CD Badajoz desceu de divisão

Ao perder ontem, em Córdoba por 3-1, o CD Badajoz desceu de divisão. A principal equipa da cidade vizinha somou 43 pontos e necessitava de uma vitória para ultrapassar o Algeciras que ficou com 44 (e tinha vantagem direta), ou os tres clubes acima com 45 Ceuta, San Fernando e Majadahonda.

Ao intervalo o Badajoz estava empatado a um golo, com um tento do português Adilson, mas na segunda parte sofreu o 2-1 e já nos fim da partida o 3-1 final

Há um ano, o Badajoz esteve quase a subir à segunda liga  e esta época com vários treinadores contratados e despedidos, acabou por descer à segunda divisão da RFEF, quarto escalão do futebol espanhol.

Boas notícias, a Inês Galego foi encontrada!

Boas notícias, finalmente! A Inês foi encontrada!

Ainda sem termos mais detalhes, mas podemos adiantar que, de acordo com os familiares, Inês Galego já foi encontrada e, nesta altura, o irmão e o marido já vão a caminho para se juntarem a ela.

A família agradece as partilhas da publicação e de informações: “as informações que recebemos, através desta publicação, foram cruciais para o desfecho feliz!”

Percursos pelo Património em Elvas de junho a setembro

A edição deste ano da iniciativa “Percursos pelo Património” tem início no próximo dia 10 de junho, com o tema “Infraestruturas Militares Medievais em Elvas”.

A atividade tem como guia Margarida Ribeiro e início marcado para as 10 horas, no Castelo de Elvas, com um percurso pelas infraestruturas militares da época medieval.

Os restantes percursos estão marcados para 24 de junho, com o tema “O Museu Militar de Elvas”; 1 de julho, com o tema “Fortificações e Infraestruturas Militares Modernas”, e encerram a 16 de setembro, com o tema “Pintura e Pintores em Elvas”.

A iniciativa tem participação livre do público e a concentração marcada para as 10 horas, no Posto de Turismo.

Procissão de Velas este sábado na Raposeira

No âmbito das celebrações do Mês de Maria, que se celebra este mês de maio, na Paróquia da Boa-Fé há Procissão de Velas, este sábado, 27 de maio.

A procissão está marcada para as 21 horas, com saída da Capela de Nossa Senhora de Fátima, passando pela estrada da Raposeira, Ponte da Azinhaga do Rui de Melo, Rua D. Maria do Rosário de Mello e Sousa, Estrada da Raposeira e termina na Capela.

Filarmónica União Calipolense assinala 153 anos no domingo

Foto: facebook Filarmónica Calipolense – SFUC

A Sociedade Filarmónica União Calipolense comemora este domingo, 28 de maio, os seus 153 anos.

Para assinalar esta data, no domingo, às 10 horas, tem lugar o hastear das bandeiras na sede da coletividade, seguida de arruada e apresentação de cumprimentos às autoridades.

Pelas 11 horas, segue-se um concerto na mata municipal, com a participação especial do ginásio “100 Pança”.

As comemorações do 153º aniversário da Sociedade Filarmónica União Calipolense terminam com uma audição da Escola de Música, no salão de festas da coletividade.

Espetáculo de dança este sábado no CAEP

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) recebe este sábado, dia 27, o espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, da Companhia Olga Roriz.

Joaquim Ribeiro, diretor do CAEP, revela que tem “muitas expectativas para este espetáculo”, uma vez que conta com o envolvimento da comunidade local e com uma bailarina portalegrense”.

O espetáculo está marcado para hoje, às 21.30 horas, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

Campo Maior: Festival Raya já tem data marcada

O Festival Raya está de regresso a Campo Maior entre os dias 7 e 15 de julho.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o evento, que a Câmara Municipal de Campo Maior dedica aos mais novos, volta a contar com espetáculos musicais, com artistas conhecidos do grande público, em dois fins de semana.

Durante a semana, não vão faltar muitas atividades para a juventude da vila.

Os artistas que vão subir ao palco do evento serão anunciados, através das redes sociais do Município de Campo Maior, no decorrer da próxima semana.

Equipas do CEN defrontam Beja Basket Clube este domingo em Elvas

As equipas de sub-16 e sub-16 de basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) enfrentaram, no passado domingo, 21 de maio, uma jornada dupla em Beja, contra as suas congéneres do Beja Basket Clube (BBC).

Ambas as equipas de Elvas saíram derrotadas dos confrontos. Os mais novos, ainda assim, segundo o CEN, continuam “a demonstrar grande empenho e evolução de jogo para jogo”.

Os sub-18 apresentaram-se no jogo desfalcados, com apenas cinco jogadores. “De louvar a atitude destes cinco bravos, pela forma como dignificaram a camisola do CEN, tendo ido buscar forças não se sabe bem onde e gerindo muito bem as faltas de forma a evitarem jogar em inferioridade numérica, o que sucedeu apenas a muito poucos segundos do final. Foi uma derrota com sabor a vitória. Muitos parabéns Afonso Henriques, Fernando Batista, Miguel Dias, Rodrigo Raimundo e Pedro Roxo”, lê-se na nota de imprensa enviada pelo CEN.

Amanhã, domingo, dia 28 de maio, repete-se a jornada dupla contra o BBC, mas desta feita em casa, no Pavilhão Municipal de Elvas. O CEN apela à população para que apoie os atletas. Às 11 horas jogam os sub-19 e às 14h15 os sub-18.

Atividades para crianças, música e conferência este sábado em São Vicente

Depois de ter sido inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 26 de maio, a Exposição de Artesanato e Doçaria prossegue este sábado, com diversas atividades e espetáculos musicais, para além dos mais de 20 expositores que ali promovem os seus produtos de artesanato e doçaria.

O certame abre às 16 horas, com atividades para crianças, seguindo-se, às 18 horas, a conferência “Senhor Jesus da Piedade de Elvas: História de uma Devoção”, por Tânia Rico.

Pelas 21 horas, atua o Grupo Coral Sociedade Recreativa Amarelejense, seguindo-se, às 22 horas, o Grupo de Teatro de Vila Viçosa.

A partir das 23 horas, é o duo Rui e Carlos quem proporciona um baile animado até à meia-noite e meia, altura em começa a ser ouvida música dos anos 80 e 90 do século passado.

Campo Maior: Casa EquiAtiva surge para uma “inclusão mais justa na sociedade”

Com vista a apoiar crianças, jovens e adultos, portadores de deficiência, bem como as suas famílias, Campo Maior vê nascer uma nova associação: a Casa EquiAtiva, um projeto que foi dado a conhecer à comunidade na manhã deste sábado, 27 de maio, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada da vila.

O projeto, desenvolvido pelas educadores de infância Anabela Carlos e Joana Monteiro e pela geógrafa Dália Nunes, que assume o cargo de presidente da associação, surge, como a própria explica, da necessidade de reivindicar direitos e melhores repostas, partindo do conhecimento que as três já tinham, em torno da deficiência. “Achámos que havia aqui alguma falta de respostas, que era preciso unirmo-nos, reivindicar mais os nossos direitos, termos melhores condições para uma inclusão mais justa na sociedade”, explica.

A dar os “primeiros passos”, com a Casa EquiAtiva, a equipa que forma e dá corpo à associação pretende-se focar, essencialmente, nas questões do apoio familiar e na procura de terapias. Lembrando que há muita coisa a fazer em matéria de deficiência, Dália Nunes explica que o objetivo é trabalhar “em rede” com outras instituições. “Quem já está no terreno, está a fazer um bom trabalho. Mas há muitas coisas que ainda podem ser feitas”, assegura. Numa primeira instância, será necessário realizar um diagnóstico, para se perceber a realidade e as “reais necessidades” das pessoas com deficiência do concelho de Campo Maior.

Já António Remudas, presidente da Assembleia da Casa EquiAtiva, lembrando a importância das pessoas com deficiência puderem reivindicar os seus direitos, explica que esta nova associação surge após se terem apercebido que não havia qualquer resposta, a este nível, em Campo Maior. “Mesmo em outras localidades do distrito, não se encontra nada deste género”, assegura.

Para este antigo agente da PSP, é fundamental que as acessibilidades, para pessoas como ele, que se move numa cadeira de rodas, sejam outras, alertando para as carências existentes. “Fala-se tanto da inclusão, mas é preciso passar do papel para a prática”, garante. Com esta associação, António Remudas não tem dúvidas que se conseguirá dar uma ajuda importante à população, sobretudo numa fase inicial, uma vez que “ninguém está preparado” para um diagnóstico de deficiência física ou mental.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que recorda os esforços que a própria autarquia tem feito nesta área da deficiência, como o recente protocolo para a instalação de uma sala de integração sensorial no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, o nascimento de associações como esta permite que sejam dados pequenos avanços. “São pequenos grãozinhos de areia que todos vamos colocando, para que o nosso país se vá tornando mais inclusivo”, garante. Com a Casa Equiativa, o autarca considera ainda que a população pode passar a ficar mais atenta às questões da deficiência, lembrando que, a este nível, “ainda há muito a fazer”.

Presente na sessão de apresentação desta nova associação esteve também o presidente da APPACDM de Elvas, Luís Mendes, que garante que todas as iniciativas que possam surgir, em prol da causa, “têm suas as mais-valias”. “Quero felicitar, desejar que tudo corra bem e deixar uma porta aberta, em nome da APPACDM de Elvas, trabalharmos uma sociedade mais inclusiva”, diz ainda.

Para já, a associação conta com cerca de 30 sócios e irá funcionar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. Qualquer pessoa pode ser sócia da associação, sendo a Casa EquiAtiva destinada a pessoas com deficiência, familiares e amigos.

Colisão frontal em Campo Maior causa um ferido leve

A colisão de duas viaturas ligeiras, na manhã deste sábado, 27 de maio, na Estrada da Saúde, em Campo Maior, resultou num ferido leve, transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para observação.

O alerta para a ocorrência, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Proteção Civil do Alto Alentejo, foi dado às 9h15, sendo que para o local foram mobilizados os Bombeiros de Campo Maior, com uma ambulância e dois operacionais, e a GNR.

A chuva que se fazia sentir, àquela hora, terá estado na origem do acidente.

Quinzena gastronómica do bacalhau já decorre em Arronches

Pratos confecionados à base de bacalhau estão em destaque em oito restaurantes do concelho de Arronches, até dia 4 de junho, no âmbito de mais uma quinzena gastronómica.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, revela que com a implementação destas quinzenas, se pretende “impulsionar os restaurantes locais e os chefs, que têm feito um trabalho notável, com a criação de novos pratos”.

João Crespo acrescenta que esta quinzena do bacalhau é também muito virada “para os espanhóis, que apreciam bastante estes pratos, pela proximidade que temos e é uma aposta que irá continuar”, convidando todos “ a desfrutar da boa gastronomia de Arronches”.

Tostada de Bacalhau, Sopa de Feijão Branco com Bacalhau, Cachaço de Bacalhau, Arroz de Bacalhau, Folhado de Bacalhau Adormecido, Bacalhau com Poejo ou Açorda de bacalhau são alguns dos pratos que pode degustar até amanhã, nos oito restaurantes do concelho de Arronches aderentes a esta quinzena gastronómica.

Corrida de toiros em Portalegre adiada para 4 de junho

As Festas da Cidade de Portalegre englobam uma corrida de touros, na Praça de Touros José Elias Martins, que estava prevista para este sábado, 27 de maio.

A corrida, contudo, foi adiada para o próximo sábado, dia 4 de junho.

Trata-se de uma corrida de touros à portuguesa, promovida pela empresa Toiros com Arte, que considera o espetáculo “a corrida do ano”.

São lidados oito touros das ganadarias Murteira Grave e António Silva, pelos cavaleiros João Moura Jr., Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles e Francisco Palha.

As pegas ficam a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Portalegre.

Tenistas de todo o mundo disputam o Montemor Ladies Open

Montemor-o-Novo volta a ser a capital do ténis feminino, entre amanhã, 28 de maio, e dia 4 de junho, com a realização do Montemor Ladies Open.

Em prova vão estar várias dezenas de tenistas nacionais, como Francisca Jorge – a única portuguesa no quadro principal do torneio –, e internacionais, duas delas que integram o top 200 do ranking mundial da modalidade.

De acordo com a presidente do Clube de Ténis de Montemor, Dora Sampaio, nesta, que é já a 20ª edição da competição, está em jogo um prémio de 40 mil dólares. “O prize money passou, do ano passado, de 25 mil dólares, para 40 mil dólares”, o que se traduz num “aumento considerável do nível das jogadoras”.

Não tendo dúvidas que este vai ser um “grande torneio”, Dora Sampaio adianta que participam, nesta prova, jogadoras de todo o mundo, num total de 19 nacionalidades. “Acho que é um torneio de referência a nível mundial e não apenas nacional”, acrescenta.

Por esta ocasião, diz ainda a presidente do clube, procura-se levar as crianças das escolas, entre outros, até ao Clube de Ténis de Montemor, sendo que o torneio também “chama a atenção” dos praticantes da modalidade. “Por isso, é importante que este torneio aconteça”, remata.

O Montemor Ladies Open integra o calendário da Tour Mundial da Federação Internacional de Ténis.

Painel “Mulherio das Letras” encerra Feira do Livro de Campo Maior

Termina este sábado, dia 27, a Feira do Livro de Campo Maior.

Neste último dia, pode ainda apreciar centenas de obras literárias nacionais e internacionais expostas no Largo do Barata.

Consulte abaixo a programação deste sábado:

Dia 27 de maio

10:30H – Abertura da feira do Livro
10:30H – Sessão de autógrafos com autores da Editora In-Finita
11:00H – Mulherio das Letras
Painel subordinado ao tema “A arte de escrever: contributo de duas gerações de Portugal e do Brasil”, com a participação de: Adriana Mayrinck, Amelia Vadillo, Carla Santos, iara Lemos, Luísa Demétrio Raposo, Raquel Pedro (Associação Um Coletivo)
16:30H – Encontro de escritores da Editora Filigrana
Apresentação Literária com venda e sessão de autógrafos
18:30H – Encerramento da Feira do Livro

Todas as apresentações de livros e palestras terão lugar nas galerias da Casa do Assento.

Coleção Visitável da Farmácia Monte galardoada com Prémio APOM

A Coleção Visitável da Farmácia Monte, em Vila Viçosa, foi ontem, 26 de maio, distinguida com o prémio APOM, na categoria “Colecção Visitável”, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

A entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia ocorreu no Museu do Ar, em Sintra. Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, o vice-presidente, Tiago Salgueiro, e a vereadora Mónica Lobo.

Os Prémios APOM são atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia e têm como objetivo distinguir instituições museológicas e outras entidades, reconhecendo o trabalho desenvolvido e dando visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia em todo o país.

Fonte e imagens: Município de Vila Viçosa

Inês Galego encontra-se desaparecida

(Em atualização) Está desaparecida a elvense Inês Galego, que foi até à cidade de Fátima, de onde era para ter regressado ontem, sexta-feira dia 26, com destino a Portalegre, mas até agora ainda não chegou.

Inês viajou num Opel Corsa preto, com matrícula 76-03-NB.

O seu trajeto de regresso a casa, em condições normais, seria entre Fátima e Portalegre.

O veículo foi já encontrado em Fátima e a última vez que Inês Galego foi vista foi ontem cerca das 20.30h, mas continua sem saber onde se encontra.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Inês Galego deve ser dado às autoridades da sua zona. Inês vive em Portalegre, onde já estão a ser feitos, por parte da família, contactos com várias esquadras e concessionárias de autoestradas, além de também terem sido contactados vários hospitais.

Festival “anti-crise” dedicado à cerveja artesanal anima Alandroal este fim de semana

O Castelo de Alandroal volta a ser palco do festival “A Beer in the Sky”, no qual a cerveja artesanal é o principal atrativo, mas onde também não faltam petiscos e muita animação.

Descrito pelo presidente da Câmara, João Grilo, como um festival “anti-crise”, com preços “muitos atrativos”, o autarca garante ainda que o evento conhece agora uma evolução, relativamente àquilo que foi a sua primeira edição, no ano passado. “O festival evoluiu bastante em relação ao primeiro ensaio que fizemos no ano passado, está mais apelativo, envolve mais a comunidade local”, assegura.

Apesar do “susto” com a chuva que caiu durante a tarde, o autarca diz estarem garantidas todas as condições para este seja mais uma grande festa. Por outro lado, espera que todas as atividades promovidas no concelho “envolvam a comunidade, tragam pessoas de fora e dinamizem os produtos locais e regionais”. “Que sejam sempre mais um motivo para nos juntarmos todos”, acrescenta.

João Grilo lembra ainda que, ao contrário do que se possa pensar, a cerveja artesanal “não é só para alguns” e que é vendida, no caso do festival, a partir de um euro e meio.

 

Sérgio Conceição apresenta “Fotos icónicas” este sábado em Elvas

Uma apresentação sob o mote “Fotos icónicas”, no âmbito da exposição “Ghana Intemporal”, do fotógrafo elvense Sérgio Conceição tem lugar, esta tarde de sábado, 27 de maio, na Casa da História Judaica.

Sérgio Conceição revela que esta apresentação pretende, através de alguns intervenientes, dar a conhecer fotografias da sua autoria, que depois de “publicadas em revistas nacionais e internacionais, se tornaram icónicas e temos também a exposição que tem estado patente no Forte da Graça”.

Quanto às imagens que dão origem a esta apresentação podem ser de variados temas, desde astro fotografia, paisagens de retrato, entre outras.

O fotógrafo elvense pretende dar a conhecer “algumas fotografias que não são tão conhecidas e que também foram premiadas em concursos, portante o objetivo é também dar a conhecer esses trabalhos”.

A iniciativa tem lugar hoje, pelas 16 horas, na Casa da História Judaica e a entrada é livre.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 87 milhões

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 26 de maio, do Euromilhões, pelo que na próxima terça-feira estará em um jogo um ‘jackpot’ no valor de 87 milhões de euros.

Quatro apostadores foram contemplados com um segundo prémio, no valor de 190.665,06 euros. Houve ainda três terceiros prémios, para o estrangeiro, com o valor de 59.415,42 euros.

Três apostadores, em Portugal, num total de 31, conquistaram o quarto prémio, no valor de 1.790,94 euros.

A chave sorteada do concurso de ontem é composta pelos números 15, 25, 37, 38 e 41 e pelas estrelas 1 e 7.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.