Terrugem vai perpetuar histórias locais e hino da aldeia

A aldeia de Terrugem, no concelho de Elvas, vai gravar um vídeo com testemunhos de histórias e saberes locais e um Hino da Aldeia.

O projeto, denominado “Terrugem, história da gente comum” foi criado por três habitantes da freguesia, entre eles António Brinquete, que explica que tudo começou “com uma ideia do César Magarreiro, depois convidou-me a mim e ao Luís Infante”.

“Começou por ser uma gravação de algumas pessoas mais antigas da aldeia, depois passámos para a gravação em vídeo de todas as ruas da localidade, ao mesmo tempo que íamos falando com essas pessoas, para ir sabendo as vivências de cada um, a maneira de ser, algumas anedotas no meio, no fundo, a vida da gente comum”, explica.

O projeto final vai resultar num vídeo onde vão ficar registadas as histórias de antigamente e também o Hino da Terrugem, com o objetivo de perpetuar as memórias e a identidade da aldeia.

Escolhemos algumas figuras mais típicas, fomos também ao encontro de pessoas mais antigas que têm coisas para contar e que ainda se lembram (…) e há uns anos um senhor, o mestre Mário, fez uma cantiga que foi chamada o ‘Hino da Terrugem’ e nós achámos muito engraçado usar isso para complementar as gravações”, refere António Brinquete, admitindo que o hino tem “quadras muito próprias da altura e que ainda estão atuais, com um bocadinho de crítica social, um bocadinho de humor”.

A gravação do vídeo final vai acontecer este sábado, dia 3 de junho, no adro da Igreja de Terrugem. O ensaio vai acontecer pelas 10h00 e a gravação pelas 18h30.

O convite é aberto a toda a população, de todas as gerações, com o objetivo de conseguir também fortalecer as raízes da Terrugem.