Dois cidadãos portugueses foram detidos pela Guardia Civil espanhola, província de Badajoz, na zona de Torremejías, tendo apreendido uma quantidade superior a três quilos de canábis.
Os detidos são residentes na região de Lisboa e foram interceptados pelos militares quando seguiam num carro .
Segundo o comunicado da Guarda espanhola, os indivíduos apresentavam “sintomas evidentes de nervosismo e comportamento esquivo”, pelo que foram efetuadas buscas ao veículo, tendo sido encontrado o estupefaciente na bagageira, menciona o comunicado que estavam “escondidos dois sacos de plástico com três quilos e 100 gramas” de canábis, o equivalente a mais de nove mil doses individuais.
Os dois detidos foram autuados por crimes contra a saúde pública e presentes ao Tribunal de Almendralejo.
“Indiana Jones e o Marcador do Destino” é o filme, para maiores de 12 anos, que é exibido esta sexta-feira, 21 de julho, pelas 21.30 horas, no Auditório São Mateus.
Sinopse: “estamos em 1969. Quando julgava ter chegado o momento de aceitar a reforma e se adaptar (mesmo que a custo) a uma vida sossegada, Indiana Jones, o mais famoso arqueólogo da Sétima Arte, vê-se envolvido numa nova aventura. Desta vez tem de enfrentar Jürgen Voller, um inimigo com quem se cruzou 25 anos antes e que agora trabalha num programa espacial da NASA. Voller está decidido a controlar o Marcador do Destino, um artefacto construído por Arquimedes no ano 213 A.C. que, supostamente, tem o poder de localizar fissuras no tempo. O seu objetivo é preciso e muito perigoso: “corrigir” os erros estratégicos de Hitler e, assim, mudar o curso da História a favor dos Nazis. Para frustrar os seus planos e impedir a catástrofe, Indy tem de unir forças com Helena Shaw, a sua destemida e imprevisível afilhada”.
Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou em ticketline.sapo.pt.
Desde a sua implementação, no ano passado, no concelho de Montemor-o-Novo, o Monte de Magia tem vindo a promover várias sessões de Yoga, com uma vertente solidária.
As aulas, explica o instrutor Fernando Cunha, no que toca ao Yoga Solidário, decorrem, “para já”, aos sábados, das 9 às 10 horas, sendo pagas por donativos, a reverterem para a Patolas e Patinhas, o ATL Saber Crescer, a Casa João Cidade e a Porta Mágica.
Este, garante o responsável, tem sido “o concretizar de um sonho”, que para além da ajuda que é dada às instituições, ainda leva quem usufrui dos seus serviços a ter aulas de Yoga no Monte de Magia.
Fernando Cunha lembra que o projeto do Yoga Solidário, que tem estado a correr “muito bem”, e através do qual se procura chegar “ainda a mais associações” do concelho, foi “o primeiro passo dado” pelo Monte de Magia em Montemor.
Também aos sábados, mas entre as 10 e as 11 horas, as sessões de Yoga são abertas “a um público diferente, que quer aperfeiçoar o Yoga”.
A Feira de Artesanato e Gastronomia está de regresso a Alegrete, no concelho de Portalegre já amanhã, sexta-feira, 21 de julho, onde decorre até domingo, 23 de julho.
Este é um certame em que “as associações locais se unem à junta de freguesia para promover o que melhor existe na freguesia ao nível da gastronomia e do artesanato, sendo acompanhado de espetáculos musicais”, como revela o presidente da Junta Luís Ricardo.
As associações envolvidas são a Santa Casa da Misericórdia, Grupo Desportivo de Alegrete, Grupo Desportivo de Vale de Cavalos, Sociedade Recreativa Musical Alegretense, Centro Comunitário de Vale de Cavalos e Amigos de Nossa Senhora da Lapa. O presidente revela que são estas “as associação que dão uma dinâmica muito grande à freguesia”.
Feira de Artesanato e Gastronomia que tem início amanhã e decorre até domingo, na freguesia de Alegrete, no concelho de Portalegre.
O elvense José Miguel Leonardo é o novo vice-presidente da Direção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.
”É com imenso orgulho e um profundo sentido de propósito que inicio a minha jornada” afirmou José Miguel Leonardo que acrescentou “agradeço ao presidente nacional, António Saraiva, o convite para integrar a Direção Nacional e por me conceder esta incrível oportunidade de servir ao seu lado nesta missão”.
José Miguel Leonardo deixou recentemente o cargo de CEO (Administrador) da Randstad Portugal, cargo que ocupou desde 2014. Com uma vasta experiência internacional em diferentes indústrias, José Miguel Leonardo esteve cerca de quatro anos à frente da divisão de segurança electrónica do grupo americano Stanley Black & Decker, em Portugal e em Itália. Antes disso, ao longo de catorze anos, ocupou vários cargos de gestão de topo na multinacional Dow Chemical Company, onde teve a oportunidade de trabalhar e viver em diversos países. Acumula ainda experiência no segmento das PME’s enquanto gestor e investidor.
Formado em Engenharia Civil pelo ISEL em Lisboa, José Miguel Leonardo complementou a sua formação com programas executivos em gestão & finanças no INSEAD Business School, em França, em empreendedorismo no IMD Business School, na Suíça, e em “Transformational Leadership” pela London Business School, no Reino Unido.
Gottlieb Basch, investigador do MED e professor catedrático no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, foi um dos cinco premiados internacionais da iniciativa “No-Till Legends”.
A iniciativa “International No-Till Educators”, promovida pela revista americana, “No-Till Farmer”, selecionou 52 indivíduos globalmente, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento, promoção e divulgação internacional dos muitos benefícios da Agricultura de Conservação e sementeira direta, mas apenas cinco são selecionados por juízes.
No início do ano, vários interessados internacionais na área da Agricultura de Conservação reuniram uma lista de 52 pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento, promoção e divulgação internacional dos muitos benefícios da Agricultura de Conservação e sementeira direta. Os cinco homenageados deste ano foram selecionados, a partir dessa lista, por um painel de juízes. Gottlieb Basch foi reconhecido na categoria recentemente criada “International No-Till Educators”.
Gottlieb Basch é doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Georg-August de Göttingen, Alemanha. Em 1984, a sua tese comparou a utilização da sementeira direta e das rotações diversificadas de culturas com os sistemas de cultivo convencionais utilizados no sul de Portugal. Com base nos resultados promissores, Gottlieb Basch passou quatro décadas a investigar o contributo da aplicação dos princípios da Agricultura de Conservação a nível ambiental, agronómico e económico, da saúde do solo, da biodiversidade, do sequestro de carbono, da redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Desde 1991, Gottlieb Basch integra o MED (antigo ICAAM) trabalhando na conservação do solo e na dinâmica do carbono do solo. Entre 2020 e o início de 2023 foi coordenador do Grupo de Investigação do MED “Solo, Água e Clima” e desde 2020 até ao presente, coordenador da Linha Temática do MED “Agriculturade Regadio”. É autor ou coautor de mais de 40 artigos de investigação em revistas internacionais e de vários capítulos de livros.
É membro da direção da APOSOLO-Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo desde da sua fundação em 1999, foi presidente da Federação Europeia de Agricultura de Conservação de 2003 a 2008 e é de novo desde 2011, e é membro do International Conservation Agriculture Advisory Panel para África. Esteve também envolvido em vários projetos internacionais de Agricultura de Conservação na União Europeia e em África. Atualmente também é membro do Grupo de Peritos da União Europeia para as remoções de carbono.
O Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita”, organizado pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas, já definiu as equipas que estão distribuídas por séries e escalões etários. A prova teve início nesta quarta-feira, dia 19, no polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas, com jogos nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras.
Em seniores, as 11 equipas foram divididas em dois grupos: Bairro das Caixas, Bolos Belchior, Belhó Raposeira, “Os Elvenses”, Boa-Fé e Bombeiros de Elvas integram o Grupo A; enquanto Cidade Nova, Unossobar, Tayara, Geração 90 e Revoltilho compõem o Grupo B.
Em veteranos, as seis equipas estão colocadas no mesmo grupo: CRP da Boa-Fé, Cláudia Viagens, Quinta da Rita, Meu Super, Bairro das Caixas e Oneratus.
Um grupo de 40 estudantes do ensino superior em Portugal terá oportunidade de participar, a 13 de outubro, na iniciativa AgriJovem, em Lisboa, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a colaboração da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGAR) – Rede Rural Nacional e o apoio do Instituto Superior de Agronomia.
Durante a iniciativa, exclusivamente dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal, procura-se refletir sobre várias políticas europeias que têm um impacto direto na atividade agrícola no território nacional e europeu.
Para poderem participar neste dia de conversas, debates e sessões práticas, os estudantes devem fazer a sua inscrição, através do preenchimento do formulário de candidatura (aqui), que inclui uma nota de motivação do candidato para participar no evento.
As candidaturas estão abertas até às 23h59 de 31 de julho, sendo que a Representação da Comissão Europeia em Portugal assumirá os encargos financeiros associados à participação dos estudantes, incluindo deslocações e refeições incluídas no programa. No final da iniciativa, todos os participantes receberão um certificado de participação da Comissão Europeia em Portugal.
Este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:
Depois de ter anunciado, no passado dia 6 deste mês, a sua demissão do cargo de presidente da direção da CURPI de Campo Maior, na sequência de um assalto que tinha ocorrido, por esses dias, na instituição, José Pedro Caldeirão, voltou atrás na sua decisão e mantém-se no cargo.
Em declarações à Rádio Elvas, José Pedro Caldeirão explica os dois motivos que o levaram a recuar na decisão, que teve também como base uma reunião entre os membros dos órgãos de direção.
Por um lado, revela José Pedro Caldeirão, “o apoio da direção, de amigos e mensagens recebidas a pedirem para refletir um pouco mais na minha decisão, mas o mais importante foi a entrevista que o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, deu à vossa rádio, onde dizia que lamentava os assaltos à CURPI, entre outros, e que ia marcar uma reunião com o Ministro da Administração Interna”. Posto isto, esclarece, “claro que vendo que existem pessoas como estas, refleti muito e tendo em conta que as coisas estão bem encaminhadas, tomei a decisão de não renunciar ao cargo de presidente da instituição”.
José Pedro Caldeirão que se mantém como presidente da CURPI de Campo Maior, pelo menos, durante mais um ano e meio, altura em que termina o seu mandato à frente dos destinos da instituição.
O Encontro Final de apresentação dos “resultados das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE” e reflexão sobre os “Desafios Futuros e Cenários Prospetivo 2030”, decorreu no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre,.
Este evento contou com a participação do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, na sessão de abertura, para além dos representantes das entidades organizadoras e com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, na sessão de encerramento.
Durante o decorrer do Seminário foi feita uma exposição alusiva aos projetos, a qual também contou com o investigador João Ferrão, Nelson Dias e o Pró-presidente para a Investigação, Inovação e Transferência de Tecnologia, Paulo Ferreira.
Miguel Dias, atleta do Clube Elvense de Natação (CEN), foi um dos quatro convocados para a seleção da Associação de Basquetebol do Alentejo (ABA), representada no torneio inter-seleções sub-17, de basquetebol 3×3, que decorreu no passado fim de semana, em Tomar.
Neste torneio, estiveram em competição as 18 Associações Regionais do país, sendo que a ABA acabou em 12º lugar.
Para o clube, Miguel Dias “teve uma fantástica prestação, honrando não só a camisola da seleção que representou, como também o Clube Elvense de Natação e a cidade de Elvas”.
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) recebeu ontem, quarta-feira, dia 19 de julho, mais um workshop de desenho direcionado às crianças.
Esta iniciativa, sob o mote “Eu tenho um Super Poder! Como me vejo?”, pretende proporcionar às crianças uma oportunidade de passar os tempos livres e aprender a magia das cores no desenho, tendo participado cerca de uma dezena de crianças.
As inscrições ainda estão abertas para os dias 26 e 27 de julho.
Já se encontram abertas as candidaturas a espaços na Expo São Mateus, inserida na programação das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, informa a Câmara de Elvas.
Tal como em edições anteriores, o espaço vai contar com três zonas, para as quais se podem candidatar os interessados conforme a área de atividade.
O Município disponibiliza uma Zona Empresarial e de Exposição (Praça da Feira), uma Zona de Gastronomia (Restaurantes e Street Food) e Zona Lúdica e Cultural (espetáculos).
Para mais informação sobre as candidaturas deve consultar as normas de participação AQUI.
O Ginásio Sénior, da Universidade Sénior de Elvas, está a organizar a sétima edição da caminhada noturna, para toda a população, a ter lugar no próximo dia 27, quinta-feira, pelas 21 horas.
Os participantes devem levar roupa e calçado adequados para o efeito, água, lanterna e colete refletor. As inscrições podem ser feitas no Ginásio Sénior ou pelo telefone 268 639 740.
A Praça da República é o local de partida e chegada da caminhada que, pelo caminho, vai passar por vários locais emblemáticos do centro histórico e arredores.
Antes da saída para o trajeto, decorre um “aquecimento” no tabuleiro da Praça. O evento é uma organização da Câmara Municipal de Elvas.
O Município de Campo Maior, através do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), tem vindo a realizar um trabalho, não só em prol dos animais, mas também da saúde pública.
O trabalho levado a cabo, explica a médica veterinária municipal Maria Toscano, passa sobretudo pela recolha de animais abandonados ou errantes, para que, posteriormente, sejam tratados, esterilizados, vacinados, desparasitados e passem a ter identificação eletrónica e registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). Estes animais ficam em período de reclamação por 15 dias, entrando depois para adoção, “ou não, porque isso depende depois da avaliação do médico veterinário”.
Com o apoio de vários cuidadores, que “estão identificados e tratam da alimentação e higiene diária desses animais”, o CROA de Campo Maior tem também, aos seus cuidados, várias colónias de felinos. “Estão identificadas várias colónias e o Município intervém, no sentido de recolha, esterilização, identificação eletrónica, vacina antirrábica e desparasitação”, explica a médica veterinária.
Como acontece atualmente, com mais de 30 animais aos cuidados do CROA, esta infraestrutura do Município de Campo Maior está quase sempre sobrelotada. Lembrando que a adoção é gratuita, Maria Toscano explica que os interessados em conhecer os cães e gatos disponíveis para adoção devem entrar em contacto, por email ou telefone, com o CROA, para que se possa agendar uma visita.
Mas quem adota um animal no CROA de Campo Maior é sempre alvo de uma “avaliação”. “Espaço, condições, tempo para dedicar aos animais e disponibilidade para os cuidados veterinários”, adianta a veterinária, são os requisitos necessários.
O CROA, que proporciona todas as condições para que cães e gatos errantes, sobretudo, possam ser recolhidos, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para adoção responsável, encontra-se localizado junto ao Armazém Municipal.
Os novos órgãos sociais de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos tomaram posse na noite de ontem, quarta-feira, 19 de julho, na sede do clube.
Hugo Mimoso tomou posse como presidente da Direção. Depois de empossado, adiantou quais os seus objetivos para este mandato, nomeadamente “organizar todo o clube, o mais rápido possível, criar uma boa estrutura, distribuir tarefas, para que consigamos a todos os níveis, reorganizar o clube, porque estão sempre a aparecer coisas novas, ainda hoje apareceram mais seis pagamentos para fazer às Finanças, são surpresas que não estamos à espera, mas estamos a regularizar todas as situações”,
O presidente acrescenta que, este mandato, será para “tapar buracos de situações anteriores, ao nível de pagamentos”, mas está confiante que “tudo irá correr bem, porque este é um projeto em que “acreditamos bastante”. No que diz respeito à SAD, Hugo Mimoso, revela que estão “todos a remar no mesmo sentido”.
Questionado sobre a nova época que se avizinha, o presidente da Direção dos azuis-e-ouro revela algumas das novidades: “a nível sénior, temos um plantel bastante competitivo e estamos confiantes que vamos fazer uma boa época; já a nível de formação, vamos fazer uma mudança radical, com implementação de novas regras para que tudo corra bem”.
Os novos órgão sociais de O Elvas Clube Alentejano de Desportos, que ontem tomaram posse, assumem funções para o biénio 2023/2025.
Os novos órgãos sociais de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos tomaram posse ontem quarta-feira, dia 19. A nova equipa dirigente foi eleita na Assembleia Geral do clube, no passado dia 4.
Mostramos em fotos os dirigentes do emblema azul-e-ouro, no salão nobre da sede, na Rua dos Chilões.
Os novos órgãos sociais do clube têm a seguinte composição:
Direção Administrativa:
Hugo Miguel Mimoso – presidente
Gonçalo Manuel Belchior Piçarra – vice-presidente
Joaquim Manuel Pires – vice-presidente
José Luís Alface Gonçalves – diretor de tesouraria
Paulo Alexandre Pires – diretor da sede
Carlos Alexandre Garrido – diretor administrativo
Miguel Luís Dias – diretor de Marketing e comunicação