Campo Maior acolhe Encontro Nacional de Centros de Formação do SNS

Campo Maior acolhe hoje o II Encontro Nacional de Centros de Formação do Serviço Nacional de Saúde. O evento, que tem lugar no Centro de Ciência do Café, é organizado pela Associação Portuguesa de Centros de Formação do SNS.

O presidente da associação, Jorge Oliveira, explica que a escolha do Alentejo para a realização deste evento nacional é um importante passo na descentralização deste tipo de eventos.

Este ano com a temática dedicada ao “Pensar o Futuro”, Jorge Oliveira explica que estes encontros nacionais servem para “desconstruir o que existe, pensar de novo”. “O que queremos que os centros de formação sejam no futuro e que competências que as pessoas que lá trabalham tenham. A maior parte dos centros de formação ainda têm uma visão muito tradicional, institucional e nós queremos que passem a ser centros de futuro, de criatividade, de humanização”, acrescenta, referindo que este é “um desafio muito grande que temos pela frente”.

Até Campo Maior, acorreram profissionais de todo o país, incluindo ilhas. Uma das participantes deste encontro é Teresa Alvim, diretora de recursos humanos do Hospital Beatriz Ângelo, em Lisboa.

Explica que aquilo que a motivou a vir foi “a importância que o mesmo tem, porque dá-nos uma visão mais completa e maior conhecimento”. “São pessoas que vão ajudar-nos imenso a melhorar a nossa atuação e formação dentro do hospital”, acrescenta.

O II Encontro Nacional de Centros de Formação do Serviço Nacional de Saúde contou também com a presença do empresário João Manuel Nabeiro, em representação do Grupo Nabeiro, que na sessão de abertura realçou este “momento significativo em torno de um tema fundamental: a aprendizagem contínua e a capacitação pessoal e profissional na melhoria dos serviços no SNS”.

“Este encontro é um estímulo valioso no sentido de facilitar a expansão de horizontes, a troca de experiências significativas, a integração de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências relevantes”, acrescentou.

Na ocasião, estiveram ainda presentes o presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, Vitor Herdeiro, o presidente da Unidade de Saúde Local Norte Alentejo, Joaquim Araújo, e o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha.