À porta da Câmara de Elvas, casal com filha doente pede casa

Um casal com uma criança, que sofre de problemas graves de saúde, está a reivindicar esta sexta-feira, 2 de junho, à porta da Câmara Municipal de Elvas, uma habitação, em Barbacena, freguesia onde residem.

Vicente Cardoso Gomes, o pai da criança, conta que vive na casa do seu filho, que segundo diz “não me quer lá e eu não tenho para onde ir”.

“O presidente (da Câmara de Elvas) deu uma casa a uma pessoa que não precisa tanto como a minha filha”, explica, referindo-se à pessoa que foi realojada depois do incêndio que ocorreu esta semana, em Barbacena, sublinhando que a sua filha “precisa de estar num local estável”, porque, segundo o relatório médico que exibe, a filha “não pode estar sozinha, tem de descansar o cérebro o suficiente, porque tem vários ataques de epilepsia”.

Diz Vicente Gomes que “a rapariga que realojaram, depois do incêndio disse-me que não quer a casa; por isso, se há possibilidade de abrir a casa para essa rapariga, também há para mim”, contesta.

A família Gomes já há uns meses pediu aos Serviços Sociais da Câmara de Elvas uma habitação, mas continua sem resposta. Perante esta situação, “tentou hoje, falar com os serviços, sem sucesso”.

Vicente está a trabalhar, mas “a sua mulher não pode,  pois está a acompanhar a filha, para além de ter ainda uma segunda filha”.

Depois de esta manhã ter tentado falar com os serviços sociais, mas sem sucesso. Esta família foi recebida, posteriormente pelo presidente da Câmara, Rondão Almeida, que no final da reunião em declarações à Rádio ELVAS refere “limitei-me a dizer aquilo que digo a todas as pessoas, independentemente da sua raça ou etnia que é inscrevam-se e nós fazemos uma análise através dos serviços sociais e quando colocarmos as casa a concurso, logo se verá quem tem prioridade”.

O autarca afirma que se trata de “uma família que é composta por quatro pessoas, entre elas uma criança com problemas gravíssimos, mas agora os nossos serviços têm de tomar medidas, no sentido de se abrir concurso, nos termos da lei, para ver se as famílias cumprem os requisitos para poderem arrendar uma casa da Câmara de Elvas”.