Município de Elvas colabora com acolhimento dos jovens que vão estar na JMJ

A Câmara Municipal de Elvas e o Comité Organizador Paroquial de Santa Luzia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 7 de junho, um protocolo de colaboração, para assegurar as condições necessárias para o acolhimento, alojamento e acompanhamento dos cerca de 300 jovens que, entre os dias 26 de julho e 1 de agosto, vão viver os Dias na Diocese, na cidade, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa, na semana seguinte.

Para o presidente da Câmara, Rondão Almeida, que lembra que Elvas será uma cidade de passagem para os jovens que vão chegar, de vários países, a Lisboa, era importante este “casamento” entre a autarquia e a Igreja, contribuindo-se, desta forma, para que estas jornadas possam correr “da melhor forma”.

O apoio prestado pela Câmara, adianta Rondão Almeida, é sobretudo logístico, concretizado agora num documento que “responsabiliza”, quer a autarquia, quer a Igreja, por dar a melhor resposta às necessidades de todos estes jovens. O autarca assegura ainda que o Município pretende que, através de um programa que tem vindo a ser elaborado numa “ligação muito direta” com a Igreja, estes jovens possam tornar-se “promotores” da própria cidade.

Já o padre Ricardo Lameira, que assegura que a Jornada Mundial é o maior evento alguma vez realizado em Portugal, começa por agradecer a “aceitação”, por parte da Câmara Municipal, para a colaboração neste projeto de acolhimento destes jovens em Elvas.

Em Elvas, vão estar, durante esta semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, para momentos espirituais, de convívio e cultura, jovens do Togo, México, Espanha e França. Este acolhimento, garante o pároco, só é possível com o apoio da autarquia, outras instituições, mas também de muitos voluntários.

“Inédito” em Portugal, diz ainda Ricardo Lameiro, é o facto dos jovens de Elvas, que participarem nesta semana dos Dias na Diocese, não terem de pagar nada, ao contrário daqueles que vêm de fora.

O protocolo foi assinado por Rondão Almeida e o padre Ricardo Lameira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de alguns dos voluntários que vão estar ao serviço dos jovens, aquando da sua estadia na cidade.

De recordar que a Jornada Mundial da Juventude é um encontro de jovens de todo o mundo, convocado pelo Papa Francisco, sendo simultaneamente uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil, aberto a todos os jovens, sem aceção de credos religiosos, quadrantes políticos ou sensibilidades culturais.