Do passado ao presente: explore o incrível legado histórico de Portugal

Portugal, uma nação rica em história e cultura, tem um legado impressionante que remonta a séculos passados. Enquanto muitos estão familiarizados com destinos turísticos populares, como Lisboa e Porto, o país também abriga locais históricos menos conhecidos, mas igualmente fascinantes.

Ao explorar esses tesouros escondidos, é possível mergulhar em uma jornada pela rica herança portuguesa, repleta de castelos majestosos, palácios encantadores e ruínas antigas. Alguns locais ficam distantes dos principais centros urbanos. No entanto, estes roteiros “off the beaten path” são certamente recompensadores.

Para aqueles que desejam explorar a história portuguesa de forma mais imersiva, arrendar uma propriedade pode ser uma excelente escolha. Por isso, o destino inicial pode ser o site https://rentola.pt/, com apartamentos, moradias e quintas disponíveis. Do centro das cidades históricas às principais regiões rurais, não faltam opções para servir de base a uma viagem pelo passado do país.

A seguir, estão locais que contam um pouco da longa história de Portugal.

Convento de Cristo, Tomar

O Convento de Cristo é um complexo arquitetónico impressionante que data do século XII. Ele foi construído como um castelo templário, mas se tornou um importante centro religioso durante o período dos Descobrimentos.

Ao visitar o Convento de Cristo, é possível explorar as suas muitas capelas, claustros e a famosa janela manuelina, uma obra-prima do estilo gótico tardio.

Fortaleza de Sagres

Situada no extremo sudoeste de Portugal, a Fortaleza de Sagres oferece vistas deslumbrantes do Oceano Atlântico. Também conhecida como Castelo de Sagres ou Forte de Sagres, foi construída no século XV, durante o reinado de Henrique, o Navegador. Ainda hoje é associada à história marítima de Portugal, pois foi um importante centro de exploração e inovação náutica da época dos Descobrimentos.

No local, os visitantes podem admirar as muralhas robustas, visitar a rosa-dos-ventos e aprender sobre a história marítima de Portugal no Museu do Mar.

Castelo de Guimarães

Guimarães é tradicionalmente conhecida como o berço de Portugal. Afinal, foi na cidade que se estabeleceu o Centro Administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique. Em 1143, o local foi escolhido por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, para abrigar a governação do país.

Guimarães abriga um tesouro histórico: o Castelo de Guimarães. Erguido no século X, ele é um marco importante da origem da nação portuguesa. Em seu interior, há atrações como a Torre de Menagem e o Paço dos Duques de Bragança. Visitar o castelo é como viajar até a fundação de Portugal.

Citânia de Briteiros, Guimarães

A Citânia de Briteiros é um dos mais importantes sítios arqueológicos em Portugal e um ícone da cultura castreja. Próxima a Guimarães, esta antiga cidade fortificada remonta à Idade do Ferro e oferece uma visão fascinante da vida pré-romana. Trata-se de um tipo de assentamento muito peculiar, com construções em formas circulares ou elípticas.

Os visitantes têm a oportunidade de explorar as ruínas das casas, fortificações e o que restou da praça central. Depois, podem aproveitar para passear e comer no centro histórico da cidade de Guimarães.

Castelo de Marvão

O Castelo de Marvão está no topo de uma colina imponente e oferece vistas espetaculares da paisagem alentejana, o que inclui o Parque Natural da Serra de São Mamede. Construído no século XIII, este castelo medieval tem muralhas incrivelmente bem preservadas, com diversas torres de vigia.

Dentro das muralhas, os visitantes podem percorrer as estreitas ruas de paralelepípedos e visitar a igreja. Também podem aproveitar para conhecer a lenda de Nossa Senhora da Estrela, muito conhecida entre os locais.

Convento de Mafra

Uma obra-prima do barroco português, o Convento de Mafra, também conhecido como Palácio de Mafra, é um complexo monumental que inclui uma basílica, salões requintados e o convento em si. Construído no século XVIII, é conhecido por sua grandiosidade e riqueza arquitetónica.

Todos os visitantes ficam impressionados com as salas do palácio. No entanto, para os fãs de literatura, a grande atração é a biblioteca antiga com cerca de 30 mil livros — com certeza, uma das mais belas do mundo.

Castelo dos Mouros, Sintra

Situado nas colinas verdes de Sintra, o Castelo dos Mouros remonta ao século VIII. Ou seja, como o nome já indica, trata-se de uma construção originada na época da ocupação moura. No entanto, passou para as forças de Lisboa já nos primórdios do reino português.

Com suas muralhas imponentes e vistas panorâmicas do Parque Natural de Sintra-Cascais, é um local mágico. Os visitantes podem caminhar pelas antigas muralhas, explorar as ruínas e se encantar com a atmosfera única deste lugar histórico.

Ruínas de Conímbriga, Condeixa-a-Nova

Para fechar com chave de ouro este “tour” pela história portuguesa, chegamos à Condeixa-a-Nova, perto de Coimbra. As ruínas de Conímbriga são um dos maiores complexos romanos em Portugal. Datadas de IX a.C., estas ruínas oferecem uma visão fascinante da vida na antiguidade romana.

Sem dúvida, esta visita é uma oportunidade única de viajar no tempo até o Império Romano, cuja herança cultural é marcante também em outras partes da Península Ibérica. Nas ruínas de Conímbriga, os visitantes podem explorar os mosaicos bem preservados, as termas, as casas e o anfiteatro.