O Castelo de Montemor-o-Novo, na noite da próxima sexta-feira, 7 de julho, vai ter uma recriação histórica e de um Banquete Manuelino.
O banquete, limitado a 80 inscrições, explica o vereador na Câmara Municipal, António Pinto Xavier, vai contar com um jantar com tudo preparado ao detalhe e como à data de 1503, comemorando-se, com este “evento especial”, as históricas Cortes de D. Manuel I, em Montemor-o-Novo. A ementa deste banquete estará a cargo do chef João Narigueta.
“É um evento que tenta ir a todos os pormenores de como é que seria aquela data. Estamos a fazer pratos à mão, os talheres não são talheres normais, a ementa do jantar é feita só com ingredientes que existiam naquela época e cozinhados de uma forma que pudesse ser feita naquela altura”, explica o autarca.
Ao contrário do banquete, a recriação histórica, que conta com “uma surpresa”, para além de teatro de fogo, danças palacianas e malabarismo, no Paço dos Alcaides, é aberta a todo a público, e de acesso gratuito, ainda que, mesmo assim, os interessados devam fazer a sua inscrição.
Ainda que sem desvendar muito do que vai acontecer, António Pinto Xavier garante que os presentes vão entrar numa “viagem no tempo”, sentindo, no decorrer do evento, “como se estivessem na presença de D. Manuel e das suas cortes”.
A ementa do jantar é composta por entradas (pão de fermentação lenta e carnes curadas e de fumeiro), prato de peixe (peixe de rio curado e fumado), pratos de carne (vaca picada em seco com cuscuz de cebola e javali fumado com legumes grelhados, papas de trigo e legumes disponíveis na época), fruta e sobremesas (fruta fresca e compota, queijos e pasteis de leite) e bebidas (vinho e água).
O evento é aberto à população em geral, sendo que as inscrições devem ser feitas no Posto de Turismo ou na BOL do Município de Montemor-o-Novo. Para o banquete, a entrada é gratuita para crianças até quatro anos. Dos cinco aos 11 anos, o custo é de 25 euros. Para maiores de 12 anos, o preço é de 50 euros.
“O último evento parecido a este em Montemor aconteceu em 2002, no Convento da Saudação, e é importante retomar esta prática, porque são eventos que aliam a educação ao turismo. Eu sei que tem sido levantada essa questão, mas em 2002, este jantar custava, à data, 35 euros, o que, para quem consegue fazer as contas da inflação, percebe que o nosso jantar é muito barato”, remata António Pinto Xavier.
O início do evento, na sexta-feira, está marcado para as 19 horas.