP), o Instituto de Conservação – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (IC-FEUP), e a Fundação Aga Khan, numa parceria com o Município de Monforte, promoveram, em Monforte, durante esta semana, o “1º Workshop Heritage Monforte” sobre reabilitação do património construído de Monforte no qual participam 18 estudantes finalistas e recém-licenciados de Arquitetura e Engenharia Civil, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolverem, integrados em equipas multidisciplinares, propostas específicas de reabilitação patrimonial em contexto urbano do centro histórico, em edifícios e no espaço urbano.

Foi uma semana de intenso trabalho – de conferências, debates, partilha de experiências – que terminará, hoje, dia 21, a partir das 14h, nas instalações do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), em Monforte, com a apresentação dos trabalhos e sessão de encerramento que, para além dos estudantes e monitores, contará com as presenças da Diretora Regional da Cultura – Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o Presidente da Fundação Aga Khan Trust for Culture, Raj Isar, em representação do IC-FEUP, Humberto Varum, da FAAULP, Bruno Marques, e do Presidente doo Município de Monforte, Gonçalo Lagem.

Crianças da Arkus participam em atividades do Projeto Guardiões

As crianças da Associação Juvenil Arkus, em Elvas, participaram em várias atividades, na passada quarta-feira, dia 19, inseridas no Projeto Guardiões e promovidas pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Durante a manhã, os mais novos puderam fazer o seu berçário de sementes, reutilizando caixas de ovos, onde semearam ervas aromáticas que podem ser utilizadas numa alimentação saudável.

Pela tarde, fizeram o jogo da memória e terminaram a atividade com a criação de um “Estendal da Biodiversidade”, onde produziram desenhos alusivos à fauna e à flora local.

As atividades proporcionaram um dia diferente a estas crianças, que puderam ainda aprender mais sobre a sustentabilidade do meio ambiente.

“Música Encanta o Património” esta sexta-feira no Forte da Graça

O ciclo “A Música Encanta o Património” prossegue hoje, sexta-feira, dia 21, com um concerto de world music com os Vaélica.

O espetáculo tem lugar a partir das 21.30 horas, no Forte da Graça, e pretende dar a conhecer temas do grupo, nomeadamente do novo disco Tumulus e alguns temas novos, do grupo que interpreta temas de rock/metal sinfónico com toques de folk da zona fronteiriça de Badajoz-Elvas

A programação, que se realiza até setembro, agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao espectador conhecer o monumento e ao mesmo tempo assistir a um concerto de música de alta qualidade, com grupos de referência.

“A Música Encanta o Património” é uma iniciativa conjunta do Município de Elvas e da Academia de Música local, com acesso livre do público.

Secundária de Elvas distingue dois alunos do ensino profissional

Os alunos Tânia Monteiro e Francisco Lebre, da Escola Secundária D. Sancho II, foram distinguidos, ontem, quinta-feira, 20 de julho, como os melhores alunos do ensino profissional, deste estabelecimento de ensino, no ano letivo 2022/2023, tendo recebido o prémio de mérito, no valor de 500 euros.

Tânia Monteiro é aluna do Curso Profissional de Técnico de Agropecuária e Francisco Lebre do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas.

A entrega dos prémios teve lugar no auditório da Escola Secundária D. Sancho II e resulta de uma parceria estabelecida com o Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, a empresa SOVENA e a Fundação Amélia de Mello.

Esta parceria, segundo o agrupamento, foi reforçada, na medida em que promove “a valorização do aluno e do seu percurso de aprendizagem”.

Formação de “O Elvas” prepara início da temporada

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos está a preparar o início da pré-temporada, nos escalões de formação.

O arranque dos trabalhos das equipas de formação é já esta sexta-feira, 21 de julho, às 18.30 horas, com uma visita por parte da equipa de juvenis à sede do clube, na Rua dos Chilões.

O intuito da visita, informa o clube em comunicado, passa por enquadrar os jovens atletas sobre o decorrer da época 2023/2024. Além disso, farão uma visita pela sala de troféus e conhecerão um pouco mais sobre a história da coletividade.

Estas atividades, segundo o clube, “enquadram-se na estratégia da nova Direção em criar fortes elos de ligação para com a história e mística azul-e-ouro”. Este escalão competitivo vai ter participação no campeonato nacional na época 2023/2024.

Primeiras jornadas do torneio de futsal do Jardim Municipal

O Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita” começou a ser disputado na passada quarta-feira, dia 18, no polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas.

A prova, organizada pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas, teve resultados desnivelados na primeira jornada: Belhó Raposeira, 11 – Bombeiros de Elvas, 1 (seniores); Revoltilho, 2 – Boa-Fé, 6 (veteranos); e “Os Elvenses, 5 – Bolos Belchior, 0 (seniores).

Para esta sexta-feira, 21 de julho, as três partidas marcadas são: às 21 horas, “Os Elvenses” – Boa-Fé (seniores); às 22 horas, Meu Super – Oneratus (veteranos); e, às 23 horas, Geração 90 – Cidade Nova (seniores). A prova continua com três desafios por noite, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Exposição “Dar a mão” inaugurada sábado no Espaço.arte

“Dar a mão” é o nome da exposição coletiva que é inaugurada amanhã, sábado, 22 de julho, no Espaço.arte em Campo Maior.

A curadoria da exposição que contempla entre 30 a 40 obras de escultura, desenho, pintura e fotografia é do artista plástico Orlando Franco. A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha revela que esta exposição “conta com 20 artistas plásticos de vários pontos do país, como  Alek Slon, António Olaio, Catarina Patrício, Diogo Bento, Eugenio Ampudia, Filipe Branquinho, HElena Valsecchi, Isabel Baraona, João Paulo Serafim, Luís Alegre, Luís Nobre, Luís Silveirinha, Miguel Branco, Orlando Franco, Pedro o Novo, Rita de Sá, Teresa Palma Rodrigues, Tira-Olhos-, Paula Lourenço e Sofia Silva”.

Esta mostra está integrada “na programação deste espaço museológico, para este ano, sob a temática ‘Da universalidade à individualidade’, sendo a terceira exposição, de 2023”, acrescenta a vereadora.

A inauguração da exposição “Dar a mão” está marcada para amanhã, às 17 horas, no Espaço.arte, em Campo Maior, onde vai estar patente até dia 15 de outubro.

Em comunicado o curador explica em que consiste esta exposição.

“‘Dar a Mão’, que dá nome à presente exposição, é frequentemente utilizada de forma simbólica para expressar contacto, auxílio, apoio, cooperação e, em casos excecionais, como diz Gonçalo M. Tavares, o sacrifício. Estas são algumas características que constituem o sentido de humanidade presentes no ser humano, que apesar de não lhe serem exclusivas (características também presentes em algumas espécies de animais), apoiadas pela ética, permitem exercer sistemas de relações e afetos”.

Na atualidade, muito por conta das condições mundiais, desde a crise climática aos conflitos armados, da instabilidade e fragilidade social às inumeráveis dificuldades individuais, a urgência de repensar o sentido de humanidade tornou-se fundamental, dos grandes aos pequenos gestos.

Uma questão que não é nova e tem sido objeto de utopias e distopias no âmbito da criação, assume relevância nos dias de hoje: a comparação entre o ser humano e uma das suas criações mais eficientes, a máquina.

Neste seguimento, mais do que perpetuar esse exercício de busca de semelhanças, urge identificar as diferenças. Nunca foi tão urgente olhar para o que nos distingue da máquina.

O olhar o outro, olhar para os outros e estabelecer relações com base nos afetos, tem sido um elemento estrutural da humanidade. O apelo às manifestações das relações permite uma aproximação ao outro, sobretudo ao outro diferente. Olhar o outro enquanto gesto de identificação, de aproximação e até de contemplação, exerce em nós uma ação que nos distingue da máquina.

A exposição “Dar a Mão” apresenta-se como um espaço para essa relação. O olhar para o outro, para natureza, para o animal, são evocações que sublinham o melhor da nossa essência.”

3ª etapa do 8º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road parte de Estremoz

Foto: Portugal Lés-a- Lés

O 8º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road já tem inscrições abertas.

As inscrições são limitadas e decorrem até dia 15 de setembro, ou antes, caso se esgotem. Pode consultar o regulamento e fazer a respetiva inscrição AQUI.

A iniciativa vai decorrer de 1 a 4 de outubro, sendo que no primeiro dia, é feito o check-in dos participantes, em Penafiel; no segundo dia, tem lugar a primeira etapa que liga Penafiel à Figueira da Foz, a segunda etapa liga Figueira da Foz a Estremoz e, a terceira etapa sai de Estremoz, em direção a Portimão.

O Portugal de Lés-a-Lés é uma aventura anual mototurística que, desde 1999, concilia a resistência física à vertente turística com o objectivo de cruzar Portugal, de extremo a extremo, contemplando paisagens e lugares de enorme esplendor. Aquela que se tornou a maior caravana mototurística do mundo passou agora também a pontuar para o World Touring Challenge da Federação Internacional de Motociclismo.

Dias na Diocese: 300 jovens em Elvas com cultura, lazer e oração

Cerca de 300 jovens, vindos de vários países, são esperados em Elvas, no âmbito dos Dias na Diocese, que antecedem o encontro com o Papa, em Lisboa, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

O padre Ricardo Lameira esclarece que estes dias pretendem, acima de tudo, que os jovens “tenham uma experiência, nas localidades, com um programa próprio com momentos culturais, de lazer e de animação, missão”.

Em Elvas, vão estar jovens vindos de França, do Togo, Espanha e México, entre os dias 26 deste mês e 1 de agosto, onde, segundo padre, “são realidades muito diferentes e, na cidade, vão viver momentos de comunhão, porque vão estar todos os juntos, e também de missão”.

Nestes Dias na Diocese, juntam-se mais de 100 jovens de Elvas e de Campo Maior que irão colaborar no acolhimento destas pessoas. O padre Ricardo recorda que “estes jovens locais, ao contrário de outras localidades, não pagam nada, sendo esta uma forma de a comunidade local se sentir envolvida”.

Tendo em conta que o almoço e jantar são assegurados por uma empresa contratada, a organização destes dias está a solicitar algumas bebidas e alimentos, para os jovens, para o seu pequeno almoço, lanche e ceia, nomeadamente “sumos, que irão ajudar os jovens a não desidratar, bem como biscoitos, bolachas e snacks”.

O padre Ricardo acrescenta que tipos de ajuda têm recebido, nomeadamente, algumas lojas fazem descontos na aquisição de alguns alimentos, as congregações religiosas e leigos também aceitaram oferecer alguns bens alimentares”, já no que diz respeito às questões linguísticas, por exemplo o francês, são as pessoas mais velhas, diz o padre, que “são voluntárias e que irão fazer as respetivas traduções”.

O pároco adianta ainda de que forma funciona a organização destes Dias na Diocese, para que estes jovens sejam recebidos da melhor forma. “Temos uma equipa pequena dividida em logística, coordenação geral, dimensão espiritual, cultura, lazer, saúde e proteção civil, oração, e programção geral, bem como os apoios e logística”.

Dias na Diocese que decorrem em Elvas de 26 de julho a 1 de Agosto, altura em que estarão cerca de 300 jovens vindos de França, do Togo, Espanha e México, numa preparação para Jornada Mundial da Juventude.

Conferência “Gestão da Água: Futuro Sustentável” da Águas do Alto Alentejo

A Águas do Alto Alentejo, no âmbito da comemoração do seu primeiro ano de atividade promove, esta sexta-feira, 21 de julho, a Conferência “Gestão da Água: Futuro Sustentável”, no Auditório Municipal do Crato, que reúne agentes das diferentes atividades ligadas à gestão hídrica e ambiental, para reflexão e debate acerca dos desafios e perspectivas de futuro para o sector.

A sessão aborda temas como a adaptação a métodos de gestão dos recursos hídricos tendo em vista a eficiência e a sustentabilidade, a optimização dos processos produtivos para diminuir a pegada hídrica, e a influência da acção das Entidades Públicas e Privadas, bem como da Sociedade Civil, perante o impacto das alterações climáticas.

Para esta reflexão contribuem as intervenções do presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, centrada na importância da construção da Barragem do Pisão para o abastecimento de água da região, seguindo-se a apresentação de Marta Mesquita Pais,  DECO PROTESTE, acerca dos preocupantes dados no desperdício de água a nível municipal.

O presidente do Conselho de Administração da Águas do Alto Alentejo, Hugo Hilário, aborda o passado e o futuro da gestão hídrica na região, seguindo-se a apresentação das oportunidades de financiamento para o sector, por parte do Deputado e Coordenador do Grupo Parlamentar da Comissão de Ambiente e Energia, Ricardo Pinheiro, numa sessão que será encerrada pelo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

A Conferência integra ainda uma sessão de debate, com a participação do Vogal do Conselho de Administração da ERSAR, Miguel Nunes, do CEO do Grupo Águas de Monchique, Vítor Hugo Gonçalves, do Director da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, da APA, André Matoso, e do CEO da EPAL/AdVT, Carlos Martins, para uma partilha de perspectivas abrangente acerca da gestão de recursos hídricos nas diferentes actividades ligadas ao sector.

Programa

09:15h– Recepção aos convidados

09:45h– Sessão de Abertura – “Barragem do Pisão, uma realidade”

Joaquim Diogo | Presidente Câmara Municipal do Crato

10:00h– “Em tempo de seca, Portugal desperdiça água”

Marta Mesquita Pais | Public Affairs Officer na DECO PROTESTE

10:15h– A gestão dos recursos hídricos no Alto Alentejo – o passado e perspetivas de futuro”

Hugo HilárioPresidente Conselho de Administração da Águas do Alto Alentejo

10:30h– “Oportunidades de financiamento para o setor da água”

Ricardo Pinheiro | Deputado e Coordenador do Grupo Parlamentar da Com. de Ambiente e Energia

10:45h– Coffee break

11:30h– Debate: “Das alterações climáticas ao preço da água: caminhos para um consumo sustentável, acessível e amigo do ambiente”

– Moderação: Ricardo Campos | Presidente do Fórum Energia e Clima

– Entidades convidadas:

ERSAR – Miguel Nunes | Vogal do Conselho de Administração

Grupo Água de Monchique – Vítor Hugo Gonçalves | CEO*

APA – André Matoso | Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo

EPAL/AdVT – Carlos Martins | CEO

13:00h– Sessão de Encerramento

Gonçalo Rodrigues |Secretário de Estado da Agricultura

Colisão em Montemor provoca ferido grave

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu na tarde de ontem, quinta-feira, 20 de julho, na Estrada Nacional (EN) 114, à saída de Montemor-o-Novo, em direção a Évora.

Deste sinistro, segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, resultou um ferido grave, uma mulher de 49 anos, que foi transportada para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Montemor-o-Novo, a VMER e a GNR, num total de 11 operacionais, apoiados por quatro viaturas.