“A Fotografia na Coleção António Cachola”: livro e exposição dados a conhecer no MACE

A segunda parte da exposição “Contravisões – A Fotografia na Colecção António Cachola” foi inaugurada, esta segunda-feira, 10 de julho, com uma cerimónia no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE). Na mesma ocasião foi lançando um livro com o mesmo nome.

A fotografia, segundo o colecionador António Cachola, tem “um lugar muito relevante” na sua coleção bem como na arte contemporânea, de uma forma geral, pelo que este é “um dia especial”. “Fazemos aqui como que uma reabertura desta exposição e aproveitamos este dia para fazer a apresentação do livro, que tem a coordenação do Sérgio Mah”, começa por dizer.

O comendador diz-se ainda “muito feliz” por ter encontrado na Caixa Geral de Depósitos, uma “instituição relevante no apoio à cultura”, um apoio fundamental à edição deste livro. “Foi uma coisa muito interessante e importante, porque estão aqui associadas instituições em que o denominador comum é a cultura”, acrescenta.

Convidando todos a visitar esta exposição, António Cachola revela que a mostra fica patente, no MACE, até final do ano. “Espero que tenham visitado a parte I, para que agora possam visitar a parte II, e dizer que continuamos sempre a trabalhar para poder ajudar a nossa comunidade a ter acesso a eventos culturais, que são muito importantes”, remata.

Já o curador da exposição e um dos autores do livro, Sérgio Mah, dá conta que, ainda que a mostra seja dedicada à fotografia, o público vai encontrar, no MACE, trabalhos de outras áreas, de “disciplinas vizinhas, em que é notória a relação com uma certa ideia fotográfica”.  Com esta mostra, diz ainda, procura-se dar a conhecer “a riqueza de uma parcela de trabalhos dentro da coleção António Cachola”, que permite “compreender a importância que a fotografia tem na arte portuguesa, mas também se encontram núcleos que mostram o papel central que esses artistas têm no panorama contemporâneo das artes em Portugal”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que explica que António Cachola tem, através de vários mecenas, evitado “encargos maiores” à autarquia, diz ainda que o comendador tem conseguido trazer até ao MACE a arte contemporânea portuguesa.  Assegurando que o MACE conseguiu mudar “a própria economia da cultura de Elvas”, Rondão Almeida diz ainda que esta nova exposição é mais uma oportunidade para se visite o museu.