Sobrelotado, CROA de Campo Maior tem mais de 30 animais

O Município de Campo Maior, através do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), tem vindo a realizar um trabalho, não só em prol dos animais, mas também da saúde pública.

O trabalho levado a cabo, explica a médica veterinária municipal Maria Toscano, passa sobretudo pela recolha de animais abandonados ou errantes, para que, posteriormente, sejam tratados, esterilizados, vacinados, desparasitados e passem a ter identificação eletrónica e registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). Estes animais ficam em período de reclamação por 15 dias, entrando depois para adoção, “ou não, porque isso depende depois da avaliação do médico veterinário”.

Com o apoio de vários cuidadores, que “estão identificados e tratam da alimentação e higiene diária desses animais”, o CROA de Campo Maior tem também, aos seus cuidados, várias colónias de felinos. “Estão identificadas várias colónias e o Município intervém, no sentido de recolha, esterilização, identificação eletrónica, vacina antirrábica e desparasitação”, explica a médica veterinária.

João Paulo Pires (auxiliar de veterinária), Maria Toscano (médica veterinária) e Célia Casa Nova (administrativa)

Como acontece atualmente, com mais de 30 animais aos cuidados do CROA, esta infraestrutura do Município de Campo Maior está quase sempre sobrelotada. Lembrando que a adoção é gratuita, Maria Toscano explica que os interessados em conhecer os cães e gatos disponíveis para adoção devem entrar em contacto, por email ou telefone, com o CROA, para que se possa agendar uma visita.

Mas quem adota um animal no CROA de Campo Maior é sempre alvo de uma “avaliação”. “Espaço, condições, tempo para dedicar aos animais e disponibilidade para os cuidados veterinários”, adianta a veterinária, são os requisitos necessários.

O CROA, que proporciona todas as condições para que cães e gatos errantes, sobretudo, possam ser recolhidos, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para adoção responsável, encontra-se localizado junto ao Armazém Municipal.