Raquel Trabuco é campeã nacional

Raquel Trabuco subiu a lugar mais alto no podium

Os Campeonatos de Portugal de Atletismo de pista em Veteranos realizaram-se este sábado em Vagos, no distrito de Aveiro e a elvense Raquel Trabuco, a correr pelo Beja Atlético Clube, sagrou-se campeã nacional na distância de 1500 metros.

 

40 crianças têm atividades até fim do mês no CERN

O Município de Campo Maior, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, volta este ano a proporcionar a cerca de 40 crianças do ensino pré-escolar, atividades de animação e de apoio à família.

A iniciativa decorre no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN) e vai permitir que os pais tenham um espaço onde deixar os seus educandos, durante as férias escolares, ao mesmo tempo que oferece às crianças um programa de atividades desportivas, lúdicas e culturais.

De forma a marcar o início do projeto, a vereadora São Silveirinha esteve no CERN, onde conviveu com as crianças que, até ao próximo dia 28 de julho, vão frequentar as atividades.

Diabético de Elvas este domingo em Fátima e Tomar

O Clube do Diabético de Elvas volta a organizar um dos seus passeios.

Desta feita, amanhã, domingo, dia 9, o passeio incide nas cidades de Fátima e Tomar, esta última onde decorre a Festa dos Tabuleiros, revela Carlos Pinto, vice-presidente da coletividade, adiantando que este será “um dia bastante agradável, por um lado para aqueles que são crentes e acabam por fazer uma peregrinação ao Santuário e, por outro, de lazer, para visitarem o certame, em Tomar”.

Passeio a Fátima e visita à Festa dos Tabuleiros em Tomar, promovido pelo Clube do Diabético de Elvas que vai decorrer amanhã, com saída de Elvas às 7 horas.

Piscina Municipal de Santa Eulália já abriu ao público

A Piscina Municipal de Santa Eulália abriu ao público, depois do investimento na renovação do espaço, realizado pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio da Junta de Freguesia local.

Este equipamento municipal sofreu enormes prejuízos nas intempéries de dezembro e foi renovado, desde a casa das máquinas ao espaço exterior, que conta com um novo relvado e zona de chapéus.

Um espaço que agora fica disponível para que a população o possa desfrutar.

Elvas: falhas na rede NOS no centro histórico deve-se a upgrade da rede

Têm-se verificado algumas falhas do sinal NOS, no centro histórico, pelo que o município de Elvas informa que esta situação se deve ao facto de “esta operadora estar a realizar upgrades na rede”.

Assim, segundo a Câmara, “a empresa fez a substituição da fibra do emissor ótico, o que originou problemas técnicos durante a realização do trabalho”.

Esta situação pode “prolongar-se por mais alguns dias, nomeadamente podem ocorrer mais problemas técnicos, porque continuam a decorrer intervenções na rede, entre os amplificadores principais”.

Alandroal: XP Covers este sábado à noite no Festival “Fora da Casca”

O Festival “Fora da Casca” anima o Castelo de Alandroal até amanhã, domingo, 9 de julho.

Para hoje, e para além do destaque que é dado ao caracol, à caracoleta e ao lagostim, confecionados das mais diversas formas, o evento conta com muita animação.

A programação deste sábado, dia 8, começa às 18h30, com o passeio pedestre “Rota do Giro”.

A partir das 19 horas, no castelo, há animação com Zuluband. Seguem-se os XP Covers, num tributo aos Xutos & Pontapés, a partir das 22 horas. A partir das 23h30, a animação prossegue, noite dentro, com DJ Malasiano.

Candidaturas ao Pedido Único do PEPAC prolongadas até 31 de julho

As candidaturas ao Pedido Único do PEPAC foram prolongadas até 31 deste mês, num anúncio feito este sábado, 8 de julho, pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, através de uma nota de imprensa.

Na nota pode ler-se que para a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, “o contínuo e partilhado esforço, de resolução das dificuldades sentidas pelos agricultores, tem permitido aumentar o número de candidaturas. Reconhecemos isso e queremos corresponder ao que são consideradas as condições necessárias ao sucesso de todo o processo. Nenhum agricultor fica para trás”.

Maria do céu Antunes realça ainda “a total confiança na concretização desse objetivo, que será alcançado também, mediante a flexibilização de um conjunto alargado de exigências, ontem divulgada, e claro, graças ao esforço dos nossos organismos e dos técnicos das associações e confederações, que reconhecemos e agradecemos”.

Na mesma nota o ministério afirma que “tem correspondido de forma rápida e eficaz, à exceção dos anos 2022 e 2023, que têm perturbado o setor agrícola com apoios excecionais. São disso exemplo as medidas que crise, os apoios aos custos energéticos, com gasóleo colorido, bem como as medidas excecionais para fazer face aos aumentos do custo de produção, inseridos no Pacto para a estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares. Estas medidas que já permitiram transferir para os agricultores, cerca de 300 milhões de euros. Este trabalho diligente, dos serviços dos diversos organismos envolvidos, é bem demonstrativo da preocupação e empenho do Ministério e do Governo que continuará a trabalhar para garantir, aos agricultores, todos os recursos financeiros disponíveis para mitigar os efeitos das sucessivas crises temos vindo a enfrentar”.

Veja aqui o vídeo do Banquete Manuelino em Montemor-o-Novo

O Castelo de Montemor foi, na noite de ontem, sexta-feira, 7 de julho, palco de um banquete manuelino e de uma recriação histórica: eventos durante os quais o público teve oportunidade de viajar no tempo, até ao ano de 1503, recordando D. Manuel I e as suas históricas cortes.

Pode ver o vídeo e as imagens, desta iniciativa, abaixo:

Exposição de fotos de João Pires abre este sábado no MAEE

“João Pires- 50 anos de fotografia” é o mote para exposição que vai ser inaugurada este sábado, 8 de julho, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, António Tomás Pires.

Trata-se de uma exposição da autoria do elvense João Pires, que adianta que esta mostra conta com “32 fotografias, a preto e branco e outras a cor, de várias categorias, expostas num painel com mais de 40 metros”. Para além deste painel com fotografias a mostra conta também com exposição “de máquinas, prémios e recordações relacionados com fotografia”, garantindo que esta exposição “é diferente do que tem sindo feito”.

Há mais de 50 anos que João Pires faz fotografia, “por lazer”, e há já algum tempo que pensava em expor o seu trabalho, principalmente neste Museu, que muito lhe diz, porque prestou serviço militar durante três anos.

A exposição com fotografias Da autoria do elvense João Pires é inaugurada hoje, às 18.30 horas no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, onde vai estar patente até 31 de agosto.

Burlas Mbway: GNR abre processo disciplinar para apurar factos relativos a militar de Monforte

“Foi aberto um processo de natureza disciplinar para apuramento dos factos”, relativos ao militar, que exerce funções no Posto Territorial da GNR de Monforte, no âmbito de uma investigação relacionada com burlas MBWay.

Esta informação foi prestada à Rádio ELVAS, pela GNR, na sequência de um pedido de esclarecimentos sobre este assunto (tal como tínhamos noticiado).

A GNR “confirma que este militar, do efetivo do Comando Territorial de Portalegre, no âmbito de uma investigação relacionada com burlas MBWAY, foi constituído arguido, tendo sido os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Loures”.

De recordar que neste processo, levado a cabo pela PSP, foram cumpridos 29 mandados de busca domiciliária, seis mandados de busca não domiciliária e 15 mandados de detenção.

Carolina Pingueiro e Afonso Fernandes convocados para a Seleção Nacional de Atletismo

Os atletas Carolina Pingueiro e Afonso Fernandes foram convocados para a Seleção Nacional de Atletismo.

Estes dois atletas vão representar o país, no 4º Torneio Ibérico sub-18, que se vai disputar em Leiria, no próximo dia 19 de julho.

Este torneio é uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com a colaboração da Associação Distrital de Leiria e da Real Federación Espanhola de Atletismo.

Campo Maior: muita animação na primeira noite do Festival Raya (c/fotos e vídeo)

Arrancou na noite de ontem, sexta-feira, 7 de julho, mais uma edição do Festival Raya, com muita diversão e convívio, junto ao estacionamento das piscinas de Campo Maior, com os artistas locais, B3L2, a abrirem o palco do certame, seguindo-se o cabeça de cartaz, Profjam, e os Dj’s Overule e Izzy.

“Esta será uma semana intensa em Campo Maior, como já vem sendo apanágio”, afirma o presidente da câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, revelando ainda que o Festival conhece, este ano, “algumas melhorias, nomeadamente ao nível da abrangência do espaço e retirada de obstáculos, temos um palco orbital fantástico e houve um acréscimo ao certame, tentámos não colocar mais verba no mesmo, mas equilibramos as coisas, e acredito que este é um cartaz muito feliz para Campo Maior, para os jovens e menos jovens”.

Luís Rosinha adianta que a primeira foi noite foi “muito boa, este fim de semana será forte, mas o próximo será ainda mais, queremos que haja uma diversão e que todos se divirtam com moderação”.

O autarca afirma que se este é um festival que prepararam “com muito carinho para todos e, acho que isso é notório, com uma decoração agradável e acho que o Festival Raya vai fazendo o seu caminho todos os anos, sempre numa figura de crescimento”.

Este ano, e à semelhança de anos anteriores, o Festival Raya é um Ecoevento, uma vez que os copos utilizados são reutilizáveis, numa parceria com a Valnor. O presidente da Câmara garante que é objetivo que as pessoas sejam cada vez mais amigas do ambiente.

Euromilhões com jackpot de 73 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 73 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou, ontem, sexta-feira, 7 de julho, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 731 mil euros contemplou um apostadore, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, no valor de 28 mil euros saiu a seis apostadores, fora de território nacional.

O quarto prémio, de 1.065 euros, saiu a 50 apostadores, dois deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 11 – 12 – 19 – 38 e pelas estrelas 04 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Festival Medieval de Elvas com muita animação este sábado

O Festival Medieval de Elvas prossegue hoje, a partir das 20 horas, com muita animação na Rua da Cadeia e também na Praça da República.

A abertura do certame neste sábado conta as mais diversas atividades, incluindo animação de rua, falcoaria, danças, tiro com arco, jogos e treino de guerreiros, bem como atrações para os mais novos, nomeadamente jogos desta época histórica.

Para as 21.30 horas está marcada uma visita guiada sob o lema “lendas e estórias de Elvas”.

O certame, hoje, encerra à uma e meia da manhã.

Koppa Kids e Marisa Liz sobem ao placo do Festival Raya este sábado

A edição deste ano do Festival Raya, em Campo Maior arrancou, na noite de ontem, sexta-feira, 7 de julho, com muita animação, junto às piscinas municipais de Campo Maior.

Depois da atuação ontem de Profjam, esta noite de sábado é Mariza Liz quem sobe ao palco do Festival. Antes da atuação da cabeça de cartaz atuam os Koppa Kids.

Luís Rosinha, ainda que assuma que o investimento feito pela autarquia no evento é “grande”, assegura que os campomaiorenses merecem esse esforço, para que tenham oportunidade de ver e ouvir bons artistas. Não querendo comparar o Raya a nenhum outro festival do género, na região, nem tão pouco entrar em “concorrência”, o presidente da Câmara diz ainda que o evento tem o cartaz que a autarquia considerou ser “o mais correto”.

O festival abre portas hoje às 21 horas, no parque de estacionamento das piscinas de Campo Maior. Nesta segunda noite do evento, atuam Koppa Kids, Marisa Liz, Mizzy Milies e Dj Nuno Nunes.

Até dia 15 de julho e durante a semana serão várias as atividades a decorrer em Campo Maior, no âmbito deste Festival, sendo quer na próxima sexta-feira e sábado, atuam Bárbara Bandeira e Calema.

O programa completo do Festival Raya para conhecer aqui.

Ialbax Cross Country esta noite no fosso das muralhas de Elvas

O II Ialbax Cross Country tem lugar esta noite de sábado, 8 de julho, numa organização da Associação Desportiva Ialbax, sendo uma prova integrada no Campeonato Distrital de Corrida do distrito de Portalegre.

O presidente da Associação Desportiva IALBAX, Humberto Pestana, revela que esta prova de atletismo decorre “pelo fosso das muralhas da cidade, num total de oito quilómetros, com partida e chegada no Museu Militar de Elvas”.

Esta prova conta com “todos os escalões a participar, para trazer os mais jovens ao atletismo, desde benjamins a veteranos, com o percurso adaptado a cada um deles”, revela Humberto Pestana.

Para os escalões mais velhos, “o percurso de é de oito quilómetros que contempla duas voltas ao fosso das muralhas da cidade, sendo esta a prova rainha”.

No total são cerca de 130 os atletas inscritos, vindos de várias localidades da região e também de Badajoz. Humberto Pestana diz que “esta prova pretende aliar o desporto e, ao mesmo tempo, dar o conhecer o nosso património, que é muito rico”.

O II Ialbax Cross Country tem partida e chegada no Museu Militar de Elvas, com início pelas 20 horas com a prova de benjamins; já a prova de absolutos começa pelas 21.30 horas.

O término das provas está previsto para as 22.30 horas com a entrega de prémios também no Museu Militar de Elvas.

Montemor volta a ter uma Feira Medieval no próximo ano

O castelo de Montemor-o-Novo recebeu, na noite desta sexta-feira, um Banquete Manuelino e uma recriação histórica, onde foi anunciado, com pompa e circunstância, que Montemor vai receber no próximo ano uma feira medieval no recinto do castelo.

O banquete consistiu num jantar preparado como se os presentes estivessem no ano de 1503, comemorando as cortes de D. Manuel I, em Montemor-o-Novo.

O jantar foi preparado pelo chef montemorense João Narigueta (foto do lado), que tem um restaurante em Évora e que abriu, recentemente, outro em Montemor.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, vestiu o fato de alcaide, como se estivesse no século XVI e foi anfitrião do Banquete e da recriação, anunciando que, em 2024, o castelo vai acolher uma Feira Medieval: “será um momento de celebração de tempos antigos, de tempos em que Montemor-o-Novo tinha uma importância histórica nacional, em que os ‘Conselhos de Ministros’ se reuniam aqui na nossa terra”.

“Toros se recordam da última feira medieval que aqui houve em 2005 e queremos realizar um grande evento que fique também na memória”, diz ainda o presidente da Câmara de Montemor.