Economia Circular, Insetos e Água em destaque no projeto “ABC”

A biodiversidade de insetos é crucial para a manutenção dos ecossistemas, já que são eles os responsáveis por polinizar as plantas e controlar as pragas. No entanto, muitas atividades económicas, como a agricultura convencional, afetam negativamente esta biodiversidade. A Economia Circular pode contribuir para reverter este cenário, através da implementação de práticas sustentáveis, como a combinação de diferentes culturas agrícolas com árvores e arbustos.

Já no caso da água – um recurso fundamental para a vida e para a economia cuja disponibilidade é cada vez mais escassa – a economia circular pode ajudar na conservação dos recursos hídricos através da implementação de tecnologias de tratamento de água, como a filtração biológica, ou da captação de água da chuva e sua reutilização.

A promoção da biodiversidade de insectos e a conservação de recursos hídricos através da economia circular é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a investigadora do InnovPlantProtect, Maysa Toledo, que pode ouvir no podvast abaixo: