A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema “Periferias” volta este ano a ter uma extensão a Arronches, esta terça e quarta-feira, dias 18 e 19.
Amanhã, terça-feira, 18 de julho, haverá maratona de filmes infantis, no Auditório do Centro Cultural de Arronches, pelas 10 horas. Já às 21.30 horas tem lugar uma sessão de cinema ao ar livre, no Marco (Esperança) com a visualização do filme “No País de Alice” de Rui Simões; segue-se às 22.30 horas a visualização da curta-metragem “Rayanas” do Colectivo Cala.
Já na quarta-feira, 19 de julho, pelas 21 horas há sessão de cinema, no Auditório do Centro Cultural de Arronches, para visualização do filme ‘Nayola’ de José Miguel Ribeiro; já pelas 22.30 horas haverá música ao vivo, com Alberto Mundi, no jardim do Fosso.
Ao longo deste percurso, o Festival tem procurado dar a ver cinema que coloca em evidência as grandes problemáticas do tempo presente, em campos como os direitos humanos, o meio ambiente e as artes.
Na presente edição, a organização aborda temas como os territórios, as questões meio ambientais e de gênero, assim como os conflitos internacionais que atravessam o mundo e o nosso papel neles.
Desta forma, a programação conta com filmes assinados por reputados realizadores, como é o caso do “No país de Alicia” do conceituado realizador Português, Rui Simões, que empreende uma viagem com a sua filha Alice pelo país, dando início a uma partilha intergeracional e “Nayola” de Jose Miguel Riveiro, que consiste num projeto de uma longa metragem de 90 minutos, destinada a um público de M16, 70% em animação e 30% em imagem real.
A história “Nayola” é da autoria de Virgílio Almeida e é baseada no texto para teatro da autoria conjunta dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa, intitulado A Caixa Preta.
Em paralelo, será apresentada uma curto documental, ”Rayanas” que é resultado de um processo participativo promovido pelo Coletivo Cala que, através de uma série de encontros com quase vinte mulheres entre trinta e oitenta anos, vem refletindo sobre a situação da mulher no passado e no presente em esta área de La Raya. Aldeias como Bacoco, El Marco, Lavarse, La Vega, La Rabaza ou Jola que viram como pouco a pouco foram despovoadas ou, em alguns casos, mudando de habitantes.
A pensar nos mais novos, será apresentada uma maratona de filmes infantis, no auditório do Centro Cultural de Arronches. Na edição deste ano, há a registar uma forte componente musical, estando previsto um concerto com o músico angolano Alberto Mundi que traz-nos as quentes sonoridades de África, para encerrar a extençao do festival em Arronches.
Uma vez que Arronches” dispõe de excelentes infraestruturas para o efeito”, a organização apresenta uma proposta tendo em vista a concretização destes momentos num dedicado para o efeito.


O encerramento do Seminário final de apresentação dos resultados das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE e reflexão sobre os desafios futuros e cenários prospetivos no período de programação 2030 realiza-se amanhã, terça-feira, 18 de julho, às nove e meia, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre.

As Festas de Varche, em honra de Nossa Senhora da Encarnação, estão de regresso a esta freguesia do concelho de Elvas já na sexta-feira, para quatro dias de muita animação.

A União de Freguesias de Alandroal, com o apoio da Câmara Municipal, proporciona, no próximo dia 22, uma viagem até ao Zoomarine, a pessoas não reformadas.

Com o projeto de arquitetura da piscina municipal descoberta de Portalegre já pronto, a obra, tão desejada pelos portalegrenses, deve arrancar ainda este ano.
A Festa dos Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado, naturais de Elvas e mártires do Brasil, realiza-se hoje, segunda-feira, 17 de julho, na Igreja de São Domingo.
Cinco municípios do litoral alentejano – Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira – disponibilizam transportes públicos gratuitos para dez praias da região, nos meses de julho e agosto, no âmbito de um projeto-piloto, que tem como objetivo diminuir o tráfego automóvel nas zonas balneares.
Os plenários concelhios do CDS-PP, do distrito de Portalegre, realizaram-se no final do passado mês de junho, com o objetivo de eleger novas estruturas.
Os novos órgãos sociais de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, eleitos em Assembleia Geral no passado dia 4, tomam posse na próxima quarta-feira, 19 julho.
O Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior comemora esta segunda-feira, 17 de julho, dois anos, desde a sua inauguração.
A equipa “Meu Super” venceu o torneio de futebol de salão, promovido pelo CRP da Boa-Fé, no escalão de veteranos, ao bater a equipa da casa, por 6-0.
As noites do Festival Raya regressaram ao Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais na passada sexta-feira, dia 14 de julho, com “a maior enchente de sempre do evento para ver os Calema”, revela o município.
A época desportiva, para os cerca de 70 atletas que fazem parte da Associação Desportiva Ialbax, ainda não terminou.
A escritora e poetisa Graça Foles Amiguinho apresentou duas novas obras no passado sábado, 15 de julho, na Quinta de Santo António.