O ainda presidente do clube, Rafael Jeremias (na imagem), que perdeu as eleições no passado dia 2, para a lista liderada por Nuno Malagueira, explica que esta situação, relativa a uma dívida, que atualmente ascendia ao 22 mil euros, já se arrastava há mais de 20 anos.
“Foi um problema que passou de direções em direções: era uma dívida que ficou num banco; esse banco, entretanto, vendeu a dívida a uma empresa e essa empresa queria-nos cobrar. Foi quando comprámos a carrinha nova, que viemos a saber que tínhamos essa situação no Banco de Portugal”, começa por contar.
Jeremias garante que era “extremamente difícil ter o clube em movimento” e ter de pagar a dívida, que começou por “dez mil euros”. “Quando descobrimos ia em 18 mil euros e, atualmente, em 22 mil”, adianta.
Ainda que a sua direção tenha sido acusada de não conseguir resolver o problema, até no próprio dia das eleições, Rafael Jeremias garante que estiveram “sempre a trabalhar” nesse sentido. “Arranjámos os papéis das pessoas que estiveram na altura; um dos diretores disse que a dívida estava paga; avançámos com os papéis para o Banco de Portugal, mas obtivemos a mesma resposta que em março de 2021: que tínhamos de pagar e não havia volta a dar”, relata.
Sem desistir, a direção voltou a “atacar” com o advogado e os documentos que comprovavam que a dívida estava, efetivamente, paga, sendo que, logo após as eleições, foi-lhe dada a notícia de que, realmente, o clube “tinha razão” e que o nome do GUS ia ser retirado do cadastro do Banco de Portugal.
Considerando que a equipa conseguiu “tirar uma pedra do sapato” da futura direção do GUS, Rafael Jeremias explica que as obras no estádio, relativas aos relvados sintéticos podem agora ser uma realidade.

O Grupo União Sport (GUS) conseguiu, ao fim de vários anos, resolver um problema que manchava o seu nome no Banco de Portugal e que o impedia de realizar as tão desejadas obras no Estádio 1º de Maio.
Os 358 anos da Batalha de Montes Claros assinalam-se no próximo sábado, dia 17 de junho, em homenagem aos heróis da Guerra da Restauração.

O despiste de um veículo ligeiro de mercadorias, na Estrada Nacional 114, em Foros de Vale Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo, resultou em três feridos leves, na tarde desta segunda-feira, 12 de junho.
Está a decorrer, até amanhã, terça-feira, 13 de junho, mais um workshop de Bioconstrução, na Quinta dos Nabais, em Elvas.
A XV edição da prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo, realiza-se no próximo dia 17.
A fadista Sara Correia atua no dia 24 deste mês, na Praça de Touros de Estremoz, pelas 22 horas.
Tem início esta segunda-feira, 12 de junho, o tradicional torneio de futebol de salão do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas.
Encontra-se aberto o procedimento concursal para admissão ao 1.º ano do Curso de Formação de Oficiais de Polícia (CFOP), para o ano letivo, destinado ao ingresso na carreira de oficiais de polícia da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Ao longo dos últimos três dias, o Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, acolheu o Congresso Regional das Testemunhas de Jeová.
O Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental é um trabalho que resulta do estudo de investigadores, técnicos e voluntários que durante três anos avaliaram o estado das espécies de mamíferos do nosso país.
A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP) apresenta-se, em concerto, na sexta-feira, dia 16 de junho, a partir das 21h30, na Praça da República de Elvas.
O Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas assinalou o 36° aniversário com um concerto realizado ao final da tarde deste domingo, 11 de junho, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.
A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” (fotografia ao lado) venceu o torneio de futebol de Arraiolos, neste domingo, numa prova integrada na iniciativa “O Tapete Está na Rua”.


O Clube de Futebol “Os Elvenses” levou os seus atletas, no escalão de sub-13, no passado sábado, 10 de junho, ao Campo das Salésias, na Ajuda, em Lisboa, onde os jovens futebolistas tiveram oportunidade de defrontar o Belenenses.
O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve em prova, no passado sábado, 10 de junho, em Dia Nacional do Minibasquete, em Évora.
Está praticamente concluída a obra no Posto de Turismo de Campo Maior, que se localiza na antiga escola da Fonte Nova.
A Associação Desportiva IALBAX, de Elvas, participou este fim de semana, com vários atletas, em três provas.
O Clube Elvense de Natação (CEN) participou no passado sábado, 10 de junho, com sete atletas, no XLI Meeting Internacional “Ciudad de Badajoz”.

O Sport Lisboa e Benfica conquistou no fim de semana o título de campeão, em Sub-9, do Mundialito de Futebol de Base, que se disputou entre Elvas e Badajoz.
A PSP de Elvas, do Comando Distrital de Portalegre, a convite do Corpo Nacional de Polícia – Reino de Espanha, realizou no passado sábado, 10 de junho, mais uma patrulha conjunta na cidade de Badajoz.
A equipa de Benjamins Sub-10 do Clube de Futebol “Os Elvenses” foi a vencedora da fase prata (disputada pelos terceiros e quartos classificados da fase de grupos) do Mundialito de Futebol Base”, realizado entre 9 e 11 de junho, em vários estádios de Elvas e Badajoz.